CORONEL PM PEDRO MELLO

 

Pedro Rezende de Oliveira Mello, Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, hoje editor de revista especializada em motociclismo, tem uma bonita história de paixão ao motociclismo ...

Vamos conhecer um pouco dessa dedicada carreira !


Em 17 de janeiro de 1949, nascia em São Paulo, Capital, o menino Pedrinho (acho que assim era chamado na infância !).

Com 4 anos de idade, sua família se muda para a cidade serrana de Atibaia, próxima à capital paulista.

Lá Pedrinho levava uma vida normal com seus amigos até que um dia um fato iria marcar sua vida !

Certo dia, com seus 5 anos, Pedrinho brincava na sua casa quando de repente "um cavaleiro negro" adentra o portão ! Todo vestido de preto, óculos escuros, luvas, com uma moto "enorme", com botões brilhando, assim como os cromados daquela máquina deslumbrante !

Era seu pai, Edilberto de Oliveira Mello, Coronel da PM, que havia comprado uma Panther 250 cc, e chegava de S. Paulo, todo empoeirado da estrada !!

Foi aí, nesse instante que um paixão nasceu !

Seu pai ficou pouco tempo com a moto, mas o suficiente para Pedrinho dar suas primeiras voltinhas sentado no tanque daquele "monstro" de duas rodas !

O tempo passou e, já de volta a São Paulo, com seus 10 anos, um belo dia seu pai aparece com uma Lambretta.

Desta vez, seu pai ficou bastante tempo com ela !

Foram muuuiitos passeios, na garupa do pai !!

Pedrinho tinha dois vizinhos de sua idade, que eram mais "abastados" e já tinham ganhado dos pais pequenas motocicletas. Eram, uma Monareta e uma Gulivette.

Foram as primeiras "pilotagens" de Pedrinho, que já aprontava bastante com sua bicicleta pelo bairro !

Damos um pequeno salto nos anos novamente e Pedro agora já está com seus 16 para 17 anos, prestando o vestibular para a Academia da Força Pública do Barro Blanco.

Nessa época seu pai era o comandante do policiamento de trânsito de São Paulo e na unidade haviam Indians, Harleys e Lambrettas, as quais eram sempre "testadas" pelo jovem Pedro !!

Em 1968, Pedro, sempre muito versátil, foi campeão do Torneio Universitário Paulista ... de Hipismo, montando o cavalo "Anil" !!

Já como cadete da Academia, Pedro tinha costume de ir até Interlagos para ver as grandes corridas de carro e de motos. Pedro, desde muito pequeno já colecionava as revistas "Quatro Rodas", e as devorava, principalmente na seção das competições !

Ambas categorias de corrida o fascinava, mas as motocicletas, em termos de competição, ainda eram distantes !

No último ano da Academia, em 1969, Pedro faz um curso de pilotagem do Fittipaldi e do De Lamare, e começou a andar com um Fórmula V !


Pedro na escola de pilotagem com o Fórmula V

Entusiasmado, Pedro no ano seguinte, 1970, pega seu "fusca" de uso, e o transforma num "Divisão 3", para competir  !

Foi um grande ano, onde participou inclusive de uma 1000 Milhas de Interlagos, com o "Fusca" !


Pedro e seu fusca ! 1000 Milhas de Interlagos

Para 1971, o já Tenente Pedro, muda de categoria e vai correr de Esporte Protótipo, onde foi muito bem, com excelentes resultados !

Foi campeão do torneio estadual, com direito a duas quebras de recordes de pista e ainda foi campeão do torneio sul-americano, que era um tira teima entre Brasil e Argentina !


Pedro em protótipo Kinko - 1971

Nesse ano Pedro também mostra seus dotes artísticos e participa do filme de cinema "Roberto Carlos a 300 Km por hora", onde encarna um vilão, rival do "mocinho" Roberto Carlos !

Assim, com uma verba a mais com o cachê do cinema, Pedro consegue "envenenar" seu protótipo Kinko, para a temporada de 1972 !


Pedro - 1972

No ano de 1973, o automobilismo brasileiro iria sofrer uma mudança radical ! Por conta do sucesso de Émerson Fittipaldi, campeão mundial de Fórmula 1 em 1972, o automobilismo começou a atrair patrocinadores, carros mais bem construídos e preparados, enfim, seria o fim da época romântica !! O profissionalismo estava criado !

Pedro ainda disputa mais algumas provas em 1973, mas sem condições de acompanhar o investimento necessário para evoluir seu carro e ser competitivo !

Esse foi o fator fundamental para que Pedro migrasse para o motociclismo, que já havia até comprado na San Diego uma Suzuki 350, apenas para passear !

Como alguns amigos seus, entre eles Nivaldo Correia e Percival Nascimento, haviam experimentado uma nova modalidade implantada no Brasil, o Moto Cross, Pedro, que não conseguia ficar longe da adrenalina, vai praticar o esporte também !


Pedro dando seus primeiros saltos - 1973

E Pedro adorou o Moto Cross ... e embora sem levar tão a sério quanto o automobilismo, começou a disputar algumas corridas, em Bragança e em São Paulo !

Já em 1974, compra uma Yamaha DT 125 zero, e ao chegar em casa, a "depena" totalmente e já vai pra pista treinar !

Os anos de 1974 e 1975 foram repletos de competições nas pistas do "Café Solúvel" (próxima a Interlagos), Bragança, Trailândia, e Interlagos ! Andou com muita gente boa, como Nivanor, Denísio, Tucano, Boetcher, mas sem grandes pretensões, pois não se dedicava tanto às competições !


Pedro numa das muitas provas disputadas em Interlagos !

Em 1976, já como 1º Tenente, Pedro assume o comando do Pelotão Escolta de Batedores da Polícia Militar do Estado de S. Paulo.


Pedro (em primeiro plano) num de seus primeiros trabalhos de escolta - Presidente Ernesto Geisel - junho / 76 

E logo que assumiu, Pedro foi implantando uma nova filosofia à tropa !

Queria resgatar a beleza, o orgulho e o respeito à Escolta, assim como aumentar a sua eficiência !

Pedro fez algumas Harley "de pista" e comandava treinos na pista de Interlagos a todos os componentes da Escolta.

Fez com que todos os soldados tivessem amplo domínio sobre as pesadas Harley Davidson, com fundamentos de pista, e moto cross !


Pedro pilotando as "pequenas" Harleys em Interlagos !

Pedro mudou tudo na Escolta, desde às motocicletas, até aos uniformes, resgatando o orgulho de cada um dos seus 35 comandados, sendo elogiado por todas as autoridades que escoltou !


Notem as motos e os uniformes ! 

No ano de 1976, Pedro ainda disputou algumas provas de moto cross, com motos Yamaha YZ 125 e YZ 250, que pertenceram a Nivanor Bernardi.

Em 1977, Pedro reativa a equipe de demonstração da Escolta, onde os integrantes, inclusive ele próprio, realizam vários tipos de acrobacia !


Pedro saltando as Harley da corporação ...


... e saltando através do fogo !

A equipe criou fama e era convidada a fazer exibições em todo o Brasil !


Mais uma das exibições da Escolta pelo Brasil !

Algum tempo depois, a equipe ganhava um novo integrante !

Seu filho Thiago, então com 5 anos, encantava o público nas exibições, com saltos incríveis e muitas outras  manobras, numa Italjet 50 ! 


Thiago saltando o pai (todo orgulhoso !), Pedro !

No final dos anos 70, Pedro, é convidado pelo seu amigo Diego Escalona, da San Diego, a disputar uma prova em Interlagos pela sua equipe, que tem Paulo Castroviejo como piloto. 

Foi sua introdução no mundo da Motovelocidade !

Na prova, Pedro, pilotando uma Suzuki 500, não completa nem a primeira volta ... na freada de uma curva, a roda corta o bico da câmara de ar, e murcha o pneu de repente ... quase um belo tombo, evitado pela perícia dos tempos do moto cross !!


Pedro, aqui nos treinos, com a Suzuki 500 

Em 1983, Pedro cria a ROCAM, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas, um batalhão de policiamento especial para a cidade de S. Paulo. As motos utilizadas eram a Yamaha RX 180.

Todos os pilotos deste ágil batalhão, foram devidamente treinados por Pedro, recebendo instruções de fundamentos das categorias motovelocidade, moto cross e trial !


Pedro Mello, ao lado do então Governador de São Paulo, José Maria Marin, no lançamento da ROCAM. 

Em 1984, Pedro, agora Capitão, é transferido para o Comando de Policiamento de Trânsito, onde cria os Pelotões Especiais de Motociclista (PEM).

Com o apoio da Honda, Pedro traz ao Brasil uma tradicional competição da polícia japonêsa ... o "Shirobai" !

O Shirobai é uma espécie de olimpíada da polícia, onde são disputadas várias provas, desde operações policiais, até atividades físicas.

Foi um grande sucesso, e Pedro foi agraciado com o título de "Shirobai Brasileiro", o único Shirobai fora do Japão !

Em 1987, Pedro cria uma nova categoria no Moto Cross, aproveitando da habilidade de seus dois filhos, Thiago e Leandro ... o Mini Cross, para crianças, competirem com motos de 50, 60 e 80 cc !

Categorias que existem até hoje no Moto Cross !

Thiago fica com o título de campeão juvenil estadual, e Leandro o terceiro colocado !


Thiago e Leandro - Mini pilotos !

Mais tarde, Pedro assume a direção técnica da Federação Paulista de Motociclismo (sua terceira passagem pela FPM), e recria extinta categoria "Força Livre" para a motovelocidade.

Em 2002, já no alto de seus 53 anos,Pedro realiza um grande sonho. Disputa uma etapa do Campeonato Paulista de Motovelocidade, formando uma equipe com seu filho Leandro, na Força Livre.

Pedro corre com uma Suzuki Bandit 600, praticamente de rua, e seu filho Leandro com uma Suzuki TL 1000 !

Após um emocionante e nostálgico final de semana, Pedro termina a corrida em 10º lugar e seu filho Leandro em 2º lugar ! A família Mello deixava novamente sua marca em Interlagos !


Pedro, cinquentão, detonando em Interlagos !

Hoje, Pedro, agora Coronel, da reserva, dedica seu tempo à Revista Moto & Técnica, a qual empresta todo seu vasto conhecimento sobre o motociclismo !

Foram também mais de 25 anos de trabalho na Federação Paulista de Motociclismo na área técnica e disciplinar !

Este pequeno resumo da história do Coronel PM Pedro, fica muito aquém da sua grandiosidade !

Ao conhecê-lo pessoalmente, e entrevistá-lo, não pude deixar de me tornar seu fã e admirador. Sua histórias são gostosas de ouvir, cheias de detalhes e emoções, que não caberiam todas aqui !


Ricardo Pupo e Pedro Mello - 2004

Que sua vida seja longa e saudável, pois são pessoas assim que engrandecem nosso motociclismo !

Obrigado,

Coronel PM Pedro Mello !

Por Ricardo Pupo
Julho / 2004


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Já tive a oportunidade de ler artigos do Sr. Pedro na Moto&Técnica, mas até então não conhecia sua carreira na PM, foi vendo uma matéria na Duas Rodas de 1.979, sobre as Harley's dos batedores que vi tratar-se da mesma pessoa. Já naquela época, ele comentava as dificuldades para manter as motos em ordem, devido a famosa proibição das importações, ou nossa "lei-sêca" durante a "idade média" da ditadura.
Coincidentemente, lí seu comentário sobre sua participação na etapa do Campeonato Paulista na Moto&Técnica e achei muito legal, afinal, sonhos não tem idade! Um abraço!
Carlos Trivellato
trivellato@speedybrasil.com.br  (Terça Feira, 6 de Julho de 2004, às 14:10:26)


Parabens pela materia do meu amigo coronel Mello, eu conhecia so uma parte da historia, nao sabia da historia de que ja correu de carro.
Eu conheci ele andando de Harley da Policia Militar em 73 ou 74, ele ja ajudou muito na minha vida.
Amigo Ricardo Pupo obrigado pela materia do Coronel Mello, ele merece!!!
Grande abraço do seu amigo T. Inada (Magrão)
(Terça Feira, 6 de Julho de 2004, às 22:41:52)


PARABENS RICARDO PELO ARTIGO E AO SR. PEDRO UM VERDADEIRO MOTOCICLISTA QUE MOSTRA O NORTE A TODOS NÓS MOTOCICLISTAS.
RUBENS - RATÃO
RAGUIAR@CTEEP.COM.B  (Quarta Feira, 7 de Julho de 2004, às 13:26:23)


Parabéns pela matéria e pelo escolhido.
Abraços.
Antonio Carlos Lopes
acl@motoecia.com.br  (Quinta Feira, 8 de Julho de 2004, às 20:14:23)


Essa matéria foi muito legal, gostei muito. Só faltou a foto do pai do Pedro pilotando uma moto.
Essa matéria mostra o quanto a família Mello é ótima no que faz. Parabéns Pedro, você merece.
Luzinete Oliveira Santos
losmaya@ig.com.br  (Quinta Feira, 8 de Julho de 2004, às 22:21:07)


Ele foi sempre assim, buscando em tudo que faz superar todos os limites. Fui crescendo no meio a tanta adrenalina e prazer em levar todas as maquinas ao máximo, aprendendo que neste ponto desfrutamos de uma sensação única de "orgasmo",  deixando de ser um simples mortal. Hoje, após muitos anos de orgulho daquele piloto completo e meu melhor professor "minha maior satisfação é ver meus filhos me superando" diz: meu pai, posso compartilhar seu conhecimento na revista e também dividir asfalto, terra e onde as motos podem nos levar.
Acho que pai igual a esse não existe, ele sempre teve a nossa idade e foi crescendo junto, nosso melhor amigo. Se é que um dia nós vamos crescer, até lá meu melhor parceiro e rival quando colocamos o capacete, ainda vai me dar muito trabalho.
Obrigado por tudo, amo você, beijo de seu fã número 1
Leandro Mello
lmello.reporter@uol.com.br  (Sexta Feira, 9 de Julho de 2004, às 10:00:20)


OLA CORONEL MELLO, É UMA SATISFACAO, PODER MANDAR ESTA MENSAGEM, HAJA VISTO QUE ACOMPANHEI ALGUNS FATOS , DA EPOCA EM REVISTAS ESPECIALIZADAS, UM FORTE ABRACO DO AMIGO FLAVIO ABBUD de  VOLTA REDONDA ESTADO DO RIO....
FLAVIO ABBUD
flavio.abbud@terra.com.br  (Sábado, 10 de Julho de 2004, às 14:35:05)


Que coisa! O homem tem uma história densa e profunda no motociclismo brasileiro. Não poderia deixar de ser registrado aqui. Espero que voces tragam mais exemplos de pessoas deste naipe que em muito transcendem o puro conhecimento técnico. É um exemplo de dedicação e respeito à sua atividade profissional.
Waldir Azeredo
triarq@uol.com.br  (Sábado, 10 de Julho de 2004, às 20:05:22)


Muito boa a matéria, sobre o sr. Pedro, e seu incessante desejo de pilotar e conhecimento das máquinas  de duas rodas.
Robsom Bonilha
robsombonilha@ig.com.br  (Segunda Feira, 12 de Julho de 2004, às 09:43:29)


Pedro, parabéns por sua história, fiquei super emocionada. Adoro seu filho e acredito que ele é o que é, por ter um pai que sempre acreditou nos seus ideais e foi em frente. Hoje, agradeço por ter pessoas tão geniais perto dos meus, independente de qualquer coisa. Parabéns por sua história e familía.
Célia
celiabittencourt@ajato.com.br  (Segunda Feira, 12 de Julho de 2004, às 19:30:22)


Olá, Cel ! Foi uma grande sorte minha ter encontrado esse endereço e reportagem na web.
Sou Cap Dennis do EB e sirvo no 1º BG (RJ), sou responsável pelos Batedores do Btl e é muito emocionante e incentivador ver sua história, um grande exemplo a ser seguido.
Quero fazer um grande pedido, preciso de fontes de consulta para fazer pistas de cones e emprego tático de um Pel Motos, o primeiro é para o curso que estamos ministrando no Btl e o segundo é para uma monografia que estou fazendo, tendo em vista que no EB não existem fontes regulamentares, e se for possível entre em contato pelo meu email.
Desde já agradeço MUITO e um forte abraço.
Dennis Ramos Cardoso
denniscardoso@globo.com  (Segunda Feira, 12 de Julho de 2004, às 23:59:57)


Parabéns Pupo pela matéria. Até hoje me emociono quando leio ou ouço alguém falar sobre essa pessoa maravilhosa... seus ideais, suas conquistas, o amor pela sua profissão e pelos esportes motorizados... parabéns meu ídolo, meu herói, meu orgulho, minha paixão... além de ensinar a mim e ao meu querido irmão - que hoje também me orgulho bastante - a tornarmos bons motociclistas, nos premiou também com uma de suas melhores qualidades, seu ótimo caráter !!!
Te amo paizão
Thiago Mello
tatu.mello@uol.com.br  (Terça Feira, 13 de Julho de 2004, às 17:23:55)


Prezados Colegas,
Parabéns pela matéria, e especialmente ao Cel.Pedro Mello , que é um exemplo de cidadania e de amor e dedicação ao motociclismo. Gostaria de perguntar a ele se já fez alguma perseguição (tipo cinema) pela ruas de SP?
Um grande abraço a todos!
Ralf Alberto Schumann
ralfbnu@terra.com.br  (Sexta Feira, 23 de Julho de 2004, às 19:42:48)


Fiquei bastante emocionado com a historia do Cel Pedro Mello, lembrando de tempos romanticos do motociclismo, parabens a todos
SAINT CLAIR
saintclair@polmil.sp.gov.br  (Terça Feira, 3 de Agosto de 2004, às 19:32:48)


Tivemos a felicidade de conhecer o Sr. Pedro Mello e sua família maravilhosa. É de pessoas como ele, determinadas, dedicadas e amigas que este mundo está precisando.
Aluizio e Daniela Miranda
aluizio@aluiziomotos.com.br  (Quinta Feira, 5 de Agosto de 2004, às 16:25:12)


Pupo, parabens pela matéria. Como posso entrar em contato com o Coronel Pedro Mello, pois gostaria de saber se o Sargento Malaco, fez parte dos seus comandados.
Um forte abraço, Carlos Eloy Malaco.
Eloy Malaco
eloymalaco@yahoo.com.br  (Sexta Feira, 6 de Agosto de 2004, às 12:24:51)

N.R. - Entre em contato pelo e-mail  motoetecnica@uol.com.br .


Adorei a matéria sobre o Coronel Pedro Mello, em especial, o texto que prende o leitor até a última linha. Vc é jornalista, Ricardo ? Em breve, eu serei rsrs sou estudante. Um abraço Dessinha
Andressa
betky97@hotmail.com  (Sexta Feira, 6 de Agosto de 2004, às 17:55:08)

N.R. - Agradeço seu elogio ! Mas não sou jornalista, sou médico Veterinário.


Bela história e merecida homenagem a um grande motociclista e amigo.
Carlos E.E.Coachman
ccoachman@terra.com.br  (Quinta Feira, 12 de Agosto de 2004, às 15:09:54)


Taí um Mello de sangue bom, sô.
Francisco Mello
(hcentral@enter-net.com.br) Segunda Feira, 21 de Março de 2005, às 09:21:19


Sou 3º Sgt PM Nogueira da PM-MS, adorei a história do Cel Pedro. Estamos tentando criar um Pelotão de Motos na Polícia Militar-MS, e gostaria que se puder, me enviassem material sobre Policiamento com Motos e Escolta.
Desde já agradeço e me coloco à disposição.
3º Sgt PM Paulo Henrique Nogueira
(pm1nogueira@yahoo.com.br) Domingo, 11 de Junho de 2006, às 15:41:29


Excelente matéria, esse Pedro deve ser um cara dez. Grande foi ver os filhos o chamarem de "meu herói", isso é raro, geralmente os jovens acham os coroas um saco. Parabéns, Pedro, o grande!
Ney Freire Prates
(nfprates@ig.com.br) Segunda Feira, 11 de Setembro de 2006, às 20:53:47


ESTAVA PROCURANDO INFORMAÇÃO DE UMA CATEGORIA CHAMADA DIVISÃO 3, ANO DE 1971, NÃO ENCONTREI, MAS LI SUA BIOGRAFIA, BELA HISTORIA VC É UM CARA DO BEM, PARABENS VC TEM BELOS FILHOS.
Joaquim Campos
(jcreporter@ig.com.br) Quinta Feira, 21 de Setembro de 2006, às 00:15:20


Parabéns pela reportagem, realmente se há uma pessoa que merece a admiração de todos motociclistas é o Cel Mello. Tive a oprtunidade e o prazer de receber conselhos sobre pista diretamente dele quando da minha participação da Daytona Cup, no primeiro evento e nunca esquecerei suas palavras durante os briefings de pista.
Parabéns e forte abraço.
Francisco Giorno
(kikogiorno@ig.com.br) Segunda Feira, 11 de Junho de 2007, às 17:09:21


Excelente essa matéria! Muito bom saber um pouco mais sobre Sr. Mello pai, Também tive oportunidade de conhece-lo na Daytona Cup em São Paulo, evento onde aprendi muito com ele. Continue assim Coronel, nunca deixe de fazer historia. 
Joel  Soares
(jjunior@trionic.com.br) Terça Feira, 12 de Junho de 2007, às 12:19:35


Uma reportagem como esta merece um triplo parabéns, uma por se tratar de motociclismo que é a nossa paixão, outra por estar muito bem feita e resgatar a história do motociclismo no Brasil e no Mundo e a terceira e mais importante, por nos dar o prazer de conhecer a espetacular história do Cel. Mello e também de seus filhos Thiago e Leandro (quando pequenos) nos esportes a motor. Cel. Mello, foi um privilégio e uma honra tê-lo como nosso instrutor em Interlagos quando do evento Triumph Daytona CUP, com certeza aprendemos muito com o senhor.
Oswaldo Ramos Junior (Wado)
(oswaldo@extrematecnologia.com.br) Sexta Feira, 15 de Junho de 2007, às 20:00:14


este homem foi um dos melhores na historia da Rocam de São Paulo
Barbosa
(barbosaup@ig.com.br) Sábado, 30 de Junho de 2007, às 17:57:17


gostei muito da sua materia faço trilha e gostei muito das motos parabens vc é1 grande pessoa!


nome: robinho Não-Me-Toque,RS
Domingo, 15 de Junho de 2008, às 14:15:26


Não sabia que tinha um primo com tantas qualidades. Filho do primo Du ,neto do Tio Raul e da prima Francisca.Parabéns Pedro e filhos.Bela história. Também gosto de moto , meu falecido pai Antenor, igualmente.
Conversamos sobre a família um outro dia.Seu pai e sua irmã Angela estiveram em casa recentemente.
Abraços

nome: Afrânio Franco de Oliveira Mello
(afraniomello@ebras.com.br) Sábado, 12 de Julho de 2008, às 16:12:59


É com muita satisfação e alegria que vejo suas matérias, portanto gostaria de saber se algum de vocês podem dar informações de um grande amigo: Francisco PACO, trabalhei com ele no Projeto H como mecânico nos anos 80. Grato.
Carlos Eduardo Teixeira
 carloseteixeira2004@ig.com.br


Pedrao, Este e-mail vai em nome de Shiro !! Manda um abraço e tem saudades da época em que conviveram. Gosto muito de antigomobilismo e o Shiro tem resolvido todos os problemas com minha Ford 1959 ! Abçs, Mande notícias !
Antonio
 antonio.danino@terra.com.br


tbm sou fã do coronel, e o conheço pessoalmente grande história. espero que um dia possamos ter novamente um oficial tão competente e apaixonado pelo motociclismo e que possa resgatar novamente a dignidade e profissionalismo dos batedores e policiais motociclistas do pelotão de escolta e da corporação. parabéns pela reportagem.
email = vfvilla@gmail.com
nome = sgt villarino


Boa noite eu gastaria de saber por onde anda o Cel Mello antigo Cmt do Pelotão de Escolta do ST da PMESP, hojé sou ten PM e sempre trabalhei no STM, ST hojé CSM/MM na parte de oficina, na sua época eu era Cabo, gostei muito da materia e obrigado por tudo.
email = vieira.jo@ig.com.br
nome = Clovis Roberto Vieira


parabens, mais uma vez, conheço bem o Cel. Pedro, pelo qual tenho a maior admiração, e aos filhos Thiago e Leandro. O grande sonho dele foi realizado nas 500 Milhas de Interlagos de 2009 correndo em dupla com o filho Leandro. Agora, dia 17 de janeiro de 2010 comemora seu aniversário em grande estilo, 17 de janeiro de 2010 o Autódromo de Interlagos completará 70 anos, e o Centauro Motor Clube, prepara uma grande festa do motociclismo brasileiro, na mesma data, as 500 milhas de Interlagos que completa 40 anos desde a 1 edição de 1970.
email = jrbbeilstrein@hotmail.com
nome = José Roberto Beilstrein (Beto) hoje presidente do Centauro Motor Clube, onde Nivanor era filiado, e defendia as cores do clube.


Achei muito bom tudo isso, meu pai foi sargento no pelotão de motociclistas (Aragão) e cresci e me apaixonei por Harley, e lembrei do meu velho todo imponente no antigo STM da Alfredo Maia 106.
email = aragao.filho7@gmail.com
nome = Arnaldo Aragão Filho


Fiquei feliz em conhecer com profundidade a trajetória deste bravo guerreiro da Gloriosa Polícia Militar de São Paulo. Já o conhecia de nome pois pertenço à Polícia Militar da Bahia e hoje sou Tenente Coronel e integrei o Esquadrão de Motociclista, quando 2ºTenente e sou amante do motociclismo há 26 anos e sempre buscamos saber o que outras polícias fazem, para que possamos adquirir know how com os colegas mais experientes dos outros Estados da Federação e o Coronel Pedro Mello é referência à todas as Polícias Militares. Parabéns à este bravo guerreiro!
email = francisco.issa@gmail.com
nome = Francisco Luiz da Fonseca Issa - TC PMBA


Parabéns Cel. Pedro. Tive o prazer de conhecê-lo nas oportunidades em que trabalhei nos eventos de motocilismo com minha equipe de sinalização de pista, a Speed Fever. SP 13DEZ2009.
email = barranco@speedfever.com.br
nome = Barranquinho


GRANDE PEDRO, ONDE POSSO ENCONTRAR SOBRE O CURSO DE BATEDOR DA PE QUE DIZ Q O SOLDADO PODE SER BATEDOR?
email = POETA_DAS_ESTRELAS@HOTMAIL.COM
nome = RAMON


Sou da PRF em Minas e gostaria que me enviasse a história da escolta de motociclista batedor ou algo parecido, pode me ligar se quiser, 31 99981995, 33615284, 84495193, 35306675, 30645392, obrigado
email = wagnerdionisio@ig.com.br
nome = Wagner


Excelente materia , já tive a oportunidade de conhecer o seu filho Leandro na revista Moto e Tecnica, hoje Duas Rodas , me atendeu muito bem , otimo profissional hoje com varias materias até na Tv, com certeza tendo o mesmo profissionalismo do pai. Já fui membro do Veteran Motorcycle Club do Brasil, tinha uma RD 350 LC ano 90 prata na qual fazia varios passeios com o grupo, bons tempos ,mas ainda tenho contato com o pessoal.
email = jvz58@hotmail.com
nome = José Vanderlei Vaz


cel bom dia sou Al OF PM SUFFI de Rondonia, meu TCC sera sobre ROCAM (geral sobre policiamento ostensivo, preventivo, escolta dentre outros) porem tentei contato com o 1 BPChq SP porem sem sucesso ate agora, gostaria que se possivel o sr me enviase algumas fontes pois pretendo fazer um manual sobre esse tipo de abordagem. Grato diante mao Suffi.
email = tensuffi@hotmail.com
nome = Renato Suffi


Coronel Mello , Pesquisando no GOOGLE , digitando nome das pessoas que tiveram grande importância em minha carreira profissional e pessoal , não pude deixar de digitar seu nome e ter a grande satisfação de encontrar a historia de sua vida . Estou morando em Campinas SP atualmente . Gostaria de contata-lo . UM grande ABRACO Mauricio Antonio Faria Pereira .Gerente de relacionamento Banco Itaú S/A  02/07/2010
email =
mauriciopereira.camp@hotmail.com
nome = Mauricio Pereira


Eu, Carlos gostaria de ter mais informações sobre o piloto Nivaldo Correa, por gentileza favor informar Grato. Carlos tripa
email =
carloseteixeira2004@hotmail.com
nome = Carlos Eduardo


Eu fiquei feliz e me reportei aos idos de 1975/76, quando o então Tenente Peterossi, me convidou a fazer o Curso de Pilotagem com Segurança Para Motocicletas. Curiosidade: eu me habilitei primeiro como motociclista e três anos depois como motorista. Infelizmente, na época não conheci o Oficial Pedro, mas conheci os Sargentos De Paula e Jabur. Eles foram mestres na moto escola do 2º BPtran. Eu também sou apaixonado por motocicletas daquela época. Saudades, muitas saudades!
email =
hipolitojgh@yahoo.com.br
nome = Jorge Gerônimo Hipólito                                    02/04/2011


Coronel parabens pelo lindo trabalho que o SR. fez para a policia do estado de São Paulo que não seria a mesma coisa sem a sua ajuda. Eu tenho um pai que é coronel da pm de campinas e eu mostrei esse texto para ele e ele ficou super alegre eu tenho 20 anos e frequento a academia de policia militar de são paulo (barro branco).

                                                                                        04/07/2011


Parabéns Pedro, sua história é um exemplo de vida, ainda bem que você é brasileiro e serve de exemplo para muios, Parabéns!!!!!tenho uma Shadow 750 vermelha que é minha paixão!!!
email =
afonso.phan@paodeacucar.com.br
nome = Afonso Wing Wah Prates Phan                          08/08/2011


Em 1977 então com 9 anos de idade estava presente nas apresentações do pelotão de escolta no COPM, já em em 1998 acabei vindo a trabalhar no mesmo Pelotão de Escolta justamente no retorno das HD´s à corporação. Estranho Destino ! Nada é por acaso.
email =
oscar.frota@gmail.com
nome = Ex Sd PM FROTA                                        07/10/2011


Paizão hein Leandro. Quanto pesava aquele bigode?
email =
tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido Jorge                                05/12/2011


Caro Pedro! Li à seu respeito e voltei no tempo meu caro e saudoso amigo. Andamos de motos juntos e apenas para que você saiba do alto de meus 65 anos de idade continuo a andar de moto. À você, Rosaura e filhos um forte e saudoso abraço. Parabéns.
email =
bubapiacsek@yahoo.com.br
nome = JOSÉ "BUBA"PIACSEK NETO                    08/12/2011


Trabalhei com o então Asp a Oficial PM Mello em 1970! Creio que era sua primeira unidade após sair da Academia do Barro Branco. Tempos difíceis de muita adrenalina, como dizem hoje em dia! Não sabia naquela época o que era isso! Trabalha para o Estado e não para os governantes de plantão. Cumpríamos ordens e os comunistas, como eram chamados os inimigos do regime eram os bichos-papões. Eu era Cabo e o motorista era o Renato Feliciam. Nunca me ocorreu procurar na Internet, só hoje. Aposentei-me em 1993 no posto de 2º Ten PM. Faziam parte das outras equipes os Aspirantes Cola Clarée João Carlos Pacheco Gomes, entre outros. Cel Mello tenho muitas saudades daquele tempo, da nossa parceria. Éramos muito jovens. eu como 27 anos o Sr com vinte e o Renato uns 40 anos. um forte abraço!
email =
coelhoilson@gmail.com
nome = Ilson Vicente Coelho                                13/02/2012


Grande Cel Mello, convivi com o Senhor, o Thiago, Leandro e Dna. Rosaura. Lembro bem dois meus grandes amigos e seus filhos não mencionados aqui, o Thor e Porsche, muitas saudades desse tempo. Para quem está curioso, o Thor e Porsche eram dois ótimos cães e considerados filhos e irmãos. Que Deus sempre o abençoe.
email =
facsenna@yahoo.com.br
nome = Fred                                                        20/04/2012


sou integrante da rocam do 40°bpmm são bernardo e adorei essa matéria pois também sou um admirador de motos, e em uma pesquisa sobre a historia da rocam achei essa materia show de bola parabéns coronel pedro
email =
juniortricolor1982@gmail.com
nome = sd cândido                                                11/06/2012


Sou Policial Militar desde fevereiro de 1997 e com muito orgulho POLICIAL MILITAR DE ROCAM desde de agosto de 2001, cursado no berço da ROCAM do 2°Batalhão de Choque e Escolta trabalhando atualmente no 34°BPM/I Bragança Paulista, realizei cursos de pilotagem com um grande amigo do nosso Cel PM Pedro Melo, conhecido como Zé Luis. Cel PM Pedro Melo foi uma honra conhecer as suas aventuras, obter um pouco do seu conhecimento e experiencia de vida conhecer seu filho Leandro que como o pai um excelente piloto e de peso que não tem pra ninguém....deixo aqui um forte abraço e que Deus os abençoe sempre e toda a familia. Do policial Militar de ROCAM Barbosa...........
email =
barbosaup@ig.com.br
nome = Barbosa                                         30/08/2012


OLA SR. MELLO ,ESTIVE PRESENTE EM ALGUMAS DESTAS FOTOS, EU ERA CRIANÇA E MEU PAI SEMPRE ME LEVAVA NAS DEMONSTRAÇÕES, SOU FILHO DO "" DIAS "" BATEDOR DO PELOTÃO DE ESCOLTA NA EPOCA, AINDA TENHO UM ALBUM DE FIGURINHA DE 1974 QUE TEM UMA PAGINA DE FIGURINHAS SOBRE O PELOTÃO DE ESCOLTA, HOJE EU TREINO MOTOCROSS E ENDURO TENHO UMA HONDA CR 250 2 TEMPOS E AMO ACELERAR NA TERRA, MEU PAI ERA SEU ADMIRADOR, AGORA ELE ESTA COM JESUS NA GLORIA , PARABENS PELO LEGADO, FICA COM DEUS.
email =
marcelobill@ig.com.br
nome = Marcelo de Jesus Oliveira                                           10/09/2012


Querido primo, vc sempre foi meu heroi, saudades do tempo em que podia te ver fardado com seus colegas quando voltava para casa, eu menina sempre te olhei como algo espetacular como um irmão, meu protetor nos sonhos. Infelizmente nossas vidas tomaram rumos diferentes, mas nunca deixei de te admirar, hoje mostro aos meus filhos as suas conquistas e ralizações, como seu pai, meu tio Du, que sempre admirei, um grande abraço e que Deus te de força e muita saúde.
email =
rmocchi@yahoo.com
nome = RM                                                                    11/09/2012


Matéria espetacular, e quando se fala de Cel Mello, fica impossivel de não lembrar de sua maior qualidade a Humildade, que faz deste GRANDE homem referência entre seus amigos e subordinados, tive a honra de trabalhar sob seu Comando (SSP), mas a admiração e o respeito são eternos... Parabens pela reportagem e um grande abraço ao CORONEL.
email =
mmacedo2010@gmail.com
nome = Macedo                                                11/12/2012


Pedro, boa tarde. Acabei de ler um artigo seu em que vc defende a volta da habilitação por categoria. Após 30 anos andando de moto, peço licença para discordar. Estou baseado nas estatísticas dos acidentes. Para constar : 80% das motos que se vendem no país são até 150cc. Isto posto...Se 80% (é mais!) dos acidentes ocorrerem nesta faixa de cilindrada a distribuição é normal. Tenho uma 650 e tenho medo dos garotos das Titans e afins. Somente é que eles pouco saem na mídia porque são pessoas simples. Mas, engordam o número de acidentados!
email =
frcesar@uol.com.br
nome = Fernando                                    26/12/2012


Oí Pedro, aqui quem escreve, é Maura M. de Arruda Falcão. Lembra quem eu sou ? Estou feliz em deixar esse recado. Como vai vc, Rosaura, Tiago e Leandro ? Quanto tempo que não os vejo.
email =
maurafalcao@hotmail.com
nome = Maura m. de Arruda Falcão                11/01/2013


parabens pela sua trajetória, sou sergio murilo e amante do motociclismo. sou batedor motociclista da guarda municipal de rio das ostras mas é muito dificil. pois muitos nos querem derrubar , nao para tomar nosso lugar mas apenas para nao fazermos o nosso trabalho. uso uma cb 500 ano 2002 e sou muito admirado pelas pessoas pelo meu trbalho e dedicação as vezes trabalho em media 14 a dezesseis horas entre patrulhamento e escoltas em eventos e autoridades que passam pelo municipio. meu sonho é ter uma harley para meu uso pessoal e para o trabalho. bom mais uma vez meus parabens. a proposito estamos tentando criar aqui uma rocam, para patrulhamento que é de suma importancia.
email =
copis45@hotmail.com
nome = murilo lima                                    28/01/2013


meus parabéns, que estória linda também sou policial Militar aposentado, fiz concurso na PM de São Paulo em 1984, na academia de Barro Branco, após o concurso fui transferido para a Polícia Militar do Estado de Rondônia. Onde vivo ate hoje, mais sempre vou a são Paulo para visitar meus irmãos e familiares.
email =
rondaoperacional@hotmail.com
nome = João Liberato de Souza                    21/05/2013


 Excelente matéria! Atualizou e aproximou mais ainda o carinho e amizade que tenho pelo Coronel pedro Mello
email =
jose.taddeo@gmail.com
nome = José Carlos Taddeo                            18/07/2013


Feliz em ver a reportagem pois fui um de seus comandados no nosso querido Pelotão de Escoltas na decada de 70.
email =
siegfriednicolai@hotmail.com
nome = Siegfried Nicolai                                30/07/2015


Ótima matéria!
email =
denerffsilva@gmail.com
nome = Dener Silva                    07/03/2016


É gratificante ver o trabalho de um homem dar frutos, temos os exemplos até os dias atuais.. Praticamente todas as unidades da PMESP tem seus pelotões de motocicletas.. Parabéns Coronel Pedro, pelo pioneirismo e dedicação... Gostaria de saber se tem fotos do antigo CPTRAN, pois meu pai trabalhou muito tempo na oficina do Detran Ibirapuera e não restou para mim quase nem uma foto daquelas épocas... Obrigado
email =
em.grilo@bol.com.br
nome = ESEQUIEL                    07/03/2016


Satisfeitíssimo ainda mais nesta data ler essa reportagem sobre um cara de quem sempre fui admirador,além de ter sido treinado e comandado por Você quando da criação de nossa querida ROCAM isso é unico desde os treinamentos em Arujá e Interlagos e ao envergar a Farda criada especialmente para nós,armamento (357) até na bota de solado especial são coisas que nunca serão apagadas por que as viveu, mais uma vez deixo aqui minha gratidão à Vc Grande Mestre. (Cb Paulino)
email =
guinchoguarani@hotmail.com
nome = Luiz Antonio Paulino                                        07/11/2016