Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo
HONDA ST 70 (DAX) 
1973

Concluído !!!! 
(28 de janeiro de 2007)

por: Ricardo Pupo  e Luiz Felipe (Moto Dax)


Objetivo

Dez / 2004 - Jan / 2005

As coisas realmente acontecem na vida da gente !

Fui passar o final de ano na casa de um amigo de longa data, Raoul Cardinalli Jr, no litoral norte de São Paulo, na praia Barra do Una.

O Raoul é um cara que desde muito novo (leia-se anos 70 !) já tinha motos, e até já disputou algumas provas na antiga Fórmula Yamaha entre 1979 e 1981, creio eu.

Ele está morando na Barra do Una, e eu sabia que ele tinha comprado uma motinho para rodar por lá.

Chegando lá, descobri que era uma ST 70 modelo Dax, com paralama dianteiro alto.

A coitada estava super judiada, enferrujada e no tempo, tomando chuva e sol.


Depois de uns dias de muita praia, cerveja, bons papos sobre os velhos tempos, o Raoul comentou que "se alguém desse uns merréis pela motinho levava", pois ele também não a usava mais e estava com pena de seu abandono.

Eu já fiquei interessado, e depois de mais umas cervas, o inevitável aconteceu !

Comprei mais uma "tranqueira" para restaurar !

E meu filho, que está com 8 anos, acaba de ganhar sua 2ª moto !! (vejam o Passo-a-Passo da CB 50).


08/01/2005

Bem, à primeira vista, pode-se perceber claramente o que umas cervas podem causar ao cérebro de uma pessoa !

Numa primeira avaliação, observamos que falta:

escapamento, cobre corrente, painel / farol (conjugado), lanterna traseira, entre os itens básicos de "perfumaria".

A frente que está nela é de CG 125, mas meu amigo Raoul garante que tem a original, e irá me trazer em breve !

A moto não tem documentos, mas tem uma história (ou origem) interessante.

Nos anos 70, a Honda, para promover esse produto, cedeu alguns exemplares aos pilotos das equipes de concessionárias, com a finalidade de locomoção dentro dos autódromos.

Essa motinho, era do piloto Vail Paschoalin !


Muito apressado, como sempre, no início das restaurações, já comecei a garimpar e fuçar para encontrar peças, e tive grata surpresa, pois entre outras coisas, já consegui escapamento alto (original), cobre corrente, lanterna, piscas, etc.

Essa restauração será feita na Moto Dax, do amigo Luiz Felipe, de Curitiba ( conheça aqui a Moto Dax ), que é especializado em restaurações, e tem muita experiência justamente nesse modelo.

Ainda esse mês, o Luiz virá a São Paulo buscá-la !


09/02/2005

Semana passada, meu amigo Raoul, finalmente trouxe a frente e o guidão originais.

E dia 27 próximo, o Luiz Felipe, da Moto Dax, aproveitando o encontro mensal de São Paulo, virá buscá-la para levar a Curitiba e iniciar o processo de restauração.


07/03/2005

E assim foi feito. No dia 27 o Luiz Felipe e Alessandro Wollmann, vieram da longínqua Curitiba, buscar a ST 70.

Foram muito simpáticos e prestativos. Não os conhecia pessoalmente e a impressão foi a melhor possível !

Na Moto Dax:

A moto já foi parcialmente desmontada e o primeiro levantamento do trabalho a ser feito já começou.

Inicialmente as peças que serão pintadas e cromeadas serão todas jateadas e limpas.

 

Pela agilidade e organização do pessoal da Moto Dax, tenho certeza que ficarei muito satisfeito com o trabalho !


27/04/2005

As partes que serão pintadas (quadro, rodas, etc) já foram devidamente jateadas, e preparadas para a pintura.


07/06/2004

Depois de muito trabalho de recuperação das orelhas do farol que haviam sido extraídas pelo antigo proprietário, alguns amassados no quadro etc... preparação em geral, a moto foi para a pintura.
 
Na pintura:
 
Após muitas tentativas de chegarmos ao tom do azul original da moto, (vide foto do objetivo) chegou a hora de ver o resultado final, a pintura!
O experiente pintor da Moto Dax, o Cláudio, executou esse serviço com muita qualidade e perfeição como pode se ver nas fotos a seguir:
Os para-lamas dianteiro e traseiros já foram cromados, um contraste lindo entre cromo, cinza prata metálico, e azul (saphire candy blue).
 
Agora em nosso cavalete especialmente desenvolvido  para esse modelo, iniciaremos a montagem da moto.


28/09/2005

Seguem 03 fotos do início da montagem:

 

 


07/11/2005:


16/02/2006

Passadas as férias de verão, voltamos a executar com força total essa restauração. Como pode ser visto nas fotos, a moto já está com o motor no lugar ... este foi totalmente desmontado, tendo sido trocados os rolamentos de virabrequim, corrente de comando, todos os retentores, parafusos e afins. Devidamente ressucitado, o motorzinho logo vai roncar !

Na parte elétrica o chicote já restaurado e encapado encontra-se no lugar.

Os adesivos e etiquetas foram devidamente colados nos lugares apropriados.

Em breve, mais novidades !


30/03/2006

Consegui comprar no site Ebay (dia 02/03), o velocímetro original, Nippon Seiki, versão americana, que marca em MPH (milhas por hora). Vem junto a carcaça de farol, que já tenho. Ainda não chegou, e assim que chegar, enviarei aos amigos da Moto Dax.

O Luiz Felipe me avisou que a "garimpagem" das peças que faltam (poucas) está bem adiantada.


Foto do Ebay


05/04/2006

Finalmente chegou, e irei enviá-lo ao Luiz Felipe hoje ainda. Ao vivo o velocímetro parece até melhor do que pela foto do Ebay.


13/05/2006

Parte da roda traseira já está pronta, tanque de combustível, pescoço e tampa já instalados e o velocímetro devidamente colocado na carcaça do farol.

         


26/05/2006

O Luiz Felipe me enviou hoje fotos recentes da ST 70.

Já foram instalados o suporte de placa, a lanterna traseira, e os 4 piscas, e a parte elétrica.


Está ficando linda !


20/10/2006  - Luiz Felipe da Moto Dax nos comunica:

Agora chegamos nos detalhes finais da restauração !

O motor já está funcionando, testamos a carburação e ficou tudo ok.  Foi instalado também o novo kit relação.

A lente de farol e globo enviada pelo proprietário Ricardo foram substituídas por outras mais novas. 

Em breve começa a etapa de testes e amaciamento para ser devolvida em São Paulo, de onde foi retirada em fevereiro de 2005.

Uma restauração difícil e complicada, mesmo a oficina  tendo bastante recurso nesse modelo.

O trabalho foi intenso e exigiu muita paciência para ambas as partes. Tenho  a certeza de que o resultado vai ser uma alegria.


21/12/2006 - Luiz Felipe da Moto Dax nos comunica:

Finalmente chegou o conjunto do escapamento completo, original Honda, que fora encomendado, para completar a motinho.
 
Agora é só o trabalho de instalar corretamente, acertar os últimos detalhes, e entregar a moto em São Paulo no Encontro Mensal do Pacaembú que ocorrerá no dia 28 de janeiro de 2007.


28/01/2007

Chegou o grande dia !

Pontualmente às 10 horas, quando já rolava o nosso Encontro Mensal de Motos Clássicas de São Paulo, chegou o amigo Luiz Felipe, diretamente de Curitiba !

Na caçamba da pick-up da Moto Dax, lá estava a preciosa motinho ! Reluzente, linda, muito mais bonita ao vivo, do que nas fotos que o Luiz me enviava por e-mail !

Depois dos cumprimentos, das fotos, e do chopp de comemoração, a descarregamos em casa !


30/01/2007

E esse é o resultado final ... meu filho Ricardo,e sua ST 70 totalmente restaurada !!

Por enquanto só fazendo pose, pois ainda vamos passar por um aprendizado, antes que ele se aventure por aí com ela !!


Ricardinho e a ST70 !

Valeu Luiz Felipe !!


Março / 2008

Finalmente, pilotando a ST 70 !!