Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo


HONDA S65 (CS65)
"Scarlet Red"

1968

por: Marcos V.Pasini 
mpasini@terra.com.br
  

Atualizado em 20/03/2004


Objetivo

FICHA TÉCNICA

Minha primeira moto foi uma Leonette 1967, enquanto meu pai andava em sua Gilera.
Isso foi em 1968...
Desde essa época, eu já tinha um desejo de consumo platônico (digo platônico pois meu pai odiava motos japonesas...)
Uma Honda S65 vermelha, ou, conforme o fabricante, "scarlet red" !!!

Meus colegas motociclistas, que se encontravam em frente ao Estádio do Pacaembú, na capital paulista, em fins dos anos 60, tinham, em sua maioria, motos da Honda; 50, 65 ou 90cc.
Mas, a que me causava frio na barriga e tremores nas pernas, era a 65 vermelha...

Após 35 anos consegui realizar meu primeiro sonho (frustrado) de consumo:

minha Honda S65 "Scarlet Red"!!!

19/07/03

Por intermédio do meu amigo Wagner, da W-Motos, consegui chegar à esta Honda S65 (também identificada como CS65), em Santos.
A principal idéia era tirar algumas fotos para o site mas, de repente, senti que o proprietário poderia vendê-la.
Não tive dúvida:
Concordei com a proposta dele e comprei a moto.

O estado inicial, mostrou-se com bom potencial para a restauração.
Espero conseguir terminar (...) logo.


Conforme foi encontrada...
A pintura, é claro, não é a original

algumas peças na "cesta"

começando a juntar as partes...
Notem o pneu traseiro - Pirelli 2.75x17 (de Gilera - original)

26/07/03:

Consegui informações importantes com o Sylvestre, da "Silverstone" (clique aqui para conhecer) a respeito das peças originais, sobre as quais ele tem um controle impecável e um vasto estoque.


Sylvestre pesquisando seu estoque


catálogo de peças da Honda S65 (CS65)

Estava tentando restaurar as rodas da S65 e o Sylvestre me explicou, e comprovou, que elas (as rodas), são exatamente iguais às da Honda C100 Dream.
Comprei as duas rodas pagando bem menos do que se fosse pagar restaurando as antigas. Vou somente aproveitar os pneus.
Consegui lá, também, o plástico original (Stanley) da lanterna traseira...novinho!!!


27/08/03:

Consegui a informação que precisava a respeito da tinta a ser usada na C65.

A tinta, que é praticamente igual à original Honda 1968 "Scarlet Red", é a "Vermelho Royal", da linha VW ou tinta original Honda "Fight Red", que, também, tem o tom, extremamente parecido com a original.

Portanto, pode-se utilizar qualquer uma delas.

Eu estarei pintando a moto com a "Vermelho Royal".

Agradeço a todos que responderam aos e-mails que enviei solicitando dicas quanto à tinta original.

Consegui, na "RECAR", os logotipos do tanque, na cor vermelha, conforme o original.


logotipo do tanque


02/08/03:

Fui buscar, hoje, as peças já pintadas com o "Vermelho Royal"!!!
Ficou, praticamente, no mesmo tom da pintura original.


peças pintadas, prontas para serem montadas


10/08/03:

O banco ficou IDÊNTICO ao original!!! Meu amigo Mário, faz isso com muito conhecimento.


banco restaurado - perfeito!!!

Agora, começo a separar os detalhes de acabamento!


organizando alguns detalhes


14/08/03:

Essa moto, resolvi que vou montá-la pessoalmente (pelo menos a "parte limpa").
Como não devo trabalhar na garagem do prédio, onde moro, vou fazer o trabalho no apartamento...
No motor o Sylvestre e o Toninho vão me ajudar.

Montando a S65 no apartamento!!!


preparando a caixa de esferas


peças organizadas nas prateleiras


outras, em cima dos eletrodomésticos...


montando os componentes


detalhe da montagem do supte. da lanterna traseira


alinhando a frente


18/08/03:


frente já com as caixas de esfera montadas


detalhe da caixa de esferas superior


20/08/03:

Fui à Silverstone para comprar algumas peças e os amigos Sylvestre e Toninho, resolveram que iriam me ajudar na montagem e ajuste do cambio!
Ainda bem...
Esses motores precisam, além de peças novas, de muito conhecimento equipamento e carinho no trato...


Sylvestre, nas dependências da Silverstone
pilotando o torno - notem o virabrequim à esquerda


detalhe do virabrequim antes do retrabalho na rosca


ferramenta especial para corrigir roscas


acertando a rosca


serviço concluído - perfeito!!!


detalhe do bloco do motor com a superfície marcada
o que causa vazamento de óleo.


bloco do motor com a superfície trabalhada na lixadeira


lavando peças após lixamento


Toninho com o kick de partida, preparando para montagem


testando o trambulador na bancada improvisada
sobre o balcão !!!

(quem conhece, ...conhece!!!)


27/08/03:


produto de garimpo em Sampa (peças "0Km"!!!)


dando um trato na parte elétrica


02/09/03:


caixa de esferas ajustada


suspensão traseira sendo montada
falta pintar as capas dos amortecedores ("0Km")


rodas prontas para serem montadas


trocando as buchas da suspensão dianteira


detalhes da montagem da balança traseira


19/09/03:

O Toninho (Sylverstone) já fechou o motor.
A parte técnica está pronta!
Agora vamos tratar do visual...
Levei o motor para limpar e polir no Idney, em Santos, SP.


motor pronto para o "embelezamento"


20/09/03:


organizando o lay-out da S65


04/10/03:


detalhe da bancada improvisada


detalhes do motor após polimento


motor montado no chassis


momentos de relax


visual da "oficina"


22/10/03:


montagem da lanterna traseira


detalhes do escapamento

Os cromados foram feitos pela "BH Galvanoplastia".
Para conhecer a "BH"  >  CLIQUE AQUI


20/03/04:

Hoje a S65 deu seus primeiros "passos"...
Hoje ela deixou o apartamento onde foi montada e passa fazer parte da "Clássica Vitrine" da "Troka&Troka", onde o Eládio e seu braço direito na oficina, o Dorival, vão cuidar de alguns detalhes que ficaram pendentes.


ainda no apartamento


esperando o elevador


entrando no elevador


colocando na carreta, rumo à Troka&Troka


na "Troka&Troka", já fazendo parte da "Clássica Vitrine"