COMPETIÇÕES


1º Circuito Motociclístico do Parque Ibirapuera

São Paulo - SP

Promovida pela Federação Paulista de Ciclismo e Motociclismo

Junho /1949


Essa foi a primeira prova disputada no antigo Parque Ibirapuera, que era bem diferente do que conhecemos, o qual foi inaugurado apenas em agosto de 1954, para a comemoração do IV Centenário da cidade de São Paulo.

Era um circuito de rua, cheio das armadilhas e perigos característicos a esse tipo de competição.

Muitas outras provas foram disputadas no Ibirapuera, mas essa foi a primeira e seu registro histórico está nas páginas da rara revista Motociclismo (nº 1), a primeira publicação especializada do gênero do Brasil, iniciativa de Wilson Fittipaldi e Eloy Gogliano.

Vejam como foi ...

Fonte: Revista Motociclismo nº 1 de julho de 1949.
Texto de Wilson Fittipaldi


clique para aumentar


Em 22 do mês passado, numa tarde ensolarada, as avenidas do Parque Ibirapuera, sempre silenciosas e convidativas aos passeios a pé, foram sobressaltadas pelo barulho ensurdecedor dos possantes motores das máquinas dos motociclistas bandeirantes.

Pela primeira vez, na história desse esporte em nossa capital, os dirigentes da Federação Paulista de Ciclismo e Motociclismo, após vários e difíceis obstáculos, levaram a efeito as corridas que eram aguardadas com ansiedade pelos fãs do esporte de Fuad.

A vontade dos adeptos do motociclismo, em verem essa prova, foi causada por vários motivos que originaram diversas polêmicas e os mais contraditórios pontos de vista.

Como se sabe, a organização das provas foi atravancada por ordens e contra ordens, com respeito à sua realização. A Federação se empenhou a fundo, recorrendo em última intância ao Diretor de Esporte, Cap. Sílvio de Magalhães Padilha, e este ao Governador, quando então, percebendo que os organizadores tinham o apoio do Executivo, a Diretoria do Serviço de Trânsito concedeu a devida licença.

Foi esta a principal causa da ansiedade despertada em todos, pois até a última hora não sabíamos com certeza se de fato a prova seria realizada.

O outro motivo que despertou a curiosidade foi o local escolhido. Para uns não servia, para outroa era ótimo.

Foram apontados pelas duas facções os prós e os contras, porém tivemos oportunidade de constatar que o local não é especial mas se adapta perfeitamente às provas de motocicletas.

As duas curvas na metade da avenida exigem sangue frio e perícia dos corredores, e os cotovelos terminais, calma e domínio absoluto sobre a máquina.

Dessa forma, em meio a todas as corridas, oriundas do meio, tivemos a realização do 1º Circuito de Motociclismo do Parque Ibirapuera.


Tudo ocorreu normalmente, salvo pequenos acidentes de pouca monta, notando-se porém a falta de diversos pilotos, todos categorizados e populares.

Cinco máquinas especiais deixaram de competir. Duas Norton Manx, de Felipe Carmona e Oswaldo Diniz, uma Guzzi Especial de Latorre, a Gilera de Cirilo e a pequena DKW de Eloy Gogliano.

Os motivos que levaram esses motociclistas a não participação são vários e sua explicações as mais diversas, o que, para uma explicação pormenorizada, necessitaríamos de outra revista.

No entanto, não deixamos de lançar nosso protesto contra esses elementos, pedindo aos mesmos que se tornem mais esportistas, se é verdade, como apregoam, que gostam do arrojado esporte.

Quem saba, para a próxima vez, eles, depois de meditarem com calma, compareçam com sua possantes máquinas, tornando certamente o espetáculo mais movimentado e bonito.

Da mesma maneira que falamos dos faltosos, não podemos deixar de elogiar a atitude de Bezzi, o veterano corredor santista, que dia a dia vem mostrando que indiscutivelmente é o maior motociclista do país, esportivamente falando.

O "vovô" sempre dá o ar de sua graça em todas as competições. É sempre o primeiro a inscrever-se e por inúmeras vezes o primeiro a chegar.

Quer com máquina especial ou máquina esporte, quer em circuitos perigosos ou fáceis, quer em S. Paulo, Santos ou outras cidades, Bezzi comparece sempre alegre e disposto, com o elevado espírito esportivo de participar em provas, não exclusivamente para vencer, mas com sua presença, com seu nome por demais conhecido no cenário motociclistico nacional e internacional, corre para ganhar ou perder, dando assim sua parte para a glorificação do esporte.

Parabéns Luiz Bezzi, e que o exemplo dado por você seja seguido por todos os motociclistas do Brasil.


O desenrolar das provas:

Aproximadamente às duas e trinta, com a presença do Governador do Estado, Exma. Senhora, comitiva oficial, representante do Cel. Ferlich comandante da Força Policial do Estado, em cuja homenagem foram realizadas as provas, foi dada a largada para a prova às máquinas 250 cc e 350 cc.

Somente quatro pilotos alinharam, dois para a categoria 250 cc, e dois para a categoria 350 cc.

Luiz Bezzi, com Moto Guzzi e Alfredo Faletti com Jawa, ambos do Santos Moto Club, e Angelo Pagotti com Velocette do Piratininga Moto Club, o qual ao lado de Hugo Moradei, pilotando uma CM Especial, disputaram a classe 350 cc.

Dada a largada tomou a dianteira o piloto da Velocette, seguido por Moradei, Bezzi e Faletti.

Na altura da 7ª volta, Pagotti, por defeitos mecânicos, perdeu vários minutos, perdendo a primeira colocação para Moradei, como também as demais para os outros corredores.

Partiu novamente em último lugar, recuperando somente um posto na classificação geral, obtendo assim o segundo lugar na sua categoria.


Angelo Pagotti

Bezzi desde o início firmou-se na primeira colocação na classe 250 cc e conseguiu o primeiro posto com a Guzzi cedida por Luis Latorre.

Resultado das classes 250 cc e 350 cc:

15 voltas, na distância de 45 km.

1º colocado 250cc - Luiz Bezzi - Santos Moto Club - Moto Guzzi Airone

2º colocado 250 cc - Alfredo Faletti - Santos Moto Club - Jawa

1º colocado 350 cc - Hugo Moradei - Centauro Moto Clube - CM Especial (tempo - 33'17" 2/5)

2º colocado 350 cc - Angelo Pagoti - Piratininga Moto Clube - Velocette


Após um rápido intervalo, tivemos a largada para as categorias 500 Esporte e 500 Especiais.

Sete participantes foram reunidos, sendo cinco na 500 Esporte e 2 na Especial.

Ao ser baixada a bandeira quadriculada toma a dianteira o estreante Edward Almeida Pacheco, para não mais perdê-la.


Largada da prova de 500 cc. O Governador Ademar de Barros foi o juiz de partida

Em segundo, Edgrad Soares, terceiro Bezzi, e os demais formando um compacto bloco.

Na primeira passagem pelo cronômetro, Orlando Guardino, pilotando uam AJS, não apareceu, correndo boato que o mesmo havia caído. De fato, os boatos foram confirmados imediatamente pois Guardino, ao contornar o "balão" do Ibirapuera, derrapou violentamente, sendo cuspido fora da máquina, caindo sobre um pequeno riacho.

Felizmente o acidente não passou de um grande susto e avarias pequenas para a máquina.

Na sétima volta, o representante do Velo Club de Santo André, Arnaldo Razante, por defeito em sua já cansada Matchless, foi obrigado a desistir da competição.

Assim, somente cinco corredores se mantiveram na pista até o término da prova.

Edward Pacheco, embora principiante, dominou a corrida de ponta a ponta, pilotando com a sobriedade e segurança de pilotos experimentados.


Edward Pacheco foi na primeira volta liderando a prova.
Ao fundo vê-se Edgard soares e Bezzi em luta.

Sua Norton Manx portou-se magnificamente bem, colaborando assim para a ótima vitória do defensor do Centauro Moto Club.

Em nenhuma das fases da corrida viu sua colocação ameaçada, o que após a prova o colocou em local destacado no cenário motociclistico nacional.

Os fãs do motociclismo aguardam uma próxima competição para assistir, possivelmente, a outro feito do jovem Edward Almeida Pacheco.


Edward Pacheco ao fazer a última volta, já vencedor absoluto da prova.

Pela metade do percurso total, Edgard Soares perdeu a segunda colocação para Luiiz Bezzi.


Edgard Soares atrasado na 500

Porém, lutando renhidamente, palmo a palmo foi conquistando o espaço perdido e durante várias voltas empolgou a assistência, quando manteve titânica luta com Bezzi.


Edgard Soares e Bezzi (nº1), em luta titânica para o 2º posto, ao fazerem uma curva

Num esforço supremo, conseguiu suplantá-lo classificando-se em segundo lugar na categoria Especial e primeiro na Esporte.

Resultado das classes 500 cc:

30 voltas, distância de 90 km

Categoria Especial

1º- Edward Almeida Pacheco - Centauro Moto Clube - Norton Manx - 56'9"

2º-  Edgard Soares - Piratininga Moto Clube - Velocette 350 KTT - 56'50"

3º- Luiz Bezzi - Santos Moto Club - BMW RS

Categoria Esporte

1º- Edgard Soares - Piratininga Moto Clube - Velocette 350 KTT - 56'50"

2º- Angelo Pagotti - Piratininga Moto Clube - Velocette 350

3º- Hugo Moradei - Centauro Moto Clube - CM 250 Especial


Com esses resultados, chegamos ao fim do 1º Circuito Motocicístico do Parque Ibirapuera, provas organizadas e patrocinadas pela Federação Paulista de Ciclismo e Motociclismo.



Transcrição:  Ricardo Pupo
Jan / 2011


 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:

 

Sensacional! mais que isso:espetacular. Mais uma vez, parabéns.
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido Jorge


São Paulo cresceu e mudou para pior, sinto saudades dos passeios de moto no parque do ibirapuera, beleza de materia, parabens!!!!
email = miltoneller@ig.com.br
nome = Milton Eller


O seu Angelo Pagotti nº17 era tio da minha esposa, ele me contava muitas historias desta epoca, o pessoal ia com as motos rodando para a pista, e quando era em Santos uma corrida de aquecimento era disputada na Anchieta ! Bons Tempos !
email = hs_cac@hotmail.com
nome = Carlos Crippa


Tive a feliz oportunidade de conhecer Dr Hugo Moradei, isso foi início de 1980... quando conhecí seu estúdio de Som, álbum de suas fotos. Tenho saudades. Bons tempos aquele.
email = JSanPedro@gmail.com
nome = Pedrosa                                                            01/07/2011


Show!!! maravilhosa materia tenho 58 anos nem havia nascido mas fiquei emocionado transportado no tempo muito grato a todos que proporcionaram tanta emoção dos antigos e os novos jornalistas...parabéns
email = caspak@globo.com
nome = Carlos                                                            03/08/2011


Salve, sono Italiano , vorrei avere maggiori informazioni del Sig moradei hugo e della sua Gilera 500 San Remo che ha acquistato nel 1949 , credo di averla ritrovata. Desidererei avere foto in corsa del sig hugo con questa moto. Potete aiutarmi?
email = schiantarelli@libero.it
nome = Simonetta                                                    08/12/2011


Edward Pacheco, meu pai, adorava motociclismo.
email = a.t.pacheco@hotmail.com
nome = Adriana Tavares Pacheco                            17/12/2011