Doutores das Clássicas

Marcos Fonseca

o "Patinho"

 

HOME

 


por: José Eustáquio Elias
Mariana - MG


Marcos Fonseca, o "Patinho"

Mecânico expert em motos clássicas dos anos 70, tem uma oficina em Belo Horizonte, MG e é mais conhecido por todos pela alcunha de Patinho.


Há mais de 50 anos ele milita na área de motocicletas e evoluiu com a espécie.

Começou com as Norton, Matchless, Lambrettas, e foi aprendendo com mestres da época, até se especializar nas motos japonesas. 

No mesmo endereço, no bairro Carlos Prates, sempre com seu sorriso cativante, sempre tem dicas  essenciais, e presta um serviço hoje quase que exclusivamente na reforma das clássicas 70. 

Participava como mecânico nas famosas competições do anel externo do Mineirão, da década de 70

E com muita criatividade, soluciona grandes problemas, sempre mostando muita competência e dedicação ao que faz.

Laureado com vários prêmios por motoclubes, o Patinho continua firme no propósito de atender bem os entusiastas das clássicas, pois atende em todas as áreas...mecânica, elétrica, funilaria e ...pintura.

 

 

Ele é daqueles que prefere preservar a originalidade.

Para ter um exemplo, não gosta de trocar os bons, velhos e confiáveis platinados pelos modernos CDI´s.

Sim, pois sabe como ninguém regular um motor, especialmente as complicadíssimas Hondas 360 !

Além de ser mestre em Suzuki 3 cilindros e ter peças para as mesmas, é especialista na regulagem dos carburadores de todas as Four's.

Refaz como poucos a parte elétrica( chicote) além de colocar dispositivos que aumentam sobremaneira a potência dos faróis, defasados pelo tempo e uso.

Passou por um atribulado período em que a saúde lhe faltou . Mas deu a volta por cima !

Hoje é a referência no setor em BH, atendendo na Rua Três Pontas n. 1995 , Bairro Pe.Eustáquio , Tel 31-2526-0945
 

Valeu Patinho !!


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Conhecí esta nobre "ALMA" em BH quando viajava muito a trabalho e p/ visitar a família da minha esposa (casei lá) é profissional competente, um cara bacana, atencioso e de otimo papo quando ví seu nome no doutores das clássicas fiquei temeroso pois ouvi o boato de que tinha falecido, o que graças ao bom deus não aconteceu.
certa ocasião comprei uma 750 f ano 76 e levei p/ o pato dar uma olhada e ele na hora viu que as porcas que seguram o eixo dianteiro estavam soltas e imediatamente as apertou, minutos antes coloquei 150 por hora no anel rodoviário de BH. Imaginem se o eixo se soltasse naquela velocidade.
Hoje moro no ES e não o vejo a mais de sete anos e espero que goze de boa saude e tenha bastante paz na vida e se estiver no ES é so entrar em contato que terei prazer em fazer uma autentica moqueca capixaba.
Um grande abraço do amigo que não lhe esqueceu.
PS. meu telefone é 0xx-27- 8182-3248

nome: Guilherme  Luiz  Regattieri Tanure
(guilhermetanure@bol.com.br) Sábado, 14 de Abril de 2007, às 04:05:28


otima materia

nome: Robsom Roberto Rezende
(rrrezende@click21.com.br) Quinta Feira, 19 de Abril de 2007, às 22:01:03


Graças a Deus conheço o grande Patinho, Alem de ser uma lenda viva das motos, é uma ótima pessoa, muito atencioso e prestativo, não tem tempo ruím com ele. Este espaço é mais que merecido para ele. Patinho em breve estarei em BH e irei na sua casa para bater um papo.
Um grande abraço.
Marcelo da PUCH e NORTON de Divinópolis MG

nome: Marcelo Correa Camargo
(goiarte@bol.com.br) Quinta Feira, 26 de Abril de 2007, às 21:37:04


Ei Patinho grande amigo. O Eustáquio (Tate) teve uma ótima idéia de colocar vc aí. É um reconhecimento merecido ao seu talento e sensibilidade com as clássicas. Vc arrumou a 400 four dele que foi minha e que vc arrumou também. Arrumou minha 550 four que também já tem outro dono. Idem para minha 750 Boldor. Só fiquei mesmo com minha BMW, que vc bem conhece e que também já consertou. São bôas lembranças meu amigo e eu não me esqueço de vc apesar da distância. O Velho Pato, sempre tranquilo, com seu próprio tempo, jurando que um dia irá escrever um livro sobre os motociclistas, a raça mais diferente da face da Terra né Pato. No seu tempo, quando a oficina deixar. Mas nós já escrevemos a sua história. Ela está em nossas mentes e corações. Um grande abraço do amigo José Antônio. PS: minha BMW está parada a 3 anos. Está perfeita e triste por não rodar. Falta-me o tempo. A vida é gozada. antes sobrava-me o tempo e faltavam-me as motos. Hoje as tenho e não posso andar. Espero mudar isto. Vou mudar.

nome: José Antônio Tanure
(jatanure@yahoo.com.br) Quarta Feira, 13 de Junho de 2007, às 20:05:02


Homenagem REALMENTE MERECIDA! Esta ai um Profissional de qualidade, seriedade e um Ser Humano de Verdade! Esse é o mestre dos motores 2 Tempos e dos 4 tempos,só ele conhece as melhores receitas pa acerto e Veneno Bravo para os Motores 2 Tempos ! cONVERSAR COM O pATINHO É FAZER UMA "Viagem ao Passado " OU SEJA AO MELHOR DOS Tempos, nos anoa Dourados onde se andava de moto sem capacete e sem muita burocracia, eu sou eternamente grato ao Patinho pelo seus Ótimos serviços e pela grandiosa Amizade! Obrigado Patinho por tudo, pela sua eterna Paciência e pela suas Incríveis Histórias sobre as lendarias RD'S 350,nORTON MUNCH'S ,SUZUKIS, BSA, NSU, TRIUMPHY,HONDAS E INÚMERAS OUTRAS MAIS ! Que Deus lhe dê muita saúde e Paz por muitos e muitos anos ! Um grande abraço mestre Patinho do seu Amigo Marlucio o Kpitãozim de São Lourenço M.G ! V A L E U !!!!!!!!! 

nome: Marlucio Nicoli
(mlcnicoli@pop.com.br) Segunda Feira, 18 de Fevereiro de 2008, às 12:49:40


O Pato está sempre disponível para soluções motociclisticas ou para uma boa prosa. Possuo uma Honda F2 1977 e na época que adquiri essa motocicleta o Pato sempre colaborou com suas informações e profissionalismo. Estivemos no I Encontro de Motos Clássicas de MG, na Praça da Liberdade, e pudemos constatar o quanto foi merecida a homenagem a esse nome de grande importancia em nosso mundo motociclistico. Paz, saúde e muito ronco das Four para você. Valeu Patinho!

nome: Vinícius Ferreira Regal
(vinicius.regal@uol.com.br) Sexta Feira, 7 de Março de 2008, às 17:44:57


Sou de BH tive o prazer de conhecer o Pato Pessoa fantastica e que parece conhecer muito de motos antigas. Gostaria de informar que o telefone dele mudou para 031 25260945 obrigado.

nome: Nilson Mendes Coelho
(coelho.nilson@yahoo.com.br) Domingo, 9 de Março de 2008, às 18:12:50


Pessoa humana fantástica e de grande caracter, ética e honestidade. Boa prosa como ele está para existir!
Atualmente ele está dando uma geral em minha XLX 250R, ano/modelo 88, com o mesmo afinco e carinho que trata das Clássicas, sua especialidade.
Um forte abraço e parabéns pela seu carisma e profissionalismo.

nome: Fábio de Paula Rosa Sant 'Anna
(fabioprsa@ig.com.br) Segunda Feira, 10 de Março de 2008, às 17:38:50


Merecedor das melhores referências, ao primeiro contato já se faz um grande amigo. Numa simples conversa a certeza de se estar a tratar com um grande conhecedor das antigas, (embora tente disfarçar). Nas complicações, aquele que primeiro se prontifica a ajudar. Enfim, um grande mecânico, uma grande pessoa, uma enorme alma. Grande abraço,

nome: Vinícius - Divinópolis - MG.
(viniciusmcaires@yahoo.com.br) Segunda Feira, 23 de Junho de 2008, às 22:30:50


olhe eu fiquei realmente muito emocionado com o seu  talento e a sua paixão pelas motas.

nome: Bruno Rafael Pires Torres
(bruno_poupa@hotmail.com) Segunda Feira, 30 de Junho de 2008, às 08:27:54


muito pouco eu sei mais muito do que sei devo ao nobre ser patinho,o melhor de todos.o sabio patinho alen de ensinar para todos as malicias da mecanica sabe tanbem dar liçoes de vida.me acolheu em sua propria casa,desalojando seu proprio filho da sua cama para me ceder o lugar,grande pato te amo do fundo do coracao,abraço grande brasil.

nome: wellington brasil dos santos
( motosbrasil@terra.com.br ) Sexta Feira, 1 de Agosto de 2008, às 18:26:07


poxa eu sou vizinho dele..

nome: Lucas Sadi
(lucas.sadi@ig.com.br) Domingo, 7 de Setembro de 2008, às 17:56:05


pato sempre estou lendo materias de moto pato admiro muito voces os doutores das classicas .
nome = joao maria moto clube do sol NATAL RN-
email = joaomariaaquino@hotmail.com


bom dia sou do rio de janeiro e apouco tempo adiquiri uma 400 fuor,mais tenho uma duvida eu queria saber exto qnto litros precisa colocar no motor da moto.eu coloco 3 litros e fica dificil de entra em ponto morto,isso se amoto estiver ligada.desligada fica normal.fiquei sabendo que vc e o melhor .....um grande abraço...ass paulo pagani
nome = paulo pagani
email = paganicomsapiencia@yahoo.com.br


Oh meu Deus ! Foi uma pena não ter conhecido o Dr Patinho antes ! Sempre nos recebeu muito bem ! Uma prosa super interessante ''Sabedoria Pura'' Honesto Sincero o que é mais importante e o que é rarissimo nestes tempos ! Estou na Australia há 23 anos e nunca vi nem um mecanico como o competente Patinho ! Faz com toda boa vontade, até amor mesmo, como se fosse a última relíquia/histórica indo para concurso de originalidade no Céu ! Uma verdadeira referência/legenda/mito e para nossa sorte bem vivo com a gente ! Obrigadão meu Deus !
nome = Marcos Linhares
email = mlinha@hotmail.com                                        04/08/2011


Fenômeno da natureza é como chamo a sua perspicácia na lida com as motocicletas; Também sou restaurador das bicheiras e, se não fosse o "AMADO PATINHO", teria talvez até desgostado do meio mecânico/motociclistico, com tantos malucos e arrancadores de couro como Saintclair, Miguelinho (que Deus o tenha), Marcão Doido (foi dessa pra melhor) Maron (sem comentários) e outros birutas ; Adjetivos me faltam para honrar essa nobre alma; Patinho, todos nós gostamos muito de você, que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos junto de todos nós, não pelo seu conhecimento sobre motores, mas sim pela pessoa humilde e honesta que você é. Em breve vou até aí, tomara que o Cornélio esteja por aí também, figuraça... Até breve!
nome = Vladimir Diniz
email = vladbrasil@yahoo.com.br                            21/09/2011


Tive o previlegio de conhecer o PATO e hoje somos GRANDES amigos se não fosse ele teria vendido minha 750FOUR ano 1974 do jeito que comprei pois além de ninguém mais querer mexer os poucos que encontrei pediram dez mil só pra começar isso em 2001 da pra imaginar? hoje tenho uma cb750 bold'or semana passada ele equalizou os carburadores dela pra mim. Grande abraço a meu grande amigo PATO.
nome = MARCO AURELIO
email = marcoboldor900@ig.com.br                    17/10/2011


Super Pato o Mestre das Clássicas ! Pois só sendo Super Herói pra solucionar os problemas quase Impossíveis que só ele sabe com muita calma solucionar nas Clássicas. Pato e seu fiel escudeiro,o "Cornelinho" Figura que tem que ser lembrada também ! Um grande Abraço aos dois...Que Deus os proteja...São meus sinceros votos ao meus dois Amigos !
nome = Marlucio
email = mrzvnicoli@hotmail.com                        28/10/2011


Show de bola PATINHO é um dos pouquissimos conhecedores de motocicletas antigas em BH e digo mais ninguém se compara em termos de conhecimento igual em BH não existe PARABÉNS á todos vc's PATINHO mereçe um espaço tão respeitado pois além dele ser um mestre nesta area não explora ninguém pelo contrario volta e meia tem alguém lá para atrapalahar o serviço dele e pedindo pra quebrar um galho......
nome = MARCO AURELIO
email = marcoboldor900@ig.com.br                           04/01/2012


Olá Patinho, fiquei feliz, em atraves do Ganso Mestre Ferraz, ter tido acesso a sua biografia. Se precisar de algo aqui de Cabo Frio, é só teclar. Grande abraço, Paulinho Steel, Vice presidente do Steel Goose Moto Group.
nome = Paulinho Steel
email = steelpaulinho@ig.com.br                                    16/01/2012


Muito bom saber que existe esse grande mestre,pois tenho uma Suzuki GT550 e gostaria de fazer uma geral nela,até breve Patinho.
nome = Carlos Laranjeira
email = carlos-laranjeira1@hotmail.com                                24/04/2012


Patinho tenho uma CBX 750 ano 87, o painel quebrou um pedaço na parte de cima, gostaria de reformar, vc faz este tipo de serviço.
nome = cleber
email = cleberjalves@yahoo.com.br                            27/03/2013


Bom dia pessoal ! Estou querendo comprar em BH (ou região) uma bela moto antiga para passear final de semana, alguma dica ? Obrigado ! Mathias
nome = mathias
email = meyer.mathias@gmail.com                        11/05/2013


Grande Patinho! Me deu muitas dicas e acabei largando a idéia de ter uma FOUR para possuir a SUZUKI GT 380, ano 1973 a qual guardo com muito cuidado. Abraços a todos!
nome = Rafael
email = rafspark@yahoo.com.br                            20/05/2013


esse senhor é bom mecanico !!
nome = hugo
email = ps2hugo@hotmail.com                         22/07/2013


Amante das clássicas 70 e belorizontino, nada melhor do que ter um profissional competente, criterioso, rígido aos padrões de originalidade, honesto, bom de prosa e sangue muito bom com o Pato. Visito este site não me lembro faz quanto tempo. Nada mais merecido do que encontrar esta reportagem sobre ele. Minha Suzuki RV90 1973 está sempre em boas mãos. Quase toda semana passo na oficina dele para atrapalhar um pouco. Parabéns pelo reconhecimento deste grande mecânico e cidadão.
nome = Fábio Diniz
email = fabioadiniz@gmail.com                            02/09/2013


velho PATO, faz uns 30 anos que não o vejo, porem ele é uma pessoa dificil de se esqueçer, quando nos meus 20 anos tinha uma franscis barney inglesa, que foi de meu pai, na epoca ele tava no auge com restauração das antigas BSA e NORTHONS,sua clientela era classe A, e gastavam mesmo sem dó, e eu aqui pobretão ( kkkk ) e nem por isto ele me deixava na mão, são coisinhas que não esqueçemos nunca, ele nem sei se lembra, mas continuo o adimirando como um otimo profissional e ser humano, abração velho pato !
nome = silvio pelico pilo sobrinho
email = casadovelocimetro.mg@hotmail.com                    25/10/2013


GRANDE AMIGO QUANDO GAROTO ANDAVA NAS FUOR É NAS GT380 DAVA POBLEMAS CORRIA ATRAZ DO PATINHO TINHA SOLUÇAO PRA TODAS SAUDADES AMIGAO DEUS TE ABENÇOE SEMPRE
nome = HUMBERTO PEDRO BARBOSA
email = pisckersom@hotmail.com                                    20/12/2014


Conheci o Patinho a umas semanas atrás aqui em BH, to restaurando uma F5 e me indicaram o Pato pra dar um passe na rosca do cabeçote que tava carbonizada...pronto, que figura amável, difícil é ir embora da oficina dele, batendo papo no meio das motos em companhia de uma dezena de gatos não se vê o tempo passar e acabo atrapalhando ele, lógico, já levei o câmbio pra ele resolver um pepino, enfim, fiquei cliente amigo, ele está bem, cuidando da saúde e continua do mesmo jeito, honesto, carismático e extremamente competente, merece esse espaço e o meu carinho.
nome = Vitorio Rafael Carvalho Albertino
email = vrcalbertino@yahoo.com.br                                04/11/2016