DEREK MINTER

"O REI DE BRANDS HATCH"


 

Um grande vencedor ! Disputou durante sua carreira de 15 anos, com nomes como Mike Hailwood, John Surtees, Phil Read, Giacomo Agostini e Jim Redman !

Fez parte de uma grande geração de campeões !

Piloto muito versátil, correu e venceu com motos muito diversas !

Para esse grande piloto inglês, só faltou o título mundial para coroar sua brilhante participação no motociclismo !


Em 24 de abril de 1932 nascia na Inglaterra, Derek Minter.

Aos 16 anos, já trabalhando como mecânico Derek consegue juntar todo seu dinheiro para comprar uma novíssima BSA 350 !

Dois anos depois, seu patrão, Ray Hallet, o leva à famosa Ilha de Man para que fosse seu mecânico no Manx TT de 1950. Esse fato selaria definitivamente o futuro do jovem Minter !

Após isso Derek começa a disputar algumas corridas nas estradas de Littlebourne ... era o início de sua carreira !

Logo depois, já estava com uma BSA 500 Gold Star, e com ela, em 1953 disputou sua primeira corrida no circuito de Brands Hatch !

Nos dois anos seguintes, Derek disputou muitas provas na Ilha de Man, sempre mostrando desempenhos impressionantes.

Depois de 3 anos, correndo e trabalhando com Ray  Hallet, tem uma curta experiência com as MV Agusta, disputando o campeonato italiano ... mas logo retorna à sua "velha" BSA !

Nesse curto período, sua performance chamou a atenção e uma grande oficina, a Wincheap Garage, que lhe oferece não só trabalho como mecânico, como também duas Norton para correr !

Assim, em 1957, Derek faz sua estréia no Mundial, na Bélgica, com as Norton. Fica em 3º nas 500 e em 4º nas 350 !  


Derek (nº 22) e Bob McIntyre (nº 12) de Norton 500

No final da temporada, por um desentendimento com os patrocinadores, sai da equipe, mas acaba conhecendo o ex-piloto Steve Lancefield, que também foi engenheiro da Norton.  Com essa nova parceria, Derek disputa seu primeiro TT verdadeiro, ficando em 4º na categoria Senior.

Sua versatilidade em pilotar várias motos lhe dava grande vantagem pois qualquer convite era logo aceito ! 


Piloto versátil, Derek pilota uma RGE 250 em Brands Hatch - 1957

Sem patrocinador, com poucos recursos, mas com seu fiel novo parceiro, que preparava sua Norton, Derek conquista sua primeira e importante vitória numa prova em Brands Hatch, vencendo o grande campeão e imbatível, John Surtees, piloto oficial da MV Agusta !

A prova foi disputada com chuva, o que nivelou as máquinas, fazendo o "braço" e o arrojo de Derek prevalecer ! Foi um show ! Nessa prova, Derek Minter ficou conhecido como "o Rei de Brands Hatch" !


Aqui um dos muitos duelos dentre Derek Minter (nº 9) e John Surtees (nº 37)
Brands Hatch - 1957 - ambos de Norton 350.

Em 1958, Derek se profissionaliza e disputa o mundial, ficando em 5º na 500cc, e em 9º na 350cc !  No GP de Assen, dividiu o pódio com Surtees (campeão) e Hartle (vice) nas 500 !


TT Senior - 1958 - Norton

Para 1959, agora novamente com o apoio de Hallet, Derek consegue uma nova Morini 250. Ironicamente, na prova em Brands Hatch, "o rei" sofre uma queda que o tira de várias provas. Em Assen, consegue seu melhor resultado, numa prova que vinha liderando, mas chega em terceiro, dividindo o pódio com Ubbiali e Provini, campeão e vice, respectivamente !

Na 125, disputa algumas provas com uma MZ, conquistando 8 pontos, ficando em 7º na temporada.

Em 1960, provou o sabor do sucesso, na Ilha de Man, onde no mesmo final de semana, disputa 9 provas ... e vence 8, e ainda chega em 2º na outra !  

E também pôs fim a qualquer dúvida de seus críticos, ao estabelecer pela primeira vez uma volta com média acima das 100 mph, pilotando uma Norton monocilindrica, pouco antes de Mike Hailwood fazer o mesmo.

Ainda nesse ano disputou um GP com uma Bianchi 250, mas se acidentou e quebrou uma clavícula.


Derek é perseguido pelo seu grande rival Mike Hailwood.
Brands Hatch - 1960 - Ambos de Norton 500


Derek com Bob McIntyre na sua cola no TT Senior - 1960

Em 1961, Derek decide concentrar suas atividades apenas na Inglaterra, tanto é que os únicos pontos que marcou para o mundial com sua Norton 350, foi no TT da Ilha de Man (que naquele tempo era parte do circuito mundial). Consagra-se campeão inglês, apesar de um grande acidente em North West !


Derek de Cotton (outra marca que pilotou !) é seguido de perto por Jim Redman em Brands Hatch.

Na temporada seguinte, 1962, consegue um acordo com a então importadora inglêsa da Honda, a Hondis, para pilotar sua moto no TT.  Derek se inscreve na 50, 125 e 250 com a Honda e na 350 e 500 com uma Norton, um recorde pessoal !


Derek com sua Honda 50 - Ficou em 9º lugar !

Na 250, Derek vence o piloto oficial da Honda, Jim Redman ! Foi uma grande vitória, pois mesmo com uma moto inferior, Derek vence a poderosa Honda ! A moto usada por Derek, por escolha pessoal, era um modelo 1961, de 4 cilindros !

Esse pequeno "acinte" lhe fecharia as portas para a Honda oficial !


Derek e sua Honda 4 cilindros - 1962

Em Mallory Park, vence a famosa e charmosa prova "Race of The Year" !


Derek em Mallory Park com sua Norton 500 a caminho da vitória ! - 1962 

Disputa também um GP na 125 com uma EMC, 2 tempos, refrigerada a água em Ulster.

Vence uma prova em Brands Hatch com uma Norton 650 própria para pista . 

Nesse ano, o piloto Bob McIntyre, perde a vida num acidente em Oulton Park e no mês seguinte, é organizada uma prova em homenagem póstuma. Derek participa com uma Gilera 4 cilindros da escuderia de Geoff Duke, onde consegue ótimos tempos ! O inglês ex-campeão do mundo, então diretor esportivo da Gilera, o convida para um teste em Monza, para definir a equipe para 1963 ... e Derek bate o recorde da pista !

Seu desempenho na temporada lhe valeu o título de "Homem do Ano" da Revista "Motor Cycle News" !

E assim, em 1963, Derek, confiante, e com uma potente Gilera 500, vai lutar pelo título mundial !  Com uma MZ, disputaria provas na 125 e 250 cc.

Em Ímola, na Copa d´Oro Shell, a Gilera, com Derek, consegue uma memorável vitória sobre a MV Agusta, com Mike Hailwood !

Derek (nº53) parte para a vitória sobre Hailwood (nº 50) em Ímola - 1963

Mas na verdade, a temporada não é boa ! Derek começa a se queixar que seu companheiro de equipe, John Hartle tem melhor equipamento, não conseguindo mais se impor a ele e a Mike Hailwood !

Para completar, em sua casa, Brands Hatch, Derek se envolve em grave acidente, que custa a vida de Dave Downer ! Tem várias lesões, e fratura o ombro e algumas vértebras, o que o deixa inativo por longo tempo !

Em sua volta, meses depois, Derek vence bravamente uma prova em Oulton Park, e logo depois retorna ao mundial, no GP de Ulster, onde fica em terceiro lugar, atrás de Agostini de MV Agusta e de Hailwood de Gilera.


Derek, de Gilera 500, à frente de Alan Shepherd, de Matchless.
GP de Ulster - circuito de Dunrod - 1963 

Mas até o fim da temporada foram muitas quebras, e maus resultados !

Na temporada de 1964, com o fechamento da escuderia de Geoff Duke, Derek Minter vai se dedicar novamente às corridas inglêsas, com uma Norton Manx, preparada por Ray Petty, mas obtém poucos resultados.

Seu único momento de glória foi um segundo lugar no TT Senior atrás de Mike Hailwood.


Derek de Norton 500 no TT Senior 
Ilha de Man - 1964

No ano seguinte, 1965, repetiu o fraco desempenho, com exceção da prova em Brands Hatch, onde vence o rival Hailwood, confirmando o seu título de "Rei"  !


Derek (nº 52) de Cotton 250 seguido por John Cooper, de Greeves em Mallory Park - 1965

Em 1966, Derek, já veterano e experiente, com 5 títulos inglêses, é convidado por Colin Seeley, para pilotar suas motos.

Colin havia adquirido os direitos da AMC para produzir as especiais AJS 7R e Matchless G50, e estava precisando de um campeão já consolidado para desenvolver o projeto.


A equipe Seeley Racing: Wally Rawlings, Derek Minter, Sid Mizen, Colin Seeley (na Matchless G 50), Mick Carter, a mãe de Colin, Eddie Robinson, e o pai de Colin. 

Porém, a "sociedade" não dura muito, ...  e se desfaz no primeiro teste !

Conta Derek: " Os motores, sobretudo o da G50, não eram de fato competitivos como eu imaginava ... e não creio que essas 500 fossem impor respeito às Norton Manx. Assim, decidimos interromper nosso acordo ! "

Por esse motivo, Derek, retomou sua Gilera 500 para disputar o TT Senior desse ano e outras provas na Inglaterra, solução de emergência, que acabou em maus resultados.

Seu melhor resultado no ano foi um segundo lugar em Ímola, na Copa d´Oro Shell, quando perdeu para Giacomo Agostini de MV Agusta !


Derek pilotando sua Gilera 500 
Copa d´Oro Shell - Ímola - 1966

E assim, depois de uma prova na Inglaterra, em 1967, com uma Norton, Derek, com 35 anos, decide repentinamente que era o momento de parar !


Derek em sua Norton - 1967

Decepcionado com sua última temporada onde havia conseguido bem menos do que esperava, se convence a "pendurar o capacete", e também por uma questão de caráter econômico: "Os organizadores de Brands Hatch haviam reduzido sensivelmente os prêmios, e seria melhor não arriscar e me dedicar à empresa de auto-transporte que montei !" , nos conta o irônico Derek !

Obstinado e individualista, Derek era sempre franco e honesto. Isso criou uma dificuldade para se submeter à disciplina de trabalho das equipes ! 

Preferiu competir mais como "free lance", concentrando-se em circuitos da Inglaterra, sem levar a vida "cigana" do circuito mundial !

Qualidades ele tinha, e o motociclismo só não viu um novo campeão mundial por sua própria opção, pois a sua geração era de vencedores !

Ao grande "Rei de Brands Hatch", por sua raça, competência e arrojo, fica nossa homenagem,

Derek Minter, o Rei de Brands Hatch !!

Por Ricardo Pupo
Fevereiro /2004

Fontes
Revista Motociclismo d´Epoca, ano 9 nº 2, Encyclopaedia of Motor-Cycle Sport, Revista Classic Bike, agosto 2001, e site Bike Sport News ( www.bikesportnews.co.uk ).

 

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Comentário dos Internautas:



RICARDO, PARABENS PELA MATERIA, MUITO RICA EM DETALHES E MUITO BEM SINTETIZADA
RATÃO
RAGUIAR@CTEEP.COM.BR  (Terça Feira, 2 de Março de 2004, às 14:08:14)


Que bela materia. Parabens.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Terça Feira, 13 de Julho de 2004, às 08:37:59)


Muy buen relato y mejor las fotos, gracias
GUSTAVO GINI
(atea@adinet.com.uy) Terça Feira, 18 de Outubro de 2005, às 01:16:08