MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE

1977

GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA

HOCKENHEIM

 

A terceira etapa da temporada de 1977, disputada no dia 08 de maio, em Hockenheim, foi palco de disputas eletrizantes. 

Ainda não foi desta vez que Giacomo Agostini teve a chance de confrontar a nova Yamaha 500 de 4 cilindros na pista com a imbatível Suzuki RG 500 de Barry Sheene !

O autódromo de Hockenheim tem 6.879 metros e serão disputas as categorias 50, 125, 250, 350 e 500 cilindradas.

Circuito de Hockenheim

A situação do campeonato, após duas etapas é aseguinte: 

Na 50 cc, será a primeira prova do ano. 

Na 125 cc, os líderes são Nieto e Lazzarini, empatados com 15 pontos cada. 

Na 250 cc, só houve prova na Venezuela (1ª etapa) e o é líder Walter Villa, com 15 pontos. 

Na 350 cc, Cecotto lidera com 15 pontos. Na etapa da Áustria, a prova das 350 foi interrompida por acidente e não contou pontos. 

Ceccoto (aqui com o amigo Sheene) não participará desta etapa, com uma lesão no braço esquerdo !

Nas 500 cc, novo empate na liderança entre Barry Sheene e Jack Findlay com 15 pontos cada.


Categoria 50 cc

Nos treinos classificatórios, Angel Nieto faz a pole com 2' 53"8, de Bultaco, com Eugenio Lazzarini em segundo com 2' 53"9, de Kreidler, e com Ricardo Tormo em terceiro, com 2' 54"7, de Bultaco.

A chuva que tinha começado cedo pela manhã, ainda estava caindo de leve quando os competidores alinharam às 10 horas no grid de largada.

Quando a bandeirada foi dada, o alemão Herbert Rettberger, com sua Kreidler era quem liderava o grande pelotão das cinquentinhas !

O piso estava muito escorregadio e traiçoeiro !

Atrás do alemão vinha Lazzarini, com outra Kreidler. Angel Nieto, com sua Bultaco vinha em terceiro, seguido de perto por Hans Hummel (Kreidler).

Ricardo Tormo de Bultaco, da mesma equipe de Nieto, aparecia em sétimo lugar, no seu GP de estréia !

No final da segunda volta, Nieto havia ultrapassado Lazzarini, perseguindo Rittberger.

Em quarto agora aparecia o suíço Rolf Blatter, e completando o pelotão da frente, vinha o alemão Hagen Klein (Kleider).

Tormo vinha forte e consegue ficar em quarto, e as trocas de líder começam a ser frequentes !

A sensação vem na penúltima volta (10ª) !

Os líderes Rittberger, Lazzarini, Tormo e Nieto vinham se chocando e disputando ombro a ombro a liderança ... Nieto, deixa para frear muito dentro da curva e acaba indo passear na grama na curva Sachs !

Rittberger e Lazzarini, com Tormo na cola, permanecem na briga ...

Mas Tormo, infelizmente, também cai, danificando a moto e abandona a prova !

Nieto, entretanto, havia conseguido voltar com sua enlameada Bultaco e ainda sustenta a terceira colocação !

E assim, Rittberger recebe a quadriculada, com Lazzarini a 2 segundos atrás !

Rittberger faz o tempo de 35m 16 s, com média de 127,01 Km/h, e ainda faz a volta mais rápida, com 3' 7"7, média de 130,21 Km/h !

Nieto, o favorito, fica com um decepcionante 3º lugar !

Angel Nieto - Bultaco 50

Resultado Final

Colocação Piloto País Moto Tempo
2 H. Rittberger Alemanha Kreidler 35m 16s7
45 E. Lazzarini Itália Kreidler 35m 18s1
1 A. Nieto Espanha Bultaco 35m 59s0
8 H. Hummel Alemanha Kreidler 36m 34s5
10 A. Pero Itália Kreidler 37m 10s2

Categoria 125 cc

A pole fica com o italiano Lazzarini, de Morbidelli, com 2" 33" cravados ! Em segundo, largará o seu compatriota Pierpaolo Bianchi, também de Morbidelli, que fez o tempo de 2' 33", com Angel Nieto em terceiro, com 2' 36"4, de Bultaco.

A chuva, que caiu durante toda prova das 50 cc, finalmente parou, e a pista secou rapidamente !

Mas haviam ainda pedaços úmidos !

Na bandeirada, Bianchi larga melhor, e assume a ponta. No final da primeira volta, o italiano passa ainda em primeiro, seguido do húngaro János Drapál, de Morbidelli, com o suíço Marc-Antoine tendo seu momento de glória com sua Morbidelli, num ótimo terceiro lugar !

Antong Mang (nº 2) liderando o segundo pelotão na 125

Em quarto vem Lazzarini, e Nieto só em sétimo, pois sua Bultaco engasgou na largada !

A alegria de János dura pouco pois logo em seguida sua moto derrapa tirando-o da prova !

Bianchi vai abrindo, e Lazzarini já aparece em segundo, com o italiano Ziggliotto colado e Antong Mang em quarto ! Nieto anida não consegue se recuperar, permanecendo em sétimo !

A prova vai se desenvolvendo sem muitas novidades e já na 14ª voltas, das 17, Bianchi coloca mais de 10 segundos de vantagem sobre Lazzarini !

Na bandeirada, Bianchi vence fácil, com Lazzarini em segundo, Mang em terceiro, e Nieto apenas na 6ª colocação ! Não foi um bom final de semana Nieto e a Bultaco ! A Morbidelli deu show !

Bianchi fez o tempo de 48m 41s1, com média de 142,23 Km/h. Fez também a melhor volta com 2m 45"4, com média de 147,76 Km/h !

Resultado Final

Colocação Piloto País Moto Tempo
1 P. Bianchi Itália Morbidelli 48m 41"1
42 E. Lazzarini Itália Morbidelli 48m 57"7
2 A. Mang Alemanha Morbidelli 49m 32"6
52 G. Zigglitotto Itália Morbidelli 49m 32"9
4 G. Bender Alemanha Bender 50m 03"2

Categoria 250 cc

O japonês Akihiro Kiyohara com sua Kawasaki consegue o melhor tempo nos treinos, com 2' 26"9. Walter Villa, de Harley-Davidson, fica em segundo com 2' 27"4. E em terceiro largará o inglês Barry Dtichburn, que fez o tempo de 2' 27"5.

Uma nova pancada de chuva na hora da largada das 250, deixa a pista muito escorregadia novamente !

Na bandeirada, Walter Villa dispara na ponta, deixando Kiyohara em segundo e Dichtburn em terceiro !

Logo na primeira volta, Dichtburn sai na grama na curva Sachs e perde muito tempo !

Na disputa pela ponta, Villa e Kiyohara se chocam na  entrada da "chicane" ... e fim de prova para Villa ! Kiyohara segue firme na liderança !

Quem consegue se aproximar é o jovem francês Christian Sarron, com sua Yamaha TZ 250 D, que vem embalado agora em segundo lugar. Pekka Nurmi vem em terceiro e Aldo Nannini em quarto.

Mario Lega, que esse ano foi contratado pela Morbidelli tem um mal começo de campeonato, tendo que abandonar a prova !

Mario Lega, até agora só 2 pontos no campeonato !

Na sétima volta (das 19 previstas), Sarron ultrapassa Kiyohara !

O sol começa a aparecer entre as nuvens, e a pista seca rapidamente !

E Sarron vai abrindo a vantagem, mas o japonês não desiste e vem tocando forte sua Kawasaki !

No segundo pelotão, a briga fica entre Hans Schweiger, de Kawasaki, Pekka Nurmi, de Yamaha, Aldo Nannini, de Yamaha, e Franco Uncini, de Harley-Davidson ! 

O italiano Venicio Salmi, também de Yamaha, vem tentado se aproximar da disputa do segundo pelotão !

Na ponta, a briga agora é intensa ! O japones chega definitivamente e disputa cada curva, freada, reta, lado a lado com Sarron ! A troca de líder é constante!

O "pega" emocionante ! Sarron (nº 62) e Kiyohara (nº 54) - 250 cc 

Na última volta, Kiyohara vem na frente, mas na curva Sachs, numa linda manobra, Sarron consegue a ultrapassagem !

E os dois cruzam a linha de chegada com diferença de uma roda ! É apenas 1 centésimo a diferença de tempo !!

Vitória sensacional do jovem Christian Sarron !

Franco Uncini chega em terceiro e seu compatriota Salmi, numa excelente recuperação, fica em quarto lugar !

A volta mais rápida foi do japonês Kiyohara, com tempo de 2m 28" cravados, média de 165,13 Km/h. 

Resultado Final

Colocação Piloto País Moto Tempo
62 C. Sarron França Yamaha 49m 33"0
54 A. Kiyohara Japão Kawasaki 49m 33"1
69 F. Uncini Itália Harley-Davidson 50m 18"3
70 V. Salmi Itália Yamaha 50m 33"5
36 P. Nurmi Finlândia Yamaha 50m 35"5

Categoria 350 cc

A surpresa seria a pole do sul-africano Alan North, com sua Yamaha TZ 350 D, com tempo de 2' 16"2, apenas 2 segundos acima do tempo das 500 cc !! Esse tempo lhe daria a quarta posição no grid das 500 !

Giuseppe Consalvi, faria o segundo melhor tempo com 2' 21"3, mas foi desclassificado, pois cortou caminho na "chicane" !

Jon Ekerold (Yamaha), também sul-africano fica então com a segunda posição no grid, com tempo de 2' 22"1. Walter Vila, de Harley - Davidson  ficaria com o terceiro tempo com 2' 22"7. 

Na hora da prova, as condições da pista estavam boas, permitindo o uso de pneus "slick", embora o céu cinzento tenha feito alguns pilotos mais cautelosos optarem por pneus intermediários.

Na largada, Alan North confirma sua fase veloz e sai na frente, mas o também sul-africano Jon Ekerold vai na mesma balada !

Atrás deles, na segunda volta vem o japonês Takasumi Katayama, com sua Yamaha TZ 350 de 3 cilindros, e em seguida Tom Herron, Philippe Bouzanne, e Olivier Chevallier.

Com uma má largada, Giacomo Agostini, também de Yamaha TZ 350 de 3 cilindros, vem mais atrás, brigando com Franco Uncini pela sexta posição na prova !

Agostini (nº 9),  Franco Uncini (nº 60) e Karl Auer (nº 29) - 350 cc

Na sexta volta (das 20 previstas), Ekerold passa North e assim irão trocando de posição por várias voltas !

Agostini chega junto ao segundo pelotão e já está na briga pelo terceiro lugar, com Katayama, Herron, Bouzanne e Chevallier.

Katayama se destaca um pouco do segundo pelotão, e começa a encostar nos líderes !

No final da décima volta, Katayama consegue ultrapassar os dois sul-africanos !

Katayama e North conseguem uma pequena vantagem sobre Ekerold, que agora também se vê ameaçado por Chevallier, Bouzanne e Agostini !

Logo depois, com problemas de embreagem, Jon Ekerold pára definitivamente.

Katayama vai abrindo vantagem e North já não consegue acompanhar, com problemas no seu pneu "slick", diminuindo seu ritmo.

Katayama já abre 10 segundos e North é ultrapassado por Agostini, que vem voando com sua TZ 350 !

Chevallier fazendo uma boa prova, vem em seguida, colado em Agostini, e também ultrapassa North !  

E assim ficam até a bandeirada da final ! Vitória de Katayama !

Giacomo Agostini faz a melhor volta com tempo de 2' 21"8, média de 180,99 Km/h.

Resultado Final

Colocação Piloto País Moto Tempo
8 T. Katayama Japão Yamaha 48m 28"8
9 G. Agostini Itália Yamaha 48m 43"9
10 O. Chevallier França Yamaha 48m 44"3
56 A. North África do Sul Yamaha 48m 47"7
51 P. Bouzanne Suíça Yamaha 49m 04"3

Categoria 500 cc

Nos treinos, Sheene mostra que ele e sua Suzuki RG 500 não estão para brincadeira, e colocam 1 segundo e meio sobre o segundo colocado, Giacomo Agostini, de Yamaha ! O tempo é de 2' 14"2, sobre 2' 15"7 de Ago !

O americano Pat Hennen, também de Suzuki RG 500, faz o terceiro melhor tempo com 2' 15"8.

Na largada, a surpresa é o pulo de Marco Lucchinelli, de Suzuki, que já lidera na primeira curva, seguido por Wil Hartog (Suzuki) e pelo holandês Boet van Dulmen (Suzuki) ! Os favoritos não largaram bem !

Lucchinelli já passou ! Hartog (nº 45) vem na frente do pelotão, seguido por van Dulmen (nº 58). Pat Hennen (nº 3) e Steve Baker (nº 2) largam mal !

Mas já no final da segunda volta (das 20 previstas), Lucchinelli cede a ponta para o campeão inglês Steve Parish, que também surpreende o público nesse início de prova !

Pat Hennen (nº 3), liderando o pelotão, com Virginio Ferrari (nº 52), Steve Baker (nº 2), Michel Rougerie (nº 12) e Franco Bonera (nº 32).

Logo mais, Sheene já vem aparecendo em segundo lugar, seguido por Hartog e pelo jovem italiano Virginio Ferrari em quarto lugar !

Agostini que tinha feito uma péssima largada, vem se recuperando e já alcança Ferrari, disputando a quarta colocação.

Sheene começa também a apertar o ritmo e já ameaça a liderança de Parish !

Logo depois, numa volta alucinante, com direito a quebra do recorde do circuito, com 2' 14"4, Sheene assume a ponta !

Ago que também vinha muito forte, já na segunda colocação, vê tudo se perder quando sua Yamaha 4 cilindros trava o motor ... fim de prova para o italiano campeoníssimo !

A Yamaha deixou o campeão a pé !!

A disputa mais bonita agora é entre Pat Hennen, Steve Baker e Steve Parrish, pela segunda colocação !

Sheene lá na frente tem a corrida sobre controle e vai administrando o resultado !

Sheene, tranquilo, ultrapassando um retardatário

Pat Hennen vai se destacando em segundo lugar, deixando a briga entre Baker e Parrish pela terceira colocação.

Bandeirada para Sheene, que abre 8 pontos de vantagem sobre Baker e Hennen na liderança do campeonato !

Sheen faz o tempo de 45m 36"1, com média de 178,65 Km/h.

A melhor volta, da prova, de Sheene (recorde) foi de 2' 14"4, com média de 181,84 Km/h !

Pódio das 500. No centro Barry Sheene, à esquerda, Steve Baker e à direita Pat Hennen.

Resultado Final

Colocação Piloto País Moto Tempo
7 B. Sheene Inglaterra Suzuki 45m 36"1
3 P. Hennen EUA Suzuki 45m 45"7
2 S. Baker EUA Yamaha 45m 54"3
16 S. Parrish Inglaterra Suzuki 46m 06"5
6 P. Coulon Suíça Suzuki 46m 04"0

A chuva que insistiu em cair, parar, cair, parar, não afugentou o público que compareceu em grande número ! Foi mais um final de semana de show, deste esporte apaixonante e eletrizante !

A próxima etapa será disputada em 15 de maio, no autódromo Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. 

Estaremos lá !!


Por Ricardo Pupo
Julho / 2004

Fonte: Motocourse 1977

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:



O que você quer dizer com "estaremos lá"?
Achei mais uma vez fantástico a matéria !
Parabéns !!!
Joao Marcon Lopes
info@cavesdocampo.com.br  (Segunda Feira, 12 de Julho de 2004, às 10:23:11)

N.R. - o "estaremos lá", é só para parecer que a matéria foi escrita logo após a competição, ... para criar um "clima" !!!


Parabéns, é bom poder recordar os bons tempos da motovelocidade mundial. Fantástico!!!!
Alessandro Antonio Gonçalves
sandrocoxabranca@ig.com.br  (Domingo, 18 de Julho de 2004, às 18:40:38)


Hola Ricardo. Me parece extraordinario que retrotraigas en tu pagina, aquellos grandes momentos de los GP de motocilismo de los años 70. Ojala y lo sigas presentando. Felicitaciones!!!
Eduardo Perez
eduardoperez649@hotmail.com  (Sexta Feira, 30 de Julho de 2004, às 11:06:27)


Babei. Maravilha. Parabens.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sexta Feira, 29 de Outubro de 2004, às 17:55:20


Viram o quê os alemães fizeram com Hockenheim? Distruíram o própio autódromo. Uma pena.
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email =
tabajaraaparecidojorge@hotmail.com                        05/12/2011