PHIL READ
Polêmico, ... autêntico ... fera nas pistas ... pilotar pra ele tinha só um estilo ... gás aberto !!
Assim era o "Guerreiro Inglês" !!
Philip Willian Read, nasceu em Luton, na Inglaterra aos primeiros raios de sol do ano novo de 1939 ! 1º de janeiro !
Para sua sorte, sua família era de tradição no motociclismo, inclusive a sua mãe que andava na sua Rudge 1922 para todo canto !
Foi assim que logo depois dos primeiros passos, sua mãe já lhe ensinava os segredos de andar de moto !
Com apenas 13 anos, Read já tinha sua 1ª motocicleta, uma Matchless 250 !
Seus ídolos na época eram os pilotos inglêses John Sutees e Geoff Duke !
Em 1957, aos 18 anos, disputa sua 1ª corrida, em Mallory Park, pilotando uma BSA Goldstar !
Em 1958, viria a primeira vitória, também em Mallory Park !
|
Mas a primeira grande vitória seria em 1960, na famosa e perigosa Ilha de Man, no Tourist Trophy, com uma Norton Manx, na categoria novatos !
Em 1961, Read já participa de algumas provas do Mundial, e novamente no TT da Ilha de Man, vence a prova das 350, com sua Norton ! Essa prova teve a presença de Mike Hailwood com uma AJS e do rodesiano Gary Hocking (que seria o campeão no final da temporada !).
Largada da prova de 125 na Ilha de Man - Phil Read (nº 22) de Bultaco aguarda sua vez de largar. O piloto que está largando (da esquerda) é Mike Hailwood de Honda.Com mais alguns bons resultados, Read fica em 4º lugar no campeonato !
Em 1962, consegue um patrocinador e disputa as categorias de 350 e 500 cc, ambas de Norton. Na 350 disputa apenas algumas provas sem grandes resultados, mas na 500, fica em 3º no campeonato !
É eleito o melhor piloto privado das 500 !
Read - Norton 350 -1962 ( O menino ao lado da moto é ... Barry Sheene !)Na temporada de 1963, Read é convidado a pilotar na equipe gerenciada pelo ex-campeão Geoff Duke, e vai disputar com uma Gilera de fábrica as categorias 350 e 500. Tem um discreto desempenho na 350 e na 500 fica em 4º lugar.
Largada das 500 - Assen - 1963. Read (nº 3) de Gilera, John Hartle (nº 2) de Gilera e Mike Hailwood (nº 1) de MV Agusta
Read - Gilera 500 - 1963 - GP da Holanda
Neste ano, a Yamaha havia entrado para o cenário mundial com sua RD 56 de 250 cc e com o piloto Fumio Itoh havia conseguido alguns bons resultados, mas viu em Read um piloto que poderia desenvolver melhor o potencial da máquina !
Read então disputa o último GP do ano no Japão, e chega em 3º lugar, com uma pilotagem impecável !
Isso lhe rende um contrato com a Yamaha para disputar a temporada de 1964 nas categorias 125 e 250 ! Nas 500 ele continua a disputar pela equipe de Geoff Duke !
Na 125 , pela falta de competitividade da Yamaha, Read fica apenas em 8º lugar !
Mas na 250, a história é outra ! A RD 56 250 de 2 tempos, era muito rápida e nas mãos de Read, com sua pilotagem agressiva, tinha um rendimento muito maior que Jim Redman e a potente Honda 4 cilindros 4 tempos !
Com a RD 56, Read ganha seu primeiro GP , em Clemont-Ferrand, na França !
A disputa foi na temporada inteira, o que até obrigou a Honda a antecipar a estréia da Honda 250 de 6 cilindros !
Jim Redman (nº 9) de Honda e Phil Read (nº 15) de YamahaE na decisão, no GP da Itália, em Monza, Read vence novamente, com Redman ficando em 3º, garantindo assim o 1º título mundial para a Yamaha, e para ele também ! Foram 5 vitórias no ano ! Foi também o início de uma nova era ... foi o 1º título vencido por uma moto de 2 tempos !
Nas 500, correndo com uma Matchless G50, fica em 3º , com 1 vitória !
Em 1965, Read se concentra na 250 e domina a temporada com 7 vitórias (5 consecutivas !) em 13 GPs ! Novo título mundial !
A Yamaha começa a desenvolver sua 350, e Read disputa alguns GPs !
Read de Yamaha 350 - 1965(Clique aqui e ouça o som de Agostini (MV Agusta) e Phill Read de Yamaha)
Em 1966, vem a reação da Honda que com sua 250 6 cilindros acertada, e nas mãos de Mike Hailwood, não dão chance à Yamaha e Read !
Hailwood e a Honda campeões e Read e Yamaha vice !!
Dupla infernal !! Mike "The Bike" e Honda 6 cilindros !Na 125, Read fica em 4º com 1 vitória e nas 350 em 8º, também com 1 vitória !
Em 1967, a nova Yamaha 125 de 4 cilindros está voando ! A equipe Yamaha faz seus dois pilotos campeão e vice ! Bill Ivy campeão e Phill Read vice ! São 8 vitórias de Ivy e 2 de Read, em 12 GPs !!
Bill Ivy - Yamaha 250 - GP da França - 1967Na 250, nova briga de Hailwood e Read, que só vai ser decidida no último GP, no Japão. Ambos tem o mesmo número de pontos, mas Hailwood tem uma vitória a mais ! Nenhum dos 2 termina a prova, o que dá o título a Hailwwod. Mais um vice para Read !
Em 1968, a Honda resolve se retirar das competições ! Assim, tanto na 125 como na 250 o domínio é total da Yamaha !
Read - Yamaha 125 4 cilindros - 1968 - "melhor moto que já pilotei" afirma Read !A Yamaha, sem adversários, decide internamente (aqule tempo já tinha isso !) que o título da 125 ficaria com Read e o da 250 com Ivy !
Bill Ivy (nº 1) liderando prova da 125 à frente de Phil Read - 1968 - Ambos de Yamaha 4 cilindrosMas Read, como combinado, decide antecipadamente o título das 125, vencendo todos os 6 primeiros GP, e desobedecendo as ordens superiores, vence os últimos 3 GPs da 250, empatando em pontos e vitórias com Ivy ! Na somatória dos tempos, como critério de desempate, Read vence por apenas 2 minutos, 5 segundos e 2 décimos !
Esse título e desobediência lhe custam caro !
Read recebe muitas críticas e passa a ser isolado pelos próprios pilotos !
Nos anos de 1969 e 1970, Read, ainda pela Yamaha, disputa apenas algumas etapas dos mundiais, sempre atrás de muito dinheiro. Consegue apenas 1 vitória nas 125 e uma nas 350 !
Em 1971, vem nova fase ! Read decide disputar o campeonato das 250 como piloto privado, com uma Yamaha !
Read - Yamaha 250 - 1971Após uma temporada super disputada, onde brigava com nomes como Jarno Saarinen, Rodney Gould e outros, Read se tornaria o primeiro piloto privado a ser campeão mundial !
Read havia realmente se tornado um piloto sem amigos. Suas atitudes fora das pistas eram consideradas antipáticas, como por exemplo, usar um Rolls Royce para se deslocar nos autódromos da europa !
Read em entrevista à TV - em frente ao seu Rolls RoyceRead, que também havia disputado em 1971 algumas provas de 350 (Yamaha) e de 500 (Ducati), começou a provocar o então super campeão Giacomo Agostini, apregoando que com máquinas iguais, poderia vencê-lo facilmente !
A coisa esquentou, quando no início da temporada de 1972, Agostini e sua MV Agusta, começaram a ser vencidos por Saarinen e sua Yamaha !
Read novamente dispara contra Agostini grantindo que ele não perderia de Saarinen de MV Agusta !
Sabendo de um possível interesse do Conde Agusta em contratá-lo, Read se inscreve no 1º GP da temporada de 500, em Clemot-Ferrand, com uma Yamaha 250 ! Resultado ... dá apenas poucas voltas, mas consegue andar na frente de Agostini ... e é contratado para andar nas MV 350 cc !!
É uma temporada muito disputada !!
|
Mas o super campeão Agostini, com 6 vitórias fica com o título, e Read com apenas 1 vitória fica em 5º no mundial !
Na 250, Read, de Yamaha, com 1 vitória, fica em 4º lugar !
Em 1973, Read consegue cumprir sua promessa ! Com uma disputa acirrada, no começo da temporada, com Saarinen (que viria morrer logo depois), Read, com 4 vitórias contra apenas 3 de Agostini, leva o título mundial das 500 !
Phill Read e Jarno Saarinen em bonita disputa - 1973
Read à frente de Agostini !Nas 350, fica em 3º ! E Agostini, mesmo levando o título, deixa a equipe por não conseguir conviver com o arrogante Phil Read !
Agostini vai para a Yamaha, contratado a peso de ouro !
Em 1974, Read repete a boa temporada, e fica com o título mundial das 500 novamente ! Seria o seu último título mundial ! As pesadas MV Agusta estavam sendo vencidas pelas rapidíssimas Yamahas 2 tempos !
Agostini de Yamaha à frente de Read de MV Agusta - 1974Em 1975 , apesar de andar forte, no limite, Read tem que se contentar em ser vice, atrás do campeão Agostini de Yamaha nas 500 cc ! Com a retirada da MV Agusta, seria o fim dos motores 4 tempos nos mundiais !
Read - MV Agusta - 1975Em 1976, Read, com o fim da equipe MV, decide continuar como piloto privado, e monta a equipe Life Capacetes, com uma Suzuki RG 500 e uma Yamaha 750 OW 31.
Barry Sheene (nº 7), campeão das 500 na temporada, andando na frente de Phil Read (nº 2) - Ambos de Suzuki RG 500, mas a de Sheene é oficial, "de fábrica" !Mas são péssimos os resultados, ficando em 10º nas 500, com apenas um 2º lugar, e em 19º na Fórmula 750 !
Em 1977, Read assina com a Honda-Inglaterra, para disputar o Bol D´or e a Fórmula 1 do TT da Ilha de Man !
No Bol D´or , seu resultado não foi satisfatório, terminando sua primeira prova de endurance num modesto 11º lugar !
Phil Read nas 24 Horas de Leams - Bol D´or - 1976Mas na Ilha de Man, foi um show, com Read conquistando sua última vitória da carreira !
Read a caminho de sua última vitória !!
1977
Honda 750 - lançada em homenagem ao título do TT Fórmula 1 na Ilha de Man de Phil ReadEm 1978 ainda tenta novamente, mas é derrotado por Mike Hailwood !
Phill Read (nº 1) de Honda 750 disputando o TT Formula One com Mike Hailwood (nº 12) de Ducati - 1978Era o fim de sua brilhante e controvertida carreira !
Pode ser que Read tivesse atitudes que não agradassem a todos, mas foi um dos primeiros pilotos a encarar a carreira de piloto com profissionalismo, valorizando a categoria !
Mas o que ficará para a história são seus títulos e suas vitórias ! Até o ano de 2001, Read era o único piloto a ter conquistado títulos nas categorias de 125, 250 e 500 cilindradas, fato que foi igualado por ninguém menos que o genial Valentino Rossi !
Ainda na ativa, Read participa de várias festas, como a que é realizada anualmente, a Centennial TT Assen, que homenageia os antigos campeões da motovelocidade !
Giacomo Agostini e Phil Read - Coupe de Legend - Monthléry - 2001 - Velhos rivais !!
Foto de H-M LeuretteCom 21 anos de carreira, 7 títulos mundiais, 52 vitórias em GPs, 8 vitórias no TT da Ilha de Man, pilotando as mais diversas motos , marcas e cilindradas, uma coisa sempre pôde ser vista ...
2002Phil Read e a "Union Jack" no alto do pódio !
Por Ricardo Pupo
Fotos: várias fotos são de autoria de Pierre Gabriele ( www.pierre-gabriele.com ) e outras de François Beau ( www.bike70.com ).
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Parabens pela materia. Gostaria se possivel uma materia com Joe Dunlop.
Euller Heringer
eullerheringer@ig.com.br (Quarta Feira, 2 de Outubro de 2002, às 01:28:58)
Read foi um dos melhores, senão o melhor dos melhores pilotos de todos os tempos.Com certeza,melhor que Agostini. Sou fã numero um de Phil Read. Parabéns pela matéria.
Tabajara A. Jorge
miraassumpcao@ig.com.br (Sábado, 5 de Outubro de 2002, às 12:00:29)
your picture of Assen TT centenial is from the 'Coupes Moto Legende at Montlhery !
H-M Leurette
pilotesdelegende@free.fr (Segunda Feira, 17 de Novembro de 2003, às 10:52:11)N.R. - Thanks for the information !
Some fantastico photographs and memories from my younger days as a race fan in England 1965-1971. Now I watch in Australia, at Phillip Island. I met Phil Read at Eastern Creek Raceway, Sydney, about two years ago, he was racing I think a Manx Norton against Barry Sheene, (Matchless G50), in a classic race meeting.
Thanks again for the memories.
David Amor
amord@bigpond.com.au (Quarta Feira, 14 de Julho de 2004, às 08:57:45)
Excelente, adoro matérias com a historias do motociclismo mundial
Juliano
julianoducati@bol.com.br (Domingo, 5 de Setembro de 2004, às 02:03:52)
Formidable Phill. souvenir de JEAN PIERRE du queen mary. A CHIMAY EN BELGIQUE
MILLON J.PIERRE
queen@freeworld.be (Terça Feira, 14 de Setembro de 2004, às 18:45:46)
A small mistake: the picture of Read and Ago doesn't come from Assen, but from monthléry, in france...
Clement
Sexta Feira, 7 de Janeiro de 2005, às 16:40:29N.R - Tahnks for your attention. Now is correct !
COMPLIMENTI SITO STUPENDO
KACIARO FROM ITALY
(kaciarok@yahoo.it) Quarta Feira, 8 de Junho de 2005, às 17:23:08
Several pictures: Ago Read Charade 74, Ago Read MV Motor bike Captions, Read Honda LeMans endurance "were taken" on my site. It would be correct to quote it (www.pierre-gabriele.com) and to ask the authorization to the author...
Pierre GABRIELE
(pierregabriele@mac.com) Segunda Feira, 17 de Outubro de 2005, às 15:22:20Dear Pierre: We had the François Beau authorization, and we believed that he also are your friend. Therefore we caught the pictures without your authorization. We apologized and in case you find necessary, we removed their pictures of the matter.
Fantástico ! Não tenho palavras.
Aderbal
(afelisbino@yahoo.com) Quarta Feira, 5 de Abril de 2006, às 00:14:12
excelente , bem organizado com as informaçoes basicas necessarias. se possivel acrescente outros pilotos do mesmo periodo. obrigado.
Julio cesar lemes
jullio@uol.com.br
É ótimo conhecer a história de pilotos geniais que marcaram o motociclismo mundial. Gostaria de ter vivido naquela época!!
nome = alexsander rocha
email = alexsander.rocha@yahoo.com.br