II MINI-WINTERNATIONALS ANUAL

Jacksonville - Flórida

1973


Essa matéria mostra porque os Estados Unidos é um grande celeiro de pilotos de motos em várias categorias !

Desde muito cedo, o motociclismo é incentivado e praticado por crianças de 5 anos acima, com todo apoio e segurança !

Vamos conhecer esse evento !


Os que pensam que corrida de mini motos é apenas um passo acima dos carrinhos motorizados de crianças, deveriam ter estado na pista de North Florida onde aconteceu o II Winternational Anual, em Jacksonvile, na Flórida, de 23 a 25 de novembro de 1973 !

O evento foi organizado por Pat Ray, da Associação Nacional de Mini-Motos.

Foram 3 dias de provas de arrepiar !

Os pilotos são crianças (de 5 anos para cima), se você considerar a idade cronológica importante, mas depois de uma sexta feira super dura, com duas horas de provas doidas de Scrambles, um sábado de um Short Track maluco, e um domingo de terriveis e maravilhosas provas de Motocross, todos concordam que esses garotos não perdem em nada para homens de aço !

A capacidade de pilotagem, velocidade, coragem e espírito esportivo demonstrados foram impressionantes !

Sob um leve vento, e um lindo céu azul da Flórida, pilotos de todos os cantos do país se reuniram para a cerimônia de abertura.

Cada piloto, sua moto e seu mecânico, desfilaram na pista de Short Trak para serem apresentados por Pat Ray para o excelente público presente !


Pilotos, motos e mecânicos prontos para o desfile de abertura !

Mais de 12 estados estavam representados, sendo que, só a Califórnia, contribuía com 30 pilotos, incluindo Brad Dutoit e Jeff Ward de Honda, e Lance Moorewood de Indian !

Depois da convocação e do hino nacional, as corridas começaram !

O vencedor será aquele que somar mais pontos em cada evento nos 3 dias. O felizardo, além de receber o troféu de campeão, ainda levará para casa uma novíssima Honda XR 75, cedida pela Honda-BMW de Jacksonville !

Sexta Feira: Scrambles , ou "Na ponta dos pés entre cascavéis !"

Depois de utilizar parte da pista de motocross, o percurso de 3 milhas adentrava uma linda área densamente arborizada, que incluía buracos com lama, "costelas" , raízes e tocos escondidos (que mandavam muitos pilotos voando por cima do guidão, quando o pneu traseiro travava) ... e ... incontáveis cascáveis !! Isso mesmo ! Cascavéis ! Pequenas, grandes ...

O circuito de North Florida fica localizado numa região que era conhecida com "Desfiladeiro das Cascavéis" ... não precisa dizer mais nada, não ?

A recomendação de Pat Ray era ... "se você cair, não fique se lamentando sentado no chão, e sim, preste muita tenção com as cobras que podem estar por ali !"

As categorias eram determinadas pela idade (7 a 11 e acima de 12) e pela cilindrada (até 60 cc, até 80 cc e até 100 cc).

A largada para as duas horas de prova por equipe, contava com 100 motos alinhadas !

Largaram primeiro as 100 cc, seguidas das 80 cc e por último as 60 cc.

Dale Ellis com sua Hodaka "voadora" sai na frente e disputando com Mike Brown, e Jeff Ward, entram na floresta, seguidos pelo batalhão !

Mas Ellis e seu parceiro Steve Dillon, que lideravam, tem problemas no motor e abandonam !


Wheeling entre cascavéis ! Que tal ?

Mike Brown e Lance Moorewood eram os líderes então ! Pilotando com garra, vão abrindo uma enorme vantagem sobre os demais !

Mas quando faltava uma milha , a moto então pilotada por Moorewood quebra. 

Ele vai empurrando a moto, através do areião, até o box, onde quase desfalecendo, entrega para Brown, que continua a empurrar até ultrapassar a linha de chegada !


Morewood em um dos tombos por cansaço !

São os vencedores na categoria 100 cc, em equipes !

Brad Dutoit vence na categoria 100 cc individual.

E Jeff Ward é o vencedor individual nas 80 cc !


Sábado: Short Track ou "sigam aquela garota !"

A pista de North Florida é de 1/4 de milha, e muito rápida !

O primeiro evento do dia, na categoria "Fraldinha" , os destaques foram Kurtie Hendricksen e Paul Denis, ambos da Califórnia !

Os dois deram um show de "gente grande" para delírio dos "pais corujas" e da grande torcida !


O show dos Fraldinhas, Kurtie Hendricksen (nº 73) e Paul Denis (nº 91)

O vencedor foi Kurtie, com Paul em segundo lugar !

Trazendo um certo "glamour" para a pista, estavam presentes duas rápidas meninas, Renee Payen e Tammy Kirk.

Rapazes normalmente gostam de meninas rápidas, mas não na pista de Short Track, e principalmente quando estão andando na frente deles !

E foi exatamente isso que Renne e Tammy  fizeram !

As meninas, por diferença de idade, correram em categorias diferentes, e sempre vencendo ou ficando em segundo lugar, até as finais !

Na final das 100 cc, de 7 a 11 anos, Tammy, com sua Steen, só perdeu a liderança na última curva para Sammy Langley, também de Steen, que venceu por apenas 5 cm !!


Tammy Kirk (nº 5) ainda na frente de Sammy Langley (nº 12)

Renee, competindo com rapazes mais velhos e mais rápidos, foi para casa com dois quarto lugares, um na 80 cc (12 anos para cima) e outro na 100 cc (12 anos para cima). Detalhe ... Renee correu as duas categorias sómente com uma Honda 80 preparada por Joe Hamilton.


Renee Payen. Deu trabalho para os marmanjos !

Na final da 100 cc (12 anos para cima), Kenny Blissett, de Indiana, venceu a prova. Mas não foi nada fácil !

Jeff Ward, na largada foi espremido para fora da pista, e teve que fazer uma prova de recuperação, através dos retardatários. Quando faltavam 2 voltas para o final, Jeff já estava colado em Kenny, quando na última curva derrapa demais, deixando a bandeirada para Kenny !


Sensacional foto da última curva ! Jeff Ward (nº 3X) e Kenny Blisset (nº 700R) !

No final do dia, J. Z. Pearce, tradicional "Starter" de Flat-Track, diria ... "eu estive em Daytona desde a primeira corrida que lá fizeram e essa prova de mini-motos foi uma das melhores que eu já vi !"


Domingo: Motocross !

Não era uma mini-pista para mini-motos ! A pista de motocross de North Florida está no primeiro patamar profissional, com tamanho gigante, areião pesado e outros obstáculos e saltos. Feita para as grandes motos, é horrenda para as mini !

Mas esses valentes pilotos encararam a pista e não foram menos velozes e audazes !

Depois da linha de largada, vem uma curva estreita e fechada para a direita, uma para a esquerda e em seguida a subida da maior montanha já feita pelo homem ! E depois, saltos, curvas apertadas e rápidas retas !

A categoria "Fraldinha" não pôde competir, pois suas pequenas Indians não conseguiriam vencer aquela enorme montanha e atravessar o terrível areião !

Russ Human de Tampa, Flórida, com uma Suzuki, na categoria 7 a 11 anos, era o nome a ser batido, mas ninguém conseguiu essa façanha !

Russ venceu na categoria 60 cc, e na 80 cc, correndo com se estivesse em casa, numa calma tarde de domingo !

Uma das mais bonitas e disputas provas, foi a da categoria 60 cc (12 anos para cima) ! Do começo ao fim, foi uma enorme batalha entre Mike Brown, da Califórnia, e Rhett Radford da Flórida !

Na primeira bateria, Brown pula na ponta, mas rapidamente Radford começa a partir para cima dele !


Mike Brown, acelerando para a vitória !

Foram brigando roda a roda, até que Radford, num salto mais rápido consegue passar Brown !

Quando os dois estavam colocando uma volta no 3º colocado, os três saltaram juntos, e o mais lento deles caiu, seguindo assim Radford e Brown alternando a ponta !

Estavam pescoço a pescoço, quando Radford escorregou numa curva, o suficiente para que Brown abrisse alguns metros e recebesse a quadriculada ! Isso foi uma corrida !

Na segunda bateria, Radford larga melhor do que Brown ! A prova toda foi mais uma grande luta , com Brown nunca a mais de meia moto atrás de Radford !


Radford na cola de Brown !

E assim Brown acabou perdendo terreno e Radford vence com 7 metros de diferença !

Era possível sentir no ar a excitação de todos os presentes, quando os dois se encaminham para a largada da terceira e definitiva bateria !

Jim Holley larga na frente, com Radford em segundo e Brown em terceiro !


Largada da 3ª bateria

Os três iniciam a subida da grande montanha, e Holley sobe mais rápido que os dois !

A disputa era enorme, e num dos saltos, os três voam juntos, com Radford no meio ! Quando eles aterrisam, Radford e Brown se enroscam e os dois caem num espantoso acidente !

Embora a ambulância tenha que entrar na pista para socorrê-los, a prova continua pois a pista não ficou bloqueada, e assim Holley recebe a bandeirada !

Brown consegue, meio tonto ainda, continuar na prova e fica ainda com o segundo lugar !

Radford foi examinado e mesmo um pouco abalado, mas sem machucados sérios, pôde ser liberado para a próxima prova.

Esses meninos são realmente surpreendentes e tem muita garra !

Na categoria 100 cc (12 anos acima) , encerrando as competições, a vitória ficou com Dale Ellis, de Deland, Flórida, pilotando uma Hodaka. 


E assim, quando a poeira baixou, depois desses três dias de competição, Jeff Ward (Honda), de Mission Viejo, Califórnia, foi o grande vencedor, somando 125 pontos ! Jeff era assim, Bi-Campeão, pois já havia vencido no ano anterior !


O Bi-Campeão Jeff Ward !

Em segundo lugar ficou Russ Human, de Tampa, Flórida com 120 pontos !

O prêmio de "Melhor Esportista", cedido pelo Golden Sands Motel, foi para simpática Tammy Kirk, que apresentou o melhor espírito esportivo da competição !

Tammy correu firme e rápido, apesar de de ter tido a perna severamente machucada no Scrambler de Sexta !

O prêmio de "Melhor Equipe" foi para o piloto Sammy Langley, de Princeton, por espírito esportivo, habilidade ao pilotar, colaboração da família e pelas classificações que obteve !

Apesar de haverem tido algumas falhas, no final das contas, o II Winternationals Anual, foi um grande sucesso, com 3 dias de grandes e excitantes competições !

Foram corridas que mostraram a verdadeira vocação do esporte, unindo famílias e admiradores, que foram testemunhas do nascimento de uma nova e competente geração de pilotos !

Essas crianças foram maravilhosas !!


 RESULTADOS FINAIS


HARE SCRAMBLES

Categoria Piloto Cidade Moto
60 cc de 7 a 11 anos Frank Medlin / Paul Ridgeway Tampa Yamaha
80 cc de 7 a 11 anos Stephen Zadach Savannah Yamaha
100 cc 7 a 11 anos Douglas Longwell / Tommy Jacobs Loxahatchee Suzuki
80 cc 12 anos acima Jeff Ward Mission Viejo Honda
100 cc 12 anso acima Brad Dutoit Mission Viejo Honda

 

SHORT TRACK

Categoria Piloto Cidade Moto
Fraldinha Kurtie Henricksen Woodland Indian
60 cc Stock Paul Dennis Garden Grove Yamaha
80 cc Stock Barry Parham Tupelo Honda
100 cc Stock Tommy Jacobs Malvern Bird
60 cc  de 7 a 11 anos Mike Hilley Tampa Yamaha
60 cc de 12 anos acima Jim Holley Northbridge Yamaha
80 cc de 7 a 11 anos Russ Human Tampa Suzuki
80 cc de 12 anos acima Herndon Boyete Goldsboro Honda
100 cc de 7 a 11 anos Sammy Langley Princeton Steen
100 cc de 12 anos acima Kenny Blissette Richland Steen

 

MOTOCROSS

Categoria Piloto Cidade Moto
60 cc Stock Beau Bonannon Tampa Suzuki
80 cc Stock Pat Caiazza Maitland Hodaka
100 cc Stock John Wood Jacksonville Honda
60 cc de 7 a 11 anos Russ Human Tampa Suzuki
80 cc de 7 a 11 anos Russ Human Tampa Suzuki
100 cc de 7 a 11 anos John Olten Venice Chaparral
60 cc de 12 anos acima Mike Brown Newhall Indian
80 cc de 12 anos acima Jeff Ward Mission Viejo Honda
100 cc de 12 anos acima Dale Ellis Deland Hodaka

Por Ricardo Pupo
Junho / 2003

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Maravilhoso. Parabens.
Tabajara  A. Jorge 
miraassumpcao@terra.com.br  (Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 18:09:28)


muito  boa  e emocionante, essa  garotada de sorte  lá  nos  Estados  Unidos, pais  maravilhoso  para quem gosta de motos e motos off road
Rodrigão
rodmotocross@hotmail.com  (Quinta Feira, 4 de Setembro de 2003, às 02:28:09)


MUITO BOA  ESSA MATERIA , EU AMO AS   MINI MOTOS, MEU SONHO É TER  UMA COLECAO IMENSA,  E JA TENHO UMA GT 80, QUASE  PERFEITA, E MAIS UMA FT1 50 E  UMA RV 90 FALTANDO MUITISSIMAS PECAS, MAS  DEUS  É PAI, E EU CHEGO LA, PARABENS GALERA DO SITE, VOCES  TAO DEMAIS
RODRIGO IRON
 rodmotocross@hotmail.com (Terça Feira, 25 de Maio de 2004, às 01:48:47)