BILL IVY

"A PEQUENO ATÔMICO"

 

Esse piloto inglês foi muito competitivo nos anos 60 !

Muito querido e gentil fora das pistas, quando estava pilotando e competindo, acelerava forte e mostrava uma força incrível para alcançar as vitórias !

O "grande" piloto, com seu 1,60 m, agitado e irriquieto transformava toda essa energia em pilotagem arrojada !

Foi um grande rival de pilotos como Phill Read, Mike Hailwood e Derek Minter !

Vamos conhecer sua breve e vitoriosa carreira !


A vida de Bill nas estradas e na velocidade começou muito cedo !

Sua mãe, Neil, estava a caminho do Hospital Pembury, em Maidstone, quando o motorista da ambulância se perdeu ... resultado ... Bill nasceu na própria ambulância, em alta velocidade !

Assim, em 27 de agosto de 1942, em Maidstone, Kent, Inglaterra, nascia o menino batizado de Willian David Ivy, logo depois apelidado de Bill !

Muito cedo, o jovem Bill já andava nos arredores e campos da sua cidade com uma Triumph Tiger 80.

Aos 15 anos, numa pista de Grass-Track (corrida na grama), próxima a sua casa, Bill fazia sua estréia em competições, e para surpresa de todos, já começava vencendo ! Inclusive numa das provas, Bill caiu e ainda assim chegou em 2º lugar ! Já estava se destacando !

Em 1959, aos 17 anos, com o patrocínio de Don e Bill Chisholm, comerciantes de moto da região, onde trabalhava depois das aulas, Bill Ivy faz sua estréia na motovelocidade com uma Itom 50 cc.

Na sua primeira corrida, em Brands Hatch, Bill fica em 3º lugar, atrás somente dos já experientes Howard German e Roy Nicholson !

No mesmo ano, também em Brands Hatch, embora ainda sem vitória, Bill consegue quebrar o recorde do circuito curto de Brands !

Em 1960, Bill faz sua estréia em motos maiores, com uma Velocette KTT de 1939.

Em 1961, participa pela primeira vez do Tourist Trophy na Ilha de Man, mas sua pequena Itom 50 quebra na primeira volta !

Em 1962 faz algumas provas de Honda 50, sem grandes resultados !


Bill Ivy de Honda 50 - 1962

No ano seguinte, Bill compra uma Gilera 175, mas tem um acidente com ela, na estrada, fraturando as duas pernas e a bacia ! 

Depois, já recuperado, Bill prepara sua Gilera e a transforma numa 190 cc ! O resultado é excelente e Bill consegue um 4º lugar atrás de Phill Read e "Banbury Dan" Shorey !

Esse seu desempenho, como preparador e piloto, chama a atenção de Frank Sheene, pai do campeão Barry, que lhe oferece uma Ducson Sheene Special 50,  e uma Bultaco 125 para competir !

Com isso, Bill consegue várias vitórias em 1963 de 125 cc, e ainda um 7º lugar no TT da Ilha de Man com a Sheene Special 50 !

Seria em 1964 que todos conheceriam a força do "Lil-Bill" (pequeno Bill) !  Nesse período, Bill associa-se ao preparador Geoff Monty.

Tendo a sua disposição uma Honda 125 e muitas outras motos preparadas por Monty, Ivy estoura no cenário nacional conseguindo o título inglês da A.C.U. Star 125 !!

O destaque de 1964 foram as vitórias nas 125 e 250 cc em Cadwell Park, em Lincolnshire. Nesse mesmo dia, ainda ficou com um bom 2º lugar com uma Monard 500 !

No final da temporada Bill experimenta a nova Yamaha bicilindrica de fábrica em Brands Hatch e detona os tempos da pista !

Em 1965, a Yamaha contrata Ivy, que teria seu merecido reconhecimento da fábrica japonêsa !  Assim já na Ilha de Man desse ano, Bill, mesmo com uma queda, consegue o 2º lugar com uma Yamaha 250 ! Na 125, com uma Yamaha refrigerada a ar do ano anterior, Bill fica apenas com o 7º lugar !

Já com uma Yamaha 125 de quatro cilindros, Bill faz sua estréia no mundial em grande estilo, conquistando um 4º lugar no GP da Holanda e repete no GP do Japão ! E na 250 consegue um excelente 3º lugar em Suzuka, no GP do Japão !

E para coroar a temporada, Bill conquista o título de Campeão Inglês na 125 cc !

Para 1966, Bill seria efetivado como piloto oficial da Yamaha no mundial, para disputar a temporada inteira na 125 cc.

Mesmo com a sua Yamaha 4 cilindros tendo problemas crônicos de estabilidade , Bill faz uma excelente temporada !

Com 4 vitórias (TT, Espanha, Holanda e Japão), Bill fica com o vice-campeonato, atrás de Luigi Taveri com sua imbatível Honda 5 cilindros !

E fica à frente de Phill Read, seu companheiro de equipe, que tem apenas 1 vitória !

Bill também disputa algumas provas na 250 e na 350, marcando alguns pontinhos (5 na 250 e 6 na 350) !

Nesse mesmo ano, Bill tira, do já veterano Derek Minter, o título de "Rei de Brands Hatch", ao vencer a prova de forma sensacional !


Bill Ivy, o Rei de Brands Hatch ! - 1966

Em 1967, a briga seria praticamente caseira ! Os estilos de vida de Bill e Read eram completamente diferentes, e isso tornaria a convivência difícil dentro e fora das pistas ! 

Bill era muito amigo de Hailwood, mas nas pistas eram rivais !

A disputa seria intensa entre os pilotos da Yamaha nas 125 e nas 250 !

As Yamaha 125 de 4 cilindros, refrigerada à água, estavam voando e a disputa ficou entre Bill e Read !

Bill, conquista 8 vitórias em 12 GPs, contra 2 apenas de Read !

Bill Ivy conquista o título mundial das 125 ! O primeiro título da Yamaha nessa categoria !


Ivy a caminho do título da 125 - 1967

Nas 250, Mike Hailwood com a Honda 6 cilindros, vence o campeonato com 5 vitórias ! Read fica com o vice (4 vitórias) e Bill com o 3º lugar, com apenas 2 vitórias !


Disputa das 250 - Ivy (nº 8), Read (nº 3) e Hailwood (nº 1)

Em 1968, a Honda retira-se das competições, abrindo caminho para as Yamaha nas 125 e 250 cc !

A Yamaha decide que Bill Ivy seria o primeiro piloto, pois os japonêses o achavam mais rápido na pista, e sobretudo gostavam muito dele, de sua personalidade !

Deidiu-se internamente que o título da 125 seria de Read e o da 250 deveria ser de Bill !

Bill não compartilhava com o pensamento da equipe ... achava que poderia disputar os 2 títulos, mas acataria a decisão da Yamaha !

Read também não gostou nada e anunciou para quem quisesse ouvir, que não aceitaria essas ordens e que brigaria pelos 2 títulos !

A temporada seria Yamaha contra Yamaha ... Bill versus Read !

Como combinado, Read vence as primeiras provas da 125, ficando com o título antecipado, com Bill facilitando as coisas, e se contentando com o vice campeonato !


Bill Ivy à frente de Read - Ulster - 1968 - 125 cc
(foto de François Beau)

No TT da Ilha de Man, na prova da 125, uma passagem ficou para a história !

Bill Ivy fez uma corrida alucinante, quebrando o recorde da pista efetuando uma volta a mais de 100 milhas de média (100,32 mph), e Read estava muito atrás !

Então, Bill pára na frente de uma multidão de espectadores espantados, olha para trás e pergunta em tom sarcástico, se alguém havia visto Read ! Tendo assim mostrado sua superioridade e ridicularizado se inimigo, Bill deixa Read passar e vencer a corrida !!

Nas 250, Read, desobedecendo as ordens da equipe trava uma disputa emocionante, alternado vitórias com Bill !


Ivy seguido de Hailwood e Read - 250 - 1968

No final da temporada, com 5 vitórias cada e o mesmo número de pontos (52), Read fica com o título pelo critério de desempate que seria a somatória de todos os tempos das provas !

Com uma diferença de apenas 2 minutos, 5 segundos e 2 décimos, Bill ficaria novamente com o vice campeonato das 250 !

A Yamaha anunciava sua retirada oficial das competições no final da temporada !

Com isso, Bill Ivy também anuncia sua retirada das competições de motociclismo !

Mas com seu caráter dinâmico,Bill decide ir tentar a sorte no automobilismo e vai para a Fórmula 2, disputar com uma Brabham BT23 !

Tem como melhor resultado um 3º lugar em Thruxton, ficando atrás de John Rindt e Jackie Stewart !


Bill Ivy na sua Brabham BT 23 - 1968

Mesmo sendo muito elogiado por Stewart e Graham Hill, Bill não segue a carreira !

A Jawa estava desenvolvendo uma nova 350, de 4 cilindros e queria um bom piloto para competir na temporada de 1969 ... e convida Bill Ivy, que mais que depressa aceita o convite !

Bill começa a temporada cheio de entusiasmo e com espírito renovado !  O inimigo a ser batido seria Giacomo Agostini e sua MV Agusta !

Na primeira prova, na Espanha, Agostini vence, e a Jawa de Bill quebra !


Bill Ivy de Jawa 350 - Espanha - 1969
(foto de François Beau)

... na segunda prova, em Hockenhein, Alenaha, nova vitória de Agostini, mas dessa vez Bill coloca a Jawa no 2º lugar !


Ivy grudado em Agostini - Hockenhein - 1969
(foto de François Beau)

Com uma Jawa 500 Bill também disputa alguns Grandes Prêmios.


Ivy com sua Jawa 500 
(foto de Bernd Fischer)

No TT, nova desistência por problemas mecânicos e na Holanda, outro 2º lugar, com uma verdadeira batalha com Agostini ... ia bem a temporada !


Bill Ivy com sua Jawa, à frente de Agostini de MV Agusta - Assen - 1969
(foto de François Beau)

O próximo GP era na Alemanha Oriental, em Sachsenning, circuito de rua ...

Era 12 de julho ... nos treinos, pista molhada, ... uma derrapagem, ... uma árvore ... e a Jawa 350 lança longe o pequeno Bill !

Transportado ao hospital de Leichtenstein, mas com graves lesões, Bill Ivy não resite e deixa esta vida !

Piloto de muita técnica e coragem, foi espetacular em muitas disputas, principalmente na Ilha de Man e em Brands Hatch !

Durante sua curta e sensacional carreira, Bill Ivy esteve raramente fora das manchetes e ganhou a reputação de extrovertido e muito franco em seus comentários, mas sempre fora das brigas pessoais !

Quem o conhecia bem dizia que era amável e sensível e não havia como negar suas tremendas qualidades como um piloto de sucesso !

Sua memória, ainda é mantida anualmente num evento esportivo em Brands Htach, o "Bill Ivy Trophy Racing Meeting" ...

Para homenagear esse grande campeão inglês ...

BILL IVY

"O PEQUENO ATÔMICO" 

Por Ricardo Pupo
Junho / 2004

Fontes: Encyclopaedia of Motor-Cycle Sport, Artigo de John McComisky publicado no Bike Sport News.
Colaboração de Goran Slavic ,da Croáia, de François Beau, da França, e de Miguel Graells, da Espanha.

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Voces nos tiram do sério.
Fantástico!
Um abraço,
Kleber
siacadastral@uol.com.br  (Terça Feira, 8 de Junho de 2004, às 13:24:31)


Sensacional. Que piloto.
Tabajara A. Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sábado, 19 de Junho de 2004, às 12:17:23)


O fato dele ter conseguido o primeiro título mundial da Yamaha na categoria 125 cc, em 1967, com 8 vitórias em 12 grandes prêmios...,  já mostrava que de pequeno ele não tinha nada, muito pelo contrário! Parabéns pela matéria!
Ricardo Vieira Guimarães
rvguimaraes@ig.com.br  (Sexta Feira, 25 de Junho de 2004, às 15:02:00)


excelente piloto del recuerdo
nome = enrique navas
email =
fotosclasicas70@yahoo.com


Grande pilota e persona da ammirare !!
nome = Gianmario Filippi
email =
mologi@tiscali.it                                        07/07/2011


BIll un grande piloto esperente e com a sua jawa 350cc V4 serian imbativel , mas pela sua ouzadia no chao molhado ocorreu este acidente Puxa ... parabens Bill ...
nome = mauricio abrantkoski
email =
abrantkoskimauricio@hotmail.com                        26/09/2011