MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE
1977
GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA
SILVERSTONE
A última etapa da temporada de 1977, disputada no dia 14 de agosto, em Silverstone, foi decepcionante para os grandes nomes e favoritos, beneficiando alguns pilotos que até então vinham tendo uma participação discreta no campeonato.
O autódromo de Silverstone tem 4.710 metros e serão disputadas as categorias 125, 250, 350 e 500 cilindradas.
O público de mais de 80.000 pessoas é excelente !
Circuito de Silverstone |
A situação do campeonato já está definida, e é a seguinte:
Na 125 cc, o campeão antecipado é o italiano Pierpaolo Bianchi, pois que já tem 131 pontos, e o segundo colocado, Eugenio Lazzarini tem 103. Como o vencedor leva 15 pontos, mesmo que Lazzarini vença, não alcança mais Bianchi.
Na 250 cc, a situação é idêntica, favorecendo o campeão antecipado, Mario Lega, que já está com 85 pontos. O segundo colocado no mundial, Walter Villa tem 65 pontos e só pode chegar aos 80 pontos.
Na 350 cc, o título já é do japonês Takazumi Katayama, com sua TZ de 3 cilindros, desde o GP passado, disputado na Tchecoslováquia. Com 5 vitórias em 10 etapas, Katayama não teve adversários nesse mundial !
Nas 500 cc, Barry Sheene, repetindo a dose de 1976, conquista o Bi-Campeonato, desde o GP da Finlândia, a 2 etapas atrás ! São 6 vitórias, e um 2º lugar, em 10 etapas do mundial !
AS CORRIDAS
Categoria 125 cc
A pole fica com o austriaco Harald Bartol, piloto privado, de Morbidelli, com 1" 45"65 surpreendendo a todos ! Em segundo, largará Eugenio Lazzarini, também de Morbidelli, que fez o tempo de 1' 45"71, com o suíço Stefan Dörtflinger em terceiro, com 1' 47"17, de Morbidelli.
Os pilotos oficiais de fábrica da Morbidelli e da Bultaco não participarão da prova.
Apesar disso, a prova foi muito emocionante e entusiasmou o público.
Na largada, houve uma pequena confusão. Alguns pilotos fizeram a volta de apresentação e outros não. Quando realinharam, muitos não sabiam se haveria outra volta ou se já iriam largar, e quando a luz passou de vermelha para verde, muitos pilotos ainda não estavam preparados ... mas era a largada !
Com isso, pilotos que se arriscaram conseguiram boa largada, como o francês Jean-Louis Guignabodet, que pulou na frente, seguido pelo italiano Perluigi Conforti.
Lazzarini, atrapalhado na confusão, larga mal, e tem que andar muito para tentar alcançar o pelotão da frente !
O pole Dörtfinger também foi prejudicado e acabou ultrapassado por dezenas de motos !
A essa altura, Conforti está na ponta perseguido de perto por Lazzarini.
Mais duas voltas (serão 24) e Lazzarini passa Conforti e começa a abrir !
Porém na 20ª volta, Conforti começa a apertar, e chega em Lazzarini !
Na volta final, Conforti, aproveitando um erro de Lazzarini, abre 2 segundos, e recebe a quadriculada !
Pierluigi Conforti na sua 1ª vitória em GP do Mundial 125 |
O francês Guignabodet fica com o 3º lugar.
Pierluigi Conforti fez o tempo de 42m 46s53, com média de 158,57 Km/h. Conseguiu quebrar o recorde de 6 anos da categoria que era de Barry Sheene com média de 150,34 km/h !
Lazzarini fez a melhor volta com 1' 44"78, com média de 161,84 Km/h, também com quebra de recorde, ultrapassando a barreira das 100 mph de Silverstone nas 125 cc !
Resultado Final
Colocação | Nº | Piloto | País | Moto | Tempo |
1º | 12 | P. Conforti | Itália | Morbidelli | 42m 46"5 |
2º | 7 | E. Lazzarini | Itália | Morbidelli | 42m 48"5 |
3º | 6 | J.L. Guignabodet | França | Morbidelli | 43m 02"5 |
4º | 16 | H. Müller | Suíça | Morbidelli | 43m 15"4 |
5º | 8 | G. Bender | Alemanha | Bender | 43m 19"9 |
Categoria 250 cc
O japonês, Takazumi Katayama, com sua TZ 250 consegue o melhor tempo nos treinos, com 1' 38"29. Tom Heron, piloto da casa, de TZ 250, fica em segundo com 1' 38"73. E em terceiro largará o também inglês Mick Grant, de Kawasaki, que fez o tempo de 1' 38"78.
O Campeão Mario Lega, da Mobeidelli não participará da prova.
Não há como negar que a prova das 250 foi a mais excitante desse GP da Inglaterra.
Os fãs dos inglêses, e da Kawasaki, ficaram muito decepcionados quando na volta de apresentação, Mick Grant e Barry Ditchburn tiveram sérios problemas mecânicos, e nem alinharam !
Na bandeirada, é Alan North quem dispara na ponta, deixando Katayama em segundo, Tom Heron em terceiro e Kork Ballington em quarto !
Na volta seguinte, na curva Copse, simplesmente a moto de Katayama sai de frente, sem chance para corrigir ... fim de prova para o campeão !
North vai na frente e no segundo pelotão, vem Herron, Ballington e Müller.
Porém, mais algumas voltas depois, North também cai, na mesma curva Copse ... com isso o novo líder é Ballington, agora seguido por Herron, Müller, Uncini e Patrick Fernandez.
A briga fica acirrada, e agora quem lidera é Franco Uncini com sua Harley-Davidson, com Ballington em segundo, seguidos por Fernandez, Eric Saul , Herron, Ekerold e Chevallier ! As trocas de posições são constantes !
Na 11ª volta (de 26), Ballington novamente lidera e Uncini, Herron, Nannini, Saul, Ekerold e Fernandez vem em seguida !
A disputa é muito forte e apenas nas últimas 2 voltas Ballington consegue uma pequena vantagem e recebe a bandeirada com 2 segundos à frente de Aldo Nannini.
Kork Ballington - Boa vitória na 250 ! |
Nannini é um jovem piloto venezuelano, que estreou no mundial apenas a 3 corridas atrás !
O francês Eric Saul de Yamaha, completa o pódio, com o 3º lugar !
Kork Ballington vence com o tempo de 43m 37"08, média de 168,473 km/h. A melhor volta da prova é de Eric Saul, com 1m 38"7, média de 172,56 Km/h.
Resultado Final
Colocação | Nº | Piloto | País | Moto | Tempo |
1º | 20 | K. Ballington | África do Sul | Yamaha | 43m 37"0 |
2º | 47 | A. Nannini | Venezuela | Yamaha | 43m 39"5 |
3º | 25 | E. Saul | França | Yamaha | 43m 41"9 |
4º | 13 | F. Uncini | Itália | Harley-Davidson | 43m 50"7 |
5º | 8 | O. Chevallier | França | Yamaha | 43m 50"8 |
Categoria 350 cc
A surpresa seria a pole do sul-africano Kork Ballington, com sua Yamaha TZ 350 D, com tempo de 1' 35"7.
O inglês Eddie Roberts (Yamaha), fica com a segunda posição no grid, com tempo de 1' 35"8. Johnny Cecotto, ficaria com o terceiro tempo com 1' 36"1.
O campeão Katayama, que havia caído na prova das 250, decide não largar.
Os pilotos da Harley-Davidson Walter Villa e Franco Uncini também não participam deste GP.
Cecotto, 3º no grid - 350 cc |
Na largada, Tom Herron se dá melhor e pula na frente ... mas quebra logo em seguida ... problemas na suspensão.
Jon Ekerold assume a ponta, mas com Cecotto literalmente grudado !
Mas a Yamaha do venezuelano apresenta vazamento de óleo, e é fim de prova para ele ... foi uma péssima temporada !
Assim novamente Ekerold respira na ponta, mas logo Ballington começa a aparecer, cada vez mais perto !
Ballington consegue ultrapassar Ekerold e vai abrindo vantagem !
O sul africano, inspirado, vem pilotando de forma magnífica !
O briga boa acontece pelo segundo lugar, com Chevallier e John Willians, que deixaram Ekerold para trás, trocando de posições várias vezes !
Willians à frente de Soussan, Stewart, Roberts e Pons. - 350 cc |
Eddie Roberts vem em 4º lugar, assistindo o grande "pega" !
Eddie Roberts - Yamaha - 350 |
No final das 28 voltas, Kork Ballington recebe a quadriculada com 16 segundos de vantagem sobre Chevallier, que chega a apenas 11 centésimos de Willians !!
Ballington vence com tempo de 45m 32"10, média de 173,79 km/h. A melhor volta também é sua, com 1m 36"06, média de 176,53 km/h, com direito a recorde da categoria em Silverstone !
Resultado Final
Colocação | Nº | Piloto | País | Moto | Tempo |
1º | 11 | K. Ballington | África do sul | Yamaha | 45m 32"1 |
2º | 9 | O. Chevallier | França | Yamaha | 45m 48"4 |
3º | 32 | J. Willians | Inglaterra | Yamaha | 45m 48"4 |
4º | 34 | E. Roberts | Inglaterra | Yamaha | 45m 56"6 |
5º | 42 | A. Stuart | Inglaterra | Yamaha | 46m 01"6 |
Categoria 500 cc
Barry Sheene já perceberia nos treinos que não seria uma boa jornada. Sua Suzuki RG 500 estava cheia de problemas técnicos. Assim, o campeão inglês pega emprestada a moto de Steve Parrish e faz o melhor tempo, com incríveis, 1' 32"9 !!
Johnny Cecotto, também anda forte, mas só consegue o 2º lugar no grid, com tempo de 1' 33"6.
No terceiro lugar, ainda na primeira fila, largará Steve Parrish, que fez 1" 34"9 nos treinos oficiais, usando a mesma moto na qual Sheene fez 2 segundos a menos !
Na largada, o americano Pat Hennen ganha a ponta, mas logo no fim da primeira volta, já é ultrapassado por Wil Hartog, ambos de Suzuki.
John Willians fica junto com Hennen, disputando o segundo lugar, seguidos por Parrish, John Woodley e Barry Sheene, que largou muito mal, mais atrás !
Pat Hennen à frente de John Willians - 500 cc |
Cecotto aparece apenas na 11ª colocação, depois de uma péssima largada !
Hennen passa à frente novamente e na 16ª volta (de 28), Cecotto já aparece na 6ª colocação.
Mas o dia não era bom mesmo para o venezuelano ... tem que abandonar pela segunda vez no dia, por problemas mecânicos !
A prova teve vários acidentes, e o primeiro envolveu Haslam e Breda.
Hartog volta a liderar e Sheene, agora em 4º lugar, vem chegando !
Mas, na volta seguinte, a Suzuki de Sheene quebra ... abandono !
Logo depois, é a vez de Hartog, que liderava, ter que abandonar por problemas mecânicos na transmissão de sua Suzuki.
Agora o líder é Parrish, com Willians em segundo e logo atrás, Hennen !
Porém, muita coisa ainda iria acontecer nas voltas finais !
Parrish, aparentemente sem motivo, cai na curva Copse ... e Wilians herda a liderança !
Mas ele cai e desliza na Becketts, saindo da prova também !
|
Com isso, Hennen volta a liderar e com uma vantagem de 40 segundos sobre seu compatriota Steve Baker !
Bandeirada final ... Pat Hennen, Baker e o finlandês Tepi Länsivuori, chegam nessa ordem !
Tepi Länsivuori consegue um bom 3º lugar ! - 500 |
Pat Hennen vence com tempo de 45m 31"9, com média de 173,80 km/h. Baker chegaria a 42 segundos atrás, e a 21 segundos a frente de Länsivuori !
Pat Hennen - vitória espetacular na 500 cc !! |
A melhor volta foi de Steve Parrish, com tempo de 1' 34"2, média de 179,88 km/h, também recorde da categoria 500 em Silverstone !
Resultado Final
Colocação | Nº | Piloto | País | Moto | Tempo |
1º | 3 | P. Hennen | EUA | Suzuki | 45m 31"9 |
2º | 32 | S. Baker | EUA | Yamaha | 46m 13"5 |
3º | 2 | T. Länsivuori | Finlândia | Yamaha | 46m 34"7 |
4º | 13 | F. Bonera | Itália | Suzuki | 46m 54"9 |
5º | 35 | S. Wright | Inglaterra | Suzuki | 47m 03"3 |
E assim chega ao final mais uma temporada do Mundial de Motovelocidade !
Os consagrados campeões foram Angel Nieto, na 50, Pierpaolo Bianchi, na 125, Mario Lega na 250, Takazumi Katayama na 350 e Barry Sheene na 500.
Por Ricardo Pupo
Dezembro / 2004Fonte: Motocourse 1977
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Estáva demorando, mas finalmente temos ai mais uma fantastica historia retro para saboriar !!!
João Lopes
Quarta Feira, 22 de Dezembro de 2004, às 17:51:29
Ricardo, una vez mas felicitaciones por traernos en el recuerdo, esas extraordinarias competencias de la epoca de los 70. Ojala continues mostrando en tu paginan, esas carreras tan emocionantes, con campeones de verdad verdad.Saludos
Eduardo Perez
(eduardoperez64@hotmail.com) Sábado, 25 de Dezembro de 2004, às 16:35:53
Aproveitando esse espaço sobre competiçòes gostaria de saber quem foi o companheiro de equipe de Marco Lucchinelli em 1981.
João Lopes
(info@cavesdocampo.com.br) Quinta Feira, 6 de Janeiro de 2005, às 15:14:43N.R. - O italiano Marco Lucchinelli foi campeão mundial das 500 em 1981 correndo pela equipe Gallina-Nava-Ollio Fiat com uma Suzuki oficial RG500. Ele não teve companheiro de equipe nessa categoria. A Suzuki fornecia motos oficiais de fábrica (RG500) para mais duas equipes, a Riemersma, cujo piloto era o holandes Wil Hartog, e a Team Herron-Suzuki GB, com o americano Randy Mamola (que foi vice campeão) e com o neo-zelandes Graema Crosby.
Haja coração! Parabens.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Domingo, 21 de Maio de 2006, às 18:00:46