A TZ 750 no Brasil

 

Nos anos 70, sempre houveram grandes disputas e rivalidades entre os pilotos brasileiros.

Haviam os duelo entre Tucano e Denísio, Marcelo Scaloppi e Tetsunori Inada, Plínio Lima e Antonio Bernardo Neto, e outros tantos, mas com certeza, um dos mais rivalizados era entre Adu Celso e Edmar Ferreira !


Um dos muitos pegas entre Tucano (nº5) e Denisio (nº16)

Em 1977, a Honda, querendo divulgar seus produtos no mercado brasileiro, contratou o experiente Adu Celso para pilotar uma supermoto que seria desenvolvida em conjunto com a Adu Celso Competições.

A moto, teria motor com a parte de baixo da Honda 550 e a parte de cima da Honda 750, num quadro Nico Baker em molibidênio, monochoque,  rodas de magnésio Smack, enfim tudo usando a experiência internacional de Adu Celso. 


Adu Celso e sua Honda

Após algumas vitórias, sem dar chance às TZ 350, Adu Celso sofreu uma grande pressão dos demais participantes, por acharem que a moto Honda não se enquadrava na categoria Especial e nem na Esporte.

Criou-se então uma nova categoria, a SS1.

Foi quando houve uma das mais badaladas corridas em Interlagos !

Edmar, havia trazido da Europa uma TZ 750 de 1975, e mesmo a contragosto de Adu Celso, a inscreveu na SS1.

Na bandeirada, Edmar esperou Adu largar, para ultrapassá-lo ainda na reta dos boxes ... e sumiu !


Edmar Ferreira e sua TZ 750

Ganhou como quis !!

Foi mais uma das grandes histórias do motociclismo brasileiro !!