Honda CBX 1050, uma moto para encher os olhos...
Sou admirador das clássicas desde os tempos em que eram novas, não só pelo que representavam aos motociclistas na época, mas também pela dificuldade de vê-las rodando devido à proibição das importações. Imagine então, ter a oportunidade de experimentar um exemplar de tais motos "frias", que sensação! Como lembrança, ficou um passeio dado em uma Honda 750 F ano 82, semi nova, trazida por um amigo do Paraguai.
Faz parte do imaginário dos motociclistas da época sem dúvida, a Honda CBX 1050. Quantos já não sonharam andar em uma moto tão particular, ao menos para sentir as reações de um motor de seis cilindros? Ver aquele "monstro" em revistas já era de arrepiar e sempre imaginei como seria andar com uma máquina daquelas.
O tempo passou e como já dizia, as outrora máquinas do momento, hoje são nossas clássicas, cultuadas de uma maneira diferente mas não menos respeitosa ( ao menos por alguns dedicados entusiastas ). Há pouco tempo, um conhecido trouxe de sua cidade uma CBX para que eu tirasse algumas fotos. Qual não foi a surpresa ao ver a moto modelo 79, vermelha e impecável ! Extremamente original, a não ser pelos escapamentos, substituídos por um seis-em-um, que produzia um ronco musical. É uma moto realmente interessante pois de qualquer lado que se olhe, só se vê o motor, que nesta moto estava cuidadosamente polido, saltando ainda mais aos olhos.
Porém, a surpresa maior estava por vir. Ao terminar a seção de fotos, eis que o proprietário ofereceu-me a CBX para uma volta. Sou humilde suficiente para admitir que senti como se alguém estivesse confiando-me uma Ferrari para dar um passeio! Confesso que não sou de desperdiçar oportunidades para experimentar boas máquinas mas, desta vez, a razão falou mais alto que os sonhos da adolescência, e apesar de estar "babando" de vontade, agradeci encarecidamente a oferta, satisfazendo-me com a oportunidade das fotos. Hoje, o sentimento que nutro por tais máquinas, vai além do sonho de pilotá-las, passa também pela admiração de uma moto bem cuidada, cuidadosamente restaurada ou ainda usada normalmente, mas com muito respeito, que elas realmente merecem!
Carlos Eduardo Trivellato