Motos Clássicas 70

Passo-a-Passo

Gilera Giubileo 175
1966

por: Marcos V.Pasini 
mpasini@terra.com.br
  

Atualizado em 22/11/2003


Objetivo

FICHA TÉCNICA

Esse ano, resolvi que iria restaurar uma clássica de 1965 a 1971.
A princípio pensei numa japonesa. 
Ou uma Honda CB125K2 ou uma Yamaha 180 CS2E ou 200 CS3E.

De repente, vi anunciada no www.motosclassicas70.com.br uma Gilera Giubileo 175cc 1966 !!!

Essa moto é de fabricação argentina (a marca é italiana) tendo sido importada no Brasil entre 1966 e 1968, praticamente junto à chegada das primeiras Honda de pequena cilindrada.
Essa moto fez parte da cadeia evolutiva dos motociclistas que vinham das cinquentinhas japonesas ou italianas e estavam se preparando para as Ducati Mark-III.
Isso foi até a chegada, em 1968, das 125 bicilindricas japonesas, o que dividiu o seu mercado, visto que, tinham, essas últimas, cerca de 3hp a mais que o monocilíndrico OHV (comando no bloco e válvulas no cabeçote) de 175cc da Gilera.

Em 1968, meu pai tinha comprado uma, na "Gilca S/A", importadora que se situava à Rua Olavo Egídio, em Santana, na Capital Paulista.
Foi essa a primeira moto com a alavanca de cambio do lado direito que eu dirigi, apesar de que a Gilera Giubileo permite que se troque a alavanca de freio e do cambio, para o lado convencional, tal qual as japonesas.

Quando vi o anuncio no site, deu um "click": -Vou buscá-la!!!


02/02/02

Fui a Salto, no interior paulista, onde a moto se encontrava.

Quando vi a moto, cheguei a desistir de compra-la, e me dirigi à Itu, onde passaria a noite.
Mas veio a pergunta: 
"E o desafio? Se for muito fácil, não tem graça..."
Peguei o telefone e fechei o negocio na hora com o Victor, proprietário da Gilera e dono de uma oficina de motos local.
Daí, no dia seguinte, fui buscá-la.

Esse é apenas o começo...

Essa restauração vai ser "da bôa"!!!!


Semi desmontada para a viagem

Detalhes da lateral

Tanque, banco e "pacotes"de peças para montar a moto

Coube a moto inteira no porta-malas, sem deitar o banco!!!

08/02/02

Levei a moto para a W-Motos, em Santos que, mais uma vez, vai me ajudar em uma restauração difícil...

O Wagner, proprietário, e o Tico, o homem-chave das clássicas, quase não acreditaram que estava chegando uma Giubileo 175 para restauração...
O Tico disse já ter cuidado de muitas, uma delas, dele próprio.
Ficou simplesmente extasiado...


Tico, lembrando do tempo em que dava manutenção 
à sua Gilera.

Já desmontamos a moto e vamos começar o trabalho.


Logo que chegou à W-Motos

Posicionada para ser desmontada

Tico e Wagner começando os trabalhos

Motor na bancada

Consegui as caixas de ferramentas da moto na Silverstone, em São Paulo. Estão "0Km"- Impressionante!!!


Lateral direita

O pessoal do "Agrupaciòn Motos Antiguas de La Plata - Argentina", também está colaborando com material fotográfico e informativo técnico.


Gilera Giubileo 175 - 1967
Foto enviada pelos amigos da Argentina

17/02/02:

Já desmontamos todo o motor e detectamos que os problemas mais graves estão na campana da embreagem e na ponta do virabrequim. Estamos tentando restaurar essas peças.
Se não der, vou ter que garimpá-las.


Motor desmontado

"Display" do motor

O quadro e seus periféricos (cavalete, mesas, pedaleiras, etc..), já estão sendo pintados.

A suspensão dianteira deverá ser desempenada e alinhada, pois encontra-se com uma das bengalas travadas, devido a uma provável batida leve pela frente.

O velocímetro já está sendo restaurado.

Detectamos, hoje, que o tanque de combustível está corroído na parte inferior. Vamos tentar recuperá-lo.


Vista lateral esquerda, antes da remoção da tinta, que não está na cor original


Vista superior, onde nota-se a ferrugem no interior do tanque


Vista inferior


Após a retirada da tinta por um processo químico

Ainda estou procurando aros de roda que sejam de 17x2,5", conforme especificação, e que não fiquem exageradamente largos conforme o traseiro, original, da Honda XL250.
Os pneus poderão ser o Pirelli Mandrake 2.75x17", cuja medida é igual à especificada.


27/03/02

Encaminhei tanque, e demais peças que necessitavam funilaria, assim como as rodas, que estão, hoje, com aro 18",  para o Sylvestre, da Silverstone, que se dispôs a ajudar-me nessa empreitada.


Outras peças que necessitam de funilaria

Os aros de roda, segundo o Sylvestre, deverão ser o traseiro da antiga Honda CB125S monocilíndrica. É de 17", mais largo que o da Crypton, e menor que o da XL250.

O quadro já está pintado e sendo montado


Quadro após pintura

Estou com dificuldade para encontrar um jogo de anéis com o diâmetro Ø60.25mm.
Se não conseguir, deverei achar quem possa faze-los...

O virabrequim deverá ser restaurado.


03/04/02

Localizei, no fim-de-semana passado, varias peças do powertrain, dentre elas, cambio, trambulador e embreagem completa, em melhor estado que as minhas.


Limpando o produto do garimpo

Essas peças estavam montadas em um motor que, ha alguns anos, estava somente como enfeite no atelier de um restaurador.
Nem ele sabia, direito, o que estava montado nesse motor. Foi uma surpresa para ambos!!!

Consegui, também um pistão e um jogo de anéis, só que Ø60.50mm, uma retífica além do meu cilindro...Vai ficar como reposição!!!

E o garimpo continua...

Estou esperando, apenas, o virabrequim ficar pronto para poder começar a fechar o motor e colocá-lo no quadro.


14/04/02

Consegui os aros de 17", japoneses, porém, conforme especificação da Gilera Argentina, para o modelo Giubileo 175. 
Foram adquiridos por intermédio da Silverstone.
As rodas, também, tiveram seus cubos polidos e foram montadas, também, pelo Sylvestre.

O virabrequim ficou pronto e o motor começará a ser montado na W-Motos.

Ainda estou procurando os para-lamas e a lanterna traseira. 
Está 1/2 difícil...

Preciso, agora, recarregar os amortecedores traseiros e trocar suas válvulas.

Já localizei quem poderá fabricar os anéis Ø60,25mm.

O banco já está sendo reformado. 
A base está OK.

A bengala que estava travada, foi alinhada e a caixa de esferas inferior já foi retificada. 
A frente já está pronta para ser montada.

O velocímetro já foi restaurado. 
Preciso, agora, verificar a tomada de velocidade na roda traseira, se está funcionando.


velocímetro restaurado


28/04/02

O cambio já foi fechado e está funcionando.
Fizemos um "Mix" com as peças que vieram na moto e com as que garimpei ha pouco tempo.
Resultado: 
Todas as peças da transmissão estão em condições de uso. Nada mais a restaurar!!!
Aliás, o Tico, da W-Motos, notou, quando lavava as peças para a montagem, que o par de engrenagens que liga o trambulador ao eixo do pedal de cambio, tem uma marca de "ponto" em cada engrenagem do par!!!
Quando essa referencia não é obedecida, o sistema simplesmente não funciona!

Motor com a transmissão montada


Detalhe do magneto


Detalhe da embreagem e do comando de válvulas

A caixa de esferas foi retificada e a frente já está montada.
A suspensão está funcionando corretamente, agora.


Quadro com a frente montada

Consegui os pneus Pirelli Mandrake 2.75 x 17" na "Troka-Troka Motos", em Santos.
Os pneus tem que ser iguais na dianteira e na traseira (dois pneus traseiros).


Quadro e rodas

Os aros das rodas foram pintados, por dentro, para evitar corrosão, e estão prontos para ser montados


Rodas e pneus


01/05/02:

O motor já foi montado no quadro
A motocicleta começa a tomar forma!!!


Motor montado no quadro


01/06/02

Os anéis foram mandados fabricar sob encomenda, na sobre-medida 0.25mm.
Ficaram prontos e foram colocados no pistão, que já está fixo na biela e montado no cilindro e no bloco.


Detalhes da Gilera com o cilindro montado

Os pneus já foram montados nas rodas e estas no quadro. 

Os amortecedores traseiros foram colocados apenas para dar referencia à estrutura da moto, assim como os pára-lamas que não são os corretos e deverão ser substituídos quando forem localizados os originais.


01/07/02

O motor já funcionou!!!
O Tico não se conteve e fez uma ligação provisória para fazer o velho motor virar. 

Montou o cabeçote, acertou o ponto mecânico (não foi fácil), e o monocilíndrico "pegou"!!!
Não me contive, também, e passei na oficina, após o trabalho, para escutar a máquina funcionar.


Motor com o cabeçote montado

Enquanto os anéis não assentam, ele "fuma" um pouco (bastante). Vamos acompanhar para ver o que vai acontecer.
Notamos que esse cabeçote não possui retentores de válvulas !? Talvez seja isso...
Vamos nos informar melhor sobre isso.
De toda forma o sistema motor, cambio e embreagem, está funcionando sem mais problemas.


Detalhe do carburador Dell'Orto com o filtro de ar

O banco já ficou pronto.
O pessoal do Pedrinho deixou-o conforme o original.

Estamos aguardando, agora, que o tanque e outras peças da lataria que estão sendo detalhadamente restauradas, fiquem prontas, para podermos fazer a montagem preliminar, antes de proceder à pintura das mesmas.


05/07/02

Recebemos, hoje, a visita do Wilson Fruchtengarten, proprietário da, até então, única Gilera Giubileo 175cc, que se conhece, no Brasil, em condições de uso.
Aliás é dela a primeira foto, no começo dessa reportagem.
O Wilson deu a maior força, e vai nos ajudar, com informações e dicas de onde garimpar peças.


10/07/02

Consegui, nesse fim-de-semana, em meus garimpos, um pinhão novinho, pois é, novo mesmo, idêntico ao meu, que estava em uma semi-desmontada Gilera Sprint 185cc, perdida em uma oficina do interior.

Consegui, também, uma curva de escapamento original e intacta, com o miolo (que faz parte da própria bengala) sem ter sido serrado, como se fazia antigamente.
Vai precisar ser cromada, mas vai ficar ótima.


bengala original (notem o miolo na ponta)
e silencioso de Ducati

Comprei também um escapamento silencioso da Ducati 250cc (igual ao da minha), que vou mandar cromear e montar, até que eu ache o original, de alumínio.

Logo que as peças da lataria, que estão sendo restauradas, chegarem, vai dar para dar a volta inaugural !!!

Vamos aguardar...


27/07/02

Hoje ficou pronto o tanque, que tinha apresentado pontos de corrosão na parte inferior, quando retiramos sua tinta original.
Nosso amigo Daniel Vasconcelos fez um serviço de mestre, aliás, como todos que faz.
Foi tratada a superfície interna, com a remoção da parte oxidada e revestida com pintura especial para proteção.

O tanque ficou simplesmente perfeito!!!


Detalhes do tanque restaurado

Vamos poder, agora, ajustar os detalhes que estavam aguardando a colocação do tanque.


01/08/02

O problema do "motor" estar "fumando" foi resolvido!
O Tico resolveu instalar o escapamento que acabei de comprar.
Feito isso, ligou a moto (que pegou na primeira tentativa).
Notou que o motor não mais fumava...NADA!!!

Conclusão:
O escapamento que veio com a moto, que era um MIX de CB250 com "não-sei-o-que", devia estar impregnado, não, encharcado, não, repleto de óleo, o qual se vaporizava com a alta temperatura gerada pelo funcionamento do motor.

É mole? Ainda bem que o Tico não seguiu o que lhe recomendara...Retirar o cabeçote e desmontá-lo para procurar alguma penetração de óleo por meio de trinca...Êh, Tico...


12/08/02

Consegui, mais algumas peças, agora novas...Isso mesmo, NOVINHAS, "0Km"!!!
As principais, são:
> Para-lama traseiro
> Miolo e chave de contacto
> Suportes do para-lama
> Conduite dos cabos, na cor vermelha
> Engrenagem do velocímetro, tomada na roda traseira
E mais algumas com pouco uso.


peças diversas


para-lama traseiro

     
           
chave de contacto                engrenagem velocímetro

Faltam, ainda:
> Para-lama dianteiro
> Conjunto da lanterna trasera completo
> Silencioso de escapamento em aluminio

Se alguém, que nos lê, souber onde posso conseguir, por favor contacte-se comigo  >>>contacto


22/08/02

Estamos montando as peças, a medida que ficam prontas de modo a acertar a montagem antes do acabamento.


montagem preliminar


29/10/02


ajuste da tampa lateral original


22/12/02


Ajuste do conjunto óptico dianteiro

Montagem do velocímetro

Montagem das canecas e orelhas

28/03/03


Tanque após pintura

para-lama traseiro pintado

31/03/03


Desenho dos adesivos do tanque, por computador

curva do escapamento e aro do farol cromados

para-lama dianteiro, farol original e velocímetro,
recém garimpados na capital paulista!!!

14/04/03:


montagem após pintura


26/05/03:


tanque após o decalque colado


10/06/03:


o motor nos retoques finais

 


montagem final após pintura, cromação e zincagem

 

 
montagem do farol, velocímetro e chave de contacto (na caixa do farol)
o guidão não é o original - está montado apenas para facilitar as manobras

 


visual da parte superior
notem o miolo da chave de contacto 
à frente do velocímetro e as abraçadeiras de 
fixação do guidão

 


da esquerda p/ direita: Eu, Wagner e Tico da W-Motos


20/06/03:


ajustes finais

 


detalhe da transmissão final (corrente/coroa/pinhão)

 


confeccionando o chicote elétrico

 


detalhe do conjunto dianteiro

 


velocímetro e chave  de contacto (à frente)

 


vista superior com o tanque montado


27/08/03:

Após um ano e meio, consegui o escapamento original, de alumínio!!!
Um internauta de Curitiba, PR, o "Cidão", contactou-se comigo, perguntando se ainda desejava a peça.
Confirmei a pergunta e ele me enviou fotos.
O silencioso estava montado em uma BMW R27...
Gostei do estado em que se apresentava, na foto, e comprei.
Já recebi o escapamento e ele está até melhor do que pareceu na foto!
Agora, só falta o conjunto da lanterna traseira com o porta-placa,


detalhes do escapamento de alumínio


17/10/03:

Recebi, no último fim-de-semana, um presente do amigo Chevi (Volta Redonda, RJ). Um motor da Giubileo 175, do qual, já comprei vários componentes internos...
Vou montá-lo com as peças danificadas ou muito gastas, que retirei do motor original da minha moto.


presente do amigo Chevi


11/11/03:

Estamos preparando a Gilera Giubileo para o "2°Encontro de Motocicletas Clássicas em Santos", que acontecerá dia 29/11 (vide chamada na página principal).
Após quase dois anos, ela está quase pronta, faltando, apenas o conjunto da lanterna traseira, que foi improvisado para que ela possa ser lacrada e circule nas ruas, como qualquer outra motocicleta clássica regularizada.


detalhe da lanterna traseira improvisada pelo Tico

A parte elétrica, está praticamente concluida.
Como ela foi totalmente re-feita, pois não existia vestígios da antiga (somente um esquema elétrico), partimos por fazer uma mais simples, e com componentes de encaixe mais seguros.
Foi mantida a chave de contacto original, que foi comprada, novinha.


acertando detalhes na parte elétrica

Instalamos o escapamento de alumínio, acertando a luva de encaixe na curva original.
Instalamos, também pedais de garupa. Foram usados os da Yamaha DT180, que tem os parafusos de fixação com o diâmetro e comprimento necessários para as necessidades de montagem da Gilera.


escapamento de alumínio

Instalamos uma chave seletora de farol e buzina de Leonette, que cumpre as mesmas funções da chave original da Gilera.


chave de seletora farol e buzina

Achamos um guidon com o mesmo layout do original.
Notem a cor do conduíte dos cabos...Foi presente do amigo Dr.Wilson, também proprietário de uma Gilera igual a minha.


guidon semelhante ao original

Meu amigo Eládio, da Troka&Troka Motopeças, me cedeu uma bateria na cor preta, para ficar no mesmo clima da original.


mantendo o clima original


22/11/03:

Hoje, apesar de concordar que uma restauração sempre continua, e que vou continuar reportando todos os passos que ficaram pendentes, considero que os trabalhos principais em minha Gilera Giubileo 175cc 1966, estão concluídos.

Tive como objetivo prepará-la para o "II Encontro de Motocicletas Clássicas em Santos", e consegui!!!

Faltam alguns detalhes que, por algum (...) tempo vão continuar faltando mas, considerando que quase 90% da originalidade foi atingida, me dou por satisfeito.

Vou continuar garimpando ítens para aumentar o índice de originalidade da minha Gilera mas, por enquanto, sinto que já posso mostrá-la a público!

Missão (quase) cumprida!!!

Hoje, tive o prazer de conseguir dar a primeira pilotada na Gilera...
Após alguma dificuldade em acertar o excêntrico do platinado e colocar "no ponto", pude ter o prazer de dirigir minha própria Giubileo, após 35 anos do primeiro exemplar que meu pai teve, no qual pude começar a amadurecer minha pilotagem em motos com conceito italiano.

Estou, ainda, emocionado...


objetivo alcançado


escapamento jateado com micro-esferas e com os detalhes polidos

  
detalhes do filtro de ar e filtro de gasolina (modernização necessária)


Por ter sido, a Gilera Giubileo 175, sua motocicleta predileta, esta restauração eu dedico ao meu pai, Roberto Pasini, que me iniciou neste maravilhoso mundo das duas rodas!!!


agradecimentos especiais à:
Silverstone Motos (São Paulo,SP) -
silverstone.htm
W-Motos  (Santos,SP) -
w-motos.htm
MotosAntigas (Curitiba,PR) -  www.motosantigas.com.br
Agrupaciòn Motos Antiguas de la Plata (Argentina) -
darro@arnet.com.ar
Troka-Troka Motos (Santos,SP) - tel.: (0xx13) 3222-2424
Daniel Vasconcelos
(São Paulo, SP) - daniel.htm
Boneca & Toninho - Pintura de Motocicletas Originais
(Santos, SP) - boneca.htm