As Trocas !!

Corria o ano de 78, eu tinha então um Corcel azul, daqueles antigos, mas, desde que me entendo por gente, sempre gostei de motos, então quando entrei em uma oficina para um conserto de praxe no meu corcel, eis que encontro estacionada num canto, aquela maravilha, na época, o sonho de muitos, uma RD 350 ANO 75, o coração já na boca, fui falar com o mecãnico, e qual não foi minha surpresa quando este disse que era sua. Conversa vai, conversa vem e a oferta;

Quer trocar?

Depois de pensar um pouco,não é que o louco aceitou !

Feliz da vida, lá fui eu com a minha mais recente aquisição, quando chego em casa , minha mãe nem acredita, ficou sem falar comigo um mes inteiro, pois era eu quem sempre a levava para as compras no corcel.

Bem , depois da " fase dificil" começou os acertos para a máquina ficar do meu jeito; começou com uma carenagem feita por mim  com folhas de aluminio e parafusada com centenas de parafusos, vejam só!

 Lembrem-se que carenagem de fibra é coisa recente,e a minha foi colocada com um farol de fiat 147,que iluminava uma barbaridade. Rapaz, quando fui sair para minha primeira volta na quadra, o que chamou de atenção , pois só existiam Vespas e Lambretas e umas poucas Gileras e Rarissimas CGs (77).

Foi uma loucura. Aí então passei para uma outra fase. A fase da loucura - Queria que a bichinha andasse mais, pois já tinha sido desafiado por outros e não queria fazer feio. Então ,desmontei o motor e mandei cortar as saias dos pistões e mandei tirar 0,5 mm dos cilindros, abrir as janelas , troquei as bielas por outras 5 mm mais curtas, tampei os orificios dos contra pesos,e...fui para a estrada-

Olha, para quem não tinha nunca envenenado uma moto, cheguei a l85 p/h numa reta , a carenagem vibrava toda , mas , alegria , funcionava!

Porem,alguns anos após, casei, veio a primeira filha, que quase nasceu em cima da moto, e eu tive que trocá-la por um carro novamente, e peguei um Maverick 6cc.

Já é outra história. Porém, recentemente, já casado , com duas meninas, um carro (?), outro Maverick invocado, (rodas de Fl000,motor com pistões de Mercedão, e otras cozitas más, eis que , o cúmulo da sorte, bem pertinho de minha casa,cerca de 200 mts, em uma outra oficina, aparece na porta , estacionada, uma "velha RD 350 ANO 76", ME ESPERANDO.

Mais que rapidamente, já vou conversando com o proprietário, e com poucas palavras o negócio está fechado,-Troquei por um video "com nota" e mais $ 500,00 em dinheiro.

E desta vez é minha esposa que faz cara feia. Mas a desgraça já estava feita. Não tinha freios,os carburadores vazavam ,o óleo não parava no motor, o pneu dianteiro aparecia a lona, painel de (argh) Honda CBX AERO 150, e outros defeitos "solucionaveis".

E começou a batalha para deixá-la andável. Adaptei dois discos dianteiros e um trazeiro com freios que realmente funcionassem, as rodas já eram de aluminio ,iguais a RDLC, comprei numa loja em Floripa o "incrivel" painel da HONDA CBX1000 6 CILINDROS, por um preço "camarada". Montei tudo e funcionou perfeitamente. Porem o motor continuava a vazar, e não conseguia encontrar os retentores,então a solução foi ...comprar um outro motor da mesma moto !

 E lá fui eu outra vez para Floripa somente para buscá-lo, pois já sabia onde encontrá-lo, (minha mulher teve outro chilique), pois bem , cheguei em casa , desmontei o dito, e passei a garimpar as peças para a transfusão no meu motor que já estava com pistões e bielas novos e outros detalhes. Pintei a maquina de preto Cadillac ,adaptei corrente, coroa e pinhão da XL, IGNIÇÃO TRANSISTORIZADA, pastilhas de freio da CB400, que são quadradas, eu as arredondei no torno, e hoje  ,mesmo fazendo 9 km por litro, já fiz algumas pequenas viagens com a viuva,que se DEUS quizer , não sai mais das minhas mãos.

JADER SILVA
LAGUNA - SC