COMPETIÇÕES

200 MILHAS BRASILEIRAS
1975

 

Home

 


 

 Uma das mais importantes e tradicionais provas do motociclismo da América Latina.

É disputada em Interlagos, utilizando apenas o Anel Externo . Também não há troca de pilotos, ou seja, da largada à bandeirada final, é o mesmo conjunto moto / piloto !

São 100 voltas, com duração de aproximadamente  2 horas,  numa média de velocidade em torno de 170 Km / h !  Uma prova longa, veloz, desgastante e que exige muito preparo físico do piloto e resistência mecânica das máquinas ! 

O traçado do Anel Externo, tem suas características próprias !  As motos atingem grandes velocidades, tendo pouco trabalho de câmbio, mas exigindo muito do piloto. As curvas são feitas em alta velocidade, e as motos vão "embalando" a cada volta ! O grande diferencial é a curva 3, no final do retão. A tomada é feita um pouco antes , com uma boa " alicatada" no freio , fazendo a moto sair na zebra , bem aberta, com o piloto despejando potência mais cedo, chegando forte  na subida dos boxes !!   

Esta prova, marcou a volta de Carlos "Jacaré" Pavan às corridas, depois de 10 meses se recuperando de (mais) um acidente (na rua ! ).  Desacreditado por muitos, era, junto com Adu Celso uma das grandes atrações da prova.

Em 17 de agosto, com um público pequeno para a importância do evento, é dada a largada !!


Poucos foram ver o show de Jacaré e Adu

Adu Celso (Yamaha TZ 350 / Banco Itaú) assume a liderança,  seguido de perto por:

Felipe "Fifa" Carmona  (Yamaha TZ 350/ Motomania) , 
José Casarini  (Yamaha TZ 350 / Shoel) , 
Paulo Fernandes Araújo  (Yamaha TZ 350 / Motoryama), 
Carlos "Jacaré" Pavan ( Kawa 900 / Aços Bellota) , 
Antonio Bernardo Neto ( Honda 750 / Fórmula G), 
Ramon Macaya (Honda 500 / Moto Jumbo-Mavi) , 
Milton Nicola Adib (Yamaha TZ 350 / Moto Asa), 
Ubiratã Rios (Yamaha TZ 350 / Paraná), 
Edmar Ferreira (Yamaha TZ 350 / Carvalho) , e 
Gustavo Cerdeña (Suzuki 750 / Ellus).


Plinio Lima

Na volta seguinte, Jacaré cai para 7º lugar e Macaya vai para 10º colocado !

Na terceira volta, Adu já abre boa vantagem, agora com José Casarini em segundo. Nessa volta, Walter "Tucano" Barchi passa atrasado. 
Está em ritmo muito lento em relação aos demais , pois sua Honda 750 estava com motor amaciando , pois havia sido feito às pressas na véspera da prova !!

Logo após , José Casarini é ultrpassado por  Edmar Ferreira, que junto com Adu somem lá na frente !


Edmar Ferreira

Depois da 13ª volta, apenas 8 pilotos estão na mesma volta !  Nessa volta, Tucano abandona , com o motor de sua 750 fundido (durou pouco) !!

Na 20ª volta , só Adu , Edmar e Casarini estão na mesma volta !!


José Casarini

Só Adu e Edmar conseguiam , com suas TZ "voar" , virando na casa de 1m 6 s !!

Na volta de número 25, Fifa carmona entra no box, com problemas mecânicos.

Na 39º volta, Jacaré, que era líder na categoria Esporte, pára no box para reabastecimento, pois a autonomia de sua Kawasaki 900 (com tanque original) , era muito pequena . Antonio Bernardo assume a liderança da categoria !

Na 40ª volta,  José Casarini mantinha isolado (uma volta atrás) o 3º lugar, sem ser ameaçado por Paulo Fernando Araújo , que vinha em 4º, na mesma volta, mas muito atrás .


"Fifa" Carmona 

Seguiam , Ubiratã Rios, Antonio Bernardo e Jacaré, 2 voltas atrasados. 
Fifa Carmona (tinha voltado) e Cerdeña , 3 voltas. Castroviejo, Gadel e Macaya , 4 voltas. Adib e Cordeiro, 5 voltas, e Tonini e Roncantti com 6 voltas de atraso !!

Na 45ª volta, Edmar pára na reta dos boxes, e não consegue fazer a moto pegar ! É empurrado até o box, onde fica constatado... pistão direito furado !! Fim de prova para êle !

Na 53ª volta, é a vez de Antonio Bernardo parar para reabastecer sua Honda 750, e Jacaré , que vinha andando forte, assume a liderança da Esporte ,  ficando em 3º na geral !!

Na altura da 83ª volta, Adu lidera com folga de 2 voltas sobre Casarini. 
Jacaré em terceiro, está 4 voltas atrás, seguido de muito longe por Bernardo, Cerdeña, Ubiratã Rios e  Castroviejo.  
Gadel, em 9º, Nicola Adib em 10º e Plínio Lima em 11º, já 9 voltas atrás do líder !!

É nessa volta, que Adu marca a melhor volta da prova, com incríveis 1 m 2 s e 87 centésimos , com média de 187,243 KM / h!!  Porém ficou abaixo do recorde da prova, que era dele mesmo, cravado nas 200 milhas de 1974, com 1m 1 s e 8 décimos, com média de 196,815 Km / h !!


Adu e sua TZ 350 Monocross super preparada !!

Daí até o final, as posições se mantiveram, tendo apenas a desistência de Cerdeña , com a corrente de sua Suzuki 750 estourada .

Bandeirada !! ... (sim, com pulo do Eloy) , muita festa, principalmente para Jacaré !! 

Essa prova mostrava sua força e talento ! Correu com uma Kawasaki 900 praticamente original, standard, emprestada por quem acreditou nele, seu amigo Manolo !!

Adu Celso foi o grande destaque com uma pilotagem impecável , e a grande revelação foi o jovem piloto José Casarini, irmão de Denísio Casarini.

No degrau mais alto do pódium, Adu e Jacaré comomoravam , exaustos , com muita dificuldade ! Adu estava com 2 pinos recém colocados no cotovelo direito e Jacaré com a rótula direita inutilizada ,  um pino de 40 cm na tíbia da perna esquerda e a clavícula direita quebrada !!


Da esq. p/ dir. - Antonio Bernardo, José Casarini, Carlos "Jacaré" Pavan e Adu Celso Santos

Jacaré , muito feliz, desabafava: "Essa vitória foi fundamental ! Estou procurando uma máquina para correr na Prova Internacional de Goiânia em outubro !  Agora, provei que estou me recuperando, e que com uma moto de ponta ninguém me segura !! Sou um novo Jacaré. Chega de loucuras !! "

Infelizmente, como todos já sabemos, apenas 6 dias depois, Jacaré viria a falecer , novamente abusando , em corridas de rua !!


Jacaré

A classificação final das 200 Milhas de 1975 foi:

1º) Adu Celso Santos - Yamaha TZ 350 - Banco Itaú - 100 voltas - 1 h 49 m 47 s       (média de 178,691 Km / h)

2º) José A. Casarini - Yamaha TZ 350 - Equipe Shoel - 98 voltas

3º) José Carlos Pavan - Kawasaki 900 - Aços Bellota - 96 voltas

4º) Antonio Bernardo Neto - Honda 750 - Fórmula G - 94 voltas

5º) Ubiratã Rios - Yamaha TZ 350 - Paraná - 94 voltas

6º) Paulo Sérgio Castroviejo - Suzuki 500 - Moto SPA - 92 voltas

7º) Ricardo Gadel - Yamaha TZ 350 - Equipe Canovas - 91 voltas

8º) Ramon Macaya - Honda CB 500 - Moto Jumbo / Mavi - 91 voltas

9º) Milton Nicola Adib - Yamaha TZ 350 - Moto Asa - 91 voltas

10º) Plíno Lima - Honda 500 - Aços Bellota / Moto Charme - 90 voltas

11º) José Roberto Cordeiro - Honda 750 - Banaurea / Duratex - 89 voltas

12º) Edvilmo Queirós - Yamaha TZ 350 - Capivari - 88 voltas

Por Categorias:

Especial :    1º - Adu , 2º - Casrini, 3º -  Ubiratã Rios, 4º - Gadel , 5º - Adib , e  6º - Advilmo

Esporte:      1º - Jacaré, 2º - Bernardo, 3º - Castroviejo, 4º - Macaya, e  5º - Plíno Lima                        

Mais uma vez, tivemos um grande espetáculo, com muitos pegas e disputas, que deixaram o trocedor com uma certeza ! Voltar novamente na edição de 1976 para esta importante e linda prova  ...  

as 200 Milhas de Interlagos !!!

 

Por Ricardo Pupo

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



Sensacional. Ja faz muito tempo que as 200 Milhas deixaram de ser realizadas. Uma pena.
Tabajara  A.Jorge 
miraassumpcao@ig.com.br (Sábado, 8 de Fevereiro de 2003, às 09:42:16)


Esta eu vi ao vivo, e infelizmente foi a ultima do Jacaré que morreria no mesmo ano, mas valeu ver todo esta turma de uma epoca que não volta mais, valeu
Carlos Crippa 
crippacarlos@hotmail.com  (Quinta Feira, 27 de Março de 2003, às 18:38:15)


Essa materia foi super legal.
Micon Diego Wessner
maicon.wessner@bol.com.br  (Segunda Feira, 29 de Setembro de 2003, às 22:09:30)


MUITO MASSA
MATHEUS
(Quinta Feira, 11 de Março de 2004, às 17:52:32)


Lindo, lindo.
O Edmar Ferreira, é o mesmo do Banco Santos?
Paulo
(pctrigue@ig.com.br) Terça Feira, 23 de Novembro de 2004, às 01:22:10

N.R. - O proprietário do Banco Santos é o Edemar Cid Ferreira. O piloto Edmar Ferreira, é de goiânia e mora lá até hoje.


que posso dizer quem viu viu
ivandejesus
(ivandejesus51@ibest.com.br) Segunda Feira, 7 de Março de 2005, às 16:38:28


Fico muito emocionado quando vejo matérias lembrando o inesquecivel idolo Jacaré e esta prova é especial pois foi sua ultima corrida e deu show, valeu Jacaré seus fãns nunca o esqueçerão.
othon voador russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Terça Feira, 7 de Fevereiro de 2006, às 00:29:04


eu tinha 13 anos nessa epoca e via esses loucos ralarem no tapetão em sao vicente e depois disso vim conhecer o ricardo gadel e fiquei louco igual comprando varias 900 rr  e ralando na rua com eles
roberto fabrizio tatini
(robertotatini@estadao.com.br) Quarta Feira, 12 de Julho de 2006, às 00:19:16


lembro bem desta prova pois estava lá,assistindo, foi uma grande exibição do Jacaré. Eu estava na curva um e ele entrava no limite máximo que a curva e moto permitiam. Logo depois, 7 dias houve o seu acidente fatal, na rua. Aí eu pensei ... parece que ele sabia que ia ser a sua última corrida e deixou uma grande lembrança a quem assistiu a sua despedida das pistas.
Williams James Cabelinho
(williamsjames42@ig.com.br) Sábado, 5 de Agosto de 2006, às 07:20:57


E para quem conhece o Ricardo Gadel ....Esse não mudou "nada" talvez se as 200 milhas fossem hoje, apesar das "SAFENAS" ...eu diria que o a classificação seria outra ...o "homem" tá cada dia mais doido .Chamem o Valentino Rossi.
Mário Sérgio
(mario97174269@yahoo.com.br) Segunda Feira, 13 de Novembro de 2006, às 17:46:27


amei essa matéria, conheci um pouco mais da história do Jacaré que tanto ouvi falar, ele se foi cedo mais partiu fazendo o que mais gostava. Parabens pela matéria.
Alexandre Guimarães
(chocolate2008@bol.com.br) Quarta Feira, 3 de Janeiro de 2007, às 18:46:40


FANTÁSTICA, ESSA MATÉRIA, SOU ESPOSA DO FIFA CARMONA, E EMBORA NÃO COMPARTILHEI ESSES MOMENTOS NA ÉPOCA, CURTO A SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DOS RECORTES E REPORTAGENS. E COSTUMO PESQUISAR SOBRE O MOTOCICLISMO.
Simone Carmona
(fifacarmona@yahoo.com.br) Terça Feira, 30 de Janeiro de 2007, às 21:39:22


Parabéns por esta matéria, eu já andava de moto na época, e apesar de ser menor, já ia no Rick Store, na Faria Lima, aonde aconteciam os maiores rachas, como o do Jacaré...lembram?
Fernando
(fernandolozano11@hotmail.com) Quarta Feira, 28 de Fevereiro de 2007, às 12:33:01


Muito legal rever as historias do nossos momentos; Com muita saudades do JACARE que tive o prazer de conviver e aprender com ele  do ADU CELSO, infelizmente in memorian ;e dos sempre amigos MANOLO (AÇOS BELOTA) ZE CASARINI, GADEL E OUTROS GRANDE ABS.
EDUARDO WEINREBE (INDIO)
(indio@morcegosmotoclube.com.br) Terça Feira, 1 de Maio de 2007, às 00:53:01


AO VER EsSA MATERIA TIVE UMA IDEIA: QUE TAL SE ALGUEM PROMOVESSE UM ENCONTRO DESTES GRANDES NOMES DO MOTOCICLISMO E FIZESSEM UMA HOMENAGEM A ELES, TODOS MERECEM, PRINCIPALMENTE SE PENSARMOS NA DUREZA QUE ERA CORRER NAQUELA EPOCA, SE HOJE JA NÃO SE TEM APOIO DE NINGUEM IMAGINE NAQUELE TEMPO.
SE HOJE NÃO TEMOS IDOLOS À ALTURA DESSE PESSOAL, ACHO QUE MERECEMOS REVE-LOS, E NÃO SÓ EM HOMENAGENS POSTUMAS.
FABIO EDUARDO
(FABIEDUCAR@HOTMAIL.COM) Terça Feira, 1 de Maio de 2007, às 18:43:34


É muito gratificante ver essa turma que ama o que faz. Sou fã do Edmar Ferreira, ele é um grande piloto , e gostaria muito de conhece-lo pessoalmente tendo em vista que moro em Goiania tambem.
Ricardo Costa
(ricardosahium@hotmail.com) Quinta Feira, 31 de Maio de 2007, às 21:53:15


Muito bom poder ver essa matéria,mesmo que na época eu nem soubesse que esses "caras" existiam.Fico muito orgulhosa de poder deixar aqui registrada minha admiração pelo Sansão (Ricardo Gadel), pois até hoje é o melhor dos pilotos na minha opinião,porque continua VIVO e aproveitando a vida como se ainda fosse um moleque,depois de ter superado a MAIOR PROVA de sua vida.
Débora
(deboraodonto@ig.com.br) Terça Feira, 19 de Junho de 2007, às 17:00:36


MATÉRIA FANTÁSTICA!!!
INFELIZMENTE NESTA ÉPOCA EU TINHA APENAS 12 ANOS E MORAVA NO INTERIOR, NÃO TIVE O PRIVILÉGIO DE ASSISTIR A ESSAS FANTÁSTICAS CORRIDAS...NEM PUDE CONHECER O QUE O BRASIL JÁ TEVE DE MELHOR EM TERMOS DE PILOTOS...MAS TIVE UM POUCO DE SORTE, POIS O MECÂNICO DA MINHA MOTO VIVEU ESSA ÉPOCA DE OURO DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO BEM DE PERTO, POIS ELE ÉRA MECÂNICO DA EQUIPE BANAUREA, QUE TINHA COMO PILOTO O EDUARDO LUZIA....O MECÂNICO É O JACÓ DE MATÃO...ÉRA CONHECIDO COMO ALEMÃO...OU ALEMÃOZINHO DE MATÃO...POIS ELE TEM MUITAS ESTÓRIAS DESTA ÉPOCA E MUITAS FOTOS TAMBÉM....
ANOS 70...ESSA ÉPOCA FOI DE MAIS...
ABRAÇOS...
ERMETE ROSSI FILHO
(ermeterossifilho@hotmail.com) Terça Feira, 20 de Novembro de 2007, às 17:29:25


o Jacaré era foda!
Egue 
advmoron@hotmail.com
 


Ontem dia 12/01/09 comentava com um cliente na loja a respeito do Jacaré, hoje entrei e procurei por alguma referencia na internet sobre ele. Convivi com o Jacaré na minha adolecencia e participei da historia do Jacaré desde da sua iniciação com as motos, que começou na garagem da sua casa, junto com o irmão contruido motos com pedaços de outras motos que ele comprava no ferro velho e fazia locuras nas ruas. Sendo a que mais marcou era descer a Av. Lins de Vacascocelos em pé na moto derrubando o quepe dos cobradores de onibus. Imperdível!! Mas não deixava de ser perigoso como ele sempre gostou de viver. Parabens pela reportagem fiquei muito contente. 
Terré.
 acjlara@splicenet.com.br


PESSOAL QUE MARAVILHA ESSA MATÉRIA, COM O GRANDE JACARÉ...PATROCINADO PELO MANOLO. E O MEU CHARA O PLININHO LIMA, QUE DEUS O TENHA NA 5ª DA ESPORTE TB PATROCINADO PELO MANOLO DA AÇOS BELLOTA. CRÍTICA CONSTRUTIVA TEM ALGUMAS LETRAS TROCADAS, POSSO MANDAR DETALHES DEPOIS E SE PUDEREM TROCAR...DÁ MAIS CREDIBILIDADE. FINALIZANDO PARABENS MESMO MUITO BOM. PLÍNIO NOGUEIRA, 57 ANOS, MOTOCICLISTA DESDE 1976, COM A MINHA "VELHA" CB500 FOUR - 1975.
PLINIO NOGUEIRA 
pliniolnogueira@gmail.com
 

Caro Plinio: por favor, pode mandar as correções que as faremos. Agradecemos pelas observações.
Ricardo Pupo


 essa eu estava lá no box, e parece que o jacaré sabia que era a ultima corrida da sua vida, ele entrava na curva 1 como ninguém, dependurado com a kawa praticamente standart, infelizmente ele se deixou levar pela emoção dos pegas de rua e foi vitima como muitos outros foram, e nos deixou com saudades das suas curvas velozes em interlagos, parabens pela matéria do nosso inesquecível jacaré
email = proimagedigital@ig.com.br
nome = williams james cabelinho


caros amigos eu possuo a psicografia original do eterno piloto "carlos jacare pavan" irmao do tambem eterno "vitorio" que morou no bairro da aclimação na rua mesquita. ele sempre um mito,que deus levou para sua equipe no ceu um abraço jose antonio da silva rodrigues "janton"
email =
koalahelicopteros@hotmail.com
nome = jose antonio da silva rodrigues


linda reportagem, era novo nessa época ,mas meu finado cunhado (mário) foi amigo do jacaré e contava muitas historias sobre ele. parabéns!!
nome = paulo
email =
pauloseixas71@hotmail.com


cara muito legal resgatar nossa historia, de um povo sem memoria.
nome = fabricio
email =
fa_canobre@hotmail.com                                            26/04/2011


Sensasional a matéria! Iniciei no motociclismo em 1979 com Honda Turuna (com 19 anos de idade), depois tive XL 250\350, CB 400, CBX 750 ( ano 1986). Sempre admirei as corridas, mas apenas assistia e sempre usei a moto de forma tranquila e segura. Recomendo aos jovens: pilotem sempre com segurança e bem equipados.
nome = Luis Dal Corso
email =
marinaportobelo@terra.com.br                                30/05/2011


LEGAL DE TER VISTO A FOTO DO BERNARDO NETO, FOI UM OTIMO PILOTO SANTISTA. CORREU ALGUMAS VEZS PRO MEU PAI CAMILO DA CAMILO MOTOS
nome = PEPE
email =
pepedelriocps@hotmail.com                                       10/01/2012


Que saudades, na época eu tinha 15 anos era vizinho do Jacaré, eu acompanhava na rua quando o irmão dele o Vitório afinava a moto pra ele testar, que saudade desse tempo
nome = wilson barreira
email =
cont.contito@hotmail.com                                        05/06/2012


Eu era vizinho do saudoso Peixotinho ! Que saudades !
nome = bareta
email =
miltoncarvalho59@gmail.com                                11/06/2012


eu vivi essa epoca foi fantastico ver essas feras acelarar essas motos com consciencia do que estavam fazendo, pena hoje não ter mais esse tipo de piloto que ama o que faz so querem pilotar por dinheiro ou coisa parecida, grato.
nome = gilberto bortoliero
email =
gbortoliero@ig.com.br                                        14/02/2013


Eu era da Equipe Motojumbo-Mavi como funcionario do Grupo Pão de Açucar, dono do Motojumbo, revendedor Honda e estava presente na prova, de fato foi muito emocionante.Posso inclusive fornecer muitas informações sobre essa equipe.
nome = Alfredo Placido Delatti
email =
alfredpd@gmail.com                                        27/02/2015