Competições |
por: Marcos V.Pasini
Há pouco tempo, tive a idéia de montar a réplica de uma motocicleta de corrida que eu costumava ver em Interlagos no começo da década de 70.
A Yamaha 125cc 2 cilindros derivada da YAS1.
Como disponho de dois modelos Yamaha 125 2-cilindros, pensei em utilizar um deles para esse projeto.Deduzi que o nome desse modelo poderia ser TA125 usando a lógica das letras que nomeavam os modelos da era “pré-RD”, a saber R=350, D=250 e A=125.
Ora, se a road-racer 350cc era a TR, a 250cc era a TD, então a 125cc só poderia ser TA.
Batata! Entrei no Google e pimba! Lá estava a TA125.
Yamaha TA125 - 1974
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Pedi socorro aos amigos, internautas e ex-pilotos que me deixaram apreensivos pois ninguém sabia da existência de mais nenhum modelo desses e outros nem conheciam a moto...
Referencias na Internet não faltavam pois o material disponível é mais do que satisfatório.
Sendo assim, enquanto não decido se faço esse projeto ou não, resolvi dividir com nossos internautas, as informações que obtive e, para que, se alguém quiser, também, se aventurar nesse trabalho, não precise começar da “estaca zero”.
A Yamaha sempre pegou pesado no quesito competições e nas 125cc de moto-velocidade não seria diferente.
De 1968 a 1971, a Yamaha já disponibilizava para venda a pilotos privados, as motocicletas especiais de competição TD250 e TR350. Porém, na categoria 125cc era, apenas, fornecido um KIT de fábrica que era montado na versão street YAS1, de dois cilindros, com a qual os pilotos privados participavam nas competições da categoria.
Esse KIT contava com cilindros com diagrama de janelas modificado, pistões de um anel, bielas mais leves, carburadores 28mm e escapamentos dimensionados, além de novos discos de embreagem, ignição CDI Hitashi e outras coisinhas mais...
Kit oficial da Yamaha para preparação do modelo street YAS1 para competições.
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Com a nova regra da FIM que restringia os motores de 125cc a apenas dois cilindros, a Yamaha resolveu produzir uma versão especial de competição nos moldes das TD e TR, tendo como base a AS3, mantendo, porém, ainda disponível o KIT para "preparação caseira".
A Yamaha retornou oficialmente às competições em 1970, porém começou seu trabalho um ano antes, em 1969, contratando os pilotos Rod Gould para desenvolver as TD250 e TR350 e Kent Anderson, que seria o responsável pelo desenvolvimento pré-produção da TA125 até 1971.
Em 1972, a Yamaha passou a oferecer o modelo TA125 para pilotos privados e para, Kent Anderson coube um novo desenvolvimento, baseado na TA125, a OW-15, que contava, agora, com refrigeração líquida do motor ( veja mais ).
Yamaha OW-15 - praticamente uma TA125, com exceção do para-lama dianteiro cubo de freio traseiro e, é claro, do motor com refrigeração líquida
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Com a OW-15. Kent conseguiu o 2º lugar no campeonato mundial em 1972 porém, em 1973 e 1974 ele conquistou para a Yamaha dois títulos mundiais, respectivamente.
A partir de 1975 começou um mix de modelos monocilindricos, já contemplando o novo regulamento que reduzia para um cilindro os motores de 125cc para o campeonato mundial, o que levou a Yamaha, em 1976 desativar a OW-15, ocasionando a saída de Kent Anderson do time.
Aqui no Brasil, elas não foram muitas, e logo foram, carinhosamente, apelidadas de “Papa-Reta”, devido ao seu alto desempenho, por conta de um motor que de 15hp @ 10000rpm passava para 24hp @ 12500rpm com o KIT, além do peso aliviado que baixava dos 100kg originais da moto de rua.
As primeiras “Papa-Reta” YAS1 que participaram de provas em Interlagos, no começo dos 70 fizeram algum sucesso mas o piloto que conseguiu uma classificação expressiva foi Sergio Iasi, quando alcançou um glorioso 9º lugar nas 200 milhas de Interlagos em 1971, à frente de muitas Ducati 250 e outros bichos.
No projeto TA125, curiosamente a Yamaha optou em continuar utilizando o motor sem “Torque-Induction”, mesmo em 1974, quando já estava em produção a RD125.
detalhe dos carburadores 28mm
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As TA125 que vieram para o Brasil foram pilotadas pelos pilotos Tetsunori “Magrão” Inada, Claudio Girotto e pelo goiano Kurt Feitchemberger.
Mas, assim como no mundial, aconteceu, também conosco, a transição do regulamento da moto-velocidade, quando essa cilindrada passou a utilizar apenas de motores monocilindricos.
Sendo assim, começaram a aparecer as primeiras Honda MT125 2-Tempos e, em seguida, as Yamaha TZ125, também monocilindricas, o qua acabou fazendo com que os pilotos, ao optarem por motos mais novas, não tivessem outra opção.
A Yamaha TA125:
As Principais características da TA125 em relação à AS3 são:
Quadro: o mesmo da AS3 com retrabalhos para acréscimo de alguns suportes e retirada de outros (suporte do pedal de garupa, caixa do filtro de ar, etc..).
quadro da TA125 com os suportes para carenagem e pedaleiras
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Pedaleiras: recuadas – fixadas no chassis por meio de um suporte adicional com pedais de freio e cambio adequados.
chassis da TA125 notem a pedaleira recuada e suporte
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Suspensão e cubo de freio dianteiro: original da CS5E, que tem o diâmetro maior que o original da AS3.
Suspensão traseira: a mesma da AS3, porém com amortecedores especiais.
A balança traseira é a original.Rodas: aro 18” (mesma medida da AS3), com aros de alumínio.
Pneus: 2.50x18” (mesma medida da AS3) – tipo competição.
Motor: bicilindrico 2-Tempos base AS3 com diagrama de janelas modificados, cilindro com cromo-duro e pistões de um anel.
Bielas mais leves e embreagem com discos reforçados.
A bomba do “Autolube” é opcional.
Carburadores: diâmetro 28mm.
Ignição: CDI Hitashi
Escapamentos: dois dimensionados com curvas especiais de 9º e ponteiras 18mm sem abafador .
Para-lama dianteiro: pintado na cor vermelha, semelhante ao original (cromado)
Guidons: bi-partidos (especiais) – manoplas de freio e embreagem semelhantes às da AS3.
Conta-giros: Fixado no suporte frontal da carenagem superior.
conta-giros e suporte
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É possivel, também, se fazer uma réplica da TA125 em cima de um chassis da RD125 73, 74 e 75, pois o quadro é praticamente idêntico ao da AS3, com excessão dos suportes de escapamento extras que a AS3 não tem.
quadro da AS3
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As suspensões, rodas e freios, são iguais nas duas motocicletas.
O motor da RD, apesar de ter a válvula de palhetas na admissão dos cilindros ("Torque Induction") e o visual externo um pouco diferente, tem a parte interna igual, com excessão dos pistões que contam com janelas extras para a administração do sistema de admissão diferenciado. Mas o diâmetro e curso, assim como comprimento das bielas são iguais.
Como o layout externo do motor é igual ao da AS3, os locais de fixação dos dois motores são os mesmos.
Yamaha AS3 125 1972
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A TA125, no Brasil, foi praticamente esquecida mas, no exterior, ainda se participam de corridas “vintage series” com esses pequenos bólidos que faziam os pilotos de Ducati coçarem a cabeça...
Yamaha TA125 que ainda participa de corridas de época, no exterior
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Bibliografia e fotos da TA125 captados nos seguintes sites:
http://airtech-streamlining.com/yamaz/TA1251974.htm
http://www.yamaha-motor.com/sport/parts/home.aspx
http://www.classicbikeforum.com/view_topic.php?id=227&forum_id=5&jump_to=22107
http://www.cyclechaos.com/wiki/Yamaha_TA125
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Comentários:
Comentários dos Internautas:
Fotos e matéria sensacionais.
Pena a condenação dos motores dois tempos, dos quais sou um fã incondicional.
nome: Tabajara Aparecido Jorge
(tabajara-tabinha@hotmail.com) Terça Feira, 9 de Outubro de 2007, às 09:59:09
PASINI QUE COISA LINDA, QUE MAQUINA MARAVILHOSA, SOU UM AMANTE ETERNO DAS YAMAHAS DE CORRIDA.ESSA QUERO DAR UMA VOLTA.....PARABENS AMIGO, E DE MUITO BOM GOSTO ABRACOS FLAVIO ABBUD
nome: FLAVIO ABBUD
(flavio.abbud@terra.com.br) Terça Feira, 9 de Outubro de 2007, às 18:57:27
Amigo Abbud,
Infelizmente a TA da foto não é minha mas, se resolver faze-la, vou tentar deixar o mais parecida possível.
Grande Abraço.
Marcos Pasini
Pasini, tive o prazer de acompanhar em Interlagos as ultimas corridas das TA no Brasil, onde ela já não podia mais competir de igual para igual com as Hondas MT.
Mas o subir dos giros das TA nas largadas era impressionante e acho que nunca será superado por outra maquina..
Caso resolva modificar a sua AS3, vou te arrumar um "pouquinho" de CASTROL R que tenho guardado para você degustar a fumaça e sentir o cheirinho original das corridas.
Cordial abraço e parabéns pela matéria
nome: Valdinei Rastelli
(v.mr@uol.com.br) Quarta Feira, 10 de Outubro de 2007, às 21:37:08Falou, Valdinei !
Só iria ficar faltando isso... O cheirinho do Castrol Racing !!!!
Grande Abraço
Marcos Pasini
Caro, parabens pela materia, que nao pude deixar de me emocionar, pois apesar d cheirinho de castrol, e o ronco maravilhoso de suas flautas, passei o ano de 1975 inteirinho, RONCANDO um prototipo HONDA DE 125CC 4 tempos, COM 6 MARCHAS, inclusive em confrontos diretos com KURT FEICHTEMBERG (Goias), o qual me valeu o titulo de Campeão Brasileiro de Motovelocidade categ. 125cc.
Parabens pela materia.
nome: Edson Luiz da Silva - TCHEK.tche-Santos -SP.
(elusi76@bol.com.br) Quinta Feira, 11 de Outubro de 2007, às 20:24:28É isso aí, campeão !!!
Mande notícias!
M.Pasini
Nooossa!!! Achei incrível!!!
nome: Edu
(elc06@hotmail.com) Quarta Feira, 17 de Outubro de 2007, às 20:02:25
Pasini,
Parabens pela modificação da AS3 a replica da TA 125 eu gosto muito.
Em breve vou mandar uma foto de uma RDZ 135 a alcool com pro link disco de freio trazeiro e um disco da Suzuki 1100 no dianteiro rodas da 150 sport suspenção diantera da Strada guidao da RD 350 burrinho do freioi da ZX7 rr ea pinça do freio diant da CB 500 tanque Titan e a rabeta da APRILA escap pro raicing .motor ignição moto plat - cortei o cilindro e coloquei o bocal e a palheta de 6 laminas da Cagiva . Cambio de 6 marchas da DT 180 - campana e o carburador 32 mm da YZ 125 - o resultado ficou melhor do que eu imaginei - depois eu falo o resultado mas sua construção muito bem feita . eu sou Mauricio de Araçatuba SP mande um e-mail.
nome: mauricio
(abrantkoskimauricio@hotmail.com) Quarta Feira, 17 de Outubro de 2007, às 21:00:18
Caro Maurício, devo dizer que essa TA125 não é minha. Ainda não modifiquei nem a RD125 nem a AS3 mas esse trabalho ainda está nos meus planos.
Mande suas fotos !
Abçs.
MP
Saludos desde España.
Fenomenal trabajo y fenomenal reportaje.
Solo aclarar un detalle.
En el texto se lee: "Com a OW-15. Kent conseguiu o 2º lugar no campeonato mundial em 1971 porém, em 1972 e 1973 ele conquistou para a Yamaha dois títulos mundiais, respectivamente.", pero está errado de un año.
Anderson fue segundo en el 72 (que ganó Nieto) y ganó en el 73 y 74 los Campeonatos del Mundo.
Para cualquier duda sobre resultados, os recomiendo ésta magnífica página: http://racingmemo.free.fr/index.htm
Saludos y seguid así de bien. sois un site muy interesante.
nome: wxat
(webmaster@wxatgp500.co.uk) Domingo, 21 de Outubro de 2007, às 05:31:44Wxat
O erro já foi corrigido !
Gracias !!!
MP
Pasini,estou impressionado com todos os detalhes, parabens. gostaria de dizer que possuo uma tz 125 ano 88, e tambem tenho 2 jogos de pneus yokohama racing novos da cdecada de 70. que são perfeitos para TA125.
nome: Francisco Dalvi
(bigdalvi@hotmail.com) Terça Feira, 6 de Novembro de 2007, às 10:20:09
Bela maquina, parabens,entre em contato comigo,tenho uma raridade,pretendo dispor.
nome: jose francisco
(kabrera22@BOL.COM.BR) Terça Feira, 6 de Novembro de 2007, às 21:25:27
Estoy rsstaurando una moto similar, igual a la que use en una comptencia en taruma en 1978, muy bueno el material.
nome: Alberto Plavan
(aplavan@montevideo.com.uy) Sexta Feira, 16 de Novembro de 2007, às 22:55:00
Marcão se voce nao se lembra quem pilotava esta moto aqui no Brasil era Segio Iasi que é meu cliente e tenho contato com ele!
nome: Caio Fabio Pinheiro Veiga
(caiofabioepp@uol.com.br) Sábado, 17 de Novembro de 2007, às 11:28:53Fala, Caio !!!
Vc tem razão. Era o Serginho Iasi que pilotava uma YAS1 (Yasi ?) com KIT de corrida.
Valeu a lembrança !!!
Abração
MarcãoOi Marcão!
O sergio Iasi ele esta sempre aqui na minha loja! Hoje ele anda de Harley Davidson!
Passe aqui para tomar um cafe!
Rua General Osório 604 l 3 - Via USA Brasil!
um abraço
CaioValeu !!!
Qq hora apareço por aí !!!
Abração !
Marcão
Nos anos 70 tomei muito pau das 125 bicilindricas muito bem tocadas pelo Sergio Iasi.
nome: Paulo Polé
(poleh@uol.com.br) Segunda Feira, 19 de Novembro de 2007, às 16:54:28
Ótimo ler sobre o pequeno bólido.
E que você construa logo a réplica. Estamos loucos para, ao menos, ver as fotos!!!
Um detalhe: o regulamento que limitava as 125 entraria em vigor a partir de 1988.
Antes disso, todo mundo usava bicilindros: Garelli, MBA, só para citar as mais conhecidas.
A categoria era o feudo dos pequenos fabricantes europeus e artesãos, como Gert bender.
Uma curiosidade: em 82, uma MBA 125, para pilotos privados, custava o mesmo que uma Yamaha TZ250J, também para privados.
Um grande abraço.
nome: Antonio Mainieri
(mainieri13@hotmail.com) Sábado, 15 de Dezembro de 2007, às 01:58:16
Entrei em dr 125 e cai de costas quando vi estas motos do meu tempo ai bem na minha frente e apartir deste momento vou sair a procura de uma yamaha rd 125 2 cilindros e vou comprar para restaurar, esta materia de vocês foi otima para mim, e relembrei dos meus anos 70, obrigado por ter feito esta materia.
nome: gilberto santos
(toyotausa3@hotmail.com) Segunda Feira, 10 de Março de 2008, às 22:16:37
Cara, tava fazendo uma pesquisa sobre preparação de motos e li seu artigo.
Parabéns, super legal!!!!!
nome: Guilherme
guilherme.justen@yahoo.com.br
Caro Marcos!
Acompanho o TT-Isle Of Mam alguns anos.
Em 2007 essa prova completou cem anos.
Na comemoração trouxeram Mitsui Ito, piloto japonês que foi campeão em 1963(na sua categoria) com uma 50cc muito parecida com esse modelo que voce apresenta, inclusive com dois escapamentos também.
Tenho o vídeo dessa prova comemorativa, onde aparece a moto e o piloto, mas é meio pesado para transmitir.
Em todo caso, parabéns pela matéria.
nome: Djalma Santos
dsotnas@terra.com.br sex 20/2/2009 17:49
Tive uma RD 125 igual a que esta na foto e gostaria de saber por quanto eu adquiriria esta maquina.
nome: Enoque Reis
enoquereisplanounico@hotmail.com qui 5/3/2009 17:32