CAMPEONATO BRASILEIRO DE   
MOTOVELOCIDADE

GOIÁS - GOIÂNIA

1974

               

 

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de motovelocidade foi disputada no autódromo de Goiânia, Goiás.

Foram disputadas as categorias 50 cc, 125 cc, Esporte (350 cc a 750 cc) e Especial .

Os destaques ficaram com o piloto da casa, o goiano Edmar Ferreira, o santista Antonio Bernardo Neto pilotando pela primeira vez sua Honda 750 da equipe Fórmula G, e a categoria 50 cc, que teve um recorde de 28 participantes, brindando o público com muita brigas pela vitória !

A triste nota desta etapa foi o falecimento do piloto paulista Hélio Gumerato Filho, o Helinho, que se acidentou com sua Suzuki 750, no último dia dos treinos livres.


Antonio Bernardo Neto


Categoria 50 cc

Paulo Castroviejo, de São Paulo é o lider da categoria e o favorito a vencer a prova. Sua Suzuki da Equipe Pop´s é preparada pelo competente Diego Escalona.

Na largada, o piloto goiano Roberto Boetcher, com uma Yamaha da Equipe Mil, larga na frente !

Por seis voltas (a corrida tem 10 voltas), a liderança foi do goiano, mas seguido de muito perto por Castroviejo e pelo paranaense Denison Vieira Perez, com sua veloz Morini !

Na sétima volta, Castroviejo consegue ultrapassar Boetcher, assumindo a ponta, a logo abre 3 segundos de vantagem !

Na volta seguinte é a vez da Denison deixar Boetcher para trás ... e logo em seguida o paulista Marcelo Scaloppi também o ultrapassa !

Antonio Lacerda, também goiano, com uma Yamaha, e o paulista Antonio Emílio de Honda fizeram uma prova muito emocionante, na disputa pelo quinto lugar, que acabou ficando com o piloto da casa !

Vitória de Castroviejo, com Denison em segundo e Scaloppi em terceiro !

Com esse resultado, Paulo Sérgio Castroviejo é o Campeão Brasileiro por antecipação !


Paulo Sérgio Castroviejo - Suzuki 50  Campeão

Castroviejo completou as 10 voltas em 24' 19" 36/100, com média de 94,603 km/h !

Classificação Final

Posição

Piloto

Moto Nº voltas Estado
Paulo Castroviejo Suzuki 10 SP
Denison Perez Morini 10 PR
Marcelo Scaloppi Yamaha 10 SP
Roberto Boetcher Yamaha 10 GO
Antonio Lacerda Yamaha 10 GO
Antonio Emilio Honda 10 SP
Ricardo Guimarães Suzuki 10  SP
José Rodrigues Yamaha 10 GO
Chuna Ponzio Yamaha 10 SP
10º Edson L. Silva Honda 10 SP

Categoria 125 cc

Com 23 pilotos alinhados no grid, a 125 cc promete muita emoção !

O piloto paulista Ramon Macaya, com uma Honda CB 125, da Equipe Fórmula G, larga bem e começa uma intensa disputa pela ponta,com o goiano Otilio Santiago com uma Yamaha !

Na quarta volta (prova com 12 voltas), o piloto goiano assume a liderança !

Pela disputa do terceiro lugar, vinham o goiano Múcio Nascimento (Yamaha) e o paulista José Luiz Vargas (Honda). Após uma excelente disputa, palmo a palmo, o terceiro lugar no pódio ficou com o goiano ! José Luiz Vargas fica em 4º lugar.

No pelotão do meio, disputando os 5º, 6º , 7º, 8º e 9º lugares, vinham duelando espetacularmente, levantando a galera, os pilotos Carlos Roberto Valente (Honda - SP), Juarez Plasmann (Yamaha -PR), Marcos "Rato" Almeida (Honda-Janda - SP), Kurt Feichtemberg (Honda - GO), e Paulo Sodré (Honda -Pop´s - SP) !

Os cinco pilotos vieram a prova toda alternando posições nas freadas e saídas de curvas ! Na última volta, Carlos Roberto cai na entrada do retão, quase levando os outros quatro junto !


Largada da disputada categoria 125 !

Wilson Yassuda (Honda -SP), que havia largado mal e vinha se recuperando, chegou no grupo e surprende, chegando em sexto lugar, marcando seu primeiro ponto no campeonato !

Plasmann ficou em 5º, Marcos "Rato" Almeida em 7º e Kurt Feichtemberg em 8º.

Otilio Santiago venceu, completando as 12 voltas em 26' 26"27/100, com média de 104,441 km/h.

Ramon Macaya ficou em 2º lugar !

Classificação Final

Posição

Piloto

Moto Nº voltas Estado
Otilio Santiago Yamaha 12 GO
Ramon Macaya Honda 12 SP
Múcio Nascimento Yamaha 12 GO
José Luiz Vargas Honda 12 SP
Juarez Plasmann Yamaha 12 PR
Wilson Yassuda Honda 12 SP
Marcos Almeida Honda 12 SP
Kurt Fechtemberg Honda 12 GO
Paulo Sodré Honda 12 SP
10º Carlos Roberto Valente Honda 12 SP

Categoria Esporte

Anonio Bernardo Neto faria sua estréia na categoria, sómente na terceira etapa. A Equipe Fórmula G comandada pelo experiente Manoel Gallardo, o Manolo, trazia uma forte estrutura, com uma moto Honda 750 cc, preparada pelos mecânicos Nelson e Zelão.

O líder do campeonato é o paulista Antonio Pinheiro (Honda - Janda), que não irá participar por estar se recuperando de uma fratura no braço direito.

Bernardo largou na frente, e já na terceira volta abre 13 segundos de vantagem sobre o catarinense Sebastião Torquato, com sua Yamaha RD 350. 

Orientado por Manolo, Bernardo fazia uma tocada forte, para forçar Sebastião Torquato a uma eventual quebra na sua RD 350, pois só assim poderia ter alguma esperança de conquistar o campeonato, que ainda teria mais uma etapa.

Antonio Bernardo foi administrando a vantagem e venceu com sobras ... Torquato consegue o 2º lugar, mesmo tendo chegado com sua moto falhando !


Antonio Bernardo Neto - Estréia com vitória !

Eduardo Luzia, (Honda 750 - SP) assume a terceira posição na quarta volta (prova de 25 voltas) e corre tranquilo até a bandeirada.

Mário Hélio Sanctos, (Yamaha RD 350- SP), também sem ser ameaçado, fica na quarta colocação.

A briga pela quinta colocação foi muito boa, entre os pilotos goianos, Luiz Pelar, de Suzuki e José Luiz Macedo, de Yamaha ! 

Macedo consegue uma ligeira vantagem, mas no final da prova cai, deixando o 5º posto para Luiz Pelar ! Nivaldo Correia de São Paulo, também se aproveita da queda e fica com o sexto lugar.

O paulista Plínio Lima, que vinha andando bem com sua Yamaha RD 350, teve que parar nos boxes por problemas no escapamento, perdendo 2 voltas ... mesmo assim ainda conseguiu um 10º lugar (entre 18 concorrentes). Com boas atuações, Plinio tem chamado a atenção e deverá conseguir bons patrocínios para o próximo ano.


Plinio Lima - De olho na próxima temporada !

Antonio Bernardo Neto venceu a prova, completando as 25 voltas em 48' 26" 72/100, com média de 118,742 km/h. É sua também a volta mais rápida (a vigésima) com tempo de 1' 54" 70/100 e média horária de 120,366 km/h. 

Classificação Final

Posição

Piloto

Moto Nº voltas Estado
Antonio Bernardo Neto Honda 25 SP
Sebastião Torquato Yamaha 25 PR
Eduardo Luzia Honda 24 SP
Mario Hélio Sanctos Yamaha 24 SP
Luiz Pelar Suzuki 24 GO
Nivaldo Correia Yamaha 24 SP
José Luiz Macedo Yamaha 24 GO
Newton Luciano Honda  23 GO
Sérgio Dario Suzuki 23 SP
10º Plinio Lima Yamaha 22 SP

Categoria Especial

O grande favorito, e líder do campeonato, Carlos "Jacaré" Pavan, chegou a dizer que não ia alinhar. Ele estava tremendamente abalado com a morte de seu amigo Helinho ... assim como a maioria dos pilotos nesse dia.

Mas foi convencido pela sua equipe, a Edgard Soares, a competir ... mesmo assim, já no grid, Jacaré ainda chorava sobre a sua TZ 350.

Edmar Ferreira, da Equipe Carvalho, que conhece muito bem o circuito, além de ser excepcional piloto, é seu grande adversário no campeonato !

Paulo "Paulé" Salvalagio, também está na disputa direta pelo título !

Na largada, Edmar larga bem a começa a abrir vantagem ... sua TZ 350, além de bem preparada, foi "afinada" por Adu Celso, que finalmente está quase totalmente recuperado do acidente automobilístico que o tirou das pistas !

Já na segunda volta (são 25 no total), Edmar abria 4 segundos de vantagem sobre Jacaré, que vinha visivelmente abaixo de seu ritmo normal !


Edmar Ferreira - o favorito da prova !

Paulé vinha a 2 segundos de Jacaré e não conseguia alcançar, pois seu equipamento (pneus) não estava de acordo com sua capacidade de pilotar !


Paulé - Faltou equipamento ! 

Na disputa pelas colocações intermediárias, vinham o paranaense Ubiratã Rios, da Equipe Mate-Leão e Antonio Bernardo Neto, de Honda travando um bom duelo !

A disputa foi resolvida pelo melhor desempenho da Yamaha, dando o 4º lugar para Ubiratã Rios, com Bernardo ficando em 5º.

Em sexto lugar ficaria o paulista Milton Adib, que mesmo tendo problemas para fazer sua TZ 350 pegar na largada, conseguiu recuperar o tempo perdido "no braço" !

Fifa Carmona, de São Paulo, da Equipe Motomania, teve problemas de superaquecimento em sua Yamaha TR-3 quando vinha disputando com o piloto brasiliense, Lanor Giudici (Equipe Garagem Brasília), também de TR-3.

Mesmo assim, Carmona ainda chegou em 10º lugar. Giudici abandonou por problemas na parte elétrica.

Lá na frente, nada de novo ... Edmar disparado na frente, vence fácil, abrindo 44 segundos sobre Jacaré, o segundo colocado, que chegou a 15 segundos de Paulé, o terceiro colocado.


Jacaré - abalado psicologicamente, ficou bem abaixo de seu rendimento tradicional !

Edmar vence fácil, percorrendo as 25 voltas em 44' 36" 79/100, com média de 122,946 km/h. Faz também a melhor volta ( a quinta) com tempo de 1' 44" 52/100, média de 128,089 km/h.

Classificação Final

Posição

Piloto

Moto Nº voltas Estado
Edmar Ferreira Yamaha 25 GO
Carlos Pavan Yamaha 25 SP
Paulo Salvalagio Yamaha 25 SP
Ubiratã Rios Yamaha 24 PR
Antonio Bernardo Neto Honda 24 SP
Milton Adib Yamaha 23 SP
Edvilmo Queiroz Yamaha 22 SP
Marcos Kiko Yamaha 22 SP
Lanor Giudici Yamaha 16 SP
10º Felipe Carmona Neto Yamaha 14 SP

O excelente público de 20 mil pessoas, vibrou muito com as disputas e o campeonato continua aberto, valorizando assim, ainda mais a próxima etapa, que será disputada em Interlagos !


Classificação geral do Campeonato Brasileiro após 3 etapas:

Categoria 50 cc

Posição Piloto Moto Pontos Estado
Paulo Castroviejo Suzuki 27 (Campeão) SP
Denison Perez Morini 13 PR
Olimpio Ferreira Zundapp 6 SP
Humberto Oliveira Honda 5 SP
Marcelo Scaloppi Yamaha 4 SP
Roberto Boetcher Yamaha 3 GO

 Categoria 125 cc

Posição Piloto Moto Pontos Estado
Ramon Macaya Honda 21 SP
Juarez Plasmann Yamaha 17  PR
Otílio Santiago Yamaha 9 GO
Wilson Yassuda Honda 8 SP
Vicente Gallichio Honda 6 SP
Múcio Nascimento Yamaha 4 GO

Categoria Esporte

Posição

Piloto

Moto Pontos Estado
Sebastião Torquato Yamaha 21 SC
Antonio Pinheiro Honda 15 SP
Antonio Bernardo Honda 9 SP
Eduardo Luzia Honda 6 SP
Mário Hélio Sanctos Yamaha 4 PR
José Ponticelli Honda 3 SP

Categoria Especial

Posição

Piloto

Moto Pontos Estado
Carlos Pavan Yamaha 21 SP
Edmar Ferreira Yamaha 18 GO
Paulo Salvalagio Yamaha 17 SP
Ubiratã Rios Yamaha 5 PR
Nivanor Bernardi Yamaha 4 PR
Antonio Pinheiro Honda 3 SP
Antonio Bernardo Honda 2 SP
Milton Adib Yamaha 1 SP

 

Até Interlagos !

Por Ricardo Pupo
Novembro / 2003

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



Gostaria de saber de vcs tem mais reportagens sobre o campeonato brasileiro de 1974 e 1975 da moto velocidade. Obrigado
Antonio Bernardo Neto
aber@iron.com.br  (Sexta Feira, 14 de Novembro de 2003, às 12:55:55)

N.R. - Temos mais algumas informações de revistas da época, mas com certeza, você é que nos contará muitas histórias ainda !


Maravilhoso! Sensacional.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@terra.com.br  (Sexta Feira, 14 de Novembro de 2003, às 17:50:45)


É UMA GRANDE SATISFACAO LEMBRARMOS DESTA FABULOSA CORRIDA, E COM O PEQUENO DEPOIMENTO DO ANTONIO BERNARDO NETO.
ABRACO A TODOS
FLAVIO ABBUD
flavio.abbud@uol.com.br  (Sábado, 15 de Novembro de 2003, às 19:08:06)


Muito legal relembrar os velhos tempos.
João Porto
jocaporto@bol.com.br  (Domingo, 16 de Novembro de 2003, às 00:07:35)


sao muito boas essas materias de voces, sera que teriam mais sobre a decada de 70 das cincoentinhas , EX:  piloto jose moreira da penha ( o penha de Araraquara-SP, foi um expert em cincoentinhas ! abraços  
Tadeu
t.martinez@bol.com.br  (Domingo, 23 de Novembro de 2003, às 11:32:32)

N.R. - Vamos pesquisar a respeito !


legal ter reportagens acho que tiradas da revista duas rodas  motociclismo pois me lembro que tive as primeiras revistas so que numa enchente que teve no Rio de Janeiro as perdi. Tambem e bom relembrar o nome de Antonio Jorge Neto grande piloto se nao me engano ele ganhou um Daytona na classe 250 nos anos 70. E o Boetcher que foi campeao no motocross, pela materia ele corria na velocidade ainda. Por onde anda ele, moronguinho e paraguaio?
Francisco Rubens
ceafla@ig.com.br  (Sábado, 29 de Novembro de 2003, às 20:36:01)

N.R. A Revista Duas Rodas é uma grande fonte de informação dos anos 70 ! A história da grande conquista do Netinho, está na seção "Matérias Anteriores" -Competições.  Esperamos ainda poder contar a histórias dos pilotos citados !


adorei a materia, poderiamos relembrar as lambretinhas tb ! (tenho fotos do tempo em que tinhamos corridas no centro,aproveito o espaco para cobrar incentivo por parte do governo de goiania, temos grandes talentos aki...
armando da silva lopes junior
batalhaodechoque@bol.com.br  (Sexta Feira, 9 de Julho de 2004, às 15:10:12)


Muito boa essa matéria, alguém sabe do Ramon Macaya?
Junior
garrafa_hc@hotmail.com  (Segunda Feira, 26 de Julho de 2004, às 17:44:51)


quero mandar um abração para todos que ainda lembram os velhos tempos
Ramom Macaya
Domingo, 5 de Março de 2006, às 16:28:29


Parabéns, excelente !
Orlando Ferreira
(oferreira7@aol.com) Domingo, 11 de Junho de 2006, às 12:24:41


Opa....tudo blz aí pessoal ?? Tenho uma dúvida a um tempo : O Edmar Ferreira piloto, é o mesmo Edmar Ferreira do Banco Santos ??? Alguém aí sabe responder ??
Jorge Soares
(mundocross@hotmail.com) Segunda Feira, 26 de Junho de 2006, às 12:31:55

N.R. - O ex-"banqueiro" é o paulista Edemar Cid Ferrreira, e o nosso grande campeão é o goiano, Edmar Ferreira.


Prova de que realmente este é o nosso canal de comunicação. PARABENS A TODOS E FICA AQUI MINHA CURIOSIDADE. COMO CONTACTAR RAMOM MACAYA, Meu parceiro de equipe e há  + de 25 anos sem noticias dele...por onde andarás..
Abs. Tchek-Tchek
(elusi761@yahoo.com.br) Segunda Feira, 24 de Julho de 2006, às 22:23:15


É bem emocionante rever esta matéria. Competi na categoria 50 cc, me classificando em 7º lugar na prova, praticamente me arrastando na pista. Me lembro de ter tido problemas mecânicos no treino de sábado, não conseguindo afinar a Suzukinha para a corrida. Também não me acertei no "S" atrás dos Boxes, pouco treino, não conhecia o circuito, era a primeira vêz que andava em Goiânia. Mas estar lá, com os pilotos paulistas, era tudo!
Fato lamentável e que deixou a todos indignados, a morte do piloto paulista Helinho nos treinos de sexta-feira. Recordo do Jacaré chorando sobre a TZ no momento da largada, com uma tarja prêta de luto no braço.
Saudades do meu ídolo Castroviejo, e deixo aqui um alô aos grandes pilotos Marcelo Scaloppi e Edson Luis Silva (Tchek-Tché), que estão por aí.....
Um abraço também para o Mário Hélio Sanctos. E por onde andam Denison, Paulé, Cigano, Zezo, Ramon, Plinio....que galera, que geração fantástica de pilotos!
Ricardo Vieira Guimarães
(rvguimaraes@ig.com.br) Sexta Feira, 11 de Agosto de 2006, às 20:43:23


GOSTARIA DE FAZER UMA CORREÇAO DO NOME DO PILOTO DA CATEGORIA 125 CC. O NOME DELE E OTILIO FREIRE SANTIAGO QUE FOI O VENCEDOR DESTA PROVA MARAVILHOSA. UMA GRANDE ABRAÇO. 
BRUNO SANTIAGO.
(bfs_xtz@hotmail.com) Segunda Feira, 11 de Dezembro de 2006, às 18:06:26

N.R. - A fonte que consultamos, revista Duas Rodas, trazia o nome do piloto como Getulio. De acordo com a sua informação, já corrigimos a matéria.


PARABENS PELA MATERIA GOSTARIA DE INFORMAÇOES SOBRE O ULTIMO CAMPEONATO PAULISTA DE MOTOVELOCIDADE ANTES DE MODIFICAREM A PISTA FUI O ULTIMO CAMPEAO DA CATEGORIA NOVATOS RD 350 FORAM OITO PROVAS E GANHEI AS OITOS E O GILMAR VIDAL TAMBEM DE SANTOS GANHOU TODAS DE CB 400! QUEM PODERIA ME AJUDAR (SEM SER O CHAPOLIM COLORADO) CORRI TAMBEM AS 12 HORAS DE INTERLAGOS NA PISTA ANTIGA DE HONDA 125 NO MEIO DE RDS 350 E CB 400 COM CHUVA A NOITE E CHEGAMOS EM 4 NA NOSSA CATEGORIA COISA DE LOCO PILOTOS E DIRIGENTES ABSURDOS MAS VALEU!

nome: IVAN DE JESUS E SILVA
(IVAN.51@HOTMAIL.COM) Terça Feira, 29 de Janeiro de 2008, às 21:01:35


é muito bom relembrar.

nome: sirlon de moraes
(motosemotosmultimarcas@uol.com.br) Quinta Feira, 5 de Junho de 2008, às 07:24:16


muito boa esta materia...
nome = Patrick Macaya
 
macaya.p@hotmail.com


Vale a pena salientar que Sebastião Torquato foi Campeão Brasileiro na categoria esporte em 1974 competindo com uma RD350
Armando Torquato de Oliveira
 sartol@bol.com.br


´`e galera...saudosismo!...tenho 51 anos de idade e curtia muito a "moto janda", inclusive, aqui em sampa. Tinha 15 anos e possuía uma 450 DOHC-HONDA,e meus ídolos de encontros éram Carlos (JACARÉ) Pavan, Hèlinho Gumerato Filho, Plínio Lima, Paul´E, Cigano, Paulinho Castroviejo e e outros ícones...èramos felizes e sabíamos. Quanto "glamour" nossas garupas tinham...que saudades da gasolina azul e de toda a turma. Abraços pro Abdalla!!!
Luis Carlos Facuri
 lcfacuri@hotmail.com


bons tempos
nome = marioqueirozjunior
email = mariotaison@hotmail.com


SEBASTIÃO TORQUATO, ele é o "CARA". Tenho o maior orgulho de você PAI!!
nome = Patrícia Torquato
email = patricia.torquato@hotmail.com


Além de Sebastião Torquato, grande campeão nas 350, sempre estava lá o nome de Ubiratan Rios, também com RD 350 pra alegrar a galera, que gostava de ver um 2 tempos fumaçando, deixando aquele rastro de fumaça e oleo m 40.
nome = Francisco Rubens
email = ceafla@ig.com.br


muito legal lembrar desses pilotos fabulosos pois me inspiro nesses pilotos ate hoje pois vi bem pertinho andando na melhor pista de motovelocidade na terra que o brasil ja teve falo com muito orgulho pois nasci bem ao lado dela (pista emilio estok senior joinville sc) foi la que vi os pilotos nivanor bernardi, roberto boetcher, sebastião torquato, lucilio baumer, paulo cezar machado e outros, o motociclismo precisa ser lembrado parabéns ricardo pupo o meu muito obrigado nós amamos esse esporte.
nome = jeancarlos fernando gularte


Fantástico Juarez Plasmann, campeão 1975 125 cc hj mecânico de motos com a mesma maetria dos tempos de pista!!!
nome = alysson
email = lelo_kindl@hotmail.com


Nossa!!! Qto tempo!!! Eu era apenas uma adolescente e fugi de casa em Santos só para poder ver o Gilmar Vidal com aqueles olhinhos azuis e cabelo encaracolado correr em Interlagos, mas infelizmente ele teve um problema eu acho...com a gasolina que se não me engano estava vazando...mas tudo bem. Pior foi voltar pra Santos e a policia já havia sido acionada pelo meu desaparecimento. kkkkkkkkkkkkk
nome = lilian scarmagnan
email =
lilianssg@yahoo.com