ANTONIO BERNARDO NETO

"Um Vencedor"

 

Esse jovem, promessa do motociclismo brasileiro mostrou sempre muita técnica e uma pilotagem agressiva !

Sua curta carreira (de 1971 a 1979) teve momentos de muita emoção e vitórias !

Vamos conhecer um pouco dessa história !


Em 11 de outubro de 1954, nascia na cidade litorânea de Santos, São Paulo, o menino Antonio Bernardo Neto.

Seu pai, Orlando, cujo hobby era o malabarismo aéreo, já tinha uma moto BMW 750, também desde jovem.

Com ela, na garupa do pai, Bernardo deu sua primeiras voltas de moto !

Assim, aos 14 anos, Bernardo comprou escondido uma Honda 50, que deixava guardada na casa de amigos !

Mas um dia, foi pego andando pelas ruas, e como castigo, foi transferido para o colégio interno em Nova Friburgo no Rio de Janeiro.

Lá ficou por 3 anos, e ao regressar à Santos, ganhou de seu pai uma Honda 175.

Foi aí que Bernardo começava sua carreira de piloto !

Suas vitórias nos circuitos de rua em Santos lhe valeram o título de Campeão Santista em 1971 e 1972.

Em 1973, Bernardo consegue uma Bultaco 250 e disputa as 500 Milhas de Interlagos, obtendo uma boa colocação !

Porém, novamente seu pai interfere, e o proíbe de correr, pois a moto que lhe dera era apenas para andar e passear !

Como punição, desta vez, Bernardo vai para Goiânia, para trabalhar na empresa do pai, vendendo produtos agrícolas na região !

Depois de uns 4 meses, Bernardo volta a Santos e com o dinheiro que ganhara no trabalho, compra uma Honda CB 750 "zero quilometro" !

No início de 1974, Bernardo decide novamente tentar a carreira de piloto, e vai disputar, como estreante, uma prova da Taça Centauro, em Interlagos. Porém por problemas na preparação da moto e na logística toda, Bernardo perde os treinos de sábado, entrando direto na prova no domingo !

Mesmo assim, Bernardo larga bem e vai liderando a prova, porém mais um imprevisto acontece ! O seu macacão, que lhe fora emprestado pelo veterano piloto de Santos, Luis Bezzi, abriu o zíper, e nas retas, inflava como um balão, freando a moto ! Com isso, Bernardo tem que conformar com o terceiro lugar !

A próxima etapa seria no final de semana seguinte ... inconformado, Bernardo, além de mandar fazer um macacão novo, treinou de segunda a sexta, subindo e descendo a serra (pela via Anchieta !) todos os dias, de madrugada, com caminhões, óleo nas curvas, garoa, neblina e todos os perigos !!

No domingo, na hora da largada, chovia muito !

Bernardo larga na frente, e vai abrindo uma grande vantagem, que não iria peder até o fim, recebendo a bandeirada da vitória !!

Nas últimas voltas, Rubens Hirch e Eloy Gogliano faziam sinal para que Bernardo diminuísse o ritmo, temendo uma queda do "novato", que não deu atenção continuando "gás aberto" !!

Com essa performance, Bernardo recebe o convite para competir as 24 Horas de Interlagos, formando dupla com Delaury Carneiro, pela Moto Mavi.

A dupla tem uma boa participação ... na largada tipo "Le Mans", Bernardo lidera boa parte da prova, e acabam chegando num ótimo 7º lugar na geral.

Logo depois, Bernardo entra para a equipe Petybon / Chups, e disputa algumas provas com uma Suzuki 750. Porém essa parceria durou pouco, por motivos de ordem financeira da equipe.

Novamente, Manolo, da Fórmula G, contrata Bernardo para disputar o campeonato brasileiro.

Na inauguração do autódromo de Goiânia, a terceira etapa do brasileiro, Bernardo faria sua estréia no certame, com uma Honda 750.

E Bernardo vence a categoria Esporte (350 a 750), de ponta a ponta !

Um fato curioso, é que Bernardo também inaugurou o centro de atendimento médico do autódromo, pois durante a prova, ao tentar arrumar o pedal de câmbio com a mão, sua luva prende no pinhão e litralmente tira um pedaço do dedo e da unha !

Bernardo chega, e ao descer da moto, desmaia e é levado ao ambulatório !


Bernardo - vitória na estréia !

Neste ano Bernardo é o Vice-Campeão Paulista com a Suzuki 750 !

No ano seguinte, 1975, mais experiente, agora na Fórmula G, com melhor estrutura, Bernardo disputa as 200 Milhas, Taça Centauro, Campeonato Brasileiro e Paulista.


Campeonato Paulista - 3ª etapa - Interlagos - Vitória de Bernardo !

 


Taça Centauro 1975 - 4º lugar - Honda 750

Nas 200 Milhas, chegou em segundo, na categoria Esporte, tendo disputado a prova toda com o Jacaré, o vencedor, que viria a falecer dias depois. Na classificação geral Bernardo foi o 4º colocado.


Da dir. para esq. - Adu Celso, vencedor na geral, Jacaré, vencedor da categoria Esporte (3º na geral), Zé Casarini, 2º na geral e Antonio Bernardo Neto, 4º na geral e 2º na Esporte.

Nas 500 Milhas, em dupla com Vitor Sampaio, Bernardo não termina, por quebra na sua Honda 812 !

No Brasileiro, Bernardo teve 4 vitórias, com a quebra de recordes de Interlagos, Goiânia e Cascavel ! 


Bernardo (Nº 15) - Vitória em Tarumã - 1975


Cascavel - Mais uma bela vitória de Bernardo, aqui seguido por Zezo Ponticelli - 1975

Campeão na categoria 550 a 1300 Esporte e Vice-Campeão na 350 Especial (de TZ 350) !


Bernardo, vice na Especial - TZ 350

Em 1976, agora de TZ 350, patrocinado pela Orange Jeans, Convel e Yamaha, também disputa o Campeonato Brasileiro, Paulista, 24 Horas de Interlagos, e Taça Centauro.


Campeonato Paulista - 1976 - Bernardo com Tucano colado ! Honda 750

Nas 24 Horas, Bernardo, em dupla com José Ponticelli, com uma Honda 812, fica em 10º lugar.


Bernardo (Nº 7), de Honda 812, disputando a curva com Paulé, de Honda 550, nas 24 Horas de Interlagos  - 1976

Na Taça Centauro Bernardo é o Vice- Campeão, atrás do então quase imbatível Adú Celso !


Taça Centauro - TZ 350 - 1976

Em 1977, Bernardo disputa os campeonatos Brasileiro, Paulista e Taça Centauro, com uma TZ 350 e uma Honda 750.


TZ 350 - 1977

Não tem uma boa temporada, sendo muito irregular, com quebras e voltas mais rápidas se sucedendo ! Fica em 6º no Brasileiro na categoria Especial, e em 7º na 350 a 550, com uma Honda 500.

Mas como recompensa, vai para a Europa, onde fica como piloto reserva da dupla Tucano e Edmar Ferreira, que disputam o tradicional Bol D´Or no circuito de Bugatti na França. Os brasileiros ficam em 5º lugar !

Em 1978, mais um ano de disputas no Brasileiro e no Paulista. Foi um ano sem grandes competições no Brasil, que teve como foco a Copa do Mundo de Futebol.

Sua melhor prova foi no Campeonato Latino Americano de Motovelocidade, na etapa disputada no autódromo Ricardo Mejia, na Colômbia com uma TZ 350, onde ficou em 6º lugar, apesar da defasagem de equipamento dos brasileiros !

Em 1979, Bernardo disputa suas melhores provas.

Com uma Honda 990, num chassis Nico Baker, preparada na Holanda, Bernardo disputa, em dupla com Denísio Casarini, o 43º Bol D´Or na França. A dupla andou bem, chegando a ficar entre os 10 primeiros, mas foram obrigados a desistir pela manhã, com o câmbio quebrado !


Bernardo (nº 20) ultrapassando um piloto australiano no Bol d´Or - 1979

 


Bernardo e Casarini numa troca de pilotos

Disputa também uma prova no Latino Americano na Bolívia, mas com um equipamento muito inferior (as importações estavem fechadas no Brasil !), Bernardo fica apenas em 6º lugar.


Latino Americano - 1979 - TZ 350

No Brasil, Bernardo, que considera essa sua melhor prova, disputa palmo a palmo a liderança da Taça Centauro, disputada no anel externo de Interlagos, debaixo de muita chuva !

Na última volta, depois de uma luta intensa com Cláudio Girotto, Bernardo fica com o 2º lugar ! Mas o show de ultrapassagem de ambos marcou Bernardo até hoje !

- "fiz a minha ultrapassagem mais bonita ! Foi por fora, na curva 1, pé embaixo !" - lembra Bernardo emocionado !

E no final do ano, Bernardo, vai decidir entre casar e competir ! A motovelocidade no Brasil vai muito mal, passando por grande crise !

Por intermédio de seu amigo Adú Celso, Bernardo recebe uma carta convite do então diretor da Yamaha Competições da Europa, Minuro Tanaka, para participar do mundial pela Yamaha.

Seria uma decisão difícil ... ou entra seriamente no motociclismo, ou, se casa e vai cuidar dos negócios da família !

Bernardo decide ... vai entrar no rol dos homens sérios e deixar de competir !

Porém, em 1982, Bernardo, a convite da equipe Projeto H, volta para fazer umas provas na Fórmula 400. Seria mais um nome de "peso" para dar credibilidade à categoria, e ajudar a desenvolver as motos !


Fórmula 400 - 1982

Anos depois, já em 1987, depois de longa "aposentadoria", Bernardo que nunca deixou de gostar de motocicletas, recebe um convite de uma oficina de Santos para participar de uma prova de longa duração, as 12 Horas de Interlagos.

Bernardo topa e além disso ainda patrocina a equipe !

Bernardo monta uma estrutura profissional, com bastante antecedência ... mas como não poderia deixar de ser, a moto só ficou pronta na véspera da corrida !

Bernardo, "enferrujado", querendo ter feito alguns treinos, fica aborrecido com a sua equipe e resolve não participar mais!

Foi quando, na sexta ( a largada seria no sábado, meia noite), o parceiro de Caio Sérgio Alves, o Caíto, sofre uma queda e quebra o braço ! O preparador da moto, da equipe Moto Chaplin, o Luzia, era amigo de Bernardo, e o convida para ocupar o lugar !

Bernardo aceita ! No sábado, vindo de Santos, debaixo de chuva, e frio, Bernardo pensa - "que fria !!"

Mas na prova, aos poucos vai se encontrando novamente (quem conhece, conhece !), vai baixando o tempo, e mesmo com alguns tombos e quebras, a dupla vence na categoria B (400 a 750 cc), ficando em 4º na geral (113 voltas)!!


Com a moto "acabada", Bernardo vence as 12 Horas !
1987

No ano seguinte, ainda disputa duas provas de Off Shore, em dupla com seu pai, na categoria "Cigarrette" (36 pés), e ... vencem as duas !!

Bernardo foi um piloto muito técnico e sempre andou forte, dominando máquinas grandes e potentes !

Atualmente, Bernardo, um bem sucedido homem de negócios, se dedica a projetos na área agrícola, desenvolvendo sistemas de armazenagem e silos.

Foi uma agradável surpresa, quando o recebi em minha clínica para essa divertida e interessante entrevista !


Antonio Bernardo Neto e Ricardo Pupo - 2004

Mais uma vez tive a oportunidade de conhecer pessoalmente um dos ícones do nosso motociclismo, uma pessoa simpática e agradável !

Essa é uma pequena homenagem ao nosso grande piloto, ...

Antonio Bernardo Neto !

"Um Vencedor"

"Tenho as melhores recordações dos anos de motociclismo, onde conheci bons amigos, e lamento que hoje as competições não tenham o mesmo número de participantes daqueles tempos, uma imprensa que dê a cobertura que merece e a falta de interesse das fábricas em promover competições de mono marcas, o que certamente serviria para descobrir novos talentos com possibilidades de competir no exterior"
Antonio Bernardo Neto

Por Ricardo Pupo
Outubro / 2004

 

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Comentários:



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Comentário dos Internautas:


Excelente matéira ! Nossos grandes pilotos merecem essas justas homenagens. Parabéns ao site !
Eduardo
edusilva@webnet.com.br
  (Segunda Feira, 11 de outubro de 2004, ás 08:02:35)


O Antonio Bernardo Neto foi um exemplo de piloto que aliava técnica e arrojo com muito estilo, combinados a uma enorme versatilidade de dominar tanto máquinas grandes e pesadas de 04 cilindros, como as leves TZs. Foi um exponencial em nosso motociclismo desde suas primeiras corridas.Com certeza, se tivesse realizado uma carreira mais longa, com participações em campeonatos mundiais e apoio de fábrica, ele venceria muitas corridas e campeonatos para o Brasil. O meu pensamento é que tínhamos uma geração de excelentes e jovens pilotos brasileiros na época, que despontavam, como o Antonio Bernardo Neto, o Carlos Pavan (Jacaré), o Cláudio Girotto, entre muitos outros pilotos de valor em nosso país, e que por vontade de seus destinos não mudaram a história do motociclismo mundial.
Ricardo Vieira Guimarães
rvguimaraes@ig.com.br  (Segunda Feira, 11 de Outubro de 2004, às 20:40:30)


Bernardo deveria ter disputado o mundial, mas essa decisão é sempre dificil, parabens pela carreira, e tomara que nossa motovelocidae volte a esses dias gloriosos, parabens pela materia.
Milton Eller
miltoneller@ig.com.br  (Quarta Feira, 13 de Outubro de 2004, às 07:15:06)


Legal, o Bernardo era top na época, mas um dos fatos de ficar na retina foi a ultrapassagem do Jacaré sobre o Bernardo nas 200 milhas, na curva 3, quase os dois indo parar no largo treze, o Bernardo gesticulando. Legal ele ter aparecido.
Eduardo
ducardim@ig.com.br  (Quarta Feira, 13 de Outubro de 2004, às 10:12:39)

N.R. - O Bernardo me contou essa história, do "chega pra lá" que levou do Jacaré. Contou ainda que ficou aborrecido, mas que depois do pódio, com as brincadeiras do Jacaré, já havia ficado tudo bem entre eles ! O Jacaré viria a falecer dias depois.


Ricardo, parabens pela matéria.
Euller
eullerheringer@ig.com.br  (Quarta Feira, 13 de Outubro de 2004, às 18:01:04)


Parabens ! Nosso motociclismo cresceu em quantidade, mas falta qualidade.
Precisamos resgatar estes bons pilotos. Seria interessante neste país de "encontros" voces criarem um dos nossos "memoráveis" pilotos. Eu iria com certeza, e levaria um campeão Edmar ferreira. Parabens ao site.
Gioveroni Limongi
(allcasa@terra.com.br) Terça Feira, 19 de Outubro de 2004, às 17:51:28


Fiquei muito feliz de ver essa materia ! Vi Toninho Bernardo andar de 175 nomeio das lambretas no canal 7.  Foi o Santista que mais marcou no Motociclismo Brasileiro!  Valeu Ricardo pelo seu trabalho !!  Valeu Toninho!!!
Nelson Loureiro
(nelsonloureiro@hotmail.com) Quarta Feira, 20 de Outubro de 2004, às 18:24:05


Chamo vc de celebrebridade, mas não imaginava que era tanto, Parábens pelas suas vitórias e conquistas.Que você continue obtendo vitórias pela sua vida.
Darlene
(nascimento_darlene@hotmail.com) Quinta Feira, 21 de Outubro de 2004, às 14:28:59


NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DELE, TALVEZ POR MINHA IDADE (TENHO 35), MAS FIQUEI ARREPIADO DE LER A HISTÓRIA DELE. PARABÉNS CAMPEÃO E OBRIGADO
EDUARDO PAES
(mantena35@hotmail.com) Domingo, 24 de Outubro de 2004, às 21:09:33


É com muita saudade que leio um artigo dêsses, porem nos anos setenta que realmente o motociclismo teve um empurrão, era uma epoca em que o motociclismo tambem era romantico.
Parabens pelo artigo e vamos aguardar outros.
Celso Petrone
(celsopetrone@uol.com.br) Segunda Feira, 25 de Outubro de 2004, às 09:09:03


PARABENS, MAIS UMA VEZ, A MATERIA ESTA NOTA DEZZZZZZZZZZZZZZZ.
ABRAÇOS,
RUBENS AGUIAR - RATÃO
(RAGUIAR@CTEEP.COM.BR) Quarta Feira, 27 de Outubro de 2004, às 10:50:17


Fico feliz com esta matéria pois faz lembrar meu Pai, que foi um grande admirador de seu estilo de pilotagem. Valeu Bernardo!!! e parabéns Ricardo por mais este resgate dos anos dourados do motociclismo Brasileiro.
Marcelo Scaloppi
(mscaloppi@aol.com) Sexta Feira, 5 de Novembro de 2004, às 22:03:22


Justíssima a homenagem !! Parabéns Bernardão, vc merece!  Temos que valorizar nossa história no esporte também !
Luciana
(lupierry@uol.com.br) Terça Feira, 9 de Novembro de 2004, às 10:27:40


Amigos
Coincidentemente, eu e meu irmão estávamos comentando hoje o fato acontecido com o Antonio Bernardo em Goiania, quando o pinhão da moto mastigou parte do dedo dêle. Só que, ao que nos consta, êle estava com a Suzuki 750 do velho Adalberto "Chupeta", e não de Honda 750.
Aliás, eu vou parando por aquí, se fôr para contar tudo o que rolou por lá...
Só de aperitivo, perguntem ao Bernardo quem jogou açúcar dentro do tanque da Suzuki e por quê fizeram isso?
Edgard Senise
(edgards@br-petrobras.com.br) Quarta Feira, 10 de Novembro de 2004, às 18:17:59


Parabens ao  jornalista Ricardo  pela excelente matéria, e afirmo estar  surpreso com a qualidade tecnica e humildade do amigo ¨Toninho¨ visto  que  o  pouco  tempo  que  o  conheço nunca exibiu sua condição de excelente piloto garanto  que  sempre se  portou  de  forma  humilde provando que  a maior  qualidade do  ser  humano e  a humildade pois  desta  vida  nada  se  leva , ja dizia um proverbio chines   CAIXÃO NÃO TEM GAVETAS.   parabens  TONINHO pela  contribuição que  voce  deu  ao  motociclismo nacional  esta  homenagem e  mais  do  que  justa  e  estendo  meus  cumprimentos a toda sua  familia    Sinceramente    Dadinho.
Eduardo
(ebiasolit@uol.com.br) Sábado, 13 de Novembro de 2004, às 01:34:33


Que bela materia. Bernardo, um exemplo de piloto. Parabens.
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Terça Feira, 16 de Novembro de 2004, às
11:21:58


BERNARDO UM ABRAÇÃO DO TEU AMIGO DAMINELLI BOCA, LEMBRO DE NOSSOS PEGAS DE TZ GOSTAVA DE ME PEGAR COM VC ! PILOTO LEGAL!
RESPEITADOR CONSCIENTE
DAMINELLI
(roberto.daminelli@terra.com.br) Sábado, 25 de Junho de 2005, às 18:27:16


Com certeza, um grande piloto, gostava de seu estilo nas esportes (força livre). Sempre foi admirado pelos colegas, exemplo de piloto. Abraços.
Edson Luiz TCHEK-TCHE (Santos - SP)
(elusi76@yahoo.com.br) Quarta Feira, 19 de Outubro de 2005, às 00:07:13


EXCELENTE PILOTO SANTISTA
ivan de jesus e silva
(ivan.51@hotmail.com) Quinta Feira, 12 de Outubro de 2006, às 12:23:46


Puxa, nunca imaginei ser amigo de um grande campeão.Estou honrado.Parabens.
Luiz C. G. Ramos
(lconcilius@ig.com.br) Terça Feira, 24 de Outubro de 2006, às 19:02:28


é tudo verdade , impressionante mesmo foi ver o Bernardo pilotando a Honda 175 no circuito de rua no canal 6 em Santos com pneu traseiro furado
Beto Fernandes
(legends.beto@yahoo.com.br) Segunda Feira, 12 de Março de 2007, às 23:13:49


VOCE NAO ERA NADA FACIL!!!!!!!!!!!!!AINDA BEM QUE FICOU VIVO E SEM SEQUELA!!!!!!!!!
ERIKA FONTOURA
(fontoura@carrier.com.br) Segunda Feira, 28 de Maio de 2007, às 16:46:06


sou amigo pessoal de Bernardo que como grande campeão mantém a humildade dos verdadeiros vencedores.
Eduardo Paulino
(instituto@eduardopaulino.com.br) Quarta Feira, 18 de Julho de 2007, às 20:56:21


Quando lembro das tardes de Domingo, quando via o alemão passando com sua "175", pelas pistas de rua em Santos, chego a ficar emocionado. Eu vi essa parte da história do Bernardo, cansei de ir a oficina do CAMILO, para ficar babando na sua moto e tentando imaginar como seria acelerar aquela moto. Fico feliz de você ter reconhecido esse valor do esporte meu conterrâneo e vizinho. Ganhei muitas provas de rua, nas noites agitadas da av. PORTUÁRIA,e no tapetão do Itararé, sempre inspirado no estilo Toninho Bernardo.
Parabéns mais uma vez e espero que no além existam pistas e quem sabe ao menos lá vamos tirar as diferenças. 
Gilmar de Freitas
(gilmardefreitasfrancisco@yahoo.com.br) Terça Feira, 25 de Setembro de 2007, às 01:00:09


Puxa! É o máximo ver que o Antônio conseguiu todo este sucesso.
Conheci um garoto apaixonado por motos, que lutou para chegar a tantas vitórias!
Parabéns a você Antônio! Você merece todas essas homenagens! Lucinha.
Lucia Teixeira
(luciassteixeira@ig.com.br) Sábado, 29 de Setembro de 2007, às 20:01:32


local, praça Panamericana, na Formula G MEU PAI COMPRA MINHA PRIMEIRA MOTO, UMA CB 125 DOURADA DE 2 CILINDROS, e me inscreve no curso de pilotagem. Quando vi quem seria o PROFESSOR...nem acreditei Antonio Bernardo, aquele mesmo que estava na capa do Moto Jornal nº 4 prestes a ser campeão brasileiro das 500 e ainda em excelente colocação nas 750 da Formula G. Aprendi muito naquelas noites na pequena pista da revenda, sempre admirando a calma e a segurança que o Bernardo demonstrava. e acompanhando-o em diversas provas em Interlagos inclusive nos boxes nas 24 horas de 76. Obrigado pelas aulas, e lições grande piloto.   
EDSON MERGULHADOR
Sábado, 20 de Outubro de 2007, às 09:35:17


Parece que foi ontem ! Meados dos anos 60, a turma  do canal 3 não parava de agitar ! De manhã surfe com as pranchas Glaspac e São Conrado, (acreditem rolava muita onda no canal 3) e a tarde e a noite a galera ficava zoando na ponte da Galeão. O Ze' Ito, o Ricardo Graco, os Toninhos, os irmãos Leza... e eu. Ai chegaram as primeiras motos Honda 50 CC. O Ricardo logo ganhou uma, o seu primo outra, apareceu o Portuga com uma 90 cc e o Toninho Bernardo comprou aquela cinquentinha vermelha que era bem nova mas tava detonada depois de uma queda do antigo dono. Não precisa dizer quem era o mais louco... Claro o Toninho Bernardo, alias acho que era eu, pois eu ainda não tinha moto e era o unico a andar na garupa do Toninho... E' bons tempos e bons amigos aqueles ! Aí, Toninho e galera abraços do amigo
Celso Sottile ( Paulista )
(csottile08@hotmail.com) Sexta Feira, 18 de Janeiro de 2008, às 00:14:14


Ricardo, muito legal sua matéria! Emocionante!...Parabéns a vc, ao Bernardo e a todos os pilotos brasileiros de motovelocidade, que são verdadeiros heróis! Legal também vc ter citado o Caíto que é mais da minha geração e tive o privilégio de ter assistido à maioria de suas corridas e tantas vitórias ! Sem esquecer é claro, do Cajurú, Cerciari,Eduardo Grilo,Ricarte, Tinho ,Hibran, Scudler,Bareta,Cristiano e tantos outros que nos proporcionaram grandes "espetáculos". Vocês, pilotos, merecem todo o respeito e reconhecimento de todos nós pela competência , coragem e amor ao motociclismo-velocidade!...
Um beijo !...
 
nome: Sandra Teixeira (Goiânia-GO)
(bbtielli@yahoo.com.br) Quinta Feira, 28 de Agosto de 2008, às 21:25:13


Bernardo, gande cara não nos conhecemos pessoalmente mas seguramente as peripécias dele sobre as motos que Eu presenciei pricipalmente uma Honda CB 175 com pneu traseiro furado e Bernardo sentado sobre o tanque, no circuito de Rua no Canal 7 em Santos, Ponta da Praia no início dos anos 70 seguramente me influenciaram à minha paixão por motos, paixão esta alimentada por 35 anos e mantida sobre a minha Harley Davidson Sporty 883
Beto Fernandes

 legends.beto@yahoo.com.br


eu presenciei nas decadas de 80/90com meu pai ubiratan rios
nome = ubiratanrioisjr
email =
toni/ana@hotmail.com


Esta matéria é tão consistente como a "tocada" firme e técnica que tinha Toninho Bernardo. Se seu pai ao invés de repreende-lo o houvesse apoiado desde o início, com certeza teríamos um campeão mundial brasileiro e melhor ainda:Santista! Mas me alegra muito ve-lo ao que parece, com a integridade física preservada e o sorriso que era uma constante, aliado a uma simplicidade difícil de se ver para alguém da sua classe social. Quanto ao talento, eu nunca havia visto alguém "fritar" uma 750 sem sair do lugar, com o pneu cantando, envolto a uma tremenda fumaceira. Hoje é normal com motos preparadas para isso, mas a 35 anos atrás... Certa vez me pediu para experimentar meu carro de corrida (Div.3). Não sei como ele entrou no meio do santo-antonio, um tubo de refrigeração de 4 polegadas, reservatório de óleo, extintor de 5 kilos fios e mangueiras, um cheiro horrível de óleo e ele rindo lá atrás. Nesse dia íamos subir e descer a serra da Anchieta mas como chovia o bom senso me levou a tomar um café no pé da serra e voltamos. Em momento algum ele demonstrou estar apreensivo mesmo em 6.600 rpm (191km/hora). Depois disso queria que eu subisse em sua moto para que eu sentisse a emoção da velocidade. Lógico que não fui, além do mais capacete naquela época era acessório... Toninho, parabéns por ter sido tão vitorioso em sua curta carreira. É muito bom ter vivido esses momentos inesquecíveis e poder dizer: EU ESTAVA LÁ!!! Parabéns ao Ricardo Pupo pelo teor e pela qualidade da entrevista.
nome = Ricardo Mallio Mansur
email = ricmmans@ig.com.br


Naquela época tinha que ter braço e ele tinha de sobra .Toninho Bernardo um grande piloto e um grande amigo.
nome = Flavio Lafraia
email = flaviolafraia@hotmail.com


olá, com muita alegria cheguei a esse sitem e com mais alegria ainda ver o Antonio Bernardo Neto que acompanhou meus primeiros passos na moto dentro da FORMULA G em 1975, muito bom rever a historia , que acomapnhei parte dela, um forte abraço a ele onde estiver .
nome = marco antonio gaspar rego
email =
marcosustentare@terra.com.br


Bacana, vivi nessa época, mas era moleque. Via sempre o Toninho passando a milhão com uma 750 honda. Fui amigo também do Bernardinho, seu irmão. Parabéns pela reportagem, ele merece.
nome = Tuca
email =
tucabalieiro@hotmail.com


maravilhosa a reportagem mesmo lendo depois de tantos anos me sinto feliz em saber mais da sua historia, conheci o Bernardo há muitos anos atrás mas não sabia de tudo isso. Maravilhosa
nome = Almira Luz
email =
almira@moraisdecasttro.com.br


maravilhosa, pois participei deste mundo.
nome = edson aparecido dos santos - piracicaba - sp
email =
edinhosantos86@hotmail.com                                        13/12/2011


Bernardo Mirando tu biografía me entero que has sido un extraordinario piloto de motocicletas, un gran campeón y todo un orgullo para tu país y obviamente para tu familia. Hoy te he conocido y de inmediato me he dado cuenta que además eres una persona extraordinaria, un gran ser humano, de los que este mundo mucho necesita en estos días. Espero disfrutes estos días de tu permanencia en mi país y que vuelvas muchas veces a visitarnos porque siempre te estará esperando una linda motocicleta para rememorar antiguas sensaciones. Un gran abrazo. Iván Reyes Gerente general Motorentchile.
nome = Iván Reyes M.
email =
ivanrey@vtr.net                                                        04/06/2012


Oi Antonio, voce se lembra de mim? Eu sou Dietmar Beinhauer vencedor das 24 Horas de Interlagos. Eu me lembro da tua visita aqui em Munique. Espero que esta bem e te mando um grande abraco.
nome = Dietmar Beinhauer
email =
dietmar-beinhauer@gmx.de                          02/08/2012


Toninho, Essa sua linda história me deixou muito emocionado, comm lágrimas nos olhos. Velhos tempos, lindas recordações que sempre se farão presentes em sua vida. Não importa o tempo, a idade, o que vale meu amigo, são as boas lembranças. Me sinto privilegiado em ser seu "amigo" e poder compartilhar desses momentos marcantes de sua vida.
nome = Luizinho
email =
joseluizferreira10@gmail.com                    10/09/2012


  Conheci o Bernardinho, ou Toninho Bernardo como ele era conhecido - quando ainda morava em Santos e tínhamos praticamente a mesma idade - desde essa época das corridas de rua em Santos, quase todas realizadas no Canal 7. Eu tinha uma Honda CB125 2 cilindros e cheguei a disputar corridas com ele, o Dorival que corria com uma Lambreta envenenada, o Pimenta, o Luzia e tantos outros, e o Alemão que tb era muito bom e veio a falecer após acidente de trânsito na Av Ana Costa em frente ao cine Iporanga. Ele realmente era bom de braço, sempre foi um piloto destemido. Depois comprei uma CB350 mas não coloquei para ralar nas ruas, só com a rapaziada da época rsrsrsrs Bernardo foi o maior representante do motociclismo de Santos em nível nacional. Forte abraço, Bernardo!
nome = Evaristo Blanco
email =
evaristo.b@uol.com.br                11/09/2015


Bernardo sempre quis ter noticias suas, sou aquele preparador com quem vc ganhou o seu primeiro campeonato, e que vc qdo chegava na formula G não esqueço gritava...Millllllllllllllton...Muita saudades, gostaria que entrasse em contato comigo, abraços piloto.
nome = Milton Benite
email =
miltonbenite@hotmail.com                17/09/2015