Wilson Paschoalin
"O Homem da Chave 8"
Wilson Paschoalin
Natural de Jundiaí, 47 anos, Wilson Paschoalin, foi uma das mais importantes peças das imbatíveis equipes Fórmula-G, onde começou a trabalhar em 1974, e depois, Comstar.
Essas equipes marcaram época, no motociclismo de competição, principalmente, pela participação e pelos resultados obtidos em provas de Endurance, no Brasil e no exterior.
Equipe Fórmula-G durante as 24hs do Brasil em 76, Wilson é o 4° da esq. p/ dir., com o "Seu" Elói em destaqueA participação mais importante, segundo Wilson, foi a primeira participação da equipe Fórmula-G, em 1976, época em que se localizava na Pça.Panamericana, na capital paulista.
Wilson, 5° da esq. p/ dir, com colegas, na antiga Fórmula-G, na Pça.Panamericana, em SPImportante, porque a equipe participaria, pela primeira vez, em uma prova internacional de Endurance, o 40° Bol d'Or, que seria disputado em Le Mans, na França.
Mais importante, ainda, é que a equipe levaria nada mais do que uma Honda 550cc, para concorrer com motocicletas, de fábrica, ou não, mas com potentes motores de 1000cc, e com equipes e pilotos veteranos nessas competições !!!O motor 550cc, conta Wilson, foi amaciado aqui no Brasil, montado em uma Honda CB550 Four, com a qual Wilson precisou (que chato !) fazer algumas viagens para o amaciamento.
Wilson e a ex-esposa, em viagem para Rio, durante o amaciamento do motor da CB550Foi neste Bol d' Or , que veio o apelido "O Homem da Chave 8" !!!
Conta Wilson que, faltando poucos minutos para a largada, fazendo uma verificação final na moto, notou que a caixa da bateria estava solta, o que causaria um grande transtorno durante a prova !
Saiu correndo e foi buscar uma "chave 8", no box, para apertar a caixa que estava solta !!! Alívio de todos ... !!!A equipe, era composta por: Tucano e Paulé como pilotos, Arnoldo Bessa dirigindo, Milton Benite e Wilson Paschoalin na preparação e "Charutinho".
Conseguiram conquistar o 12° lugar, quando boa parte das RCB 1000cc com "anos de janela" não terminaram a prova!!
A própria Honda não acreditava que a CB550 ia chegar...
Diziam que a corrente era fraca, etc...
Quebrou, apenas, a cinta do cubo traseiro, que era uma peça original da versão de rua...
Equipe Fórmula-G durante o 40° Bol d'Or - Wilson é o 3° da esq. para dir.Ganharam, com isso, o premio de "Equipe mais Combativa da Legião Estrangeira", e a promessa da Honda Japão de uma RCB1000cc especial para o ano seguinte!!!
Wilson com a RCB1000 cedida pela Honda, no ano seguinteA equipe conseguiu tudo isso, somente pela dedicação, responsabilidade e amor, afirma Wilson categoricamente:
"Sempre, tudo que fiz, foi por amor e, até hoje, eu trabalho por amor.
Lógico que eu preciso de dinheiro mas, para mim, é secundário !!!"
Wilson Paschoalin, durante conversa com M. Pasini e R. PupoEm uma das participações, conta Wilson, dessa vez em Paul Ricard, a RCB1000 que êles usariam, iria, uma semana antes, participar de uma prova de 12hs. na Bélgica.
A moto, que era a versão do ano anterior, chegou para a êles, com as rodas trocadas e com as pinças de freio originais de rua.Essa pinça, diz Wilson, não era adequada para competições de Endurance, pois dificultava uma troca rápida, durante um pit-stop !!!
Conta Paschoalin:
"O Arnoldo conseguiu uma frente completa, moderna, e pinças com pino, mais adequadas para trocas rápidas. Mas, o suporte da bengala era diferente do da pinça...
Peguei, então, dois lingotes de alumínio, desenhei, tracei e, na falta de uma morsa, prendi as peças no portão do box, para poder cortar, furar e limar !!!
Ao nosso lado estava o trailler da Honda França e do outro o da Japauto...
Os engenheiros ficaram observando nosso trabalho, não acreditando no que estavam vendo !!!"E continua:
"Nessa mesma vez, antes da corrida, resolvemos, o Benite e eu, abrir o motor da RCB para um check-up.
Como não tínhamos bancada, varremos bem o chão, e espalhamos um plástico (aquele cheio de bolinhas de ar) e, a medida que desmontávamos o motor, colocávamos as peças organizadas por cima desse plástico.
E os japoneses só olhando..."Wilson Paschoalin também participou da equipe Comstar, que foi montada com o pessoal da antiga Formula-G, quando esta foi vendida ao grupo Pão de Açúcar - Jumbo.
Wilson, 2° da esq. p/ dir, na Equipe Comstar, no Bol d'Or de 1982Wilson, ficou envolvido em competições de 1974, até 1982, quando foi trabalhar na Comstar, em Sorocaba, cidade do interior paulista.
O começo de sua vida profissional, foi em uma firma de sapatos, aos 16 anos.
Após 6 meses, em meados de 1968, resolveu seguir sua grande vocação...
A mecânica !!
Saiu da firma de sapatos e conseguiu uma apresentação para o pessoal da Cobri, que fazia parte do grupo Marcas Famosas, responsável pela importação das motocicletas Honda, antes do final de 1970, quando a Honda Motor do Brasil se estabeleceu em São Paulo, na Rua Ministro Ferreira Alves, no bairro de Sumaré.
Wilson Paschoalin, com seus colegas na Cobri (3º da dir. p/ esq.)Ficou na Cobri até o seu fechamento, indo junto com um grupo de mecanicos igualmente bem treinados, trabalhar na Motos Famosas (bem sugestivo o nome...), que pertencia ao lendário Matsuo, também ex-Cobri.
Em 1972, foi trabalhar na Honda Motor do Brasil, onde passou a ministrar cursos de treinamento para mecânicos.
Wilson, ao centro, com os colegas na Honda Motor do BrasilEm 1974, junto com o Benite, foi para a Fórmula-G, onde começou a trabalhar com competições, e depois para Comstar, junto com toda a equipe.
Trabalhou, também, na Renome, atual Red Zone, preparando as Fórmula Honda CB400 do seu irmão, Vail e do Mario Tamburro.
Ficou lá, ainda envolvido em competições, até 1982, quando foi convidado por Benite a, novamente, trabalhar na Comstar, agora, na filial, em Sorocaba.
Lá, assumiu o cargo de Chefe de Oficina, deixando, de vez, de cuidar das competições.
Wilson, na Comstar, em SorocabaTrabalhou, ainda, na Moto Snob, em Americana, no interior paulista e, em 84, abriu sua própria oficina no Butantã, em São Paulo, a Promotos, onde ficou até 91.
De 91 a 94, ficou fora do ramo da mecânica.
Foi motorista e vendedor até junho de 94, quando foi trabalhar na Somoto, onde ficou até setembro desse mesmo ano.Voltou para o interior para trabalhar com um tio, onde ficou até dezembro de 94.
Em janeiro de 95, volta ao ramo para trabalhar, com motocicletas Suzuki na Nasa Imports e, em seguida, na Motonasa, que tinha a bandeira da Yamaha, onde arrendou a oficina.
Em 96, trabalhou, também, em manutenção de Kart Indoor junto com o filho, então com 15 anos.
Fez, também, carretos com uma Kombi e depois atuou como vendedor, onde se deu muito bem, voltando, ao ramo das motos em 98, indo para a Aloha Motos, onde ficou até dezembro.
Saiu, de novo!!! Foi trabalhar com madeiras e depois em uma oficina de automóveis, de onde saiu para ir, agora como funcionário, em sua ex-oficina, a Promotos, onde ficou até janeiro de 2001.Em fevereiro desse ano, entrou, para trabalhar, novamente com Suzuki, na Victória Motos, na Av.Morumbí, 8456, no Brooklin em S.Paulo, onde está até agora...
Tem um casal de filhos; um rapaz de 19 anos e uma moça de 22.
Jogou muito futebol, como centro-avante, em pequenos times amadores.
Wilson, em baixo, ao centro, em um dos times amadores que jogouAdepto do suco-de-laranja, e de uma boa conversa, com temperamento sereno, o que difere de seu Curriculum, um tanto "inquieto", Wilson defende o ponto de vista de que, o profissionalismo vem à frente dos interesses financeiros, como êle mesmo diz:
"Eu trato a moto do cliente, como se fosse minha paciente.
Se o cliente diz que a moto tem "isso ou aquilo", eu vou fazer meu diagnóstico, e saber se é tudo aquilo o que êle está falando ou se existem maiores complicações.
E, se o cliente diz para não fazer o que eu acho que tem de ser feito, fico irritado porque eu sei o que tem de ser feito!!!"
Wilson Paschoalin, durante conversa com Motos Clássicas 70E conclui:
"Quando você vai ao médico, você faz tudo o que êle manda, não faz???
Eu fico super-irritado, quando o dinheiro começa a querer mandar !!!
Uma pessoa, como eu, sofre com esse tipo de coisa...
Quer me ver irritado? É eu não poder fazer aquilo o que tem de ser feito"Esperamos que Wilson Paschoalin, se aquiete, e permaneça no ramo das motocicletas pois, precisamos de profissionais desse quilate.
Que a sua carreira, amor, dedicação e desprendimento, sirvam de exemplo aos que começam agora e aos que já se desiludiram...
Wilsão, "Chave 8 " ... continue com as motos... !!!
Infelizmente, tivemos notícia que no dia 24 de junho de 2010, Wilson Paschoalin nos deixou !! Que siga em paz !!
Está é nossa pequena homenagem a esse grande amigo !
M. Pasini e R. Pupo
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentários dos internautas:
Achei esta matéria um máximo, ainda mais falando do Wilson chave 8.
Danielle
danielle@galeazzi.com.br (Quarta Feira, 8 de Outubro de 2003, às 18:05:58)
Bom, o Sr: Wilson está trabalhando com a gente aqui na FAZENDA RAINHA DA SERRA. Aqui a gente planta algodão e soja atualmente, ano de 2004. Antes ele veio para CUIABÁ trabalhar numa concessionária SUZUKI, Moto Brasil, em 2002 até 2003. O Sr: WILSON manda um abraço a todos os seus amigos e espera lembranças de todos pois a saudade dele é muita mais o tempo não pode mais voltar ...
Gleyffson
(gleyffson2@hotmail.com) Sexta Feira, 19 de Novembro de 2004, às 11:37:42N.R. - Mande nosso abraço ao Wilson "Chave 8" !
Hoje se encontra em Jaú na Center Motos consesionaria Suzuki; contato ligue (14) 36216060
Zebita
(brancagliao@bol.com.br) Terça Feira, 8 de Novembro de 2005, às 12:53:04
Achei legal a materia. Porque sr Wilson não abre uma escola de mecanica de moto aos sabados ?
Brito
(britojb@hotmail.com) Sábado, 26 de Novembro de 2005, às 19:15:43
porra meu eu sempre quis ser mecanico de motos também, achei fabulosa a matéria e gostaria de parabenizar essa homenagem feita a esse homem tão grandioso...Wilsão parabéns.
Bruno
(brunofornaziero@yahoo.com.br) Terça Feira, 6 de Dezembro de 2005, às 16:58:00
Realmente o "chave 8" é um excelente profissional, tive o privilegio de conhece-lo pessoalmente na "Machine Suzuki" em Jundiaí. A Chave é 8 mas o rapaz é 10. Parabéns Wilson,pelo pouco que te conheço,observei que seu lema é "ética" acima de tudo.
José Rubens
(jrmpinduca@terra.com.br) Quarta Feira, 3 de Maio de 2006, às 12:56:44
Sou José Gaspar. Resido atualmente em Campinas-S.P. E foi na Renome Veiculos que tive a grande HONRA de Trabalhar com o Wilson Pascoalim. Apredi muito com ele e ao acessar este site muitas lembranças vieram em minha mente e concordo em número, genero e grau que PRECISAMOS, cada vês mais de Mecânicos deste quilate. Motociclistas, ensinando a arte de serem Mecânicos!!!!. Se este recado chegar ao conhecimento dele eu prometo fazer-lhe uma visita, mesmo porque hoje eu tenho uma Suzuki Intruder 250 97. Parabens Wilson por voce ter feito parte de meu aprendizado como Mecânico de Motos!!!!
José Gaspar
(gaspar650@hotmail.com) Sexta Feira, 7 de Julho de 2006, às 17:50:18
Adorei estas lembranças do Wilson quando nós trabalhamos juntos na Cobri. Um grande abraço de seu amigo Nelsinho. Fico muito feliz de recordar a nossa amizade. Com certeza varios amigos nossos daquele tempo gostariam de ver esta foto da Cobri. Valeu meu amigo ... estou trabalhando na STR Motos de Campo Limpo em São Paulo. O João está na STR Motos de Osasco do mesmo grupo. Vou avisar ele deste site sensasional em abraço
Nelson de Morais
(neldmor@hotmail.com) Terça Feira, 3 de Outubro de 2006, às 20:08:26
Gostaria de agradecer os e-mails enviados, é muito gratificante o reconhecimento do meu trabalho.um abraço
Wilson Paschoalin
(wilzonpaschoalin@hotmail.com) Sexta Feira, 17 de Novembro de 2006, às 18:59:17
Olá amigos! Eu posso confirmar boa parte dessa história toda. Eu trabalhei com o Wilson na extinta Somoto Mercantil (Honda). Ele foi meu chefe de oficina. Puxa, cara exigente!!! também trabalhamos juntos na Naza Import (Suzuki), Moto Naza (Yamaha), Aloha Motos (Honda) e, também fizemos muitos carretos e vendemos muita madeira juntos.
Eu aprendi muito com o Wilson... aprendi que profissionalismo vem em 1º lugar acima de tudo. Quantas divergências tivemos com patrões por causa dessa filosofia de trabalho!!!
Até hoje, em tudo o que faço, seja com motos ou no abrigo infantil que trabalho agora, tenho sempre em mente as lições do Wilsão. Um verdadeiro amigo!
Renato Costa
(renattoabc@yahoo.com.br) Sábado, 9 de Dezembro de 2006, às 10:07:56
força wilsão, boa sorte eu tb fui como vc fiz varios cursos de motomecanica honda suzuki e até senai mas infelizmente estou em outro ramo mas as motos e a gasolina está no nosso sangue, faça sempre o que vc gosta isso é o que importa boa sorte ....
Diorgenes
(diovr2003@yahoo.com.br) Quinta Feira, 4 de Janeiro de 2007, às 21:00:39
Conheci o Wilson ontem,12/02/2007, na Nacar da Rua Pinheiros, aqui em São Paulo, onde fui levar minha moto fazer a revisão dos 1000 kms, e gostaria de dizer que senti muita confiança em deixar minha cabrita com ele, pois percebi que se tratava de um profissional competente, consciente e preocupado em atender aos clientes com muita atenção, presteza e dedicação. Fui muito bem servido e recomendo a quem tenha moto suzuki, que a leve lá e deixe aos seus cuidados.
Rafael Flim Bianco
(flim@uol.com.br) Quarta Feira, 14 de Fevereiro de 2007, às 20:41:26
Grande pessoa um profissional de 1ª com muita responsabilidade um grande abraço e desejo a você muitas felicidades
nome: ciro fco. marchi durigon
(cirodurigon@gmail.com) Domingo, 3 de Junho de 2007, às 11:35:28
Que surpresa! Trabalhei na Honda Motor entre março de 73 a outubro de 74, lá na Ministro Ferreira Alves, 65. Foi surpreendente quando, hoje 02 de agosto de 2007 vejo a foto do Wilson. Lembro-me muito bem dele, do Kenjy Yassuda, do Gombô, Tibinha que morreu em acidente e outros. Quando em passeio pela internet, no portal de busca inseri Honda Motor, qual não foi minha surpresa a deperar-me com a foto do Wilson. Wilson, eu sou o Mimiu. Ficava deveras admirado ao vê-lo pilotar as motos no galpão na Ministro Ferreira Alves. Trabalhei na Honda como auxiliar de escritório, mas gamava as motos e o local onde as mesmas eram montadas, na Pompéia. Quero deixar aqui o meu apreço a todos que lá trabalharam, especialmente ao Wilson. Um forte abraço do Mimiu (Flademir Ezaledo).
nome: Flademir Ezaledo
(ezaledo@uol.com.br) Quinta Feira, 2 de Agosto de 2007, às 20:29:43
Gostei, muitas felicidades Wilson.
nome: Francisco Guilhen
(paccoguillen@yahoo.com.br) Sexta Feira, 17 de Agosto de 2007, às 14:53:53
bons tempos vivi eles tambem sou mecanico ate hoje
nome: mario queiroz junior
(mariotaison@yahoo.com.br) Quinta Feira, 23 de Agosto de 2007, às 15:32:26
Gostei muito dessas fotos da época que meu pai era mecânico do tucano,e compartilhava com wilson chave8". um abraço para todos da época.JOSÉ PROCOPIO LOPES FILHO o filho de ZEZÂO
email = djudio@hotmail.com
nome = JOSÉ PROCOPIO LOPES FILHO
Graaaaande Wilson!
email = tabajara-tabinha@hotmail.com
nome = Tabajara A.Jorge
Olá Wilson, sou o Gleyffson Negrão lá da fazenda Rainha da Serra, hoje atualmente trabalho na Cervejaria Petrópolis em Rondonópolis MT, mas se vc não sabe o Sr. Pedro Ivo morreu e a fazenda Rainha da Serra já não funciona mais, um abraço meu irmão, fique com Deus
email = gleyffson2@hotmail.com
nome = Gleyffson
esse foi um homem maravilhoso, para vcs amigos que não sabem, o sr Wilson faleu no dia de hoje, 24 de junho, e nós da familia STR Motos de Osasco, onde ele trabalhava atualmente, sentimos muito. Que Deus abençoe vc Mestre
email = seguros@strmotos.com
nome = STR MotosNós, do Motos Clássicas 70 também sentimos muito... O Wilson Paschoalin era realmente uma pessoa maravilhosa...
Ricardo Pupo
Quero agradecer à todos vocês que deixaram um recado no site para o meu pai. Este grande homem que alguns de vocês tiveram a oportunidade de conhecer, não era só um grande homem, um grande pai, amigo e profissional. Homem este que tinha prazer, orgulho e amor em tudo o que fazia, principalmente quando se tratava de uma motocicleta.
Obrigada, Ana Célia Paschoalin Obrigada a todos!
28/06/2010
GRANDE WILSON !!! SEI QUE VOCÊ NÃO ESTA MAIS ENTRE NÓS PARA LER ESSA MENSAGEM POIS AGORA VC. ESTA NO CONFORTO DE DEUS DESCANCE EM PAZ MEU QUERIDO AMIGO
email = cirodurigon@gmail.com
nome = CIRO DURIGON
Olá pessoal! E com muita tristeza que venho dividir com voces esta grande perda... na ultima sexta feira o Wilson R. Paschoalin faleceu de ataque do coraçao... um grande e único amigo!
email = renato.costa@officerbmw.com.br
nome = Renato Costa
fiquei feliz pois sei que ele sera lembrado nao so por nossa familia mas por outras pessoas
email = andreadasilva-amorim@hotmail.com
nome = andrea
Ganhei minha primeira cinquentinha comprada por meu pai na Fórmula G da Pça Panamericana em 1976. Com 16 ou 17 anos e morando perto da loja, ia quase todos os dias "namorar" as motos da época. Não acreditei quando vi a foto da loja com alguns mecanicos e pessoas que eu conhecia na época. O vendedor foi o Cláudio. Me emocionei muito com essas lembranças de um tempo maravilhoso que infelizmente não volta nunca mais. Abraços. Mauricio Bessa
email = monmau@ig.com.br
nome = Mauricio Bessa 10/09/2011
O que Vail e Wilson tem em comum além do sobrenome?
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido JorgeCaro Tabajara: São irmãos.
Ricardo Pupo 16/12/2011
Bom dia! Bom, depois de alguns anos da morte do meu pai, esse herói que me ensino tudo na mecânica, me orgulho dele e sempre vou me orgulhar. Tive o privilégio de viver grandes histórias com meu pai, um homem de caráter, pai, amigo e um super profissional, quem viveu e pôde conhecer sabe o que estou querendo expressar, pra quem não conheceu, mas soube um pouco dessa história através dessa matéria, posso garantir que ele foi o melhor Pai do mundo pra mim. Quero agradecer depois de alguns anos a turma da Motoclassicas70 por essa homenagem a esse homem que não deixo de lembrar um dia sequer na minha vida... deixo o meu muito obrigado aqui, forte abraço a todos.
email = wilsonpaschoalin110@gmail.com
nome = Wilson Roberto Paschoalin jr 04/04/2016