Andando na TZ 350
Uma volta em Interlagos 
(7.964 m)


Autódromo de Interlagos (1973)

Quem assistiu corridas de moto em  Interlagos nos anos 70 , com certeza vai se lembrar do ruído característico das TZ’s  passando  “ flat”  na reta dos Boxes  em 6a  marcha , freando para a curva Um  e   reduzindo duas marchas !!

Que música !!  Aliás, não se pilotava uma TZ  ... executava-se uma partitura de várias voltas e o resultado dependia do seu ritmo....

Ou seja , realmente "tocava-se uma TZ" !  

E  daí começamos a nossa volta no circuito que separava os homens dos meninos....

Curva Dois  em  4ª marcha  à  210 km/h abrindo para o “Retão  , enfiando-se sucessivamente 5ª  e 6ª  marcha chegando à 260 km/h @ 11.000rpm  na freada da curva Três  (se estivesse ventando muito, era difícil manter a trajetória na reta )  !

Violenta freada com redução para 3ª marcha , contorna-se a curva Três entrando para o “ miolo”onde havia , bem na tangência da curva,  um “calombo” no asfalto !


Mário Hélio Sanctos ralando à frente de Adú Celso , na curva da Ferradura!!

Abre-se o acelerador, ... 4ª , 5ª e 6ª  até a freada para a  curva da Ferradura , ... reduz,  5ª ,4ª e 3ª  para contornar a mesma onde havia outro “ calombo” bem no meio da curva !

Após a Ferradura , 4ª , 5ª...  e 4ª novamente para a subida do Lago !

Então,  5ª e 6ª na reta Oposta e, chegava-se a famosa curva do Sol !

Redução para 4ª marcha ( com o sol na cara , pilotagem pelo “ radar” ) que tinha duas tangências , ou seja ,  voce entrava na curva acelerando e tinha a impressão de ter  errado  , mas já  saía na tomada certa para a segunda perna da curva e novamente  5ª e 6ª  até a  fortíssima  freada  para a  curva do Sargento que era feita em 2ª marcha !

Em seguida 3ª ,4ª e 5ª reduzindo-se  para 4ª para  a curva do  Laranja !


Mario Hélio Sanctos (TZ 350 A) à frente de Edmar Ferreira (TZ 750) , na curva 2, prestes a ser ultrapassado !!
Esta foi a única corrida da TZ 750 no Brasil, em 1977.

 ... 3ª e 2ª para o “ S” ( outra freada de arregalar os olhos )  e  o “ Pinheirinho” !

Contorna-se em   ,  joga uma  3ª,  com redução para 1ª marcha à 90 km/h no “ Bico de Pato” !

 2ª , 3ª  e  4ª para o “Mergulho”...  redução  para 3ª , curva da  Junção” (horrível ,com inclinação negativa ) e 4ª , 5ª na curva 4 até quase a  linha de chegada e ...  6ª em frente aos boxes  .

E tome nova volta ...  mão embaixo !!!

Curiosidades:

- A TZ 350 trabalhava numa faixa de apenas 3000 giros ! Sua melhor faixa de motor era entre os 8000 e 11000 rpm !

- Para se regular a mistura ar/combustível o piloto tinha que ficar de olho no marcador de temperatura que compunha o painel da TZ, juntamente com o contagiros. Se a temperatura subisse muito, a mistura estava muito pobre, e se diminuisse, a mistura estava rica ! Era um tal de trocar giclê ... !!!

- Para ajustar a relação coroa-pinhão nos variados autódromos , a moto tinha que chegar no final da reta mais longa do circuito a exatos 11000 rpm !!  Em interlagos a relação era 15 X 35.