Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo
HONDA 180 Comstar
1981por: Ricardo Pupo
Objetivo
Depois que nós fizemos a Honda CB 440 Projeto H, eu e o Jorge Luiz Perna ficamos procurando alguma outra moto nessa linha para fazermos uma réplica
fiel.Foi aí que apareceu um amigo me oferecendo uma Turuna 125, dele há mais de 30 anos, para restaurar...
Por coincidência, dias atrás, eu e o Perna estivemos olhando a Honda 180 Comstar ...
Pronto, ali estava o novo desafio !
A Honda 180 Comstar:
No início da década de 80, só tínhamos no mercado as 125 cc e a recém lançada CB 400.
Havia uma lacuna de média cilindrada. A Yamaha aproveitou e lançou a RX 180, uma moto de tendência Custom.
Observando uma fatia de mercado promissora, uma concessionária Honda, a Comstar, criou esse projeto ... uma Honda 180 cc, porém com apelo
esportivo.A Comstar, capitaneada pelo entusiasta Arnoldo Bessa, tinha uma equipe de competição que participava de provas de Endurance na França e Itália, o Bol
D'Or, bem como no motociclismo nacional.Assim, era natural que a moto fosse uma esportiva !
A base seria uma Turuna 125, que teve o visual bastante modificado.
Uma pintura na cor prata metálica, com uma faixa cinza grafite, uma preta e uma vermelha, que continuam pela tampa lateral dão o toque esportivo.
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No tanque a inscrição Honda em preto, e 180 vermelho, com destaque.
Nas laterais, maiores e mais envolventes, a marca Comstar, com seu forte DNA de competição motociclística.
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O guidão é mais alto, da CB 400, e o piloto fica numa posição mais confortável, para grandes deslocamentos.
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Na foto, o piloto Walter "Tucano" Barchi, da equipe de competição Comstar, testando a moto. |
Os espelhos, as manetes, e as tampas laterais do motor foram pintadas de preto.
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O banco é o mesmo, mas recebeu uma rabeta, semelhante a da CB 400, o que confere um visual de moto de maior porte. Um paralama traseiro novo
também foi colocado.
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O painel teve uma modificação. O velocímetro teve sua escala aumentada para 160 km/h, e recalibrado.
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A parte técnica:
Nas competições na França, Arnoldo Bessa descobriu um kit francês de 180 cc especial para motores de 125 cc, 4 Tempos.
O pistão original de 56,5 mm de diâmetro é substituído pelo importado, de 66,0 mm.
Dessa forma, a cilindrada passa de 124 cc para 176 cc, aumentando a potência e o rendimento do motor.
A potência passa de 14 HP para 17,5 HP, nas mesmas 10.000 rpm. A taxa de compressão é de 9,1:1
No carburador, o giclê passou de 105 para 110.
Para otimizar o rendimento, o pinhão passa de 15 para 16 dentes.
Assim, a velocidade final aferida, passou de 119,3 km/h na 125 cc, para 131,0 Km/h na 180 cc
Todos os demais itens, como freios, suspensões, câmbio, rodas, pneus, não tiveram alterações.
Toda exclusividade tem um preço ... a 180 custava Cr$ 220.000,00 contra os Cr$ 170.000,00 da Turuna 125 original.
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16/10/2017
A Turuna 125 já está em Ubatuba a cargo do amigo Jorge Luiz Perna !
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Bem, agora o trabalho fica por conta da North Coast Custom !
23/11/2017
Depois de uma análise mais minuciosa, foi constatado um desalinhamento do quadro.
O quadro foi levado para alinhamento na oficina especializada do Alex, em Taubaté (12-99111-0614)
A moto já foi toda desmontada e as peças separadas para pintura epóxi, e zincagem.
Um detalhe que encontramos e foi preocupante.
A pinça de freio estava oca ... ou seja, não tinha nenhum dos mecanismos internos, só a carcaça.
Esse freio, das ML e Turuna é especial. É a disco, porém com acionamento mecânico, a cabo, e não hidráulico.
É um sistema sensível e difícil de consertar quando apresenta defeito de funcionamento, causado geralmente por desgaste de peças, que tem roletes e partes plásticas.
Depois de muito garimpar, encontrei na Alemanha uma pinça completa, compatível, da Honda CB50 J de 1978 / 1979.
Já chegou, e está realmente completa !
28/11/2017
Começamos a captar peças para a montagem.
Os piscas são muito semelhantes ao da XL 250 R ... porém, não são eles exatamente.
Depois de pesquisar, concluímos que os piscas são da Honda CT 70 (da XL 80 também).
Compramos 2 pares. Agora vamos atrás dos suportes.
19/12/2017
Dando continuidade à captação de peças, compramos o paralama traseiro, que é o da CB 400. A rabeta também é, mas essa peça já temos (sobrou da restauração da CB 440).
Detalhe do paralama traseiro da Turuna 180 Comstar
02/08/2018
Todas as peças que serão pretas (brilhante ou fôsco), já estão devidamente pintadas.
Na parte do motor, já compramos o pistão e anéis na medida 66,5 mm e mandamos para a Corremotor (11-3331-3099), onde o cilindro foi retificado na medida correta.
é bem visível a diferença de tamanho dos pistões !
18/06/2019
Depois de longo tempo com o projeto parado, finalmente vamos prosseguir.
As peças do kit, já estão preparadas para a pintura.
Já com fundo
21/07/2019
O Prata já está pintado ... agora é filetar e fazer o grafismo !
25/10/209
Começando a filetagem ...Pintura semi pronta ...
09/12/2019
Adesivos prontos
28/02/2020
Kit pronto para instalação !
11/05/2020
Praticamente tudo montado ... finalizando os detalhes ...
Julho / 2020
E finalmente, depois de 3 anos de muita pesquisa, e muito trabalho, a Honda 180 Comstar ficou pronta !
Deixo aqui o meu agradecimento a todos os profissionais que colaboraram de alguma forma para que esse projeto tivesse sucesso !
E agradeço em especial ao amigo Jorge Luiz Perna, que mais uma vez fez um magnífico trabalho, criando uma réplica 100% fiel em todos os detalhes !!
Que venha o próximo desafio ... a Honda CB 400 N 1978 ! A precursora da nossa CB 400 nacional ! Aguardem !!