Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo
HONDA CB 400 N
1978por: Ricardo Pupo
Objetivo
11/08/2020
Depois da réplica da Honda CB 440 Projeto H, e da Honda Turuna 180 Comstar eu e o Jorge Luiz Perna nos propusemos mais um desafio !
Nossa réplica da Turuna 180 Comstar
Nossa réplica da CB 440 S Projeto HFazer uma CB 400 N 1978, a precurssora da nossa CB 400 nacional.
A nossa CB 400 foi apresentada aqui em meados de 1979, e lançada em dezembro do mesmo ano.
A 400 N foi produzida nas cores Prata, Vermelha e Azul ... escolhemos a versão Azul.
O Perna tinha disponível uma CB 400 meio detonada, mas com documentação em ordem, onde já constava a cor azul ... portanto, pra facilitar, como já
tivemos algumas dificuldades para atualizar e alterar as cores nos documentos, tanto da CB 440, como da Turuna 180, escolhemos essa cor !
A CB 400 N:
A Honda já tinha, desde 1977, a CB 400 T Hawk.
|
E logo no início de 1978, lança o modelo N, também chamada de Super Dream.
Era uma re-estilização, chamada pela Honda de "estilo europeu".
Estilo EuropeuE foi nela que a Honda Brasil se baseou para produzir a CB 400 brasileira.
Como as importações ainda eram proibidas, haviam regras para a montagem das motos pela fábricas no Brasil.
Não era permitido, por exemplo, trazer uma moto completa, e simplesmente montar aqui na fábrica de Manaus.
Era exigido um percentual de nacionalização, que ia aumentando gradativamente, até que com o passar dos anos, os itens da motocicleta fossem
100% fabricados no Brasil.Por isso, falam que as primeiras CB 400 nacionais, de final de 1979 e de 1980, era "japonêsas".
Portanto, olhado à primeira vista, a 400 N parece idêntica à nossa CB 400 ...
Mas existem algumas diferenças, e algumas delas eram as peças que foram desenvolvidas e fabricadas aqui, para atender à exigências da porcentagem
da nacionalização, e eram basicamente de "perfumaria" ...As diferenças são:
- paralama dianteiro
- freio a disco duplo (igual ao que seria futuramente das CB 400 II)
- mesas superior e inferior
- tanque de combustível - formato e capacidade. A 400 N tem 14 litros e a nossa CB 400 tem 17 litros
- velocímetro marcando em milhas
- tampas laterais
- rabeta, que incorpora as laterias
- lanterna traseira (tem um olho de gato na parte inferior)
- paralama traseiro (também tem um olho de gato)
- banco
Com essa diferenças, já começamos a captação de algumas peças:
Notem o formato mais esguio
Jogo de adesivos
Rabeta
Piscas Stanley
Pinças de freio
Paralama traseiro com olho de gato
Paralama dianteiro - notem como é arredondado
Velocímetro em milhas
Tampas laterais
Lanterna traseira - notem o olho de gato, que na nossa não existe
capa do banco original
par de espelhos (são iguais, porém Honda e não Metagal)
E aproveitei para comprar um reservatório do freio dianteiro, que é igual ao da nossa CB, mas é uma peça muito rara !!
Bem, agora novamente o trabalho será do nosso amigo Jorge Luiz Perna da North Coast Custom !!
Meu amigo Perna vai ter muuuuito trabalho pela frente !!