COMPETIÇÕES HONDA 950 |
Esta é uma Honda CB 750 K de 1974, que recebeu inúmeras modificações, mecânicas, estéticas e de equipamentos.
Era o que havia de mais moderno e possante na época...
Veja com foi essa transformação e como andava essa "fera" !
Claudio Szterling, gerente de vendas da concessionária Honda Fórmula G, pesquisou nos Estados Unidos, mais precisamente em Los Angeles, o centro do motociclismo mundial, e importou o que havia a disposição em equipamentos, para incrementar uma Honda 750 de fábrica.
Foram importados 35 itens para melhorar a moto nos aspectos de segurança, conforto e potência.
Para começar, um kit japonês de camisa e pistões, para aumentar a capacidade do motor para 950 cc. A taxa de compressão foi para 9:1.
A mola do avanço centrifugo do motor foi trocada por uma mais dura, para haver maior torque em baixa rotação e cruzar mais rápido. Dessa forma o giro do motor eleva-se mais rápido já que a mola do avanço abre-se de uma só vez.
Com esse motor empurrando, a velocidade final subiu para 225 km/h a 9.000 rpm.
As tampas do motor foram substituídas por tampas aletadas, para melhorar o arrefecimento.
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Nos carburadores, a única modificação foi no giclê de alta, que passou de 105 para 115.
Os escapamentos originais 4 em 4, foram trocados por um dimensionado 4 em 1, da marca Kerker, que aumenta a potência do motor em quase 20%.
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Para acompanhar o aumento de potência sem comprometer o motor, foi instalado um radiador de óleo horizontal, que recebe o óleo diretamente da bomba e não do filtro, mantendo uniforme a temperatura do motor e a pressão em todos os pontos.
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A maior potência também exigiu o reforço das molas da embreagem, onde foram colocados calços, fazendo com que a máquina arraste o pneu traseiro por quase 50 metros, em arrancadas violentas.
Para reduzir o peso, foram colocadas rodas de magnésio com liga de alumínio, onde o raio e o cubo são fundidos numa só peça, as mesmas usadas nas corridas da Fórmula 750 em Daytona.
O paralama dianteiro também foi trocado por um de fibra, mais leve que o cromado.
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Os piscas dianteiros e traseiros receberam hastes maiores bem como a lanterna traseira também foi substituída por uma maior para melhorar a visibilidade noturna.
O guidão alto original foi trocado por dois semiguidões que são fixados diretamente nas bengalas, da marca Tomaselli.
Para melhorar a aerodinâmica e proteger o piloto do vento, instalou-se uma carenagem, que custa pelo menos o dobro das similares nacionais, porém de acabamento superior e com a bolha feita em material inquebrável.
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Para segurar esse verdadeiro avião, forma colocados freios a disco duplos na frente e simples na traseira, acionados hidraulicamente.
Os discos são furados e balanceados, e portanto esquentam menos e não pegam pó. A ação é instantânea, sem precisar exercer força.
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O banco convencional foi trocado por um modelo em forma de degrau, tipo "King and Queen" que evita que o piloto escorregue para trás numa arrancada mais violenta. Na verdade não é muito confortável para o garupa.
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A chave de ignição, foi deslocada para o guidão e recebeu uma tampa para proteger contra chuva e poeira.
O espelho direito foi retirado e o espelho esquerdo fica preso na ponta do gudão Tomaselli.
Para garantir a estabilidade em curvas e em defeitos da pista, foi instalado um amortecedor de direção.
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Os números da máquina:
Aceleração:
0 a 100 km/h - 4" 8/10 em 2ª marcha.
Velocidade final nas marchas:
1ª - 72 km/h
2ª - 115 km/h
3ª - 155 km/h
4ª - 187 km/h
5ª - 225 km/hAceleração em metros:
100 m - 4" 4/10 a 108 km/h
200 m - 7" 5/10 a 133 km/h
300 m - 9" 4/10 a 158 km/h
400 m - 11" 3/10 a 175 km/h
Enfim, uma bela máquina para quem gosta de emoção e esportividade, mas sem abrir mão do conforto e segurança !
HONDA 950
Fonte: Revista Duas Rodas Motociclismo Ano 1 nº 2 de Setembro / Outubro de 1974
Por Ricardo Pupo
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Comentários:
Comentário dos Internautas:
Show de matéria, realmente incrivel o que os caras já fazim com essas máquinas naquela época.
Marcos Pastor
Quinta Feira, 21 de Junho de 2007, às 10:38:17
deve ter sido um verdadeiro míssel na época, mesmo hoje uma destas não faria feio será que tem alguma para o mc70 testar? se era rara a 30 anos imagine agora
silvio scortecci
(silvio.scortecci@terra.com.br) Sexta Feira, 22 de Junho de 2007, às 17:55:32
eu tenho esta revista, e na epoca era moleque e sonhava muito com uma dessas, e te pergunto será que ela ainda existe por ai ?
abraços
Tarcisio Filho
(museumotosantigas@bol.com.br) Quinta Feira, 28 de Junho de 2007, às 21:46:25
A pergunta é boa Ricardo, srá que ela ainda existe, seria muito bom se ela fosse encontrada em algum lugar, quem sabe, o donmo a encontra aqui no site.
Edgard Bicicchi
(edg.orto@superig.com.br) Sexta Feira, 29 de Junho de 2007, às 23:20:45
Além dessa matéria tem uma que é da Kawasaki 900 turbo feito aqui no Rio. Será que ela ainda existe???
Rubens da Silva
(ceafla@ig.com.br) Domingo, 1 de Julho de 2007, às 13:59:46
Reparem no pedal do kick dela. Será que pega de primeira ou com o aumento da cilindrada nem pensar em kikar só na elétrica.
Rubens da Silva
(ceafla@ig.com.br) Sexta Feira, 13 de Julho de 2007, às 03:46:53
A Fórmula G ficava perto da minha casa na Praça Panamericana onde hoje é uma agência do Bradesco. Em 1974 eu tinha acabado de fazer 18 anos e ia quase todos os dias para lá observar essas maravilhas que eram montadas e ajustadas pelo Benite. Por lá também apareciam o Tucano, Casarini e Paulé.
Para um garoto como eu era um paraiso aquele lugar. Inclusive quando fiz 18 anos e tirei a bendita carteira de motorista, troquei minha RD-250 por uma RD-350 0Km lá na Guard-Rail e quem a preparou foi o Paco que era o chefe da oficina de lá.
Fui na Fórmula G e chamei todo mundo para o "páu" com minha RD e ninguém quis encarar. (Ainda bem. Para mim).
Grandes tempos de grandes bagunças com os amigos pilotos.
Leandro Peduto Alfonso
(portocc@uol.com.br) Sexta Feira, 13 de Julho de 2007, às 12:42:11
Que maravilha de moto. Essas fotos são muito bonitas e o texto excelente. Parabéns.
Tabajara A. Jorge
(tabajara-tabinha@hotmail.com) Sábado, 11 de Agosto de 2007, às 09:01:12
anos dourados, muito bom, maquinas lindas, por favor mande fotos, muito obrigado, bom domingo.
nome = EDMUR DECIO AUGUSTO JUNIOR
email = edmurgundo@ig.com.br 27/02/2012
oi gente vcs são demais !
nome = andressa ferreira da silva
email = andressa_emesson@hotmail.com 17/04/2012