Clássicas de outras épocas

 

      É  sempre interessante conhecer histórias envolvendo aventuras com motos clássicas. Porém, muito antes da existência do MC 70, algumas pessoas já se dedicavam a recuperação de motos a caminho da sucata. Uma interessante reportagem foi publicada pela revista Duas Rodas em outubro de 1.979, no exemplar de número 52.

      Trata-se da história de um grupo que se intitulava  “ÔBA”, ou “Old Bike Association”, que reunia alguns amigos que tinham como característica a predileção  pelas  chamadas “bicheiras”. Faziam parte do grupo máquinas como: Norton 1.952, Indian 1.948, Vincent, Harley, entre outras.

      Mas o que chama a atenção, é a improvisação e a criatividade nas adaptações para que as motos voltassem a andar. Numa época em que as importações eram proibidas, conseguir peças não era fácil, assim, até peças de automóveis viravam recurso de “socorro”. O melhor exemplo, é a Indian 48, que ilustra a capa da revista. Uma verdadeira moto feita em casa, onde o garfo era de uma Ariel 1.952, distribuidor de Volks, bobina de CB 125, aro de Suzuki 750, tanque de fibra, suspensão adaptada, e mais alguns detalhes “exóticos”.

      Além da descrição das motos, o texto traz a narrativa de viagens e aventuras do grupo. Foi inspirado em histórias como essa, que  nutri o sonho de um dia reunir  amigos que tivessem essa mesma paixão. O contato com o MC 70 e os eventos que se seguiram ao longo desses dois anos, trazem muito disso.

 

        Carlos Trivellato