COMPETIÇÕES 24 HORAS DE
INTERLAGOS |
Sábado, 15 de maio de 1976. Pontualmente às 16 horas, Eloy Gogliano agita a bandeira verde e amarela ! Está dada a largada !! Os pilotos, no melhor estilo Le Mans, atravessam a pista correndo em direção às motos perfiladas a 45º !! Felipe "Fifa" Carmona, com sua Kawa 1000 (Motomania) larga na frente, mas na curva 1, já é ultrapassado por várias motos !
Fechando a primeira volta, o líder é Paulé (Honda 550 - Fórmula-G), seguido por Eduardo Levy (Kawa 1000 - Esso), e Antonio Bernardo (Honda 812 - Fórmula-G).
Paulé
Seguindo a corrida, no pelotão inermediário, temos, Ramon Macaya (Honda 550 - Moto Jumbo / Mavi), Guy Tilkens (BMW 1000 - Ellus) e Eduardo Luzia (Honda 812 - Banaurea).
Honda 812Walter Tucano Barchi (Honda 812 - Red Zone), um dos favoritos anda no pelotão dos retardatários ! Algumas voltas depois, pararia nos boxes várias vezes, pois sua moto não apresntava equilíbrio, tendo que trocar amortecedores e até a roda traseira , perdendo várias voltas, caindo para 43º lugar !!
Troca de pilotos
Tucano
Logo depois, foi a vez da Ramon Macaya, chegar aos boxes com uma biela quebrada ! Muita decepção no box, mas Manolo, chefe de sua equipe, ordenou que os mecânicos "fizessem" o motor ali mesmo !!
Agito nos boxes
!!
Paulé , lá na frente, imprimia um ritmo muito forte, virando na casa dos 3m37s, um tempo muito baixo para uma prova de resistência com as 24 horas !!
Com 1 hora e 50 minutos, Paulé havia completado 30 voltas !
Às seis e meia , começando a escurecer, podiam ser vistas várias fogueiras em Interlagos, pois a maioria do público estava acampado por todo o autódromo !
A noite trouxe muita agitação nas barracas, com muita, muita cerveja !!
Agito noturno nos boxes
Porém, na pista, começavam os acidentes. Nivanor Bernardi (Yamaha TX 500 - Yamaha), derrapa na Junção, batendo numa valeta, fazendo a moto cair sobre seu peito ! Tendo sofrido lesões leves, foi atendido na Unidade Móvel de Pronto-Socorro. A equipe Yamaha resgatou a moto e Gustavo Cardeña assumiu a pilotagem, tendo perdido 6 voltas !
Nivanor Bernardi
Logo depois, a ambulancia volta à pista ! Porém, desta vez o acidente foi grave ! Francisco Teixeira (Honda 500 nº 16), perdeu o controle na entrada da curva do Lago, batendo de frente na mureta de proteção. No choque, fraturou o pescoço e teve afundamento do tórax, chegando já sem vida ao PS ! A notícia se espalhou rapidamente, causando muita confusão !
Francisco Teixeira
Na pista, a corrida prosseguia, com Fábio Sturlini (Fórmula-G) na liderança, seguido pela BMW nº 1(Ellus) e José Ponticelli (Fórmula G) na sua cola !
Tucano continuava na sua incrível recuperação, aparecendo agora em 15º lugar !
Às 22 horas, Ramon Macaya retornava com sua Honda 550 (Moto Jumbo / Mavi), com motor novo, mas tendo perdido 68 voltas !!
Por volta das 23 horas, a bruxa volta a aparecer ! Eugênio Handa (Contur Turismo) vinha em 9º lugar, na 98ª volta, quando na curva do Laranja, o mecânico Luciano Fábio Colassanti, de 19 anos, atravessou a pista para dar assistência ao piloto Francisco Carvalho. Sem ter como desviar, Handa atropela o mecânico, e Wilson Yassuda, que vinha logo atrás, não conseguiu evitar o choque, caindo também ! Infelizmente, o mecânico morreu na hora, e os pilotos abandonaram a prova com suspeitas de várias fraturas !!
Na madrugada, a corrida fica mais difícil, quando o cansaço começa a aparecer ! A liderança ainda é da moto nº 8, agora pilotada por Sturlini. Uma volta atrás, vem a BMW nº 1 no turno de Beinhauer, rodando tranquilo, poupando sua máquina !
Pneuzão da época !
Na volta 175, agora com Paulé, a moto nº 8 derrapa na Ferradura, jogando o piloto ao chão ! Não ficou muito danificada, mas o suficiente para perder 3 voltas, e a liderança para a BMW, agora com Tikens !
Dieter Beinhauer e sua BMW
Paulé, mesmo com duas fraturas no polegar da mão direita, seguiu firme até o final !!
Pouco antes das 5 da manhã, a Honda nº 5 de Tucano / Ubiratan Rios alcança a Honda nº 8 de Paulé / Sturlini. Da volta 201 até a volta 260, ficam alternando as posições com várias paradas para abastecimento ! Ao clarear, Paulé toma mais um tombo, entregando o 2º lugar para Tucano !
Briga de Paulé e Antonio Bernardo
Na manhã de domingo, muitas motos já haviam abandonado a dura prova ! Muitas quebras, tombos, problemas elétricos ; aconteceu de tudo !!
Um dos vários tombos sem
gravidade !! Em pé, de camisa azul, observando o acidente, Eduardo "Soneca"
Duarte.
Vários pilotos de equipes menores ainda bravamente se mantinham na competição, como Williams James "Cabelinho", com uma Honda 500 da equipe Kiko Motos do Rio de Janeiro que corria em dupla com Marques Dayvis. O chefe de equipe era Luiz Antonio.
Williams James com sua Honda 500, fez um
belíssimo 14º lugar !
A liderança tranquila da BMW começa a ser ameaçada ! A moto começou a apresentar queda de rendimento, com problemas na carburação, exigindo algumas paradas no box. Tucano ia descontando a diferença aos poucos... de nove voltas, baixou para três voltas !!
Porém, a equipe solucionou o problema, e a BWW voltou a andar forte !
Para a equipe Red Zone, estar andando em 2º, depois de chegar ao 43º , já era uma vitória !
Quando se completaram exatamente 24 horas, Eloy Gogliano, com seu gesto característico, agita a quadriculada, dando a vitória à BMW nº 1, encerrando essa emocionante e ao mesmo tempo triste edição das 24 Horas de Interlagos !!
A dupla da BMW, Dietmar Beinhauer e Guy Tilkens, completou a prova em 24 horas, 1 minuto e 43 segundos, com um total de 376 voltas ! A média horária foi de 124,56 km/h.
A melhor volta foi registrada também pela dupla da BMW, com tempo de 3m33s9, com média de 133,975 km/h.
Ficamos novamente com a certeza que com um pouco mais de organização, o motociclismo brasileiro pode produzir grandes espetáculos, pois temos um grande e empolgado público e muitos pilotos de técnica e arrojo !!
Guy Tilkens e Dietmar Beinhauer
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Colocação | Pilotos | Moto | Numeral | Equipe | Nº de voltas |
1º | Dietmar Beinhauer e Guy Tilkens | BMW 1000 | 1 | Ellus | 376 |
2º | Walter Barchi e Ubiratan Rios | Honda 812 | 5 | Red Zone | 373 |
3º | Fábio Sturlini e Paulo Salvalagio | Honda 550 | 8 | Fórmula G | 367 |
4º | Nivanor Bernardi e Gustavo Cerdeña | Yamaha TX 500 | 6 | Yamaha do Brasil | 362 |
5º | Eduardo Luzia e José Cordeiro | Honda 812 | 10 | Banauera | 352 |
6º | Juarez Plasman e Denison Perez | Honda 500 | 41 | Tecnique | 349 |
7º | Ronaldo Nick e Paulo Araújo | Yamaha RD 350 | 9 | Motoryama | 341 |
8º | Jadir Naser e Edson Luiz Silva | Honda 500 | 13 | Jadir | 340 |
9º | Norberto Thomé e Antonio Cursia | Honda 500 | 40 | Status | 339 |
10º | José Ponticelli e Antonio Bernardo | Honda 812 | 7 | Fórmula G | 333 |
Por Ricardo PupoSe você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
As provas de resistencia no BRASIL sumiram porque não existe uma confederacao.
Tabajara A.Jorge (Domingo, 8 de Setembro de 2002, às 14:31:31)
Gostria de receber o resultado total da classificação geral das 24h de interlagos 1976, pois participei com a moto numero 44 suzuki GT 380.
William Artusi
fartusi@uol.com.br (Sábado, 14 de Dezembro de 2002, às 00:33:35)N.R. - Estamos pesquisando para fornecer essa informação. Convidamos o internauta a nos mandar suas histórias sobre essa prova, para publicarmos na seção "Histórias".
Estive a noite toda com a Formula G assistindo meu antigo instrutor Antonio Bernardo Neto correr e o Eugenio Handa tambem. Foi demais. Quanto ao internauta Willian Artusi se ainda o interessar eu tenho o motojornal da epoca com todos os inscritos e o resultado completo da competiçao. e so colocar o pedido nesse link com o endereço e cep que eu mando pelo correio ta. valeu
Edson Mergulhador
(Sexta Feira, 14 de Fevereiro de 2003, às 23:00:29)Caro Edson: Se você puder, mande para mim o Motojornal, ou uma cópia, para R. Turiassú, 1078 - Cep- 05005 - S. Paulo - SP. Seria uma fonte muito importante para o nosso site.
Abraços,
Ricardo Pupo
Caro Pupo. nao mandei ainda o moto jornal pois estou arrumando um tempo para leva-lo pessoalmente. so para adiantar a pesquisa do Willian Artusi ele correu fazendo dupla com o piloto Ubiratã Schults, moto Suzuki GT 380 equipe All-Car SP chegando num honroso 29 lugar com 280 voltas. abraços
Edson Mergulhador
(Domingo, 23 de Fevereiro de 2003, às 08:39:53)Caro Edson: Estou aguardando sua visita !! Obrigado pelas informações !
infelizmente nao posso opinar sobre esta materia mas provavelmente meu pai lenbra desta epoca com muita saudade e devera ficar orgulhoso que alquem esteja a lembrá-la.
Marcelo S Luzia
Che25@itelefonica.com.br (Sábado, 24 de Maio de 2003, às 00:57:05)
gostaria de saber porque não se fala sobre a corrida de 24 horas de 1975. Foi a prova em que eu participei com uma RD 350 com o nº16 chegando em 15º colocação. Fui para Interlagos rodando com a moto e voltei rodando com a namorada na garupa, com 1 pistão com o anel quebrado que me custou a perda do 8º lugar na 23ª hora de prova.
Jose Maria Bacach Louzao
llouzao@ig.com.br (Sexta Feira, 20 de Junho de 2003, às 21:22:52)N.R. Nosso intuito é aos poucos, ir resgatando o motociclismo dos anos 70. São muitas provas, aqui e lá fora, muitos pilotos, mecânicos, enfim muita coisa que ainda iremos retratar aqui.
Muito bem documentado este arquivo que possivelmente esta registrado para inumeras geraçoes amantes da moto velocidade. parabens !!
Nicholas Lopes
nicholaslopes@bol.com.br (Segunda Feira, 22 de Setembro de 2003, às 20:36:25)
boa a materia sou de santos e estive nesta prova como mecanico corria algumas 500 milhas e uma 12 horas com uma ml 125 chegando em 5 lugar com chuva e motos de 125 e 400 correndo junto coisa de maluco beleza gostaria de ver esta reportagem e fotos um abraço a todos assim que puder mandarei fotos
ivan de jesus
ivandejesus53@bol.com.br (Domingo, 26 de Outubro de 2003, às 23:04:42)
OI! tenho alguns documentos da época e vou tentar entrar em contato com voces para que possam xerocar algumas coisas que seriam bem interessantes para o pessoal saber como eram as coisas naquela época inclusive porque escreveram meu nome errado na classificação das 24 horas de interlagos e participei tambem das 24 de 1975 como piloto da moto 40 e fui chefe da equipe da Rudcarem 1974.
NORBERTO TOMÉ
tomenorberto@ig.com.br (Domingo, 2 de Novembro de 2003, às 20:09:50)N.R - Já retificamos seu nome. Agradecemos sua colaboração e aguardamos seu contato.
Só pra lembrar, o oitavo colocado aí Edson Luiz Silva ( Tchek-Tche ) estava com 16 anos de idade anotem aííí, hoje com 45, valeu a lembrança.
um grande abraço a todos;.
Edson Luiz da Silva ( TCHEK-TCHE.)
elusi76@yahoo.com.br (Quinta Feira, 26 de Fevereiro de 2004, às 18:41:47)
O que me impressiona, além das matérias, são os comentarios da galera que estava lá, ou viveu esta época. Eu tinha 10 anos mas lia tudo o que caia na minha mão sobre isto e lembro desta corrida!!
Christan Q. Spoto
(christianqs@hotmail.com) Domingo, 22 de Maio de 2005, às 02:37:09
Estava em Interlagos nessa prova com uma equipe do RJ, Rogerio Marques e Geraldo de Souza que terminaram a prova em 11º lugar e vale lembrar da dupla de irmãos Contrapino e Chaveta, com uma Kawazaki 900cc que chegaram a liderar a prova de madrugada, o Chaveta bateu de frente no guard-rail na curva do mergulho empenando a frente, o Contrapino mostrando um grande espirito de competição desceu até a curva a pé virou as canelas da moto que estavam coladas no motor e levou a moto até o box pois no regulamento a moto tinha que chegar andando nos boxes, desempenou a frente em uma oficina que alguem se propôs a abrir nas proximidades do autodromo recuperou a moto do jeito que deu voltou para a corrida e treminou a prova mostrando o espirito de uma corrida de 24 horas. Grande Contrapino.
Othon Voador Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Quinta Feira, 1 de Dezembro de 2005, às 02:24:26
BELEZA, PARTICIPEI ESTA PROVA ( ESCONDIDO) DE MEUS Pais e de autoridades locais, pois eu so tinha 16 para 17 anos. e conseguimos chegar em um HONROSO 8-lugar., conf. os resultados aqui divulgados. Eu TCHEK-TCHE, e meu amigo JADIR (o Tuco). Obs. a largada foi as 16 00 hs e as 21 hs do Sabado perdemos a 3.marcha da honda 500, e sofremos um tombo (TUCO), E ASSIM MESMO UM oitavo lugar (obs. a unica equipe sem patrocinador) e genuinamente de RUA. Saudades. DOS MECANICO TONINHO, nosso massagista bigode, e do Farany-Confeccóes PIERRE FANY ( amigo e parceiro no financeiro). GRANDE ABRACO,
TCHEK-TCHE-(1976+16 ANOS)-Santos 03/02/2006-48 anos.
Edson Luiz Silva -TCHEK-TCHE
(elusi76@yahoo.com.br) Segunda Feira, 6 de Fevereiro de 2006, às 22:57:32
Eu assisti essa corrida, 24 horas eu fiquei com a turma de Ribeirão Preto atraz do boxe num bar desativado, lembrei de todas essa passagens, parabens Motosclassicas.
Joao Fracisco Cintra
(cintraseg@netsite.com.br) Sexta Feira, 24 de Março de 2006, às 18:00:41
Foi com grande alegria que encontrei esta matéria, e aproveito para cumprimentar aos responsáveis pelo site, pois iniciativas como esta ajudam a resgatar a memória do nosso combalido motociclismo nacional, (SE BEM QUE ULTIMAMENTE O NÍVEL MELHOROU MUITO). Mas o que me causou grande alegria foi o fato de que EU ESTAVA LÁ!!!! Se não me engano, foram as últimas 24 Horas de motociclismo disputadas no Brasil. Na época tinha 16 anos de idade, e hoje, aos 45, disputo, sempre que o dinheiro dá, o torneio Schincariol de Motovelocidade na categoria 135. Um grande abraço, e continuem o bom trabalho.
ORLANDO CARLOS SALOMONE
Sábado, 22 de Abril de 2006, às 23:22:15
EDUARDO LUZIA E JOSÉ CORDEIRO EU ACHO QUE FORAM MEUS AMIGOS, SE FOR POSSIVEL CONFIRME SE ELES MORAVAM EM ARARAQUARA, FOI MUITO EMOCIONANTE A NARRAÇÃO DA CORRIDA, MUITO LEGAL, PARABENS.
NECO
(NESUBRULI@IG.COM.BR) Quinta Feira, 18 de Maio de 2006, às 21:11:34
Legal ler depois de tantos anos o relato desta 24 horas, lembro bem, li na revista duas rodas da época o relato da prova. eu estava com 17anos e andava de FS-1
Roberto Busse
(rfbusse@via-rs.net) Domingo, 18 de Junho de 2006, às 20:29:01
Parabéns pela pagina. Então, queria saber se a equipe que pegou em 5ª lugar é o Lusia de Araraquara.
Neco Dias
(neco.dias@yahoo.com.br) Sábado, 29 de Julho de 2006, às 13:09:58N.R. Está correto, é o Luzia de Araraquara.
Maravilhoso, o seu trabalho em manter viva a historia do motociclismo brasileiro. Esta prova eu fui um dos participantes, corri com uma Honda 500 da equipe Kiko Motos do Rio de janeiro em dupla com o Marques Dayvis. O chefe de equipe era o Luiz Antonio. A moto era praticamente standard, .levava 2 farois de Brasilia, que foi um problema, pois tivemos de trocar de bateria 12 vezes. Na largada saí bem pois era leve e ágil com 23 anos. Lembro que deixei a marcha engatada e quando cheguei na moto já peguei a embreagem com a mão esquerda e com a direita acionei o botão de partida. saí entre os 10 primeiros. Nos preparativos que tivemos antes da prova lá em Petrópolis na Rio Bahia, pois não tinhamos autódromo para treinar, e iamos para estrada, lá estava ,o meu guru que me lançou no motociclismo piloto da decada de 50 que foi um grande campeão da época (Jabolô) ele junto o meu outro mestre que eram amigos inseparáveis e o grande campeão da decada de 50 Arlindo Pereira Carneiro que foi nada menos que 10 vezes campeão brasileiro e 15 vezes campeão carioca. Eles é que foram os responsaveis pela minha carreira vitoriosa no motociclismo. Voltando ás 24 de Interlagos teve fatos marcantes, pois cansado de trocar de bateria, resovi andar na madrugada com farol apagado pois estava enxergando bem. Depois de horas voce grava o circuito, mesmo a noite dava pra enxergar a pista. Foi quando estava fazendo a curva do sol e no meio dela tomei um grande susto pois um assistente passou correndo na minha frente. O susto foi tão grande que passei a acender o farol. Depois, no amanhecer o meu amigo, que dizia na preparação antes da corrida que tinha um bom preparo fisico, saía carregado da moto não aguentando rodar as 1.30 hs que cabia a cada um. Aí eu magrinho, mas que fiquei 2 meses me preparando físicamente, levei a moto até o final num bom 14ºlugar, já que largaram 54 motos. Lembro tambem da historia da Kawasaki 1000 do Rio partrocinada pela Esso que foi preparada nos USA e pilotada pelo Kokito e Mauro Cid, e num momento da prova eu estava pilotando na reta que ia da saída da curva 4 pra ferradura, a Kawa passou por mim como uma bala pois andava uns 80 kms a mais que minha Honda 500. Neste momento pensei ... gostaria de amarrar uma corda e ir junto com a Kawa. E houve tambem um fato com a Kawa, pois numa troca de pilotos e abastecimento esqueceram de fechar o bujão de óleo. Foi um deus nos acuda, pois ela começou a jogar óleo na pista, aí conseguiram que ela retornasse ao box pra fechar o bujão . Houve tambem outro fato com a Kawa na saida da ferradura... o piloto Mauro Cid atropelou um concorrente. Aí ele foi para o box e disse que não tinha condições piscológicas para continuar na prova e desistiram, pois já era manhã e o cansaço ajudou a sua desistencia. Enfim foi um momento marcante na minha carreira pois 30 anos após ainda lembro destes fatos. E parabens a todos que tiveram o prazer de terem participado deste acontecimento.
Williams James (Cabelinho)
(wiiliamsjames42@ig.com.br) Sábado, 5 de Agosto de 2006, às 07:06:16
Gostei muito, eu estava assistindo no box, lembro desta corrida como fosse hoje, parabéns tenho varias foto desta corrida.
João Francisco Cintra
(cintraseg@netsite.com.br) Quarta Feira, 9 de Agosto de 2006, às 15:28:36
Espetacular!!! Eu estava na curva 4 e acompanhei a ultrapassagem do piloto Willian James "o cabelinho" que esculachou o piloto a frente cortando por fora e uma velocidade de arrepiar. Naquele momento eu pensei, acaba de nascer um piloto para o nosso Brasil. Me lembro como se fosse hoje. Parabéns Cabelinho, você sim foi piloto para mim, antes que me esqueça, fiquei sabendo recentemente que foi professor do nosso brasileiro Alexandre Barros. É para calar a boca de todos!!!
Rodrigo Brauniger
(rodrigo.brauniger@hotmail.com) Sexta Feira, 11 de Agosto de 2006, às 23:48:34
O Edson é o melhor
Maisa
(izinha_1998@hotmail.com) Sexta Feira, 18 de Agosto de 2006, às 22:35:25
gostaria de saber a historia do piloto salvatore amato, mas nao sei em que ano ele correu.obrigado,
tullio
(tullioamato@libero.it) Domingo, 3 de Setembro de 2006, às 12:50:51
Parabéns ao Ronaldo Nique e ao Paulo Araújo pela boa colocação com uma RD 350, essas duas feras representaram muito bem o motociclismo da região sul e principalmente os gaúchos. Quem encontrar um desses dois transmita meu abraço e coloque eles neste site maravilhoso e contagiante.
Marcelo Maruri - piloto ciclomotores 1977 e 78 (campeão gaúcho)e Fórmula Honda 125 1979 (3º) e 80 (campeão sul brasileiro)
Balneário Camború - SC
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br) Quinta Feira, 15 de Fevereiro de 2007, às 14:41:48
Meu nome é Jeovano Ponticelli e não sabia que em minha família existia alguém piloto, ainda mais de moto, pois adoro moto. Se possível gostaria de saber um pouco mais do Piloto José Ponticelli.
Jeovano Ponticelli
(jponticelli@busscar.com.br) Domingo, 15 de Abril de 2007, às 21:10:30
Nossa, fiquei muito emocinada, com a reportagem do meu pai FRANCISCO TEIXEIRA, gostaria de obter mas coisas sobre ele, caso alguem tenha por favor mande para cristinaorosat@ig.com.br obrigada a todos ...
Cristina Orosa Teixeira
(cristinaorosat@ig.com.br) Terça Feira, 1 de Maio de 2007, às 20:22:37
Ricardo, adorei muito essa reportagem, lembro detalhes desta corrida, fomos com uma turma de Ribeirão Preto e ficamos acampado com um onibus no bar do héliporto, não dormi assisti a corrida até o fim, um abraço Parabens...
João Francisco Cintra
(cintraseg@netsite.com.br) Terça Feira, 21 de Agosto de 2007, às 16:06:07
Gostaria de enviar minha foto para postar no site. Participei no ano de 1976, com uma moto Honda 500, de número 15. Gostaria de saber a classificação geral, deste ano.
Um grande abraço.
Nome: Ricardo José de Oliveira Abrahão
(ricardocarbrasil@uol.com.br) Domingo, 31 de Agosto de 2008, às 20:57:47
Eu, João Francisco Cintra, estava nesta corrida, nosso onibus estava no heliporto do box, turma de Ribeirão Preto junto com o representante da Yamaha de Ribeirão, Sergio Brandani, um grande abraço
João Francisco Cintra
cintraseg@netsite.com.br
quero saber se vcs tem fotos do piloto de 350 Jose Maria Bacach Louzao, acho que ele correu em 1976 pra frente, ele fez 2 vezes as 24 horas,
email = neiva01@itelefonica.com.br
nome = Neiva
excelente materia sobre as 24 horas de interlagos de 1976. so acho que se fala muito em Honda, Kawa, Bmw,e equipes de porte como a yamaha oficial que depois de uma queda do nivanor ainda terminou em 4º lugar o que ninguem comentou na materia foi sobre a RD 350 da equipe Motoriama do rio grande do sul piltada pela dupla Paulo Araujo e Ronaldo Nique, que era a menor moto inscrita na prova e terminou em 7º lugar ,a frente de muitas equipes com motos mais potentes, mesmo tendo sofrido uma queda logo na 3º volta , e um de seus pilotos , paulo araujo e um mecanico terem sido atropelados dentro dos boxes por volta das 10:30 da manha de domingo por um piloto desgovernado de outra equipe. deixo aqui minha observação e mais uma vez parabenizo pela materia abraço Ronaldo Nique
email = pacecarveiculos@terra.com.br
nome = RONALDO NIQUE 17/07/2009Caro Ronaldo: Muito bom saber desses detalhes. As fontes que tivemos para essa matéira são revistas e jornais da época, que não traziam nenhuma informação sobre as "equipes menores". Se quiser, mande fotos para enriquecer a matéria.
Ricardo Pupo
eu tambem corri nesta prova, a dupla era pato e berné, se tiver alguma foto ou filme favor entrar em contato comigo, a minha moto era uma 500 four n 49
email = ernesto.simi@yahoo.com
nome = berné
Pena que nunca mais tivemos provas como essa. Um detalhe interessante é que o piloto Francisco Carvalho, que teve o mecanico atropelado, é o Neco do motocross, que viria a falecer tempos depois num acidente de moto indo para Poços de Caldas. abraço
email = gleonello@gmail.com
nome = Gladyston j. Leonello
queria saber se alguem ltem a lista de inscritos nesta prova
email = maurocardoso09@gmail
nome = mauro cardoso
eu aqui novamente, eu tenho muitas lembranças desta prova que marcou a minha vida... teve briga antes dos acidentes acontecerem e houve mais mortes nesta prova. queria saber o numero da moto kawa900 do Contrapino e teve segunda bmw qual o numero ?
email = maurocardoso09@gmail
nome = mauro cardoso
classificaçao esta errada na dupla norberto thomé e antonio cursia esta errado norberto thomé e joao juliao ero que colman e antono cursia na moto numero 14 honda 500 eu aconpanhei desde o primeiro treino extra que teve 1 mes antes tinha as 2 bmw a kwa felipe carmona a honda 500 da moto jumbo mavi. o primeiro tombo foi justamente a do vencedor da prova, o piloto cigano vinha com a outra bmh na entrada do pinherinho ele caiu este foi o primeiro tombo.
email = maurocardoso09@gmail.com
nome = maurocardoso
Cara, estou arrepiado! São 02:45h de 18/02/2010, estou de plantão na Delegacia Seccional de Sorocaba, abro o Motosclássicas, e dou de cara com esta matéria. Eu estava lá, aos 16 anos de idade. Saí de Londrina no Paraná, onde morava, viajei horas de ônibus, acampei no retão. Passei o final de semana, sonhando em estar na pista, e não assistindo. Muito legal. Abraço a todos, que como eu, sente saudades daquele ótimo tempo.
email = ocsalomone@gmail.com
nome = Orlando Salomone
Outra vez os acidentes... o pessoal de interlagos me disse que houve um atropelamento durante a madrugada em plena reta com morte de um menino isto é verdade?.
os primeiros comentarios da prova como o motojornal sobre a prova do resutado final do primeiro ao ultimo alguem entrou em contato com o centauro motor clube para ver se tem o arquivo da prova ?
email = maurocardoso09@gmail.com
nome = mauro cardosoCaro Mauro: os acidentes graves desta prova foram os que estão relatados no texto.
Ricardo Pupo
gostaria de saber se alguen teria o exemplar do jornal moto jornal da prova com os resutados das 24horas de moto ano 1976. um abraço eu agradeço.
email = maurocardoso09@gmail.com
nome = mauro cardoso
oi ricardo, amei esta materia li com carinho pois estive lá, amei. Preciso muito saber por onde anda o farany das confecções pierre fany, tenho esperança que voce possa dizer onde ele esta. Beijos, e parabens pela materia
email = celiamcb@hotmail.com
nome = celia mariaCelia, não sabemos informar nada sobre o Farany. Talvez algum internauta possa ajudar.
Ricardo Pupo
O nome do mecanico era Luciano Fabio Colassanti, um garoto muito apaixonado por moto e deixou muita saudades.
email = cibelealvares@br.Inter.Net
nome = Cibele alvaresCara Cibele: Agradecemos a sua obeservação. Já corrigimos.
Ricardo Pupo
Meu nome é Jeovano Ponticelli e não sabia que em minha família existiu um piloto, ainda mais de moto, pois adoro moto. Se possível gostaria de saber um pouco mais do Piloto José Ponticelli. Obrigado.
email = jeovano.ponticelli@gmail.com
nome = Jeovano Ponticelli
Correção! O nome correto do mecânico que morreu era Luciano Fábio Perutich São Paulo (SP) - 04 de setembro de 1956, São Paulo (SP) - 15 de maio de 1976. Filho único do médico Paulo Trevisan Perutich e de D. Martha Nannini Perutich, Luciano seguiu para a Vida Espiritual com 20 anos incompletos, atropelado no Autódromo de Interlagos, na Capital Paulista, durante prova motociclística de que participava na condição de mecânico de uma das equipes.
email = angela_mdg@hotmail.com
nome = Angela Di Gregorio 04/04/2011
Amigos do site Moto Clássicas, gostaria muito de saber, se existe o vídeo das 24 horas de interlagos(15 e 16/05/76) na íntegra, pois tenho interesse de adquirir as filmagens desta interessante corrida, gostaria que alguém que consulta este site ou responsável do mesmo pudesse entrar em contato comigo. O interesse é porque meu tio participou desta e de outras corridas: em Santos, São Paulos, como também, em outros Estados do Brasil, seu nome, Francisco Monteiro Teixeira, conhecido como Chico. Portanto, fico no aguardo para contatos deste meu interesse.
email = atsalgado@ig.com.br
nome = Arlindo 01/11/2011
FOI A ULTIMA 24 HORAS DO BRASIL, É UMA PENA QUE ESTÁ MARCADA COM A MORTE DO MEU CUNHADO TEIXEIRA, ERA UM GRANDE PILOTO, MAS A VIDA CONTINUA E ADORARIA DE VER A VOLTA DESTE TIPO DE PROVA.
email = pepedelriocps@hotmail.com
nome = PEPE 10/01/2012
Estive lendo o comentario do cunhado do falecido teixeira, dois dias antes do ocorrido ele estava sentado na grama da subida de box. Para ver os bons resutados das corrida que ele participou entre no e-mail quatro rodas digitalizada. procurar o mes e o ano. Sera que o centauro tem o arquivo desta ultima 24 horas moto 1976. Obrigado!
email = mauro.cardoso09@gmail.com
nome = Mauro Cardoso 26/01/2012
Registro o falecimento do gaucho Ronaldo Nique (Nick), na tarde de ontem em acidente motociclisto na BR-290 aos 53 anos - 7° colocado nesta prova - que fique na paz de Deus
email = froehe@sinos.net
nome = fernando roehe 18/02/2012
Ronaldo Nique, que participou dessa 24 horas em interlagos, chegando em 7º com uma RD 350, faleceu nessa quinta, 17/02/12 na rodovia que liga Porto Alegre ao litoral. Ele dava risada de quando reportava sobre essa prova, e tantas outras que competiu, piloto rapidíssimo e muito técnico. Sou grato por ter sido amigo dessa figuraça que partiu acelerando...
email = boffsport_m2@hotmail.com
nome = MARCO BOFF 19/02/2012
maravilha vcs fizeram eu viajar, estive nesta corrida, e em varias da taça centauro, inclusive uma que o carlos jacaré pavam correu com uma kawa kz 900cc, graças a deus fiz parte de tudo isto e estou vivo com 54 anos e fiz parte da quarter zone ibirapuera sp
email = ulyssesgiovannini@hotmail.com
nome = ulysses giovannini 02/05/2012
Hoje faz exatamente 36 anos da ultima corrida 24 horas de Interlagos, um dia bonito mas triste ao mesmo tempo. Moto mais charmosa da dupla Norberto Tomé e Antonio Cursia Honda nº40 500, Status. Pergunta o Centauro não teria por acaso relação de inscritos da corrida no arquivo. Obrigado.
email = mcard2012@hotmail.com
nome = Mauro Cardoso 16/06/2012
boa noite amigos do motociclismo esta semana tive o prazer de rever um amigo de 35 anos atras nada mais que o conhecido ramon macaya ai lembramos nosa grande epoca do motociclismo epocas boas e maravilhosas abraços a todos
email = xmcitron@gmail.com
nome = paulo 22/05/2012
Olá. Sou Juarez Plassmann, participei das 3 (tres) edições das 24 horas de São Paulo 1974/75/76 juntamento com Denison Perez já falecido e nem pude conter as lágrimas ao lembrar do Querido Teixeira, falecido nesta última edição das 24Horas. Hoje estou com 66 anos. Parei de correr de moto e estou fazendo maratonas e ultra maratonas. Não poderia deixar de lembrar os amigos desta época e também do principal rival e assim aqui vai um abraço para o Ramon Macaya. Lembro também que era muito engraçado que na troca de piloto o Denison colocava um calço na rabeta da 500four porque sobrava banco para ele que só tinha 1.60m. de altura e eu 1.86m. Abraços Companheiros .
email = jplassmann@hotmail.com
nome = juarez plassmannCaro Juarez: Que bom que vc fez contato ! Mande a sua historia que publicaremos !
Abraços,
Ricardo Pupo 27/07/2012
Oi Ricardo, um amigo me mandou sua reportagem das 24 Horas de Interlagos em 1976. Logo depois da nossa vitória com a BMW eu regressei a Alemanha para trabalhar no departamento de competicao das motos.Inesqueciveis vitórias da minha equipe foram na ralley Paris/Dakar. Agora eu ja estou aposentado e estou morando em Munique. Eu estou ainda em contato com meu grande amigo Guy Tilkens que mora ainda en Sao Paulo. Um grande abraco a vocé e a todos que se lembram ainda de mim. Dietmar
email = dietmar-beinhauer@gmx.de
nome = Dietmar BeinhauerCaro Dietmar: É um prazer receber sua mensagem ! Mande as historias dessa prova que publicaremos !
Abraços,
Ricardo Pupo 02/08/2012
Por acaso o vencedor Dietmar Beinhauser, teria o resutado da corrida,do primeiro ao ultimo colocado ? Ele me enviou a relação de inscritos, eu o agradeço. Ele mora na Alemanha em Munique. Da ultima 24 horas de Interlagos de 1976. Muito obrigado.
email = mcard2012@hotmail.com
nome = Mauro Cardoso 18/10/2012
corri nesta prova, se tiverem foto de outras motos agradeço, minha moto era uma honda 500 numero 49, dupla berné e pato
email = ernesto.sim@yahooi.com.br
nome = BERNÉ 18/10/2012
Na foto em que aparece um piloto caido no chão o moleque de camisa azul olhando pro piloto, era eu... vi ele caindo e quando o apoio da Ellus chegou, ele olhou pra mim com o pé sangrando e disse, liga a minha moto, nunca mais esquecerei esse momento... na época eu tinha uma Ducati bool door 1969 350 cc, morava no Butantã e meu apelido por lá era SONECA.
email = eduardohpduarte@gmail.com
nome = Eduardo Duarte 19/12/2012
Ao ler estas "24horas" relembrei com prazer da tocada de meu velho amigo Fábio Sturlini, que terminou as aulas de Engenharia Civil, foi pra Interlagos e junto com Paulo Salvalagio chegaram em 3º. Muita categoria. Parabéns pelo site.
email = pramillioti@gmail.com
nome = Paulo Roberto Albernaz Millioti 26/02/2013
Parabens pela matéria. Participei das 24 horas de 1976 junto com Jacinto Sarachu. Andamos de Suzuki GT 380 No 14, ainda tenho algumas fotos da corrida. Abraços a todos e em especial aos meus amigos Tchek Tche e Tuco.
email = cadu_e@hotmail.com
nome = Carlos "Tico" Severo 11/05/2013
Queria saber Carlos"Tico"Severo,se teria as fotos da corrida 24 horas de interlagos. Ultima prova da história. Teria as fotos para me mandar no e-mail. Já o piloto Juares Plassmann eu vi correr do ano 73 en diante. Pena que o tempo não volta. Obrigado.
email = Mcard2012@hotmail.com
nome = Mauro Cardoso 02/08/2013
Com prazer extraordinário e muita nostalgia leio estas matérias e as figuras da minha juventude, como Contrapino, Arlindo Pereira Carneiro, Carlos Eduardo Zielinsky, devem estar presentes tb. Pepe e Manolo Areal, enfim, hora da saudade mesmo. Quem tiver familiaridade com esses nomes, por favor, entre em contato comigo
email = cf-requia@bol.com.br
nome = carlos felipe requiao 28/01/2014
Eu estava nessa prova na equipe Winner do bairro de Santana, com a primeira Suzuki GT750 com suspensão tipo prolink, feita em nossa própria oficina. Acompanhei também todo o trabalho de box da Motojumbo Mavi, fazendo o motor da Honda 550 e voltando a pista, trabalho fantástico dos mecânicos da equipe e seu chefe Victor, sócio de Manolo.
email = alfredpd@gmail.com
nome = Alfredo Placido Delatti 27/02/2015
estive nessa prova, ajudando como volutario, a equipe red zone do sr. bira, hoje amigo walter barchi tucano. abraço,
email = nelson martinelli@GMAIL.com
nome = nelson martinelli 24/08/2015
Saímos de Santos em mais de 40 motos logo após o almoço. Quando Teixeira se acidentou e ficamos sabendo de sua morte Eu Perina e Betinho voltamos calados.
email = edsonmrpaes@hotmail.com
nome = Edson Paes 21/12/2015
Neste ano faz 40 anos da prova no dia 15/05/1976. Deixou saudades desta ultima prova de longa duração.
email = mcard2012@hotmail.com
nome = Mauro Cardoso 01/02/2016
Deixou e deixa ainda muitas saudade, o meu tio Francisco Monteiro Teixeira, conhecido por TEIXEIRA, um grande representante do motociclismo da cidade de Santos, faleceu (15.05.76) prematuramente antes de completar 31 anos (02.07.45), poderia está entre nós curtindo as 2 rodas, tendo talvez sua equipe ou então prestando serviços da sua primeira opção de vida, um eletricista bem conceituado e conhecido de nossa cidade, trabalhando muito e sendo conhecido pelos grandes empreendedores da construção civil, um lutador nato, perfeccionista em tudo, ele merecia uma homenagem, seria bem merecido, mas ficou no esquecimento, só existe pessoas que vivenciaram a época áurea do motociclismo, que hoje talvez não estejam entre nós, um deles, o meu tio, espero ao lerem esta mensagem posssam entrar em contato para obter mais informações a respeito do meu tio. Infelizmente não pude vivenciar a plenitude dele, que em 04 anos de muito empenho conquistou o que ter conquistado, mas poderia muito mais, se não fosse aquela fatalidade. Era muito pequeno, nada me interessa, apenas o brincar de uma criança de 10 anos, nada mais que isso, minha mãe pouco participava da vida, de vez enquando nos visitava, mas era pouco, talvez devido a sua vida, muito serviço, treinos para melhorar no desempenho da moto, como também como piloto. Fica registrado aos interessados para contatos futuros, abraços.
email = salgado.atsalgado@gmail.com
nome = Arlindo Teixeira 10/06/2016
Carioca, eu mais dois amigos estivemos presentes a este evento. assisti algumas edições das 500 milhas e das 200 milhas em interlagos. vi o Casarini, Tucano, o Johnny Cecotto andar em interlagos. QUANTAS LEMBRANÇAS... na corrida das 24 horas eu estava com 17 anos. viciado em motos, tendo iniciado nas velosolex, foi a corrida mais emocionante que assisti. conseguíamos ficar nos boxes bem ao lado dos mecânicos e pilotos. o "coquito" Eduardo Levy também correu mas achei que tinha sido com uma TX 500. lembro que quando a BMW vencedora passava pela reta dos boxes literalmente tremia a arquibancada...! vale destacar o desempenho da RD350B que chegou em 7º lugar PRATICAMENTE TODA ORIGINAL. nem contra funil ela tinha... sem carenagem... enfim. após a corrida, esta foi considerada a corrida "mais longa, mais perigosa e mais mal organizada" de todos os tempos... "coisa de brasileiro" né... hoje, aos 59 anos, ainda corre nas veias o mesmo sangue de um motociclista absolutamente viciado e apaixonado por motos!!!!!
email = lats.adv@gmail.com
nome = Luiz Traad 03/01/2019
Eu tenho algumas fotos dessa corrida, eu tirei na curva da junçao ,qdo eu trabalhei de bandeirinha ,posso mandar para vc ? um abraço
email = angelomiguelsarubbi@gmail.com
nome = Angelo 14/11/2019Angelo, pode enviar sim ! 11-99982-9295 (WhatsApp) ou mc70.1@motosclassicas70.com.br . Obrigado pela colaboração.
Abraços,
Ricardo Pupo
Caro Pupo , já mandei as fotos para vc., são todas fotos da curva da junção , mas para salientar , eu tirei algumas fotos dos boxes , foi quando eu fui de ambulância ajudando no resgate do Nivanor, pois ele caiu na junção ,e eu quase cai da ambulância junto com ele na curva do café ,pois a porta traseira da ambulância abriu ,lembrando agora foi cômico, rs tivemos muito trabalho , muita gente caiu na junção uma curva normalmente tranquila ,eu lembro que quando foram distribuir os bandeirinhas nas curvas ninguém queria ficar na junção ,pois todos achavam que ali seria muito monótono , a maioria queria ficar na curva 1,2,3 , ferradura, pinheirinho e outras , onde eles achavam que seria mais agitado , eu topei ficar na junção pois eu queria era assistir a corrida ,coisa que eu não consegui visto que alguma moto deixou óleo na entrada da curva e muita gente caiu (qdo conseguimos identificar o óleo na pista avisamos os boxes via radio , mesmo assim ainda caiu mais motos) , eu lembro da Kawa do Fifa Carmona passando por cima do guard rail e foi cair no barranco no sentido da curva 4 ,o piloto ficou na grama, mas a moto sumiu de vista , caiu muita gente na junçao foi uma noite bem agitada. foi muito bom lembrar disso tudo. Um abraço
email = angelomiguelsarubbi@gmail.com
nome = Angelo 18/11/2019