Doutores das Clássicas
Alfredo Claro Filho
o "Alfredinho", de Santos, SP

 

HOME

 


por: Marcos V.Pasini

Figura já tradicional da cidade de Santos, litoral paulista, Alfredo Claro Filho, o "Alfredinho" , como é conhecido e gosta de ser chamado, esbanja simpatia e conhecimento no assunto "Motocicletas".


Alfredinho
 

Conversar com Alfredinho sobre os "velhos tempos" do motociclismo de competições nas ruas de Santos, é voltar ao passado pois ele conta as histórias com riqueza de detalhes e, ainda, mostra as fotos de seu álbum para ilustrar a conversa.

Hoje, ele comemora 45 anos de atividades como mecânico de motocicletas, tendo em seu curriculum, o preparo de motos de corrida e a participação como piloto em provas de moto-velocidade, nas ruas de Santos, no autódromo de Interlagos e em outros circuitos de rua do interior paulista, onde ele contracenou com ninguém menos do que Paulo e Gualtiero Tognocchi, Antonio Bernardo, Ramon Macaya, Gianinni, dentre outros heróis de nosso motociclismo nacional.


Alfredinho em sua oficina
 

Sua oficina, hoje, é no quintal de sua casa, no bairro do Macuco, em Santos, onde ele cuida de antigas Lambrettas, e outras motos mais modernas, além de dar assistência a seu filho, Emerson, que participa em provas de motovelocidade na categoria 135cc.

Para entrar em contacto com o Alfredinho, seu telefone é: (013) 3235-5878.


Emerson ao lado de sua Yamaha 135cc de competição
 

Abaixo está um trecho da reportagem que o caderno "Jornal Motor" da "Tribuna" publicou em 18 de dezembro de 1996:

 

Alfredo Claro Filho trabalha com motocicletas há 35 anos na Baixada Santista

Uma verdadeira clínica de motocicletas. Assim é a oficina Alfredo Motos, que este ano completa 35 anos de funcionamento, especializada em restauração e preparação de qualquer tipo de motocicleta nacional ou importada. Realiza desde concertos simples até a modificação de um modelo comum em uma  Chopper (estilo Harley-Davidson). Motos antigas, fora de uso, podem ser totalmente restauradas na empresa.

Também faz a preparação de motos especialmente para corridas. Inclusive o proprietário da casa, Alfredo Claro Filho, já foi piloto durante seis anos. Agora, prepara a máquina de seu filho Emerson, que participa da categoria motovelocidade 135 cilindradas.

Família Bezzi -  Alfredo orgulha-se de ter aprendido a trabalhar em motocicletas com a família Bezzi, campeão Brasileiro e Sul-americano de velocidade.

Há tanto tempo no ramo, Alfredinho considera todos os clientes como amigos. Afirma que já atendeu três gerações deles, pois existem aqueles que hoje chegam na oficina e lembram que, quando eram criança, vinham na garupa da moto do avô ou do pai. Esse respeito ao cliente parece se dar também na hora do pagamento.”Os fregueses negociam comigo a maneira como preferem pagar”, diz Alfredo.

 

 


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Um abraço Alfredinho mecanico competente vou levar minha rd 350 para ele afinar cade o chicao nessa coluna um abraço a todos
ivan de jesus e silva
(ivan.51@hotmail.com) Terça Feira, 24 de Outubro de 2006, às 21:41:54


esse é o cara ......lembro que ele preparou uma rx180 para mim ......sustos e mais sustos como andava dava pau lindo nas cb450 e dava muito trabalho para as 750
abraço
paulo
(paulo.loco@hotmail.com) Quinta Feira, 7 de Dezembro de 2006, às 16:47:40


alfredo..........velhinho danado lembro ele fazer uma cz 1941 funcionar depois de + ou - uns 36 anos abandonada em um ferro velho que coisa mais linda nunca mais vou me esquecer do barulho daquele motor.
gilberto
(gibacardoso@uol.com.br) Quinta Feira, 21 de Dezembro de 2006, às 15:46:43


E ai seu ALFREDO fico feliz em saber que bem perto de mim tem um icone das motocicletas,sou aqui da aparecida presizo saber onde e o endereso a sim passo ai pra ver umas raridades,e saber mais aventuras suas um abraçao pra vcs valeu
luiz carlos
(luiz_calo@hotmail.com) Sábado, 14 de Abril de 2007, às 00:10:45


Sr. Alfredo
Muito obrigado por corrigir muitos erros cometidos em minha cb400 1981.
Realmente existem muitos falantes, mas poucos compententes como o senhor.
Um abraço
Claudinho (Claudio de Oliveira)
(coliveirasotero@itelefonica.com.br) Terça Feira, 22 de Maio de 2007, às 21:23:41


Sr Alfredo
O sr e culpado de eu amar tanto essas maquinas de duas rodas desde a minha infancia nao saia de sua oficina depois comprei minha moto rd 50 ai o senhor a deixou a mais linda e rapida da epoca em santos dava muito trabalho para o Canhoto e o cabo Sato Buzunga.
Que Saudades!!
Um grande abraço!!
Ricardo Di Renzo
(ricardofdirenzo@gmail.com) Sábado, 13 de Outubro de 2007, às 15:28:15


ola pessoal que admira o motociclismo. aqui fica um abraço do Alfredinho das Motos, e não esqueçam de me visitar para lembrarmos dos bons tempos !

nome: Alfredinho
(michelyelaine@hotmail.com) Segunda Feira, 25 de Fevereiro de 2008, às 22:12:28


Parabéns Alfredinho! Qualquer hora vamos tomar uma cerveja!!!!

nome: Russo
Segunda Feira, 10 de Março de 2008, às 17:35:21


meu avo, te adoro

nome: Renan de Lima Claro
(renan@hackeroficial.com.br) Sábado, 29 de Março de 2008, às 11:25:49


gostasria de ter o privilegio de conhece-lo pessoalmente. adorei a materia. venha cortar o cabelo comigo aqui em jau, quando possivel ai bateremos um papo a respeito de motos classicas.

nome: gerson vendramini
(gersonvendramini@gmail.com) Sexta Feira, 25 de Julho de 2008, às 22:57:13


Ola Alfredinho, eu possuo uma intruder 125 e gostaria de saber se você ja preparou algum motor dessa moto...e sera que colocando um kit o motor suportaria e ficaria bom?

nome = André
email = andrehelena@gmail.com


para quem queira saber o alfredinho ainda esta na ativa.... rua xavier pinheiro n°149 Santos ....
nome = Paulo
email = psergio340@hotmail.com                                05/09/2011


Meu avo haha. Um abração vô. Melhor mecânico do mundo
nome = Renan de Lima Claro
email = renandlc@hotmail.com                                        31/10/2011


eu, Emerson M.Claro, (Alfredinho Gamba #32) Vice Campeao Paulista 2011 com muito orgulho carrego esta camisa da oficina mais antiga de Santos do meu pai GAMBA #32 ass: Stephanie neta do Alfredinho
eu neta do Alfredinho tbm como ele apaixonada por moto admiro muito ele e espero ser a proxima campea muito abrigado pelos comentarios quem quizer falar com ele, ele se encontra na R: Xavier Pinheiro N:149 TEL:(13)32355878 OBRIGADA ASS:STEPHANIE CLARO
nome = stephanie
email = emerson_gamba32@hotmail.com                         19/12/2011


O Alfredinho é uma pessoa fantástica, muito simpatico e inteligente, destas pessoas que está difícil de encontrar, muito generoso e atencioso, parabéns ao MC 70 por nos proporcionar estes contatos com pessoas tão especiais. Grande abraço à todos.
nome = Aliomar Pereira
email = sgtaliomar@hotmail.com                                  18/03/2013


sou de santos e vou levar minha 125 pra ele
nome = davi rodrigues
email = davi.gdf@hotmail.com                                    12/04/2013


alfredinho um ótimo mecanico de motos manja muito de motor qando eu tinha 7 anos de idade fui na corrida de moto o qual ele era piloto hoje ele fez meu motor da 500 four todos elogiam o meu motor ja feito a mais de 15 anos e nunca deu problemas valeu alfredinho
nome = valdenir
email = valdenir.ribeiro@intercement.com                        29/10/2013


Conheci hoje por acaso, este senhor Alfredinho, sujeito simpatico, bom de papo, das antigas ainda, relatou varias experiencias, sempre muito simpatico e acolhedor...um abraço
nome = luiz anselmo rodrigues
email = anselmo749@hotmail.com                        04/11/2015


Parabéns Alfredinho, um grande Piloto e Mecanico da Cidade de Santos
nome = Orlando Bezzi Pasquarelli
email = orlando@obpcomex.com.br                        01/06/2016


O Alfredinho consertou minha primeira motoneta no ano de 1962.
nome = Milton Fagundes Nunes
email = jomil_fagundes@hotmail.com                            01/06/2016