ALBERTO "JOHNNY" CECOTTO

 

Em 25 de janeiro de 1956, nascia em Caracas, Venezuela, o filho de Giovanni Cecotto, italiano, campeão europeu de motociclismo . Batizou o menino de Alberto Cecotto, que logo seria apelidado de "Johnny" !

Desde garoto, Johnny Cecotto já andava com motos, sempre incentivado pelo pai !

Em pouco tempo, já demonstrava ter herdado o talento do pai, tanto que com apenas 16 anos, em abril de 1972, fazia sua estréia como piloto de motos.

Havia ganhado de seu pai uma Honda 750 , e vai disputar uma corrida em Barquimesimeto . Quando estava em 3º lugar, a corrente da moto quebra, e Cecotto abandona !  Mas já havia mostrado que tinha "braço" !

Disputa com a sua Honda 750 (original), mais uma prova, em Maracaibo, em junho de 72, e na última volta, com a vitória na mão , Cecotto se empolga e cai !

Mas sua performance chama a atenção de um importador de Caracas, que lhe oferece uma moto Kawasaki 750 H2, e uma pequena verba de patrocínio ! Era o começo da carreira profissional !!

Disputa , ainda em 1972, mais 4 provas, sempre com ótimos desempenhos, mas ainda sem resultados !  Sempre quebra ou cai , ... mas sempre andando na frente !

No final do ano, o importador oficial da Yamaha, Andréa Ippolito, da Venemotos, contrata o jovem e promissor piloto.

Disputa mais duas provas , agora pilotando uma Yamaha TR-3, chegando em 3º e 2º lugares !!

Em abril de 1973, finalmente a primeira vitória ! Numa disputadíssima prova em San Carlos, Cecotto vence brilhantemente !


Prova na venezuela, 1973

Em maio de 1973, Cecotto vem ao Brasil para disputar a IV 500 Milhas de Interlagos. Sua primeira prova internacional ! (Seria o começo de uma grande ligação de Cecotto com o Brasil !)

Nesta prova, Cecotto faz dupla com Ferruccio Dalle Fusine, e mesmo tendo largado em último, e ter sofrido uma queda que lhe custou muitas voltas, chega em um honroso 3º lugar, numa prova que teve Tucano, Adú Celso, Denísio Casarini e outras feras !!


Pódio das 500 Milhas de Interlagos (1973). Adú Celso, o vencedor, e à esquerda, o jovem Cecotto com a taça de 3º colocado !!

Já mais maduro, Cecotto vence muitas provas e se torna o Campeão Venezuelano de 1973 !

Em 1974, mais uma vez muitas vitórias. Foi campeão venezuelano, Latino-Americano, e ainda venceu as 500 Milhas de Interlagos, fazendo dupla com Jacaré !


Cecotto e Jacaré, festejando a vitória nas 500 Milhas de Interlagos, 1974 !

Nas 200 Milhas de Daytona, fica em 2º lugar na categoria 350 cc ! Ainda vai à Itália, disputar as 200 Milhas de Imola, mas quebra faltando 5 voltas , quando vinha na liderança !

Mas foi em 1975, que veio a consagração ! 

Nas 200 Milhas de Daytona, Cecotto chega em 3º lugar, à frente de ninguém menos que o campeoníssimo Giacomo Agostini !


Cecotto (nº 92), ultrapassando um retardatário, à frente de Agostini (nº4) nas voltas finais das 200 Milhas de Daytona (1975).

Sempre sob a batuta de seu manager Andréa Ippolito, e com as orientações de seu pai, Cecotto vai disputar o Mundial de motovelocidade ! Vai participar das categorias de 250 e 350 cc, e disputar algumas provas de 750.

Para entrar em ritmo, sua equipe Venemotos vem novamente ao Brasil, para disputar uma etapa da Taça Centauro, em Interlagos.

Na corrida, Cecotto larga mal, saindo do grid em último lugar, deixando o ponteiro, Adú Celso, abrir cerca de 30 segundos !

Cecotto, assombra a todos, numa vibrante recuperação, vencendo a prova e baixando o recorde de Interlagos em 6 " !!  Seu tempo de 3´ 13", durou por muito tempo !!


Cecotto e seu manager Andréa Ippolito

No Mundial, logo na sua primeira corrida, no GP da França, o jovem piloto venezuelano surpreende a todos, ficando em 1º lugar nas 250 e nas 350 cc, novamente vencendo Agostini !


Cecotto no GP da França de  250 (1975)

Na sua estréia na 750, em Ímola, Cecotto também vence !

Ao final da temporada, Cecotto leva o título mundial nas 350 !! E só não vence as 250, pois tem muitos problemas mecânicos com sua moto ! É campeão mundial aos 19 anos !! 


Cecotto nas 250 (1975)

Já consagrado, em 1976, Cecotto vai para Daytona disputar novamente as 200 Milhas.  O japonês "brasileiro" Tanigawa passa a integrar sua equipe como chefe dos mecânicos !


Cecotto , com seu preparador "nipo-brasileiro"  Tani ! 

Desta vez, após uma grande batalha com o favorito (e americano !) Kenny Roberts, Cecotto conquista a vitória !!  


Consagração em terras americanas !  Vencedor das 200 Milhas de Daytona, 1976 !


Cecotto curtindo a vitória em Daytona -1976

Mas o ano de 76 , embora começasse bem, no mundial, foi extremamente frustrante ! Muitas quebras, tombos e contratempos, ... e com isso , o título das 350 fica com Walter Villa e sua Harley Davidson. Cecotto consegue o vice ! 


O nº 1 nas 350 , terminou o ano (1976) com o vice-campeonato !!

Nas 500 (seu primeiro ano nessa categoria) e nas 750, não passa de 19º e 10 º colocado na geral !


GP da França, 1976, nas 500 cc. Foi um ano péssimo !


Na 750, também não adiantou ter estilo e arrojo !!

Para 1977, a Yamaha prepara um time com Cecotto e Steve Baker, para combater Barry Sheene (Suzuki) que ficou com o título das 500 em 76.

Mas esse também não foi um ano de sorte para Cecotto !  Começa bem a temporada, e na abertura , correndo em casa,  vence a 350 e fica em 4º na 500.


Vitória em casa na 350 anima o arrojado Cecotto !

Foi no GP da Áustria, que o azar acontece ! Cecotto se envolve num terrível acidente , que tem como consequências, fraturas múltiplas (e graves) em seu braço esquerdo, e a lamentável morte do piloto Hans Stadelmann !

Com isso, a temporada de 1977 acaba para Johnny Cecotto ! Ainda consegue voltar e mostrar seu arrojo e talento, vencendo um GP das 350 e conquistando um 2º lugar e duas vitórias nas 500 !  O título das 500 fica com Barry Sheene de Suzuki ! 


Vitória de Cecotto no GP de Brno em 1977 nas 500 com Agostini em 2º e Rougerie em 3º


Cecotto, mostrando sua garra , na sua volta, no GP da Finlândia de 500 (1977)

Em 1978, novamente um bom início , chegando em 2º , atrás de Kenny Roberts nas 200 Milhas de Daytona ! 

No mundial, disputa as 500 e 750 cc.  

Nas 500, fica com o 3º lugar, atrás de Sheene e do campeão Kenny Roberts !


Bela largada nas 500 !  Cecotto, Barry Sheene e Kenny Roberts !!

Na 750, disputa ponto a ponto com Roberts, e apenas na última corrida, consegue a vitória que lhe dá o título mundial, o segundo de sua brilhante carreira !!


Arrepiando na 750, em busca de seu segundo título mundial, no GP da Espanha !

Em 1979, Cecotto abre o Mundial fazendo a pole (na chuva), e quebrando o recorde do circuito de Salzburg, na Áustria, na 2ª volta da prova !  Mas a "bruxa estava solta", e logo após, uma queda espetacular, tira Cecotto da prova ... e de muitas outras ! Fratura da patela (rótula) , ... e ...3 meses no "estaleiro" !


Rara imagem de Cecotto logo após o acidente que fraturou seu joelho !!

Cecotto tenta voltar , mas sente fortes dores no joelho, o que impedem de ter bons resultados !  Fica mais um ano sem títulos !!


Sua tentativa de voltar foi em vão !! Mas sempre mostrando seu estilo na 750 nº 1 !!

Em 1980, sem o apoio oficial da Yamaha, Cecotto amarga maus resultados, e resolve abandonar definitivamente as pistas ... de motocicleta !  


Treino das 500, 1980

No mesmo ano, Cecotto começa a disputar provas de Fórmula 2, com uma March BMW !


Cecotto e sua estréia com um Fórmula 2 (March BMW) , 1980

Assim, em 1981, disputa o Mundial de Fórmula 2, pela Minardi, marcando alguns pontos apenas.


Com a Minardi em 1981

Em 1982, de volta à March BMW, Cecotto com 3 vitórias, fica com o vice-campeonato, a apenas 1 ponto do campeão !


De volta à March BMW em 1982, onde ficou com o vice-campeonato !

Em 1983, Cecotto faz sua estréia na Fórmula 1, pela equipe Theodore Ford Racing ... aonde ? ... No Rio de Janeiro (O Brasil de novo !) . Marca seu primeiro ponto já no 2º GP, mas , como sua equipe é muito pequena (leia-se "dinheiro"), não consegue terminar a temporada.


Na sua estréia na Fórmula 1, no GP do Brasil em 1983, na Equipe Theodore Ford Racing (19º lugar)

Em 1984, Cecotto vai para a Toleman, e seu companheiro de equipe é ... Ayrton Senna !!  Cecotto sofre um sério acidente em Brands Hatch, com várias lesões nas pernas !! Era o fim de sua carreira na Fórmula 1 !


Cecotto e o jovem Ayrton Senna na Toleman, 1984

Mas em 1985, quase um ano após o acidente, Cecotto volta às pistas na categoria de Turismo, pilotando uma BMW 635 ! 

De 1985 em diante, Cecotto nunca mais deixou de correr,  onde foi muitas vezes vitorioso, e campeão !

Em 1994, vem ao Brasil disputar as Mil Milhas de Brasília, com uma BMW M3 . Seus companheiros de equipe são ... Nélson Piquet e Ingo Hoffmann !! Ficam com o 4º lugar.

Em 1996, novamente com Piquet, Cecotto disputa as 24 Horas de Le Mans (2º lugar) , as 2 Horas de Curitiba, e as 2 Horas de Brasília,  que vencem com facilidade !


Piquet conversando com Cecotto na McLaren F1 , nas 2 Horas de Brasília (1996)

E vai seguindo sua vitoriosa carreira, correndo em várias categorias diferentes, até os dias de hoje ! São 30 anos de carreira !

Em 2001, Johnny Cecotto , após mais um título , no Campeonato Alemão V-8 Stars,  é eleito o Piloto do Ano,  por jornalistas europeus !!


Cecotto no pódio da última prova da V-8 Star , 2001

O jovem, que era uma  promessa no passado, é uma realidade hoje !

Campeão, arrojado, determinado e talentoso, foi sem dúvida um exemplo para toda uma geração !

E, nós brasileiros, nos orgulhamos deste venezuelano, pois no fundo, lá no fundo ele também tem uma grande admiração e carinho pelo Brasil !! Seu coração é verde e amarelo !!

Valeu Cecotto , pelos shows em Interlagos, e pelas vitórias !!

Títulos:

Motociclismo

1973 - Campeão Venezuelano 

1974 - Campeão Venezuelano e Latino Americano

1975 - Campeão Mundial das 350 cc

            200 Milhas de Ímola

1976 - 200 Milhas de Daytona

1978 - Campeão Mundial na 750 cc

Automobilismo 

1989 - Campeão Europeu da categoria Turismo

1990 - 24 Horas de Spa Francorchamps

1993 - ADAC Tourenwagen Cup

1994 - ADAC Tourenwagen Cup

1996 - 2 Horas de Brasília

            2 Horas de Curitiba

1997 - Mil Milhas de Brasília

1998 - Campeão da Super Tourenwagen Cup

2001 - Campeão da V-8 Star

Por Ricardo Pupo

Agradecemos a colaboração de John Damen que nos cedeu informações e imagens.
www.jdamen.tmfweb.nl/cecotto.htm

 

 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

Comentários dos internautas:


Esse menino foi na moto o que o Senna foi no carro ! Ídolos eternos !
Edson 
(7 de Dezembro de 2002, às 15:33:59)


Sorry to respond in English. Looks great, nice pictures ;-)
For more Cecotto look at my new "unofficial Johnny Cecotto fansite" at http://home.planet.nl/~damen615/
John Damen 
johndamen@planet.nl (Quarta Feira, 18 de Dezembro de 2002, às 17:34:17)

N.R. - Your website is very interesting and beautiful ! Cecotto is a nice guy and great pilot ! 


Lembro-me bem do acidente que Cecotto sofreu com um carro da Toleman, futura Beneton, na época em que foi companheiro de Ayrton Sena. Ele também era encarado como uma das promessas daquela época na fórmula 1. O tal acidente, ocorreu em um treino para uma corrida, e o que mais marcou, foi o fato de Sena ter parado o carro bem ao lado para assistir ao socorro do piloto. Quem diria que anos mais tarde, seria ele a partir em tais circunstâncias! É bom saber que mesmo assim, Cecotto teve uma carreira vitoriosa mesmo fora da F1. Parabéns!
Carlos Trivellato 
setrivellato@uol.com.br  (Domingo, 23 de Março de 2003, às 15:04:43)


Vi o Cecotto correndo em Interlagos . Pura magia e tecnica bons tempos.
Ivan de Jesus
ivandejesus53@bol.com.br  (Domingo, 29 de Fevereiro de 2004, às 23:47:51)


En realidad no hay calificativos que resuman la dimension de Johnny. Simplemente ha sido y sera El Mas Grande.
Eduardo Perez
(eduardoperez64@hotmail.com) Sábado, 25 de Dezembro de 2004, às 16:42:34


vi em Interlagos ... pilotagem nivel Senna ! Perfeito e rápido !
Ivan de Jesus
(ivandejesus51@ibest.com.br) Domingo, 2 de Janeiro de 2005, às 21:04:06


Esse cara nasceu para as pistas, isso mostra que quando a pessoa nasce para correr não importa se tem duas ou quatro rodas ... corrida é corrida.
Cleverson Zanotto
(cleversonzanotto@hotmail.com) Segunda Feira, 4 de Abril de 2005, às 18:24:31


Jonny war der grandioseste Rennfahrer! !! Danke für die tollen Duelle auf BMW M3 !
Die warn echt geil !  Im Gegesatz zur DTM heute. Gruss aus Deutschland ! Olli
Olaf Krug
(ollik525i@aol.com) Domingo, 27 de Novembro de 2005, às 20:03:17


My website has been changed into the Official Johnny Cecotto Fansite. The link to this site is www.johnnycecotto.com
John Damen
(webmaster@johnnycecotto.com) Domingo, 7 de Maio de 2006, às 15:53:48


Como eterno fã de corridas, confesso que essa reportagem me emocionou pelo conteúdo e pela narrativa. Parabéns.
José Ribeiro Aran
(jr.aran@hotmail.com) Terça Feira, 11 de Setembro de 2007, às 07:36:18


No se leer bien portugues.. pero me emociona ver una página como esta dedicada a ese Gran Piloto Venezolano... MIL GRACIAS!!!! ¡¡¡OBRIGADO!!!!
Luis Rondón
(l_rondon@hotmail.com) Quarta Feira, 3 de Outubro de 2007, às 11:32:45


foi ótimo relembrar alguns momentos especiais deste exelente piloto, pois pude retornar por alguns momentos ao saudoso motociclismo onde aparecem figuras históricas como giacomo agostini, barry sheene, keny roberts, verdadeiros mitos do motociclismo mundial e os nossos também não notáveis adu celso e o imcomparável jacaré, sem dúvida nenhuma gente muito especial.  parabéns pela lembrança deste mitos.
luiz carlos da cunha
(piscinasul@uol.com.br) Terça Feira, 29 de Janeiro de 2008, às 21:30:16


olha eu corria de cinquentinha em 1974 e estava lá nas 500 milhas, tanto de 1974 quanto de 1975 e a minha lembrança, com muita saudades, foi nos treinos das 500 milhas de sua parceria com jacaré, pois no sabado, um com cada motocicleta {treinaram separadamente}, quebraram alternadamente o record da pista, que era 3,20, ao ponto do Edgard Soares 'recolher' os dois com medo de se machucarem. a materia é ótima e o cecotto tb, era muito simples e afável, sua vitória c jacaré foi inesquecivel, pelos dois.
benedito salvador carlos
 benescarlos@hotmail.com


Que grande emoção ter encontrado este site! E pensar que quando tinha os meus 10 anos de idade, estive com ele, na box, no circuito de San Carlos, Venezuela. Hoje vivo esta recordação com grande emoção. Acreditem. Parabens ao pessoal que não deixou morrer este grande ídolo do desporto motorizado.
Antonio Amorim
maisum.amorim@gmail.com


Talento puro. Valeu!
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido Jorge