Motos Clássicas 70
 

Passo-a-Passo


HONDA CB 400 N 
1978

por: Ricardo Pupo


Objetivo

 

11/08/2020

Depois da réplica da Honda CB 440 Projeto H, e da Honda Turuna 180 Comstar eu e o Jorge Luiz Perna nos propusemos mais um desafio !


Nossa réplica da Turuna 180 Comstar


Nossa réplica da CB 440 S Projeto H

Fazer uma CB 400 N 1978, a precurssora da nossa CB 400 nacional.

A nossa CB 400 foi apresentada aqui em meados de 1979, e lançada em dezembro do mesmo ano.

A 400 N foi produzida nas cores Prata, Vermelha e Azul ... escolhemos a versão Azul.

O Perna tinha disponível uma CB 400 meio detonada, mas com documentação em ordem, onde já constava a cor azul ... portanto, pra facilitar, como já

tivemos algumas dificuldades para atualizar e alterar as cores nos documentos, tanto da CB 440, como da Turuna 180, escolhemos essa cor !


A CB 400 N:

A Honda já tinha, desde 1977, a CB 400 T Hawk.


Honda CB 400 T Hawk 1977

E logo no início de 1978, lança o modelo N, também chamada de Super Dream.

Era uma re-estilização, chamada pela Honda de "estilo europeu".


Estilo Europeu

E foi nela que a Honda Brasil se baseou para produzir a CB 400 brasileira.

Como as importações ainda eram proibidas, haviam regras para a montagem das motos pela fábricas no Brasil.

Não era permitido, por exemplo, trazer uma moto completa, e simplesmente montar aqui na fábrica de Manaus.

Era exigido um percentual de nacionalização, que ia aumentando gradativamente, até que com o passar dos anos, os itens da motocicleta fossem

100% fabricados no Brasil.

Por isso, falam que as primeiras CB 400 nacionais, de final de 1979 e de 1980, era "japonêsas".

Portanto, olhado à primeira vista, a 400 N parece idêntica à nossa CB 400 ...

Mas existem algumas diferenças, e algumas delas eram as peças que foram desenvolvidas e fabricadas aqui, para atender à exigências da porcentagem

da nacionalização, e eram basicamente de "perfumaria" ...

As diferenças são:

- paralama dianteiro

- freio a disco duplo (igual ao que seria futuramente das CB 400 II)

- mesas superior e inferior

- tanque de combustível - formato e capacidade. A 400 N tem 14 litros e a nossa CB 400 tem 17 litros

- velocímetro marcando em milhas

- tampas laterais

- rabeta, que incorpora as laterias

- lanterna traseira (tem um olho de gato na parte inferior)

- paralama traseiro (também tem um olho de gato)

- banco


Com essa diferenças, já começamos a captação de algumas peças:

 

 


Notem o formato mais esguio


Jogo de adesivos


Rabeta


Piscas Stanley


Pinças de freio


Paralama traseiro com olho de gato






Paralama dianteiro - notem como é arredondado




Velocímetro em milhas



Tampas laterais



Lanterna traseira - notem o olho de gato, que na nossa não existe

 


capa do banco original

 


par de espelhos (são iguais, porém Honda e não Metagal)



E aproveitei para comprar um reservatório do freio dianteiro, que é igual ao da nossa CB, mas é uma peça muito rara !!


Bem, agora novamente o trabalho será do nosso amigo Jorge Luiz Perna da North Coast Custom !!

 


Meu amigo Perna vai ter muuuuito trabalho pela frente !!