COMPETIÇÕES

CAMPEONATO PAULISTA DE MOTOVELOCIDADE

7ª ETAPA
II TAÇA GOVERNADOR DO ESTADO
1978

 

Home

 


 

Domingo de muito sol em Interlagos. A pista foi reformada e o asfalto parece muito convidativo aos grandes pegas !

A II Taça Governo do Estado, promovida pela Associação Paulista de Motociclismo, foi disputada em 24 de setembro. Um excelente público compareceu, dando ares de festa à penúltima etapa do Campeonato Paulista de Motovelocidade !

Foram disputadas as categorias Ciclomotor, Estreantes e Novatos,  50cc, 125 cc, Especial, Esporte (350 cc a 380 cc e 400 cc a 1300 cc)  e Fórmula Honda 125.

As provas foram marcadas por muitos tombos, pois houve vazamento de óleo na bateria da 50 cc, e muita poeira na Curva do Sol, que o vento trouxe da pista de Cross.

Na prova de ciclomotor, a surpresa foi a quebra de sequência de vitórias de José Escalona (11 anos) para o menino de apenas 7 anos, Alexandre Abraão de Barros.  Pilotando uma Mobylette "monoshock" , Alexandre conseguia abrir boa vantagem na subida dos boxes (a prova foi disputada no anel externo)!  A vitória foi contestada pela equipe de Escalona, mas após verificação, foi constatado que o ciclomotor tinha realmente 49,5 cc e não 75 cc como se suspeitava !


Alexandre Abraão de Barros

Nas 50 cc, a disputa ficou entre Ângelo Amato e José Scaloppi ! A corrida só foi decidida na última volta, com a vitória de Amato, que consegue abrir 5 pontos na classificação geral das 50 cc !


José Scaloppi (nº 1)

A catergoria de 125 cc ficou conhecendo antecipadamente seu campeão. Com a vitória, o japones naturalizado brasileiro Tetsunori Inada, mostra que veio para vencer !  Sua vitória ficou ainda mais valorizada com a presença de Ramon Macaya , que voltou às pistas após quase um ano , com uma Honda MT, a mesma que pilotava Antonio Siqueira, que caiu no Bico de Pato na primeira volta.  Inada, Macaya e Cláudio Girotto, disputaram uma emocionante prova e chegaram , 1º, 2º e 3º lugares respectivamente.


Tetsunori Inada (nº 10) e Ramon Macaya (nº 4)


Cláudio Girotto Filho

Na Especial, muitos tombos e quebras !  José Casarini cai na curva do Sol e Cláudio Girotto na largada !  Antonio Bernardo e Mario Hélio Sanctos (líder do campeonato) disputam palmo a palmo, até que Bernardo abandona com problemas em sua TZ. Com a vitória, Mário Hélio Sanctos abre 7 pontos de vantagem no campeonato sobre Marco Antonio Greco , o "Largatixa", que chega em segundo lugar !


Mário Hélio Sanctos , o vencedor da Especial

A esperada disputa entre Denísio e Tucano na Esporte de 400 cc a 1300 cc foi adiada !  Denísio largou bem, mas o motor de sua moto travou logo na primeira volta ! Tucano herda a liderança e vence de ponta a ponta ! É mais um campeão por antecipação !

A Esporte 350 cc a 380 cc, teve como vencedor Milton Nicola Adib, com o carioca Paulo Pessoa em segundo e Hélcio Mariotto em terceiro. O líder do campeonato, Milton José Salmaso fica em quarto. Paulo Salvallagio , o Paulé, que era um dos favoritos caiu na ferradura !


Paulo Salvallagio, Paulé. 

A Fórmula Honda 125 , mais uma vez deu show ! Muitos participantes, muitos tombos (todos sem gravidade !) , e muita disputa ! Essa categoria vem se firmando como grande celeiro para o motociclismo ! O vencedor foi Antonio Emílio Rodrigues. Mário Tamburro (líder da categoria)  e José Luiz Vargas Gonzaga ficam em 2º e 3º lugares !

Mais um campeão por antecipação ! Rubens Duarte Pinha, chega em terceiro na Estreantes e Novatos (400 cc a 1300 cc), e garante o título ! O vencedor é Mauro Domingos Giomi, com Gilmar Bertolini em segundo !


Um dos muitos tombos do dia !

Foi um dia muito agradável, com grandes nomes (algumas ausências) e grandes promessas na pista !  Esperamos contar cada vez mais com o apoio do público, dos patrocinadores, dos fabricantes (cadê a Yamaha) e das autoridades, para que nosso motociclismo possa brilhar cada vez mais no cenário nacional e mundial ! Com esse apoio, certamente o Brasil irá poder mostrar seu valor no futuro do motociclismo !

Classificação geral do Campeonato Paulista de Motovelocidade:

Catergoria Estreantes e Novatos

125 cc

José Roberto Lellis Vieira (Cenoura) 65 pontos
Euclides César Silveira 46 pontos
Roberto Hisato Guibo 34 pontos

 350 a 380 cc

Márcio Lopes Libonari 72 pontos
Orlando Tomás Teixeira Santos 60 pontos
José Luiz Testa 38 pontos

400 a 1300 cc

1º  Rubens Duarte Pinha (Campeão) 97 pontos
Gilmar Bertolini 68 pontos
Mauro Giomi 40 pontos

 Categoria 50 cc

Angelo Rafael Amato 79 pontos
José Marcelo Scaloppi 72 pontos
Antonio Martins e Mário Mazuchelli 36 pontos

Categoria 125 cc

Tetsunori Inada (Campeão) 100 pontos
Cláudio Girotto Filho 82 pontos
Sidnei Aparecido Noccioli 37 pontos

Categoria Esporte

350 a 380 cc

Milton José Salmaso 63 pontos
Milton Nicola Adib 62 pontos
André Ubaldo Lolli 50 pontos
Hélcio Mariotto Filho 49 pontos
Paulo Salvallagio (Paulé) 38 pontos

400 a 1300 cc

Walter "Tucano" Barchi (Campeão) 81 pontos
Denísio Casarini e Paulo S. Castroviejo 60 pontos
Norberto Tomé 43 pontos
Sidnei Scigliano e Luiz Antonio Tonini 37 pontos

Categoria Especial

Mário Hélio Sanctos 74 pontos
Marco Antonio Greco "Largatixa" 67 pontos
José Casarini 56 pontos
Cláudio Girotto Filho 50 pontos
Antonio Bernardo Neto 42 pontos

Por Ricardo Pupo


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

Comentários dos Internautas:

Bem, eu tive o prazer de conhecer e trabalhar com Tetsunori Inada, uma pessoa fantástica que eu admiro muito, se por acaso ele ler isso um dia, que saiba que alguns dos ótimos momentos de Yamaha Motor do Brasil que tive, incluiram T. Inada

Ass Gordon
nome: Alessandro Santos
alessandro_fioravant@terra.com.br (Sexta Feira, 28 de Junho de 2002, às 19:16:11)


Caro Ricardo parabéns pelo trabalho tenho 41 anos e sou fã das classicas pricipalmente Suzuki. Em 1979 fiz algumas corridas de estreantes e novatos minha moto era nº 90 e fui o primeiro a colocar calota de fusca na frente para fixar o número e ajudar a aerodinâmica(que primitivo) mas foi uma boa época. Será que existem fotos daquelas corridas? Se tiver e puder me enviar agradeço muito.Abraços Theodoro Sorocaba SP
 Theodoro Mendes Júnior
theoband@terra.com.br (Segunda Feira, 23 de Dezembro de 2002, às 16:20:38)

N.R. - Vamos procurar as fotos.


Ja imaginaram se o nosso motociclismo tivesse a organizacao e divulgacao realmente de ponta,como fazem os americanos? Parabens.
Tabajara  A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sábado, 8 de Fevereiro de 2003, às 09:52:08)


Tive o prazer e trabalhar com Inada na rev. Convel bons tempos dentro e fora das pistas época que a yamaha era atuante e vitoriosa tenho fotos da minha rd 350 de competiçao dos anos 70 e da minha rd de competiçao dos anos 90 hoje preparo motores rd 135 de kart sendo inclusive campeao paranaense em 2002 se houver possibilidade gostaria de enviar minhas fotos que fazem parte do motociclismo nacional um grande abraço a todos contato ivandejesus53@bol.com.br ou 044 2649149tel/fax
Ivan de Jesus e Silva
ivandejesus53@bol.com.br  (Domingo, 6 de Julho de 2003, às 13:45:15)

N.R. Você pode enviar suas fotos e histórias para nossa seção de "Histórias".


André Lolli.  Hoje é uma figura bem especial!
Sexta Feira, 5 de Janeiro de 2007, às 02:58:19


Ricardo, cadê o resultado da categoria ciclomotores? Nessa época iniciavasse uma categoria de baixo custo, que iniciou muitos pilotos. Eu fui um destes e o nosso Alexandre Barros, nosso atual representante no motociclismo mundial, também teve seu início nesta bela categoria, como mostra foto ácima.
Ricardo, não canso de te parabenizar pelas excelentes matérias.
Marcelo Maruri - Balneário Camboriú - SC
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br) Quinta Feira, 22 de Fevereiro de 2007, às 11:00:05

N.R. - Na revista que usamos como fonte (Duas Rodas) não havia o resultado final da prova dos ciclomotores.


EU TIVE O PRAZER E O PRIVILEGIO DE CONHECER, E TRABALHAR COM O MILTON NICOLA ADIB, O "CIGANO" , GRANDE PILOTO E PINTOR, FORAM TEMPOS QUE JAMAIS ME ESQUEÇO.
GOSTARIA MUITO DE REATAR CONTATO E SABER COMO ESTÃO TODOS, O MILTINHO, O GORDO, SEU IRMÃO, VALTÃO E CLAUDINHO SEUS MECANICOS, ERALDINHO, O SOBRINHO, ETC. SE ALGUE TIVER CONTATO C/ ELE POR FAVOR TRANSMITA MEU ABRAÇO E SAUDADES.
OBRIGADO.
FABIO EDUARDO (na época da oficina da Jõao Pedro Cardoso, conhecido como lança chamas)
(FABIEDUCAR@HOTMAIL.COM) Terça Feira, 1 de Maio de 2007, às 18:34:24


tive o prazer de  conhecer e ser amigo do Milton José Salmazo o "Teco", campeão  Paulista em 78 grande apoiador deste esporte em nossa cidade, hoje tem uma revenda de veículos e motos em jundiai. parabens pelo relato histórico de uma época de ouro de grandes herois, que fizeram o motociclismo nacional, lembrar ainda dos irmãos Persio e Percival Nascimento, que fundaram a primeira pista de motocross de Itatiba SP, na qual eu tive o prazer de ser o primeiro piloto da cidade a andar nela. grande abraço a todos

nome: Janes Furlan
(janesfu@hotmail.com) Segunda Feira, 28 de Abril de 2008, às 20:44:59


Bom pessoal... Sou o William Salmaso, filho do Teco e gostaria comentar que no dia 30 de Novembro de 1978 dia em que nasci, foi também o dia em que meu Pai ficou campeão. Um fato muito legal...pois gravaram no troféu dele a seguinte frase.. "Homenagaem ao Tequinho" hehehe... Muito legal esse site... achei por curiosidade dando uma fuçada na Net. Poderiamos juntar varias pessoas dessa geração e fazer um grande churrasco!!! Qualquer coisa entrem em contato comigo. Um Grande abraço a todos do "Tequinho" hehehe

nome: William Salmaso
(wsalmaso@hotmail.com) Quinta Feira, 19 de Junho de 2008, às 15:28:22


Nunca é tarde prá dizer: "Eu estava lá" !! De 1975 até 1980, mais ou menos, tive o prazer de viver essa época de ouro que foi o motociclismo em Interlagos,grandes tempos!Ficava nos boxes e voltava de carona na "Kombi da Dacon" com a equipe do Mário Hélio Sanctos eu e o Fenando Gasparetto, tenho foto e credenciais dessa temporada, com direito a resultado de prova em "mimeógrafo".Obrigado por mais esse momento, grande abraço!.
email = Fabiomuniz1200@HotMail.com
nome = Fábio Muniz Pinto


parabens a todos vcs jornalistas esportivos que não deixam nuncam o motociclismo dos anos 50,60,70,80,e outros anos morrerem,pois sou filho vivo de uns dos maiores pilotos do motociclismo dos anos 50 meu pai "AURELIO MANOEL RODRIGUES" piloto da VARAM MOTORES E MACACOES EDMUNDO era CONHECIDO COMO "BAGUNÇA" CORREU AS 24HS e chegou em 5º lugar com uma bwm 500cc preparada pelo seu mecanico SHIMITI uns dos melhores da epoca tenho guardado sobe 7 chaves 1 albun de fotos do querido e eterno idolo,o velho aurelio?andei em 1980 de formula yamaha nº14 pela super bike fiquei em 4ºlugar no campeonato brasileiro e 5º no paulista.mas para pilotar uma moto tem que ter gasolina na veia,e eu não tenho um abraço a todos fique com deus jose antonio ro drigues o eterno "JANTON'Nº 14 FORMULA YAMAHA P.S MEU PRAZER UM DIA FOI ANDAR NA FRENTE DO VAIL PASCOALIN, VIREI NO AUTODROMO ANTIGO DE 125CC YAMAHA EM 3.49 NA EPOCA UM TEMPORAL, DESCEU O COISA RUIM,SO CONSEGUI ACELERAR nem olhei para traz VALEU,
email = koalahelicopteros@hotmail.com
nome = jose antonio da silva rodrigues