I COPA BRASIL INTERNACIONAL

INTERLAGOS - 1979

 

A 1ª Copa Brasil Internacional, abriu a temporada de competições de motovelocidade de 1979, com uma prova de TZ 350, categoria Especial.

A presença de nomes como Carlos Lavado e Walter Villa, tetra campeão mundial, da Equipe Venemotos, deu grande projeção ao evento.

Também foram disputadas outras categorias (Estreantes, 50 cc, 125 cc, Fórmula Honda, 350 a 380 cc, e 400 a 1300 cc), com provas válidas pelo Campeonato Paulista.


Nos treinos sábado, 17 de fevereiro, Walter Villa deixa todos boquiabertos ! Na primeira tomada de tempos, marca 3' 10"6 ... novo recorde extra-oficial de Interlagos !

E à tarde, numa volta perfeita, Villa surpreende novamente e baixa mais 2 décimos ... 3' 10"4 !!!

Denísio Casarini e seu experiente preparador (com passagens no mundial) Tanigawa simplesmente não acreditam !

A defasagem de equipamento é enorme. Enquanto os pilotos brasileiros tem que se contentar com suas TZ 350 já ultrapassadas, a equipe Venemotos trouxe o que há de mais moderno !

As suas TZ 350 modelo 1979, tem originalmente 62 HP, que são elevados à 80 HP, pelo excelente mecânico Angelo Frontirre, e isso com 15 quilos menos também !


Angelo Frontirre

O virabrequim e os pistões são especiais, e o chassis com suspensão monoshock, com balança em duralumínio, é fabricado pelo holandês Nico Baker. Como complemento, rodas Campagnolo, pneus Michelin, freio a disco dianteiro flutuante, com pinça de alumínio, e escapamentos forjados especialmente, com silenciador americano.

Ainda para complicar os brasileiros, no sábado mesmo, Adú Celso, nossa maior esperança, teve o seu último motor fundido, ficando fora da prova de domingo.

A responsabilidade recaía agora sobre Denísio Casarini, que pilotaria com, sua garra e eficiência de sempre, uma TZ 350 standard, para tentar defender as cores do Brasil contra os poderosos pilotos da equipe venezuelana !

Cláudio Girotto, com o terceiro melhor tempo nos treinos, viria com uma TZ com carburador de 38 mm, afinado pelo seu mecânico, o Paco.

O quarto melhor tempo ficou com Marco Antonio Greco, que recebeu uma "mãozinha" de Angelo Frontirre da Venemotos, que acertou sua carburação.

No segundo pelotão, aparecem Antonio Bernardo Neto, Mário Hélio Sanctos, Jadir Nasser e Roberto Daminelli, que pela falta de equipamento adequado não podem esperar mais do que apenas participar !

Ainda como destaque internacional, temos o campeão uruguaio Limberg Moreira e o argentino Marcelo Diez, estreando na categoria,.


No domingo, dia 18, uma grande festa iniciou logo cedo em Interlagos, com um público de mais de vinte mil pessoas colorindo as arquibancadas e os boxes !

Larga primeiro a categoria Estreantes, que agora é só para motos de 125.

A vitória foi fácil de Alberto Bazaia Neto (Equipe Bonanza / Status), que também fez a melhor volta, com 4' 26"66, com média horária de 106,288 km/h.

Em segundo lugar ficou Francisco Eduardo de Honda, e em terceiro, Alzevides Gini Gonçalves.

Em seguida, larga a categoria 50 cc, com suas pequenas e rápidas "maquininhas" !

Mesmo tendo uma péssima largada, Angelo Amato, com uma Minarelli preparadíssima por Salvatore Amato, vence, fazendo a melhor volta com 4' 28" 30, com média horária de 105,638 km/h.


Angelo Amato e sua Minarelli !

Em segundo lugar chega Antonio Jorge Nunes Neto (Equipe Moto Car) também com uma Minarelli, e em terceiro Mário Mazuchelli (Equipe Santo Vito) de Yamaha.

Denison Vieira Peres, o atual campeão, da Equipe Ital Motoneta, com uma Garelli fica em quarto, seguido de José da Penha Moreira (Equipe Funal Araraquara) de Minarelli, em quinto.

Na categoria 125 o ex-campeão Ramon Macaya larga bem e começa a se distanciar com sua Honda MTR II, dois tempos.


Ramon Macaya - andando forte !

Os pilotos da Equipe Cetemo, do competentíssimo Gualtiero Tognocchi, Antonio Sequeira, atual campeão, e o campeão carioca Willian James, ambos também com Hondas MTR II, não conseguem acompanhar o ritmo de Macaya, que vence a prova.

Sequeira, com uma péssima largada, ainda consegue se recuperar e chega em segundo ... Willian James fica na terceira colocação.


Willian James "Cabelinho" - campeão carioca

 Em quarto, de Yamaha, chega Ruben Di Giacomo (Equipe Metal Rubro) e em quinto, Sidney Noccioli (Equipe Toscano).

A melhor volta é de Ramon Macaya, com 3' 46"69, e média de 125,028 km/h.

A Fórmula Honda, é o espetáculo de sempre, com 46 motos largando, e andando praticamente num único pelotão !


Fórmula Honda - sempre um bonito espetáculo

Foram 5 voltas disputadíssimas, mas um temporal repentino, acabou prejudicando e os organizadores optaram por encerrar a prova, por falta de segurança !


A chuva interrompeu a Fórmula Honda !

O veterano Vail Paschoalin (Equipe Fórmula G / Ricard) foi o vencedor da prova, com a melhor volta, em 4' 18"46, média de 109,660 km/h.

Marco Tognocchi (Equipe Janda), filho do Gualtiero, foi o segundo colocado, mas na vistoria realizada pela Comissão Técnica da Fórmula Honda, depois da prova, foi desclassificado por ter polido o conduto de admissão do cabeçote.

Assim, subiram na classificação, Marco Antonio Cunha (Equipe Arco Iris), Arestes Gianetti Filho (Equipe Renome / Korça), Antonio Carlos Correa (Equipe Moto Chapré) e Waldir Franzoi (Equipe Renome).


Após um pequeno atraso causado pela chuva, chega a hora da grande prova do dia, a I Copa Brasil Internacional !

Os pilotos tiveram que trocar os pneus das motos, de slick para o de chuva, o que deu mais um pouco de vantagem à Equipe Venemotos, que dispunha de pneus Michelin de última geração ! 


Andréa Ippolito (chefe da Equipe Venemotos) discursa antes da largada, ao lado do nosso patrono Eloy Gogliano.

Na volta de aquecimento para a largada, a moto de Cláudio Girotto (Equipe Motoasa / Brasmédica) queima o transmissor ! Um brasileiro a menos na disputa !

Na largada, Lavado arranca na frente, seguido de Marco Greco e de Walter Villa ... Denísio Casarini (Equipe Gledson) não consegue fazer sua moto pegar, para desespero do grande público, que perdia a chance de ver uma ótima briga "no braço" com os estrangeiros !


Largada ! Na primeira fila, Denísio Casarini, Walter Villa (nº 1) e Carlos Lavado (nº 3)

Muito atrás (800 metros) e com a embreagem pifada (soltou o cabo), Denísio vai mantendo com dificuldades a quarta colocação. Sua TZ está muito difícilde controlar ... sem embreagem e com chão molhado ... !

Greco vem em terceiro, assistindo de perto a técnica apuradíssima de Villa e o arrojo de Lavado !

A briga dos ponteiros foi emocionante, com um show de pilotagem !

Na última volta, os dois saem colados do "Bico de Pato", e Lavado freia para não bater na moto de Villa, mas sua moto sai de frente ... tombo inevitável !

Lavado se levanta, auxiliado por um assistente e quando se prepara para retornar à pista, cai novamente pois o suporte que prende o amortecedor de direção está quebrado e o atrapalha !

Lavado consegue voltar à pista, ainda em segundo, pois Greco estava ainda muito longe!

E assim, Villa recebe a bandeirada, com Lavado em segundo ... era a esperada "dobradinha" da Equipe Venemotos !


O grande vencedor da I Copa Brasil - Walter Villa

Lagartixa (Marco Greco) é o primeiro brasileiro, chegando em terceiro lugar !


Lagartixa, o melhor brasileiro !

Em quarto lugar chega Denísio, com o uruguaio Limberg Moreira em quinto, que disputou a prova toda com o argentino Marcelo Diez, que abandonou por motor travado.


Deníso Casarini - um bom 4º lugar, considerando seu equipamento !

Roberto Daminelli (Equipe Cetemo), chega em sexto, depois de disputar muito com Antonio Bernardo Neto (Equipe Orange Jeans), que fica em sétimo lugar.

Lauro Assakawa (Equipe Motoasa / Brasmédica) é o oitavo e Paulo Pessoa, campeão carioca (Equipe Ritinha Fotografias), é o nono colocado.

A melhor volta foi de Carlos Lavado, com tempo de 3' 14"54, média horária de 145,691 km/h.


Carlos Lavado - melhor volta e 2º lugar !


E para fechar esse dia de festa, vem as categorias 350 a 380, e 400 a 1300, que largam juntas, mas tem a classificação separada.

O piloto Milton Nicola Adib (Equipe Union Dime) com uma velha Yamaha 350, surpreende e passa liderando na primeira volta, assustando a poderosa Equipe Fórmula G !

Tucano vinha atrás, pilotando um protótipo preparado por Milton Benite a partir de um motor de Honda 400F, com capacidade aumentada para 500 cc, carburação quádrupla Keihin com venturi de 31 mm e ignição eletrônica. O protótipo de apenas 130 kg, tem chassis monoshock em aço-cromo-molibidênio. 


Tucano e seu protótipo desenvolvido pelo "guru" Milton Benite

Assim que Tucano aqueceu os pneus, partiu para a liderança já na segunda volta, para vencer com tranquilidade !

Na disputa pela segunda colocação, vinham Paulo Sérgio Castroviejo (Equipe Mini Fiamm), que sofria um pouco com sua Suzuki 500, com câmbio "de passeio", Mauro Giomi, com uma Honda 550 (comprada de Tucano) e Sidney Scigliano (Equipe Moton) de Honda 500, preta e dourada no melhor estilo "John Player" !

Castroviejo é o segundo, Giomi o terceiro e Scigliano o quarto !


Castroviejo - 2º colocado na 400 a 1300 cc

A melhor volta foi de Tucano, com 3' 27"67, média de 136,479 km/h.

Na 350 a 380, a classificação foi a seguinte:

 Milton Nicola Adib foi o vencedor, com Rubens Duarte Pinha (Equipe Mobil / São João) em segundo, José Eduardo Calazans (equipe Moto Center) em terceiro, Hélcio Mariotto Júnior (Equipe Pantex) em quarto e Setembrino de Carvalho (Equipe Aqualo Racing) em quinto.


O grande e entusiasmado público que lotou Interlagos, pôde se deliciar com mais um grande dia de emocionantes competições !

A presença dos melhores pilotos nacionais e as estrelas internacionais, abrilhantaram esse belo espetáculo !


Por Ricardo Pupo
Julho / 2005

Fontes: Revista Duas Rodas, Jornal Folha da Tarde (19/02/1979)
Fotos: Mário Bock


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Sensacional. Demais. Eu tenho uma DRM de 79, com a materia da corrida, mas o que voces fizeram foi simplesmente otimo. Parabens.
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Segunda Feira, 18 de Julho de 2005, às 17:30:16


Viajei no tempo! Era bandeirinha nessa época... Show!
Parabéns!
Lee
(lfortesbarbosa@uol.com.br) Domingo, 24 de Julho de 2005, às 18:17:59


Sua materia ficou otima ! Tem como vc me mandar mais sobre as competições ?
Jobson
(jobin@oi.com.br) Quinta Feira, 28 de Julho de 2005, às 18:32:03


Achei muito bom encontrar uma matéria dessas, esses dias eu estava lembrando de alguns pilotos antigos e pensando, por onde andavam eles, tipo Lagartixa, Casarini, e agora encontrei tambem Tucano, que aliás nem lembrava mais , mas vi muitos pegas deles em Interlagos, tenho muita saudade dessas corridas eu ia quase todo fim de semana em Interlagos assisti-las, era muito bom.  Valeu
José Wilson P. da Silva - SP
(zewilsonsilva@gmail.com) Terça Feira, 2 de Agosto de 2005, às 14:11:08


Oi, legal terem imortalizado na WEB essa interessante prova. E fiquei muito honrado por usarem minhas fotos! Parabéns
Mário Duarte Bock
(graflock@neobox.com.br) Terça Feira, 9 de Agosto de 2005, às 10:54:55


Infelismente não pude ir nessa prova e ver o grande campeão Walter Villa em Interlagos, gostaria de saber se voces não teriam como colocar a materia da Copa Brasil de 1980 se não me engano, que o grande piloto Claudio Girotto venceu com Carlos Lavado em segundo Johnny Cecotto em terceiro Vicenzo Cazino quarto e Barry Shenne em quinto, acho que foi nessa ordem e essa eu queria ter participado mas não deu mas assisti a prova. Um grande abraço.
Othon Voador Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Segunda Feira, 28 de Novembro de 2005, às 23:59:49


Eu estava lá ... quem viu viu
IVAN DE JESUS
(ivandejesus51@ibest.com.br) Quarta Feira, 7 de Dezembro de 2005, às 12:17:15


Hola Ricardo, feliz navidad, viendo tu reporte de la 1 Copa Brasil, queria preguntarte si tienes material de la 2 Copa Brasil efectuada en 1.980. Seria interesante verla en el Libro de oro de las Competiciones. Saludos. Eduardo Perez. Venezuela
Eduardo Perez
(eduardoperez64@hotmail.com) Terça Feira, 26 de Dezembro de 2006, às 17:12:50


Que epoca boa esa, eu sou o filho do fabricante de botas mosquera.
Eduardo Mosquera Pereiro
 
edu@oespecialista.es


BELOS TEMPOS VEJA SO A FOTO DA LARGADA ISSO ERA NORMAL EM CORRIDA DE MOTO TUDO LOTADO OUVIR ESSAS MAQUINAS ERA UMA MARAVILHA ESTIVE PRESENTE EM MUITAS DELAS NA DECADA DE 70 MORAVA EM SAO PAULO, TINHA E MUITAS VEZES IA ESCONDIDO PARA INTERLAGOS. AI QUANDO CHEGAVA, AQUELA BRONCA MAS NAO TINHA JEITO PROXIMA CORRIDA DE MOTO E A GALERA SE ARRUMAVA DAVA UM JEITO. EPOCA MARAVILHOSA COM GRANDES PILOTOS HOJE A COISAS MUDARAM MUITO E AS CORRIDAS DE MOTO SEM COMENTARIOS JA ERA. ESTOU EM SANTOS A 30 ANOS, MATERIA NOTA 10 COMO TODAS DESTE SITE UM ABRAÇO
nome = Douglas Apezzatti
email = d.apezzatti@gmail.com


Legal. Como disse o José Wilson, não lembrava mais do Tucano. Alguém sabe por onde andam estes pilotos?
nome = Paulo
email = pdsantos@pop.com.br


Hoje trabalho com Engenheiro de Segurança, o cara é fera, Hélcio Mariotto Júnior.
nome = Mauricio
email = mvolcov1@hotmail.com


olá galera,graças ao bom deus tive minha participação por dezenas de anos,pois alem de competir na formula yamaha nos anos 80 ,eu trabalhei na ibirapuera motos,aonde estiveram instalados os pilotos ,carlos lavado,eduardo aleman,olavarrio,vicenzo cascino,cecotto e outros.cigano ,marcello guerreiro,com a mao de deus eu vivi essa epoca sou uma pessoa realizada, hoje tenho um filho de onze anos que so gosta do maldito computador e torce pelo sao paulo.um abraço jose antonio rodrigues "o janton formula yamaha nº 14 em uma corrida larguei em 32 junto com o piloto gilberto penteado e demos um shom naquele dia pois ele ganhou e eu cheguei em 4 lugar o presidente da yamaha do japao estava no autodro e nos comprimentou, tenho as fotos para provar. um abraço.
nome = jose antonio da silva rodrigues
email = koalahelicopteros@hotmail.com


O Melhor de todos foi Claudio Girotto, foi chegando e vencendo todos, Adu Celso, Tucano, Casarini, Lavado, Largatixa, Paulé, Castroviejo, até campeao mudial Johny Cecotto, voces poderiam fazer um apanhado sobre este piloto varias veses campeão da Taça Centauro e mais varias campeao brasileiro.
nome = mauro antonio gonçalves
email = cantinavitoria@uol.com.br                                31/01/2012


Espero que continuem pesquisando,objetivando resgatar nossa memoria. Show
nome = Paulo"BICO" Pessoa
email = paulo656565@yahoo.com                                  28/05/2012