Bol D´Or - 1975
39ª edição
24 Horas de Le Mans
Todo ano uma multidão invade a cidade de Le Mans, na França, para assistir, no circuito de Bugatti, o tradicional Bol D´Or.
Neste ano, 1975, 350 mil pessoas estão no autódromo !
A disputa mais aguardada é entre a Honda Japauto, que já venceu em 1972 e 1973, e a Kawasaki, que foi a vencedora em 1974, com a dupla Godier-Genoud.
A triste nota dessa edição, é o acidente fatal do campeão japonês, Moiro Sumia, que faria dupla com o francês Christian Léon, pilotando uma Honda 750. Numa curva veloz do circuito, o campeão japonês, não consegue controlar sua moto e bate na grade de proteção. Ali, havia um pedaço de cano plástico, que o feriu fatalmente no abdomen !
Mas, vamos à corrida !!
O circuito de Bugatti, tem 4.422 m de extensão, quase totalmente plano, com um traçado considerado perigoso, com três retas, a maior delas o Chemin de Boeufs (caminho dos bois) e muitas curvas de alta, como a La Chapelle (a capela) e o "S" chamado de Garage Bleu (garagem azul). Tem algumas curvas travadas , como a Garage Vert (garagem verde) , que é um semi círculo.
A prova tem duração de 24 horas, com a largada pontualmente às 16 horas do sábado.
Os favoritos são os campeões da edição do ano anterior, os franceses Georges Godier e Alain Genoud, que pilotarão uma Kawasaki 1000.
A forte equipe francesa, Honda Japauto, com suas motos vermelhas, vem preparada para uma grande prova.
Alguns pilotos estarão com as potentes Yamaha TZ 750, outros de BMW 900, Laverda 750, Ducati 900, e alguns protótipos como a SMAC 350, com motor Honda e a Segoni 1000, com motor Ducati.
Finalmente, a largada ... na tradicional formação, com as motos alinhadas de um lado da pista, e os pilotos do outro !
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As Kawasakis largam bem, e na primeira passagem, já mostram que estão prontas para uma excelente disputa ! São três "verdinhas" que estão na ponta !
A nº 8 da dupla Estrosi-Husson, com Estrosi na pilotagem, a nº 1 dos favoritos, com Godier tocando, e a nº 37, da dupla Peyre-Ravel, com Peyre ao guidão !
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A Yamaha nº 55 passa forte, com Debrock (dupla com Boinet), que já venceu o Bol D´Or em 1972 e 1973.
As Japauto vem em seguida, com o terceiro pelotão colado ... um barulho infernal !!
Na segunda volta, a Yamaha já passa na ponta, sempre com as Kawasaki na cola !
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Nas voltas seguintes, com a Yamaha ainda na ponta, uma Laverda aparece entre os primeiros colocados, enquanto a BMW 900 da dupla Grau-Ferrari, protagoniza o primeiro tombo da prova, com Ferrari na pilotagem !
Os pilotos privados e de equipes menores sempre dão um colorido especial para as provas de endurance ! Muitas birgas acontecem !
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Uma das Japauto, pilotada por Ruiz (que também já venceu em 1972, dupla com Debrock), sofre uma pane...
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... obrigando-o a empurrar a moto por mais de um quilometro até os boxes ... chegando exausto, recebe a notícia ... fim de prova !!
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Já na terceira hora, a corrida ainda tem a Yamaha na liderança, seguido pelas Kawasaki, porém uma delas, a de nº 2 da dupla Duhamel-Baldé, sofre uma queda espetacular, na pilotagem do canadense Duhamel ... a moto fica com a carenagem destruída, perdendo algumas voltas nos boxes !
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Na quinta hora, o líder Boinet, tem problemas no freio da sua TZ 750, e perde muito tempo nos boxes, caindo para o décimo lugar !
Com isso, as Kawasaki ganham a ponta ... Duhamel, que havia parado, vem recuperando terreno e já desponta entre os dez primeiros !
Após a oitava hora da competição, as Honda Japauto já estão todas recolhidas no box ... quebras e acidentes tiram as favoritas da prova !
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Muita gente a essa altura já havia parado e desistido ...
A liderança é da dupla Godier-Genoud, que vem firme, mantendo uma ótima média de 138 km/h !
As BMW também começam a aparecer, mas logo em seguida a pilotada pelo americano Predmore sofre um acidente e a da dupla Grau-Ferrari tem de abandonar por quebra !
Com a noite, e a chuva que começa a cair, as médias diminuem, e os dez primeiros colocados ( seis Kawasakis !), começam a virar em 125 km/h !
Na décima segunda hora, a mi-course (meio da prova para os franceses), 36 duplas ainda permanecem competindo, com os líderes completando 355 voltas !
A partir da décima sexta hora, a dupla francesa vai confirmando o favoritismo, caminhando firme para o bi-campeonato ... Godier-Gernoud abrem várias voltas sobre o segundo colocado ...
Na décima oitava hora, já com 504 voltas completadas, a "verdinha" nº 1, vai mantendo tranquilamente a média de 124 km/h, e a prova fica monótona, com poucas motos na pista, e muito distanciadas !
Duhamel, com extrema garra, consegue tirar a grande desvantagem que havia, e conquista a terceira posição, que iria manter até a bandeirada final !
E finalmente, após longas 675 voltas, a dupla Godier-Gernoud recebe a quadriculada ! E ainda registram a melhor volta da prova, com 1' 51'' , com média de 142,158 km/h, quebrando o recorde de Bugatti !
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A Kawasaki de nº 8, de Estrosi-Husson, com 5 voltas a menos, fica em segundo lugar, e uma BMW 900, de Guilli-Dahne, fica em um ótimo quarto lugar !
Debrock, com muitas paradas, traz, com categoria, sua TZ 750 para um honroso 6º lugar, mesmo com 28 voltas a menos !!
Apenas 18 duplas conseguem completar a desgastante competição !
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Como já é tradição, o enorme público invade totalmente a pista para receber os valentes e cansados pilotos, fazendo uma festa sem igual !
Os vencedores, Alain Gernoud de 26 anos, e Georges Godier, de 31, são sócios proprietários de uma oficina de preparação de motores, numa pequena localidade da França, perto da fronteira com a Suiça.
Para o Bol D' Or, os amigos criaram a equipe Sidemm-GG (Godier-Gernoud), que além de vencer, ainda colocou a outra moto, de Duhamel-Baldè, no 3º lugar do pódio !
O detalhe é que a moto utilizada pela dupla, foi preparada inteiramente para o Bol D´Or, tendo tido alterações significativas no quadro, suspensões e principalmente no motor ... a dura competição de 24 horas e a distância de 2.988 km percorrida, numa média de 124 kh/h, sem nenhum problema mecânico, provou que além de excelentes pilotos, os sócios-amigos, tem extrema competência no seu trabalho !!
Classificação Final
Posição | Nº | Equipe | Moto | Pilotos | voltas | média (km/h) |
1º | 1 | Sidemm-GG | Kawasaki 1000 | Alain Gernoud-Georges Godier | 675 | 124,52 |
2º | 8 | J. Jaques | Kawasaki 986 | Christian Estrosi-Gilles Husson | 670 | 123,41 |
3º | 2 | Sidemm-GG | Kawasaki 1000 | Yvon Duhamel-François Baldé | 667 | 123,04 |
4º | 39 | King´s | BMW 980 | René Guilli-Helmut Dahne | 662 | 121,95 |
5º | 37 | Peyre-JB | Kawasaki 998 | Jean Bernard Peyre-Diider Ravel | 661 | 121,71 |
6º | 55 | JP-Boinet | Yamaha TZ 750 | Gérard Debrock-Jean Paul Boinet | 647 | 119,38 |
7º | 47 | E-Offenstadt | SMAC 350 | Eric Offenstadt-J. Jaques Coq | 641 | 118,10 |
8º | 33 | G. Blat CMPN | Honda 830 | J. Paul Bertsch-George Maison | 631 | 116,41 |
9º | 14 | Orban-JP | Kawasaki 984 | Roland Mullender-Guy Bougard | 605 | 111,54 |
10º | 42 | Segoni | Segoni 1000 | Guido Valli-Andrea Sorci | 598 | 110,25 |
Por
Ricardo Pupo
Dezembro / 2003
Fonte - Revista Duas Rodas nº 9
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Comentários:
Comentário dos Internautas:
Em 66 a Honda é campeã em todas as categorias menos na 50cc que fica com a Suzuki e decide deixar as competições pois havia provado que era a mais rapida até esta prova aonde apos ter os 3 primeiros vencido pela Kawasaki fez as vendas da Z900 subirem consideravelmente enquanto as CB750 caiam na mesma proporção aonde a Honda percebe a força das competições volta oficialmente tanto que nas provas seguintes alem das Japauto haviam as RCB da HRC e volta aos GP e até a F1.
Edson Kazuhiro Baba
edsonkb@ig.com.br (Sábado, 6 de Dezembro de 2003, às 00:59:00)
ACOMPANHAVA ESTAS PROVAS PELAS REVISTAS DA EPOCA ERAM UMA LOUCURA, GRANDE PROVA DEVERIAM VOLTA-LAS
FLAVIO ABBUD
flavio.abbud@uol.com.br (Sábado, 6 de Dezembro de 2003, às 15:16:20)
vc esta de parabens com a fotos e o comentario da moto eu sou apaixonanda por moto !!!! adorei muito continua assim!!!!
um b-jao para todo.
Mayara Efizio
mayaraefiziov@bol.com.br (Domingo, 21 de Dezembro de 2003, às 15:50:37)
-NESTE DEMONSTRATIVO, FICA CLARO A SUPERIORIDADE DA EQUIPE KAWASAKI NO CENÁRIO MUNDIAL NA ÉPOCA, LANÇANDO A MARCA DEFINITIVAMENTE NO MERCADO NO MAIS ALTO NÍVEL.
STENIO
steniojunior@petrobras.com.br (Terça Feira, 30 de Dezembro de 2003, às 23:43:42)
O Stenio falar bem de Kawasaki é chover no molhado. Afinal, ele deve ter uma meia duzia delas! Se duvidar, as motos que chegaram nas três primeiras posições devem estar com ele...
Carlos Trivellato
(Sexta Feira, 2 de Janeiro de 2004, às 17:50:39)
sem comentario
jose carlos
joscarnas@bol.com.br (Domingo, 1 de Agosto de 2004, às 15:41:10)
Que maravilha! Sem palavras.
Tabajara A.Jorge, São Carlos-SP
(miraassumpcao@ig.com.br) Quinta Feira, 14 de Abril de 2005, às 10:38:43