24 HORAS DE BOL D´OR 

47ª Edição

1983

Circuito de Paul Ricard - França


 

O Brasil já havia participado de 7 edições das 24 Horas de Bol D´Or, porém não tinha nenhuma equipe oficial para a prova deste ano.

Mas acabou sendo representado ( e bem !) pelo competente Walter "Tucano" Barchi !

Veja como foi essa história !


No mes de julho de 1983, os amigos inseparáveis Tucano e Denísio Casarini, já haviam praticamente desistido de participar do grande e tradicional Bol D´Or, que seria disputado em setembro.

Não haveria uma equipe oficial brasileira, por falta de patrocínio e interesse da Honda Brasil.

Porém, através de Gabriel Hochet, da revista Motoshow, um contato foi feito com a revista francesa Moto Revue, que publicou uma nota a respeito do interesse de Tucano de participar da prova.

Como seu nome é conhecido e respeitado na França, não demorou muito e apareceu um convite da Japauto, para que Tucano integrasse a poderosa equipe francesa !

E assim no dia 10 de setembro, embarcam para a França, o plioto Tucano e seu "patrão" Denísio Casarini.


A Japauto inscreveu duas motos, duas RSC 1000, com os números 10 e 11.  As motos tem 1.062 cc, com motor de 4 cilindros e 215 Kg de peso.

Os treinos começaram na quarta feira, dia 14 de setembro, mas a primeira tomada de tempo foi só na quinta, dia 15.

Tucano pilotou a Honda nº 10, e em poucas voltas já estava com o melhor tempo dos 3 da equipe, que era composta pelos franceses  Jacques Luc e Jean-Louis Battistini.

No treino de sexta, os tempos não foram melhores, pois uma densa neblina tomou conta do autódromo de Paul Ricard.

Tucano largaria na 11ª colocação.

A imprensa francesa considera favoritas as Kawasaki, nº 1 e 2 !


E assim, pontualmente às 15 horas do sábado, 17 de setembro, o momento mais esperado !

As 96 motos, lado a lado ... e os pilotos do outro lado da pista ... recebem a ordem de largada !


Largada !

Jacques Cornu, da Kawasaki nº 1, é o primeiro a largar !

Na primeira passagem, Cornu lidera, com a Elf de Didier De Radigues, em segundo, e a Kawasaki nº 2, pilotada por Jean Lafond em terceiro, todos muito pertos !


De Radigues, andando muito forte no início da prova !

A Honda nº 10, pilotada por Jacques Luc, passa em 7º lugar ... é uma longa prova !!


Pierre Etienne Samin, de Suzuki oficial, disputando uma curva com Frank Gross, com a moto nº 6 da equipe Honda oficial !

Após duas horas de prova, os ponteiros agora são Roche, de Honda, Moineau, de Suzuki e Cornu, de Kawasaki, com Tucano aparecendo em 6º lugar !


Raymond Roche, agora o líder !


Tucano agora já é o 6º !

Logo depois, começam os problemas ... uma Honda oficial, dos pilotos Jaubert-Etienne-Gross, quebra ...muitas quedas e quebras, e a Honda que liderava, também perde muito tempo nos boxes para consertar uma avaria no câmbio !


Uma das concorrentes ... a estranhíssima Curey, com motor Citroën ... chegaria em 31º lugar !

O sol começa a sumir no horizonte, e a classificação já está toda modificada.

A Kawasaki de Lafond-Igoa-Bolle (nº 2), agora é a líder, com a Honda inglêsa, de Ron Haslam em segundo, e a Kawasaki nº1 (Cornu-Espié-Von Muralt) em terceiro ... e a Japauto nº 10, agora em 5º lugar, mantendo um bom ritmo !


A Kawasaki, favorita, aqui nas mãos de Jean Lafond

Agora já é noite profunda ... o público some na escuridão, e o frio castiga os pilotos !

A Kawa de Lafond, continua firme na ponta !  A Honda de Roche-Bertin-Sarron, vem fazendo uma grande recuperação, com a Suzuki de Moineau-Hubin-Oudin, na mesma balada !

Nesta hora é que Tucano mostra seu talento, andando forte e constante !

"Durante a noite toda, andei uma tocada inteira com meu amigo Haslam. Ora ele estava na frente ... no retão a moto dele tinha um pouco mais de final ... ora eu passava, nas freadas, nas curvas. Quando um ficava preso atrás de retardatário, o outro esperava, até que encontrasse de novo, e lá brigávamos de novo. Nessa brincadeira, a gente virava em 2m12, que de noite é um tempo excelente !" - contaria mais tarde Tucano 

Ao nascer o dia (18, domingo), a Kawa ainda vem liderando !

Muitas desistências, quebras e tombos, fazem o número de participantes diminuir sensivelmente !

A vantagem de Lafond para a Honda de Roche, são 5 voltas !  

A Japauto de Tucano agora é a terceira colocada, 8 voltas atrás do líder, com a Suzuki de Mioineau em quarto, com 12 voltas de desvantagem para o líder !


Tucano em 3º !

O sol começa a esquentar ... A Kawasaki,nº 2, que liderava desde a 7ª hora da corrida, quebra ! Pistão furado ! Foram 13 horas na liderança ! (E logo depois, a outra Kawasaki, também favorita, abandonaria pelo mesmo motivo !)

A Honda pilotada agora por Sarron, assume a ponta !


O novo líder ... Christian Sarron !

E a Japauto nº 10, fica em segundo, mas seguida de muito perto pela Suzuki, de Moineau ! Já são 21 horas de prova !!

"Atrás vinha uma Suzuki, da equipe oficial da fábrica da Inglaterra, arriscando tudo, derrapando, na briga pelo 2º lugar ...Villaseca mandou que a gente não forçasse o ritmo, para não quebrar" - contou depois, Tucano.

Com essa recomendação, Tucano deu as voltas finais da prova apenas com a preocupação de não errar ou quebrar a máquina.


Tucano, numa pilotagem limpa, consistente e com muito estilo !

A Suzuki vem se aproximando, e ultrapassa Tucano ...


Hervé Moineau, levando a Suzuki ao 2º lugar !

A última hora da prova não traz nenhuma mudança importante. As posições estão estabelecidas.

A vitória é da Honda, que estreou um novo motor V4, de 930 cc, e com 3 franceses na equipe ! Foram 622 voltas, numa distância percorrida de 3.706 km, com média de 150,693 km/h !


Vitória da Honda, aqui pilotada por Roche !

O segundo lugar ficou para a Suzuki, e um fantástico resultado para a Japauto, que colocou suas duas motos em 3º e 4º lugares !

O público de mais de 80.000 pessoas, como já é tradição, invade completamente a pista para recepcionar os valentes pilotos, que deram mais um show de talento e coragem nesta grande festa que é o Bol D´Or !!


Uma festa enorme !

E para nós, brasileiros, uma imensa satisfação em ver pela primeira vez, e com todo mérito, no pódio nosso grande piloto Walter "Tucano" Barchi !!

"No final da corrida, cheguei na entrada da chicane, antes da reta dos boxes, e de repente vi que o público tinha invadido a pista. Brequei forte. Dois mecânicos da Japauto estavam me esperando para levar a moto até o box. Fui carregado pelos torcedores, e isso me deixou muito emocionado, como brasileiro, ser assim festejado pelos franceses. É uma coisa que nunca vou esquecer !" - contou Tucano.

E a equipe Japauto, com seu chefão Villaseca e seu gerente, Barbier, já garantiram: "Cuida da forma física que em breve entraremos em contato ..."

"Pode crer que eu vou ... e só convidar... " diz Tucano.


Barbier, Villaseca e Tucano


Resultado Final


Sarron, Bertin, e Roche


Tucano, Jacques Luc, e Jean Louis Battistini

 

Posição

Pilotos

Moto

nº de voltas

R. Roche - G. Bertin- D. Sarron

Honda V4 930

622

H. Moineau - R. Hubin - J. P. Oudin

Suzuki GS 1000

617

J. Luc - J. L. Battistini - W. Barchi

Honda RSC 1000

616

P. Chatelet - P. Robinet - A. De Puniet

Honda RSC 1000

592

H. Less - M. Oxley - V. Kultauti

Honda 900 Bol d´Or

585

D. Morris - S. Baker - Lenmens

Suzuki GS 1000

580

H. Knatz - G. Heil - F. Amend

Suzuki GSX 1000

575

P. Braud - R. Moisset - J. V. Mouniel

Honda 900 Bol d´Or

573

D. Guichard - P. Tocco - A. Gouin

Kawasaki ZX 750

573

10º

P. Anoyel - J. F. Crouzal - P. Guichon

Ducati Pantha 650

571


Por Ricardo Pupo
Agosto / 2005

Fontes: Revista Motoshow nº 9, Revista Duas Rodas nº 101, Revista Quatro Rodas Moto nº 20.


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


O Tucano foi, para mim, um dos 3 maiores pilotos brasileiros de velocidade que vi correr. Até hoje acho que se ele não tivesse optado pelo automobilismo estaríamos falando agora de um ex campeão mundial de endurance, atualmente chefe de equipe na Superbike, respeitadíssimo na Europa e com propostas para se mudar para alguma equipe de ponta nos E.U.A.   Quem viu no mesmo ano de 1983 o "pau" que ele deu no Ron Haslan em Goiânia, piloto oficial da Honda, nos testes de pneu que ela fazia com as NS-500 do campeonato mundial, (uma moto que êle não conhecia, com motor 2T que a anos êle não pilotava), talvez chegue à mesma conclusão que eu, o "problema" do Tucano foi ter nascido num pobre e apodrecido país de 5º mundo, cujo P.I.B. é de 5% do P.I.B. dos E.U.A. portanto, não há o menor interesse comercial e estratégico para promover um piloto excepcional de um lugar desses.
Leandro Peduto Alfonso
(portocc@uol.com.br) Segunda Feira, 15 de Agosto de 2005, às 10:17:00


O COMENTÁRIO É O MESMO DE SEMPRE. O ÉPOCA BOA EM QUE EQUIPES PARTICULARES COM  ESQUEMAS MAIS LIMITADOS AINDA PODIAM FAZER FRENTE AS EQUIPES DE FÁBRICA, CONTANDO PARA ISSO COM O TALENTO DE ALGUNS GRANDES PILOTOS, COMO É O CASO DO NOSSO GRANDE TUCANO.
Marco Antonio F. de Paula
(mpaula@shcnet.com.br) Segunda Feira, 22 de Agosto de 2005, às 09:01:10


Uma pena que um talento como o de Tucano, fosse tao desprezado pela Honda (mas não o numero de motos que ela vendia). Tambem aposto que se ele tivesse ficado na Europa, particularmente na França, o cara ja teria sido campeão. Parabens Tucano. Não te esqueceremos jamais.
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Terça Feira, 13 de Setembro de 2005, às 12:19:18


Congratulations for your site ! And especially for your beautiful photographs of Honda/Japauto. I am impassioned by these motor bikes and I occupy myself in France of the club of the motor bikes Japauto (www.perso.wanadoo.fr/1000vx-club ). Does I have you it of Japauto in Brasil ? And know what became Japauto of race of the Team Formula G ? Last week, I was with an exposure of old motor bike in Paris, and I could meet Roger Ruiz, Gérard Debrock and Michel barbier...
Greetings.
Patrick Massé
(1000vx-club@wanadoo.fr) Domingo, 4 de Dezembro de 2005, às 18:39:50

Dear Patrick: Unhappily in Brazil we don't have any club like this. The only thing that tries to preserve that part of the history of the motorcycling is our site. The Fórmula G Team doesn't exist more. 


Que materia surpreendente, nosso Walter mostrando o seu potencial, grande materia, grande prova
Rubinho
(ciadasmotos@uol.com.br) Quinta Feira, 23 de Março de 2006, às 16:57:11


Boa Tarde,
Nao teve ainda o fato da moto de tucano quebrar os suportes do tanque de combustivel?
exelentes materias , parabens...tenho todas as revistas dessa epoca
abraço
Fernando Marques
(fernando.tecsan@terra.com.br) Segunda Feira, 2 de Abril de 2007, às 13:36:48


Hi Congratulations again. Your site is one of my favoutites !!! In 1983 there was another works HONDA with n°6...who were the riders ?
I have another question: who were the co-drivers of Moineau at the Bold d'or 1991 ?
Happy summer to you !
Dave Montini
(davide_10_71@libero.it) Domingo, 24 de Junho de 2007, às 16:55:33

Dear Dave: We don´t have that informations ! Sorry ! We are at winter here !


Tive a oportunidade de conhecer o Tucano enquanto trabalhei pela Confederação Brasileira de Motociclismo, responsável pela organização das provas em nosso país. Piloto excelente, concentrado, muito técnico, e também sempre muito simpático e cordial conosco. Parabéns Walter Barchi, foi uma grande alegria ter um piloto competente como ele no motocilcismo brasileiro e mundial.
Eduardo Dias
(eduardo.dias@inbox.com) Quinta Feira, 15 de Maio de 2008, às 11:39:09


Boas, Falar o que do Tucano, o melhor que já vi pilotando motos, ninguem chegou perto do que esse moço já fez por ai, toca forte de carro também, hoje ele é gerente de um estacionamento na casa verde, se ele ler isso ele vai lembrar quem tá falando, sou da pickup que vcs amassaram o capo ai no seu estacionamento, grande abraços do seu amigo.
 Cosmo J.Pereira
 cosmaojp@gmail.com 


Tive o PRAZER de vivênciar esse momento e acompanhar o Tucano e tambem o grande mestre dos mecânicos Milton Benites, Para as corridas na Europa, época de Formula G
email =
ewfoch@ig.com.br
nome = Elias Foch                                    31/08/2015