Motos Clássicas 70
Teste do MêsSUZUKI GT 550
"A GRAN TURISMO DE LUXO"
O pessoal da nossa turma , tinha, "naquela época" muita 7-galo, CB 350, algumas RD 350, e outras mais "antigas" mesmo para "aquela época" (Ducati , Mòndial, etc.) .
Um dia, todos reunidos , ouvimos ao longe uma moto, vindo em nossa direção ! Com um "ronco" de "DKW"(carro).
Seria uma Kawa "triple"?
Finalmente, foi chegando mais perto... começou a ficar cada vez mais linda, com muitos cromados ...
Éra uma "Suzy" ! Uma GT 550 !!Logo rodeamos o orgulhoso propietário, um amigo nosso, que tinha acabado de comprá-la na SUZIAKO (concessionária Suzuki, na R. Rosa e Silva).
Era de tirar o folego ! Com seus 3 cilindros... e a simetria dos 4 escapamentos...
... e o painel então !!! Realmente, e literalmente, babamos !!
... Êta invejinha saudável !!!A GT 550, faz parte de uma família muito feliz, com várias irmãs, desde a "caçula" GT 100 até a top de linha GT 750.
Suzuki GT 100
Suzuki GT 550 (foto do arquivo mc70)
Suzuki GT 750 (foto do arquivo mc70)
O GT de seu nome, indica sua vocação, ou seja é uma Gran Turismo, uma moto que adora estradas e grandes distâncias.
É de porte imponente, com altura para "gente grande" e peso para "fortinhos".Logo tornou-se uma das mais cobiçadas e velozes médio porte, também dando muito trabalho para as "coitadas" das Honda 7-galo !!
O seu conjunto de quadro e suspensões são bem dimensionados, dentro da tecnologia da época, oferecendo até 5 regulagens nos amortecedores traseiros.
Na parte elétrica uma falha imperdoável !
A luz de freio só acende quando acionado o freio traseiro !
Não há interruptor na manete do freio dianteiro !Seu motor é um tricilindrico em linha, de 543 cc, 2 tempos, com potência máxima de 53 HP a 7.500 rpm, alimentados por 3 carburadores com venturi de 28mm, fornecendo um torque máximo de 5,9 Kgfm a 5.000 rpm.
Os freios a disco na dianteira e tambor na taseira, garantem boa frenagem.
O cambio de 5 marchas é superdimensionado, e tem um escalonamento perfeito.
É muito suave, com engates silenciosos !O sistema de lubrificação CCI Suzuki, é uma injeção direta de óleo lubrificante nos pontos de maior atrito, evitando assim o super-aquecimento.
O sistema de refrigeração é perfeito !
O "RAM AIR SYSTEM" que nada mais é que "sistema de ar forçado", direciona o ar através de aleta especial , localizada no cabeçote, forçando a passagem de ar fresco no motor, principalmente no cilindro "do meio" ( Êta, Kawa 500 Mach-III...).
Detalhe das 3 curvas e da aleta do RAM AIR SYSTEM
Sua maior rival ! A Kawasaki Mach III 500 !O painel é bonito e eficiente, tendo inclusive um útil e charmoso indicador digital de marchas.
Ótimos faróis, porém, sem luz de lanterna.Tem ótimo acabamento, com muitos cromados e detalhes como "olho de gato" nos piscas, tampa do tanque com chave, pintura e escapamentos maravilhosos .
Sua ancestral, no Brasil, era a bicilindrica T 500, porém sem o dote esportivo do tricilindrico de sua irmã mais nova.
Suzuki T500 (foto do arquivo mc70)
No mercado externo, existia a GT 500, também bicilindrica, que infelizmente não chegou no Brasil !
Suzuki GT 500 1976 Suzuki GT 500 1977Os números: Aceleração : 0 a 100 km/h - 7,9 s
Velocidade máxima - 180 km/h
Consumo médio (cidade estrada) - 18 km/l
Comprimento - 2195 mm Peso - 200 kg
Capacidade do tanque - 15 l
Acionando o pedal de partida , o ronco é gostoso, convidando a acelerar !
A vibração do motor não chega até o piloto graças ao excelente balanceamento dos motores tricilindricos e aos coxins de borracha, que a absorvem por completo !
Sua aceleração é violenta, com boas respostas em todas as rotações, o que não é comum em motores 2 tempos sem controle de contra-pressão de escapamento (tipo YPVS da Yamaha).(Clique aqui para ouvir o ronco dos 3 cilindros !)
Sua posição de dirigir é muito confortável, podendo-se rodar muito tempo sem necessidade de parar, para descanso do piloto.
Supera fácil as curvas de baixa, mas dá uns frios na espinha com os balanços nas de alta velocidade !
A conclusão é que trata-se de uma moto que pode ser usada para desfilar sua beleza , ou alucinar as "grandes" com uma tocada esportiva !
Muito brilho e charme, fazem da GT 550 uma máquina linda para se ficar olhando muito... e só então, depois de "enjoar", ... pilotá-la !!
Por Ricardo Pupo
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Comentários:Comentários dos Internautas:
Também tenho uma GT, porém 380 e apesar de vê-la todo dia não me cansei. Está perfeita como a da matéria que ficou ótima. Parabéns!
Wanderson Medeiros
kmcontabilidade@ig.com.br (Domingo, 8 de Setembro de 2002, às 20:07:16)
Tenho uma 550 que está rodando porém aos poucos quero deixá-la zerada, mas é muito difícil achar algumas peças como por exemplo os canos originais. Vcs. teriam por acaso lojas que tenham peças novas ou usadas aqui ou nos EUA, pois sou piloto e tenho alguma facilidade de comprar peças no exterior. Obrigado , e em tempo, achei este o melhor site de motos até agora, parabéns a todos.
Roberto Pope
rmpope@uol.com.br (Terça Feira, 19 de Novembro de 2002, às 11:08:28)
derwolff@ig.com.br) Sábado, 7 de Dezembro de 2002, às 20:46:56
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A matéria está muito bem escrita e realmente fazer curvas de alta com esta moto tem que ter aquilo roxo!
Estou cuidando de uma GT50 1974 para meu irmão.
Esta moto ficou parada num sítio durante 5 anos, depois de lavar o tanque, trocar as velas e a bateria e uma limpeza caseira nos carburadores a bicha pegou no terceiro quick!
Realmente é uma máquina de época, com qualidade que acredito não existir nos tempos de hoje.
Infelizmente ela não está perfeita no visual, mas ainda está muito bonita e praticamente original.
Gostaria de saber se existe algum encontro de motos do antigas do tipo que acontecia no estacionamento do Pacaembu em SP.
Antes que me esqueça, se alguém tiver uma cópia, mesmo xerox, do Manual original e puder me ceder, eu ficaria muito agradecido.
Peter
derwolff@ig.com.br (Sábado, 7 de Dezembro de 2002, às 20:46:56)N.R. - Infelizmente ainda não temos substituto para o evento das 3ªs feiras no Pacaembú ! O manual vc pode conseguir com o Jacare´(veja nos banners)
Apesar de a CB 400 Four ter despertado em mim o espírito motociclístico, uma GT 380 foi a primeira moto que pilotei, quando ainda adolescente e meus pés quase não alcançavam o chão. Foi essa moto que despertou em mim uma grande simpatia pela Suzuki, tanto que hoje tenho uma GSXF 750. Pena não ter cash e nem espaço para compram uma beleza dessas e mantê-la sempre linda
Victor Barandier
victorbarandier@uol.com.br (Sexta Feira, 27 de Dezembro de 2002, às 19:20:08)
Vocês falaram de várias GT's da época mas se esqueceram da GT-185, bi-cilindrica que andava muito comparada com outras da mesma faixa de cilindrada, como a CB-200, por exemplo. Foi minha primeira moto e tornou-se inesquecível. Éra uma 76 azul metálica que comprei em 1982.Bons tempos que não voltam mais!!!
Pedro Luiz Caldeira
pecal@petrobras.com.br (Terça Feira, 11 de Fevereiro de 2003, às 22:16:33)N.R. A lindíssima GT 185 não foi esquecida, inclusive está na pauta para um Teste do Mês, em breve.
Sou suspeito ao elogiar a GT 550, pois sempre fui fanático pela Suzuki. Desde 1971, quando tive a minha primeira Susuki, sou fã incondicional dos modelos da marca. Realmente a GT 550 era lindíssima, só perdendo para a GT 750. Quanto a crítica de falta de estabilidade em curvas de alta, lembro que era um problema de quase todas as japonesas da época.Parabéns pela bela matéria e lindas fotos, ótimas para quem não teve o privilégio de vê-las ao vivo, zerinhas, nos saudosos 70. Jovens de hoje, podem babar à vontade. Elas merecem.
Camillo S. Carvalho Filho
camillocarvalho@yahoo.com.br (Sexta Feira, 21 de Março de 2003, às 03:39:02)
Opa :))
blz de pagina :))
Tambem tive uma suzy, a 380 a muuuitos anos e usava um 3 em 1 , fantastico o som ! Na epoca com problemas na manutenção, adquiri um manual/180 paginas, em ingles, (que ainda tenho) das 3 tricilindricas. Que saudade da minha GT :)
Evaldo
elcardozo@ig.com.br (Sábado, 12 de Abril de 2003, às 19:55:25)
A materia esta otima parabens, estou procurando propietarios de Suzuki 750GT 1974, para me orientar sobre o motor obrigado
marco dora
doramarco@ig.com.br (Domingo, 20 de Abril de 2003, às 13:16:28)
Apesar de não ser uma GT, não se pode esquecer da "Suzukinha" A-50 II com 50 cc, andava mais que as Yamahas e Hondas de mesma cilindrada, mas o que sempre admirei na linha Suzuki era o extremo conforto e o acabamento, muito esmerado p/ a época e com novidades que outras motos não possuiam, foi minha primeira moto, só me deu prazer...
Domingos Carvalho
domingosvideo@directnet.com.br (Quarta Feira, 21 de Maio de 2003, às 00:19:14)
Também tenho uma GT 550, está perfeita sua cor é amarela com as peças cromadas. Parabéns pela matéria.
Marlon Gt
WW.MM.GT.COM.BR (Quinta Feira, 28 de Agosto de 2003, às 18:51:37)
Já tive oportunidade de pilotar uma GT550 (uma única vez apenas) e não consigo esquecer; é de arrepiar em retomadas de velocidade, e cuidade senão empina mesmo.
Tenho uma CB500F/72 e não vejo a hora de comprar uma GT550, não morro sem ter uma. Essa mulecada de hoje não sabe o que é uma verdadeira puro sangue. UM ABRAÇO
Luiz Mariano
luizmarianosseba@itelefonica.com.br (Quarta Feira, 24 de Setembro de 2003, às 22:13:18)
Primeiro, gostaria de dizer que sou fã nº1 da SUZUKI. Tenho hoje uma GS500E 98 com 2000 km rodados.Parabens aos amigos que mantêm essa maravilhosa página com informações essenciais à nossa vida. Sempre fui fã desde pequeno das Suzuki, época em que rodavam várias "japonesas" pelas ruas e eu sonhava em apenas contemplá-las. Em minha região ainda se vê, de vez em quando, uma ou outra GT rodando, com seu famoso ronco de DKW e sua fumaça que mais parece perfume impregnando em nossas roupas... Espero que um dia cruzemos pelas rodovias, principalmente nas estradas de Morungaba até o sul de Minas prietários e não proprietários de Suzuki, apaixonados pelas duas rodas... Uma idéia: Se você tiver uma dessas vá até Serra Negra aos Domingos, pois não há lugar melhor para se ir e curtir as curvas das serras num clima excelente...
nome: Quina
( a_quinette@yahoo.com.br ) Sábado, 27 de Setembro de 2003, às 22:12:08
Tenho uma 380 que só falta os relogios do painel, está toda zerada,inclusive com os canos originais.Gostei muito do site e fico feliz de saber que ainda tem muita GT rodando por aí. Parabens!
nome: Claudio Viallet
( ccviallet@bol.com.br ) Domingo, 28 de Setembro de 2003, às 18:08:01
É com muita satisfação e emoção que vejo a reportagem sobre a suzuki gt 550 e outras da série gt, pois acredito que como eu, muitas pessoas tinham vontade de ter uma mas as condições financeiras não permitiam. Hoje tenho uma gt 550 em muito boas condições e me proporcionando muito prazer. Acho que não existe idade para "matar" uma saudade. A motocicleta é uma delícia de se pilotar e quando sentei na minha, me senti menino de novo, apesar de meus 44 anos, vivendo emoções maravilhosas da minha juventude. Nós que gostamos das motos antigas, devemos preservar o passado em toda sua fidelidade, pois só tive prazer em mexer com as motos da década de 70. Sonho que se tornou realidade. Parabéns pela matéria !
nome: Marco Antonio Romano
( marcoromano@link.com.br ) Segunda Feira, 20 de Outubro de 2003, às 12:59:48
Achei super legal a matéria, sou proprietário de uma GT 380 1976, todinha original. Ela é linda.
nome: Derli Adriano Ferreira
( derli_adriano@hotmail.com ) Sexta Feira, 31 de Outubro de 2003, às 07:50:51
MATERIA DA GT550 MUITO BOA ESTOU PRECISANDO DE PEÇAS DA GT550 PARALAMA TRASEIRO CABO DE VELOCIMETRO EMACAQUINHO DA PARTIDA ELETRICA TEM SUGESTÃO
nome: MARLON
( mlmazzoli@ig.com.br ) Segunda Feira, 1 de Dezembro de 2003, às 15:25:46
Parabens , tanbem tenho gt550 e outra para peças...
nome: Rafael
( rafaeljr@matrix.com.br ) Quinta Feira, 4 de Dezembro de 2003, às 16:11:11
Excelente a materia,parabens;tenho uma 550 vermelha 77 toda original,mas consegui estourar os pistoes;desmontei tudo,aproveitei fiz a parte de baixo tudo nova,agora so me falta os pistoes que originais sao muito caros,mas com a ajuda do classicas 70 vou resolver.
nome: roni tomba
( ronitomb@hotmail.com ) Domingo, 4 de Abril de 2004, às 21:03:23
Realmente é isto!!!
Pois como possuo uma, sei como é...
Valeu!!!nome: Jamur
( jamur@plugnet.psi.br ) Terça Feira, 20 de Abril de 2004, às 22:10:16
Achei ótima a matéria, muito boa abordagem e bem completa para uma moto antiga.
nome: Rômulo O. Vargas
( romulo@sole.com.br ) Quarta Feira, 21 de Abril de 2004, às 09:29:49
Essa Suzy tem um defeito: eu não tenho uma, buááááá! Mas sempre lindonas, dá muita vontade de ter uma. Excelente matéria.
email = tabajaraaparecidojorge@gmail.com
nome = Tabajara - São Carlos - SP 03/11/2015