Motos Clássicas 70

Passo-a-Passo

BMW R20
 
1937

por: Reinaldo Sant'anna Missurini

 

A MOTO FOI ADQUIRIDA, A MAIS OU MENOS 30 ANOS, POR MEU PAI DE UM AMIGO SEU.

A MOTO ESTAVA SEM VÁRIAS PEÇAS COMO CUBO DE RODA TRASEIRA (FEITO CUBO E RAIAÇÃO NOVOS), COMANDOS DE EMBREAGEM (VARETAS E ESFERA DE ACIONAMENTO COM GARFO E SUPORTE EXTERNO) E TAMPA TRASEIRA DO CÂMBIO (FUNDIDA EM ALUMÍNIO).

LOGO NO INÍCIO MEU PAI (QUE TRABALHAVA COMO FERRAMENTEIRO) MEXEU E FOI RESTAURANDO BASTANTE COISAS DA MOTO PORÉM DEVIDO A FALTA DE TEMPO A MOTO ACABOU SENDO ''ABANDONADA'' POR VÁRIOS ANOS  PARADA.

COM O DECORRER DOS ANOS E DEPOIS DE VÁRIOS ANOS SEM MOTOS MEU PAI ACABOU ADQUIRINDO, NO FINAL DE 2002, UMA HONDA CB750 FOUR 1975.

COMEÇOU A MEXER NA HONDA E AO TÉRMINO VOLTOU A MEXER NA ''BMVZINHA'' A TANTOS ANOS PARADA, SENDO INCENTIVADO PELO ENCONTRO NO PÁTIO DO COLÉGIO DO MOTO&CIA, NO QUAL FOI ESCOLHIDA COMO MELHOR MOTO DO ENCONTRO UMA BMW 1928.


A moto logo que foi adquirida


Ainda no início da restauração


Plaquinha de identificação


Detalhe do tanque

ATUALMENTE A MOTO ENCONTRA-SE MAIS DESMONTADA, PORÉM O MOTOR E CÂMBIO JÁ ESTÃO QUASE FECHADOS E JÁ FORAM FEITAS VÁRIAS PEÇAS E SERVIÇOS.

COMO, ALONGAMENTO DOS PARALAMAS (AINDA NÃO TERMINADOS), CAVALETE CENTRAL, RETIFICA DO CILINDRO COM ANÉIS E PISTÃO NOVOS, ROLAMENTO E EIXOS NOVOS DO CÂMBIO, POLIMENTO DE MOTOR, CAMBIO E DIFERENCIAL, CARDÃ RETORNEADO E CROMADO, E ETC...


Tanque alongado


Diferencial pronto e já polido


Motor e câmbio já fechados e polidos, só esperando o cabeçote


Cabeçote ainda precisando de um "trato"


Retífica feita


As duas "meninas" !

BOM,  POR ENQUANTO É COMO ELA ESTÁ. MAIS PARA FRENTE MANDO MAIS FOTOS DA BMVZINHA.

ATÉ LOGO AMIGOS


24/08/2007

Como prometido estamos enviando as fotos de como a moto se encontra no momento. A restauração esta sendo difícil mas a BMW já esta com mais jeito de ‘’moto’’.

Em primeiro lugar foram feitos: cavalete central, que não existia, e coletor de escapamento(ainda em faze de elaboração). Foi providenciada também a pintura do quadro e de algumas peças menores como abas de farol, cavalete, guidão, rodas e etc.

Foram feitas também as retíficas e buchas novas das bengalas dianteiras.

Nas rodas foram trocados rolamentos, e as buchas do mancal foram totalmente refeitas em aço inox.

No conjunto dianteiro o guidão já montado com suportes em aço inox polido e abas do farol pintadas em seus lugares.

Por enquanto é como a Bmw se encontra. O próximo passo será o acabamento de pára-lamas e tanque de combustível, e o garimpo de algumas peças que a moto ainda não possui como conjunto ótico dianteiro(farol, cuba e voltímetro).

Informações ou ajuda a respeito de peças favor entrar em contato conosco através do e-mail: missurini07@hotmail.com ou pelo orkut http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16082823457852422096.

Qualquer ajuda será bem-vinda para a restauração da moto.