DANILO JULIO AFORNALI
"O Pequeno Grande Piloto"
É com prazer que conto a história de meu pai, piloto nos anos 50, 60 e 70 e que conseguiu durante mais de uma década de competições arrebanhar 7 títulos de campeão paranaense, num tempo onde o amadorismo e o amor pelo esporte era tudo ...Texto e pesquisa de Marcelo Eduardo Afornali
Outubro / 2003
Danilo Julio Afornali nasceu em 28 de setembro de 1935, em Curitiba, Paraná.
Começou a trabalhar com mecânica de motocicletas em 1950, e nunca mais parou ...
Exerce essa função ainda hoje, e mesmo aposentado, continua trabalhando na área.Sua carreira começou no fim dos anos 50, precisamente em abril de 1959, quando então, preparou um CZ 150 para correr na pista de terra (saibrada) de Joinville, famosa naquela época por sediar corridas de alto nível, nacionais e internacionais ...
Na sua primeira participação em corridas oficiais, conseguiu um honroso 3º lugar !
|
Dentro de sua carreira como piloto, disputou títulos com vários nomes da época como Ubiratan Rios,(que foi seu funcionário na antiga oficina na rua Presidente Farias - Curitiba), Lucílio Baumer (Joinville), o Touro do Paraná, Nivanor Bernardi, enfim, pilotos que hoje tem seu nome escrito na própria história do motociclismo brasileiro ...
As máquinas eram diferentes e as pistas também ... eram máquinas muito potentes para a época, mas que tinham um conjunto que nada facilitava sua tocada ... dentre elas, pilotou HRD Vincent 500 e 1000, BSA Goldstar 500, BMW 500, Rumi 125, AJS 500, e CZs, sempre trabalhadas para competição ... a falta de importação obrigava até a fabricação de peças para reposição, o que tornava este esporte ainda mais artesanal !
De todas as máquinas que pilotou, a que mais deixou saudades foi a velha HRD 1000, que com a palavra deste senhor hoje beirando os 70 anos subscrevo-me:
Sr. Danilo: " --- Nada aguentava ... todas derretiam ...Triumph, AJS, Matchless, Indian... foi aí que resolvi comprar uma HRD, adquirida no Edgard Soares... essas não enguiçavam ... depois disso, comecei a ganhar corridas e nunca mais parei ... nem quebrou a motocicleta !"
Foi esta máquina que o consagrou como "o pequeno grande piloto", dado os seus 1,64 m de altura e seus 54 quilos !
|
A consagração definitiva veio quando venceu em Joinville com a HRD Vincent 1000 ... até então os catarinenses eram insuperáveis em sua pista ... até corridas eram realizadas e sempre vencidas por pilotos locais ... Danilo, com sua HRD 1000 conseguiu derrotar essas máquinas na categoria Fórmula 2 (Força Livre) , sendo o único piloto até então que conseguiu pilotar uma máquina deste porte em pista de terra e quebrar a série de vitórias ininterruptas dos catarinenses em sua própria pista !
|
Sr. Danilo: "--- Era uma máquina muito pesada ...eu conseguia fazer as curvas somente no motor... usava 3 das 4 marchas quase na pista toda ... no velocímetro via o ponteiro a quase 160 km/h, quando era a hora de colocar a 4ª marcha, reduzir novamente e preparar para a freada ... a reta ainda era curta ... mesmo no fim da reta, tinha às vezes que controlar a mão, pois mesmo naquela velocidade ela ainda patinava e queria levantar a frente ... os pneus daquela época ?? Eram Avon, ingleses ... eram lisos e para asfalto !"
|
Depois dessa vitória, até propostas para integrar a seleção nacional surgiram mas como esse esporte era amador, era mais importante trabalhar, manter sua família e deixar as corridas somente para os domingos quando aí sim, tudo se encaixara perfeitamente.
Sua carreira acabou no fim dos anos 60 , tendo como resultado 7 títulos paranaenses consecutivos e participação em algumas corridas a nível nacional e internacional ...
Participou de uma 500 Milhas Internacionais de Interlagos (1971), fazendo dupla com seu antigo rival Ubiratan Rios, conseguindo a dupla nesta competição um 5º lugar !
|
Dentre sua participações a nível nacional, lembra em Interlagos em 1962, com a famosa Lambretta 111, recordista deste circuito e que fora dos irmãos Tognochi. A mesma havia sido comprada recentemente após uma corrida em Curitiba e ele como piloto oficial daquela equipe, a Cicles Bittecourt, pilotaria nesta prova:
--- "Fui para Interlagos e nem sabia o traçado da pista ... dei 2 voltas e olhamos a vela ... mais 2 para acertar a carburação sob os olhos de Gualtiero Tognochi ... nas 2 voltas seguintes, igualei o recorde da pista, que era de Paulo Tognochi ... durante as 2 horas da prova, liderei 1:45 minutos ... no final da reta oposta, com a mão no fundo, furou o pneu ... ainda consegui fazer a curva, mas não deu pra segurar ... e caí ! Chorei !!! Perdi a chance de ganhar a corrida que valia a Taça Centauro !!!"
|
A época das Lambrettas tem histórias engraçadas... Giovanni Sgrô, proprietário da Italmotoneta participava das corridas como preparador (Equipe Italmotoneta) que disputava diretamente com a Lambretta de Carlo Papagna (Casa das Motonetas)... a rivalidade entre estas duas equipes era imensa... Carlo Papagna era um piloto constante mas não tão arrojado quanto deveria e vivia obtendo na maioria das provas apenas o segundo lugar... as Lambrettas de Carlo e Giovanni eram máquinas muito bem feitas e equivaliam-se, sendo a de Carlo Papagna preparada pelos seus amigos Tognochi de São Paulo e a de Giovanni Sgrô por ele próprio... numa destas corridas, na pista mista de São José dos Pinhais (parte saibro/parte asfalto), Danilo estava sentado no barranco ao lado da reta, desolado, pois sua Rumi 125 havia quebrado na bateria anterior, quando de repente, ouviu chamarem, ... era Carlo Papagna, que havia largado na bateria anterior e obtido um segundo lugar (a Lambretta de Giovanni havia ganho a primeira bateria) e que acabara de avistar Danilo sentado, assistindo a continuação das provas... Chamou-o para a pista, e não dando-lhe tempo para indagar, colocou-lhe o capacete meio que às pressas e disse-lhe olhando nos seus olhos:
Sr: Papagna: --- "Chegue na frente daquela lá, só dela!!! Não importa a posição, mas chegue na frente!!!"
Esta foi a sua primeira corrida com Lambrettas... nem ao menos tinha treinado ou dado uma volta com tal máquina... conseguiu ainda, sob a autorização da direção de prova, dar uma volta na pista e conhecer a máquina...
Danilo largou e assumiu a ponta trazendo no seu encalço a Lambretta de Giovanni Sgrô... na disputa pelo primeiro lugar, as máquinas e os pilotos eram de níveis próximos e a briga pela primeira colocação intensa... a pista acabou ficando estreita para os pilotos que no calor da batalha, acabaram se enroscando...
Sr. Danilo: --- "As máquinas andavam iguais de reta e não existia diferença... na parte mista do circuito, fomos dividir uma curva e ele ficou por fora... Na ânsia de tentar voltar para dentro da curva, ele acabou perdendo o equilíbrio e caiu por cima de mim... Minha sorte foi que estava acelerando e o motor tinha um torque violento de baixa... na retomada, consegui sair dele, meio avariado, mas saí..."
Danilo que teve mais sorte, levou a Lambretta Iso de Carlo Papagna para a Vitória... ela estava inscrita na categoria Força Livre e arrebatou o prêmio do dia... desta forma, Danilo assumiu a pilotagem desta máquina naquele ano e trouxe muitas glórias ainda para a Equipe Casa das Motonetas...
|
Também ganhou a corrida de inauguração do atual Autódromo Internacional de Curitiba (1967) pilotando uma BMW 500 de 1951modificada para a prova.
--- "A BMW resolvi modificar um pouquinho ...mandei fundir 2 pistões maiores e cabeçudos, trabalhei válvulas e cabeçotes ... foi para quase 650 cc... para complementar, coloquei 2 carburadores maiores e o resultado foi assombroso ! Além dela ficar rápida, as marchas eram elásticas e rapidamente o ponteiro do velocímetro engolia os 190 km/h !"
Trabalhou também como mecânico-preparador, pois um piloto aposentado, não consegue viver fora das pistas ... angariou diversos títulos em cada categoria que passou... Vice-Campeão Paulista nas TZ 350 com Adilon Mendes, em 1980 e Vice-Campeão Brasileiro na mesma categoria assessorando Ubiratan Rios, em 1981 e 1982 ... entre outros !
|
Participou também como preparador nas corridas de velocidade na terra e em diversas cilindradas .
Nos anos 70, o motociclismo no Paraná ficou jogado ao ostracismo e o autódromo de Pinhais (Internacional de Curitiba) abandonado ... os campeonatos praticamente inexistiam e o que se fazia para que o motociclismo não desaparecesse eram provas esporádicas...
|
Dentre essas provas, destacam-se as seguintes participações como preparador:
Prova de aniversário de Curitiba (1969) sob a pilotagem de Ubiratan Rios com uma Ducati Diana 250 de rua ... esta Ducati, no dia anterior, teve problemas no comando de válvulas que desgastou pelo entupimento num caninho de óleo... o comando foi refeito durante a madrugada com solda oxigênio (acredite se quiser !), limado até casar nos graus certos , polido e retemperado com maçarico, óleo e prusciato ... no domingo, Ubiratan liderou a corrida deixando para trás a Aermacchi Alla D´oro pilotada por José Ferreira de Carvalho, sendo essa especial de fábrica ! Liderou mais de 2/3 de prova e abandonaram por fatídicos problemas elétricos !
Preparou uma Yamaha RD 250 para uma prova extra-campeonato em 1976, que pilotada por Mauro Bernoldi venceu a categoria Força Livre, sendo que nessa participavam motocicletas até de concessionárias de Curitiba, como a exemplo de uma Honda 750 Four com Kit especial de fábrica 900 cc, que ficou em 2º lugar !
(veja outras participações em diversas categorias nos anos 80 e 90)
Nunca deixou de co-existir com este esporte, nem com o ronco dos motores ... nunca desistiu da velocidade ...
Dos velhos tempos sobraram apenas as lembranças e as marcas de acidentes ocorridos nas competições ... sobraram também alguns troféus, medalhas, pistões, enfim, uma série de lembranças que jamais se perderão enquanto houver alguém que se interesse pelo passado das motocicletas e por esses homens que fizeram a história do motociclismo !
|
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
PARABENS A FAMÍLIA AFORNALI, FICO EMOCIADO.
ADIR LIMA
adirlima@uol.com.br (Sexta Feira, 03 de Outubro de 2003, às 10:09:00)
Marcelo:- FORMIDAVEL ! Alguem precisava mostrar os feitos do amigo Danilo. Vi muitas dessas corridas, como adolescente. Era arrebatador... Parabens
Sérgio Artur
samvianna@terra.com.br (Sexta Feira, 03 de Outubro de 2003, às 14:41:49)
Marcelo, uma bela e merecida homenagem a teu pai, um herói vivo dos velhos tempos, onde as coisas eram bem mais difíceis... Sinto-me muito honrado em ser amigo de vocês e fico muito feliz quando "Seu Danilo" conta as suas proezas e conquistas... Parabéns a você e ao seu pai Danilo, um grande homem e um grande piloto. um abraço do amigo Alemão.
Valtencir L. Schmidt
alemao_schmidt@yahoo.com.br (Sexta Feira, 03 de Outubro de 2003, às 15:01:35)
Parabéns ao Sr. Danilo, pelo seu pioneirismo, coragem e conquistas !!
Mário Cesar Roling
marioroling@ig.com.br (Sexta Feira, 03 de Outubro de 2003, às 15:02:38)
Parabéns ao Marcelo Eduardo pelo belo trabalho de pesquisa e também ao Ricardo Pupo, por sua sensibilidade em dar a oportunidade a outras pessoas de contarem suas histórias, que fazem parte da própria memória do motociclismo nacional. É o MC 70 se superando cada vez mais na qualidade da informação!
Carlos Trivellato
setrivellato@speedbrasil.com.br (Sexta Feira, 3 de Outubro de 2003, às 21:27:36)
Marcelo,
Parabens pela reportagem,um forte abraço para seu Pai, se não lembrar a gente esquece, Valeu.
Alcido Edgar Reuter
motoclassic@terra.com.br (Domingo, 5 de Outubro de 2003, às 11:27:35)
MARCELO , AQUI QUEM VOS FALA É O FLAVIO ABBUD DE VOLTA REDONDA COLECIONADOR, MUITO ME EMOCIONOU A SUA HISTORIA, É UMA LENDA VIVA DO MOTOCICLISMO O SEU PAI, ADOREI A SUA HISTORIA, E GOSTARIA DE CONHECE-LOS PESSOALMENTE, FOI UMA HONRA COMPARTILHAR DESTA EMOCIONANTE LENDA VIVA DO NOSSO ,MOTOCICLISMO, COISAS COMO ESSA DEVERIAM SER MAIS DIVULGADOS... UM FORTE ABRAÇO DO AMIGO FLAVIO ABBUD VOLTA REDONDA COLECIONANDOR
Flavio Abbud
flavio.abbud@uol.com.br (Domingo, 5 de Outubro de 2003, às 17:16:26)
Gostaria de contar a historia do meu pai tambem. Ele corria de moto e na minha opiniao de filha meu pai foi o melhor .
Maria Livia Passalacqua
m.passalacqua@bol.com.br) Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 04:37:02N.R. - Se seu pai foi piloto de moto dos anos 60 e 70, mande a história que publicaremos com prazer !
Ótimo !
Tabajara A. Jorge
Miraassumpcao@terra.com.br (Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 12:05:18)
Parabens, conseguir dominar uma HRD não é para qualquer um.
Euller
eullerheringer@ig.com.br (Terça Feira, 14 de Outubro de 2003, às 18:57:13)
Parabéns pela reportagem, eu que não gosto muito de motocicleta achei muito interessante a reportagem !!! Parabéns professor Marcelo...
Carolina
anazambon@hotmail.com (Segunda Feira, 20 de Outubro de 2003, às 20:01:38)
Ae ae professor lindio. curti um monte teu site ! vc teve altos pai. é um orgulho mesmo !!! parabens pelo site. fiko massa p/ kct ! bjos da sua aluna + linda.
Ariane a linda
loirareggae@bol.com.br (Segunda Feira, 20 de Outubro de 2003, às 21:57:43)
Wonderful photographs of a great Motorcycle (Vincent HRD) and a Great Pilot.. (Danilo) ! Muchos Gracias.. ( www.thevincent.com )
James Baltusnik
jim@thevincent.com (Quinta Feira, 23 de Outubro de 2003, às 02:39:45)
Parabens a vcs deste site que sempre visito regularmente, apaixonado por classicas vejo que no Brasil ainda existem pessoas de bom senso que divulgam nossos grandes pilotos brasileiros, um grande abraco a todos
Rogerio de Souza
mgjps@ig.com.br (Quinta Feira, 23 de Outubro de 2003, às 22:39:15)
Parabéns pelo curriculum e desejo-lhes muita saúde e SUCESSO!!!!!!
Ricardo Gomes
dlsilver@ig.com.br (Quinta Feira, 30 de Outubro de 2003, às 13:37:18)
Temos que valorizar esses aventureiros do motociclismo nacional, meu pai era lambreteiro e também fêz muita bagunça boa no seu tempo, continue com mais matérias que essa foi ótima !
Rogério Lacerda
rogeriolacer@bol.com.br (Sábado, 1 de Novembro de 2003, às 20:10:42)
MARCELO, PARBÉNS PELA HOMENAGEM AO SEU PAI, GOSTEI DESTA BIOGRAFÍA DO MEU IRMÃO, QUAQUER HORA PRECISO FAZER O MEU HISTÓRICO QUE TAMBÉM É DOS ANOS 70 E 80.
Divonzir Afornali
divonzirafornali@bol.com.br (Quinta Feira, 13 de Novembro de 2003, às 23:20:30)
Justiça seja feita. Seu Danilo, como é conhecido, além de ter sido um excelente piloto, é também um dos mais respeitados mecânicos do Brasil.
A prova viva é a minha SETE-GALO (galeria de ouro-julho 2001), que está neste estado porque só o Mestre põe a mão. Me orgulho de ser seu amigo.
Fernando Xavier
fxl@onda.com.br (Domingo, 14 de Dezembro de 2003, às 10:29:02)
Gostei muito da materia parabens eu ja tive uma HRD 1000 a 39 anos atras
Antonio Ribeiro
anaurine@ig.com.br (Segunda Feira, 26 de Janeiro de 2004, às 22:18:42)
Adorei ficar sabendo que tenho na familia alguem tao importante, gostaria que me mandasse um e-mail informando sobre seus ancestrais para saber nosso grau de parentesco.
Wellington Luiz Afornali
wlisfer@hotmail.com (Quarta Feira, 25 de Fevereiro de 2004, às 01:39:35)
Parabéns pela bela reportagem, eu quando criança morava perto do Autódromo de Pinhais e costumava ficar vendo de longe as motocicletas nas corridas de domingo, fico contente por poder saber das histórias de um daqueles pilotos que tanto me fascinaram.
Eder de Oliveira
edeoliv@aol.com (Domingo, 14 de Março de 2004, às 11:49:10)
Parabéns aos AFORNALI, desde 75 morro no bairro Fátima e algumas vezes fui até ao motoclube assistir a corridas, não esqueço dos saltos e da poeira que levantava a cada passagem das motos.
SIDENIR PAULO GODINHO
SPGODINHO@BUSSCAR.COM.BR (Sexta Feira, 2 de Julho de 2004, às 09:25:11)
Tenho uma bicicleta antiga que ganhei do meu pai, uma Gorick. Estou tentando localizar o senhor Marcelo Afornali. Tenho interesse de comprar o selinho e outros acessórios. Parabéns pela trajetória do "O pequeno grande piloto".
Eduardo Alkmin
eduardoalkmin@yahoo.com.br (Terça Feira, 21 de Setembro de 2004, às 10:43:48)N.R. - Você pode encontrar o Marcelo Afornali através do e-mail afornali@bicicletasantigas.com.br ou no site www.bicicletasantigas.com.br
PARABENS AO MEU TIO UMA LENDA TANTO NA PREPERACAO DE MOTORES QUANTO PILOTANDO UMA MOTOCICLETA COMO HRD E SUA FAMOSA BSA GOLD STAR ESPERO COM SINCERIDADE RETIBUIR TODA DEDICACAO A MIM,
ABRACOS ALESSANDRO ZANOTTO E CLEVERSON ZANOTTO.
cleversonzanotto@hotmail.com (Terça Feira, 5 de Outubro de 2004, às 21:44:02)
gostaria de saber como adquirir um moto dessa pois meu pai teve uma e nos conta historias fabulosas sobre ela, e gostaria de lhe dar uma de presente em qualquer estado...ou alguém que tenha uma para que eu possa levar meu pai para ver...
Rafael Ferraz Esteves
(69rafael96@bol.com.br) Quinta Feira, 28 de Outubro de 2004, às 11:41:56
É impressionante o arrojo de alguns homens, é por este e outros motivos que tenho a subida honra de considerar-me seu amigo. Não pare com seus consertos mágicos, fazendo com que as motos que saem de sua oficina fiquem melhores quando sairam das lojas 0Km. valeu Sr. Danilo.
José Rosa
(jerosay@terra.com.br) Segunda Feira, 13 de Março de 2006, às 14:22:21
Gostei muito da reportagem. Ótimo mesmo!!!
Marcelo Breda
(marcelolbreda@yahoo.com.br) Sexta Feira, 31 de Março de 2006, às 17:23:28
MARCELO PARABÉNS PELA GRANDE HOMENAGEM PRESTADA A SEU PAI. ACOMPANHANDO ESTA HOMENAGEM FIQUEI EMOCIONADO AO VER A FOTO DE SEU DANILO AO LADO DO MEU PAI NEWTON BITTENCOURT
(CICLES BITTENCOURT).POSSUO UM PEQUENO ACERVO DE FOTOS DESSA ÉPOCA.
NEWTON BITTENCOURT JUNIOR
(newtonbjr@ibest.com.br) Terça Feira, 11 de Abril de 2006, às 00:26:01
Li e adorei ... meu amigo, Sr.Danilo.
Dalberto
(dalbatronic@pop.com.br) Quinta Feira, 17 de Agosto de 2006, às 22:10:01
Marcelo, fiquei emocionado com a homenagem ao seu pai, na qual fui lembrado do Vice-Campeonato Paulista de 1980, onde ele foi o meu mecânico, sendo que o Sr. Danilo impulsionou a minha carreira com os seus ensinamentos e realizei por fim o meu sonho da época, que foi ter representado o Brasil no Mundial da Argentina em 1982. Parabéns.
nome: Adilon Gregório Mendes
(zadoquee@brturbo.com.br) Quinta Feira, 7 de Setembro de 2006, às 19:46:52
Marcelo, parabéns pelo paizão. Beleza de homenagem ao grande Danilo, uma lenda viva.
Abraços
Luiz Carlos Cooper
(luizcooper@gmail.com) Terça Feira, 12 de Setembro de 2006, às 23:28:34
Fui cliente do Seo Danilo quando a oficina era ali no Jardim Vergínia... aonde vocês estão agora?
Paulo Roberto
(paulo.r.silva@rrdmoore.com.br) Segunda Feira, 29 de Janeiro de 2007, às 21:45:18
Amigo Danilo
Faz muito tempo que não falo com você mais fiquei muito contente em ter um espaço entre os grandes amantes e corredores de motos , quando de conheci como fiscal de onibus com um citroen preto minhas motos na epoca andavam mais que as outras e todos queriam saber porque.
Um forte abraço.
Jaime José Fornari
(jjfornari@gmail.com) Quarta Feira, 9 de Maio de 2007, às 15:33:57
Só quem teve uma HRD pode entender o que ela é...Danilo sabe!!
Aty Leber
(aryleber@click21.com.br) Quinta Feira, 21 de Junho de 2007, às 13:07:55
Ouvindo muitas histórias desse tipo, desde criança, me pergunto: é verdade que a corrida narrada é uma das poucas em que a HRD 1000cc conseguiu vencer a Lambretta 125 cc? Isso merece mesmo divulgação !!
nome: Fabiano
(fabianoctba@pop.com.br) Sábado, 22 de Setembro de 2007, às 20:36:10
Parabéns a você Marcelo e pricipalmente ao "SEU DANILO" por ser esta experiência viva de motociclismo!!!!
nome: Thiago Bruno Bosa
(thiagobbosa@yahoo.com.br) Sábado, 10 de Novembro de 2007, às 19:43:32
Marcelo, legal a hitoria da sua família, hoje em dia os pilotos correm por interesse financeiro não pela paixão de disputar uma curva.
nome: Paulo
(paulopecasrd350@ig.com.br) Terça Feira, 27 de Novembro de 2007, às 05:36:06
PARABENS PELA OTIMA PESQUISA QUE VOCE FEZ E QUE NINGUEM POSSA ESQUECE-LO POR MAIS UMA DE SUAS HESTORIA QUE DEVO PASSAR PARA MEUS FILHOS E MUITO OBRIGADO POR TER HOMENS IGUAIS A VOCE PARA NOS AJUDAR.
nome: PEDRO JOSE BARALDO
(pedbara@hotmail.com) Quarta Feira, 12 de Dezembro de 2007, às 15:12:10
meu...sem comentarios,sem palavras !!
uma carreira brilhante, um negócio super legal...muito bacana mesmo !!
meus parabens !!
grande abraço !!
nome: Lucas Daninger
(lucas_daninger@hotmail.com) Sexta Feira, 22 de Fevereiro de 2008, às 00:47:14
Marcelo, parabéns pela pesquisa. Sr.Danilo, parabéns pela sua história de vida, emocionante e aventureira, exatamente do jeito que nós, amantes da velocidade, adoramos.
nome: Sandra Bertolini
(scbertolini@yahoo.com.br) Quinta Feira, 27 de Março de 2008, às 02:19:54
História maravilhosa, para os amantes do Motociclismo . Mostra também o orgulho e o amor pelo pai.
nome: José Renato Nascimento
(jrenascimento@yahoo.com.br) Sábado, 12 de Abril de 2008, às 22:09:34
Grande materia!!! Meu vizinho "Chico das Harley" aki em Sp Capital teve 3 hrd-1000 e uma 500, conta q era uma super moto, não tinha p ninguem! De 1ª 80km/h, eu sempre pesso p ele contar suas viagens q fazia e suas corridas q corria aki em interlagos. Ele tem até o manual ingles da moto! Foi uma epoca brilhante e fiko feliz d mais pessoas recordarem isso em materias! Parabens grande carreira!
nome: Rafael
(fafones__@hotmail.com) Terça Feira, 3 de Junho de 2008, às 09:27:24
great vincent pictures, racing in the dirt must have taken some nerve
nome: dave
(daveinnola@cox.net) Sexta Feira, 13 de Junho de 2008, às 12:04:40
muito legal quem faz bem feito sempre sera lembrado
nome: Nunes
(fale@bicicletasantigas.com) Segunda Feira, 30 de Junho de 2008, às 17:49:40
estou feliz por conhecer a historia de mais um gigante da velocidade, de 2 ou 4 rodas, ferozes...
nome: gerson vendramini
(gersonvendramini@gmail.com) Sexta Feira, 25 de Julho de 2008, às 22:45:46
sr.Danilo parabens pela carreira motociclistica , estou procurando 1 carburador lado direitop/ tz 350 o senhor teria alguma coisa esquecida na sua oficina p/ vender? um forte abraço e muinta saude p/ o sr. que fez a faz parte da nossa história sobre 2 rodas .
nome: josé infante
(zz.infante@hotmail.com) Quinta Feira, 7 de Agosto de 2008, às 20:07:00
meu avo teve uma HRD black shadow 1000cc na decada de 60 ate 85 sempre morou em santo amaro era conhecido coma papa-tudo no fim acabou vendendo para um colecionador q a levou para inglaterra la ela reformou a mesma deixando-a toda original com as paralamas aluminio este sr°q comprou a moto acobou falecendo em um acidente de carro fugindo da querra e nunca mais tivemos noticias
nome: marcos
(kitomaveco@hotmail.com) Sexta Feira, 29 de Agosto de 2008, às 20:41:13
Caro amigo Danilo, fiquei muito emocionado quando procurei materia sobre a HRD 1.000 1948. Aquela mesma que te deu tantas alegrias vitorias e que tive a satisfacao d tela como minha primeira e tambem inesquecivel companheira, com 18 anos de idade. Gostaria muito de fazer uma materia junto com voce em um futuro proximo e contar este segundo capitulo da historia da famosa numero 15 que voltou para a Inglaterra para continuar sua historia que parece nao ter fim. Alguem com certeza deve estar dando umas voltas por la sem saber de toda sua historia. Um forte abraco do teu amigo
Moacir Mansur Boscardin
boscardin58@hotmail.com
Foi um prazer reviver bons momentos do motociclismo
Rodil Rubens de Araujo
rodil@onda.com.br
Danilo, vc foi o cara, junto com o Boluca. Parabens pelo site - deixo cel. aos amigos 92450968 - Curitiba > cidade das emoções
Carlos Roberto Lourenço
crlourenco@hotmail.com
Parabéns Sr. Danilo pela ótima história contada acima, pode me considerar seu fã, essa história merece ser contada a muita gente. Abraços Junior Sena
Francisco de Sena Junior
f_senajunior@hotmail.com
Simplesmente ....PARABÉNS !!! FICO EMOCIONADO COM ESTE RELADO .....
MADHELON REIS
MADHELON_REIS@HOTMAIL.COM
Faz muito tempo, tempo de um Citroen, preto e fiscal de onibus, além claro de ser o melhor mecanico em Curitiba, ninguem regulava uma moto Como o Danilo. sinto saudades daquele tempo, quando for a Curitiba vou procura - lo.
Jaime José Fornari
jjfornari@gmail.com
Parabéns ao Sr. Danilo Julio Afornali e seu filho Marcelo Afornali por compartilharem essas deliciosas histórias.
nome = Danilo Kondrasovas Troncoso
email = danilo@kartistas.com.br
Danilo, aguardamos o amigo sexta feira no encontro do Centro Cívico - www.enoisjunto.com.br - vc é o cara - época que tinha que ter braço e sangue frio - valeu
nome = Rodil Rubens de Araujo
email = rodil@onda.com.br
PARABÉNS...
nome = wilson jr
email = wilbrasil@hotmail.com
Maravilhosa.....!!!Só lamento que os pseudos motociclistas de hoje nem se lembrem que QUEM escreveu a história nesse País !!!
nome = José Gaspar
email = gaspar650@hotmail.com
A homenagem ao pai é sempre maravilhosa!gostaria que entrasse em contato comigo.
nome = Jussara
email = juh_rios@Yahoo.com.br
Oi Danilo, estive em sua casa vendo as bicicletas antigas do Marcelo, também tenho um filho Marcelo, sempre são bons filhos!, mas o que me traz hoje aqui é para te cumprimentar pela tua belíssima biografia, parabens, eu também sou pequeno tenho l.68m, e jogo basquete, ando de bicicleta, etc.Tenho 76 anos e não sinto diferença entre 30-40-50-70... e aí pra frente!, qualquer hora vou até aí outra vez.
nome = Alceu Almeida Ferreira
email = alceuaferreira@gmail.com
cada vez que olho a história, vejo que pouco fiz !!!
nome = Nilton "Boca" Gonçalves
email = nilton@process.com.br
Grata surpresa encontrar essa página, citando a saudosa pista de Joinville, que foi construída pelo meu pai, então presidente do Moto Clube. Parabéns pela história de sucesso do "Pequeno Grande Piloto"!
nome = Carlos Werner Heinzelmann
email = werner@solucoes.com.br
Excelente, parabens.
nome = Humberto Ronque
email = dompeblo07@hotmail.com
DANILO AFORNALI, um nome no tempo e inesquecível, tive o prazer de competir com o Danilo na pista de terra de Blumenau, não falo de resultados, mas o troféu é do Danilo, um abraço deste velho piloto,
nome = Alcides Ferreira
email = joyamotors_py@yahoo.com
ola Danilo estou produzindo um programa de motos e gostaria de saber se eu posso usar esta materia;tem um quadro no programa em que fala sobre estes maravilhossos pilotos.Abrasso
nome = Renato Avila
email = midiafilmes@gmail.com 24/03/2011
SR DANILO, QUE BOM TER ALGUÉM LEMBRANDO ESSA ÉPOCA LINDA DOS ANOS 70, CHEGUEI A PARTICIPAR DE PROVAS AÍ EM CURITIBA, LEMBRO DO JUAREZ PLASMANN, DO UBIRATAN RIOS DO CELSINHO, E OUTROS MAIS, VC SEMPRE FOI MUITO LEMBRADO PELO MEU MECANICO QUE CORREU JUNTO NA ÉPOCA, O IVINHO, SOU DE JOINVILLE ONDE LÁ GANHEI UMA 6 HORAS JUNTO COM O LUCILIO BAUMER FILHO, EM 1975 COM UMA HONDA XL 250, E TENHO MAIS ALGUMAS VITÓRIAS, AÍ SIM COM NOSSAS QUERIDAS LAMBRETAS. UM ABRAÇO E QUE DEUS O ILUMINE.
nome = SONIO BARBOZA DE SOUZA
email = soniosouza@gmail.com 31/03/2011
Por favor me mande seu e-mail para que eu possa passar algumas fotos da epoca anos 59 e 60, e de um abraço no teu pai, diga-lhe que foi o CASSOU que esta lhe mandando um forte abraço e quando eu for com mais tempo para Curitiba vou ver se passo ai em Santa Felicidade para bater um papo com ele.
nome = Arlei João Cassou
email = amcassou@ibest.com.br 18/07/2011
Parabéns pela história maravilhosa de vida e de conquistas. O Sr é um campeão!!!
nome = Jaqueline Muller
email = jaque.muller@yahoo.com.br 01/08/2011
Danilo, vamos conversar um dia me ligue 92067750
nome = Carlo Papagna
email = pavavan@gmail.com 10/08/2011
Pai, sempre tive muito orgulho de você , não só pelo piloto excelente que você era como pelo homem honrado e trabalhador que você sempre foi. Agora que estou fora do país sei que você nasceu no lugar errado! Se tivesse nascido aquí na Europa sei que seria muito diferente. Parabéns Marcelo por mostrar a historia do nosso Pai!! Amo voces!!!!
nome = Marcia Afornali
email = marciafornali@gmail. com 22/08/2011
CARA QUE SAUDADES DAS LAMBRETAS VULGO CACHORRINOS
nome = CLAREL
email = clarel@digitaldoorsul.com.br 03/10/2011
Como apaixonado por motocicleta, tive um grande prazer em saber de mais um GRANDE BRASILEIRO que nos enche de satisfação, em ter "HOMENS" como este de exemplo. Parabéns a toda a família AFORNALI
nome = Luiz Roberto Gusmin Instrutor Técnico de Trânsito SEST SENAT - Rio Claro/SP
email = gusmin@sestsenat.org.br 22/12/2011
Fiquei emocionado com as imagens dessa grande figura do motociclismo brasileiro, ja faz muito tempo que não o vejo. Foi muito bom saber dessas histórias de corridas, um tempo em que correr era um grande risco. Parabens Danilo é uma tragetória e tanto.
nome = Jurandir Mazza
email = jotamazza.tuco@gmail.com 10/02/2012
Legal essa pg que você fez para teu pai. E pergunto, aonde está escrita a história do motociclismo paranaense? Queria postar fotos do meu pai, Antonio Zanchi, que foi revendedor de motocicletas e corredor entre 1945 e 1950. abraço e parabéns pela matéria.
nome = Jandira Zanchi
email = jandira_zanchi@yahoo.com.br 16/03/2012
Meu pai, Antonio Zanchi, me falou muitas vezes dessa pista de terra em Joinvile e de ter corrido lá. Na época, anos 40, mesmo as competições de velocidade eram feitas em pistas de terra.
nome = Jandira Zanchi
email = jandira_zanchi@yahoo.com.br 16/03/2012
ola marcelo parabens pelo artigo publicado seu pai e um heroi ... gostaria de saber se vcs consertam motos antigas se sim mande o endereços pois tenho varias motos antigas a serem restauradas
nome = marcio 26/03/2012
Sr Danilo, gentileza, saberia me informar de alguma Vincent HRD 1000 cc para venda. Grato Dorival
nome = Dorival
email = familiadagostini@hotmail.com 26/04/2012
Marcelo! Parabéns por este relato de seu pai. Realmente ele foi um grande piloto, nosso ídolo, tem uma bela história. Merece todas as homenagens.
nome = FELIPE CAMPELO
email = campelolf@yahoo.com.br 12/06/2012
Um homem vale o tamanho da sua história. Que exemplo bonito para todos os motociclistas e principalmente para a familia. Parabéns.
nome = Marcos Mendes
email = Marcos@mendesimoveisonline.com.br 13/06/2012
Parabéns pela matéria. É deste modo que poderemos mudar este país sem memória, que esquece os feitos de seus grandes homens. Lembro das Ducatis, com aquele cilindro na época enorme e das performances de Danilo e Bira. Se possível mande meu agradecimento ao Sr. Danilo pelas emoções que ele nos proporcionou nas pistas. TFA Mirion
nome = Mirion F. Langaro
email = mirionlangaro@gmail.com 13/06/2012
grande mesmo é esse homem sou vizinho dele tenho uma suzuki savage 650, constantemente estou em sua oficina para adquirir conhecimento e resolver alguns ajustes, na minha última visita em sua oficina consertamos e regulamos o carburador e ele com toda paciência me explicou tudo sobre o mesmo. obs: ainda me deve uma "corrida" até colombo
nome = bruno
email = bruno_nishida@hotmail.com 25/07/2012
Isso é o máximo eu gosto deste tipo de aventuras
nome = Lúcio Borges
email = a.lcioborges@hotmail.com 31/07/2012
Daí Primo.... Quanto tempo não nos falamos. Deve lembrar de mim, Mauricio filho do Toninho (Filho da tua TIA VICENTINA). Quanta saudade.... Velhos tempos.... Deus te abençoe! Lendo essa mensagem, me envia um e-mail para conversarmos. Não sei onde está morando..... Quero te visitar....
nome = Mauricio Begge
email = pellegrino.mauricio@hotmail.com 31/07/2012
Sr.Danilo o sr conhece o sr.haroldo cercal tem alguma maetria sobre ele eu estou fazendo uma materia sobre ele porque ele e meu pai
nome = sergio eduardo cercal
email = eduardocercal@hotmail.com 13/06/2013
Meu amigo Danilo, vendo a sua história revivo momentos felizes de minha juventude. Parabéns pela coragem e pela história que construiu no motociclismo paranaense
nome = Luiz Carlos Machado (Luizinho)
email = lmachado55@hotmail.com 10/12/2013
bom dia lembra-se do pascoal que corria e trabalhava no jordan ?
nome = chico
email = chicobauma@hotmail.com 10/01/2014
Sr DANILO,HOMEM NOTA 10,COMO PESSOA,PILOTO E PREPARADOR...
nome = Giovani
email = bardotocha501@ibest.com.br 19/11/2014
Heroi nacional. Fico imaginando como era dificil realizer estes objetivos naquela epoca. Estou escrevendo sobre o inicio da entrada das motocicletas no brasil e um dia quero visita-los para registrar esta parte da historia. Estou na Australia e o projetista dos motorse da HRD Vincent, é australiano. Curiosamente os pais do fundador da Vincent (que comprou a HRD e formou a Vincent HRD) viviam na Argentina, tanto e que o lancamento da segunda serie foi la, este modelo que seu pai utilizou.
nome = Rogerio Machado
email = machadobrazil@terra.com.br 08/12/2015
Grande Danilo, enfim achei aqui Ney Paranaguá saudades cadê o Breda? Bira, B oguslavo...saudades das cachimbadas.... abraços familia toda conheci a Grande hrd fica com Deus amigo rsss
nome = Claudinei lopes
email = Neyterapeuta@gmail.coma 15/04/2020