DRAG RACE

10 SEGUNDOS DE EMOÇÃO E ADRENALINA !

 


São Apenas 402,25 metros ! Um quarto de milha ! A máquina é só motor ... algumas vezes mais de um motor numa só moto ! O piloto, praticamente sem proteção, contando apenas com seu macacão , botas, luvas e capacete acelera fundo, numa reação instintiva ao ver a luz verde, despejando a enorme e descomunal força de até 500 hp no larguíssimo pneu traseiro ... !!

Depois de apenas 10 segundos, a bandeirada, atingindo até 320 Km/h !

Assim é a Drag Race  ... !!


A Drag Racing, é uma corida de motos que teve origem nos Estados Unidos. Consiste em alinhar 2 motos de cada vez, para percorrer a exata distancia de 402,25 m ... 

As motos são alinhadas aos pares, e correm contra o relógio ... são cronometrados os tempos, e o melhor do dia é o Campeão !

Simples, ... mas muito emocionante !

A moto é a principal atração pois aos pilotos cabe, além de uma tremenda coragem , a função única de ter ótimo reflexo para largar, e manter o acelerador aberto !

As categorias são divididas entre os tipos de motos (cilindradas) e tipo de combustível (Gasolina, Metanol,  ou Nitro-metano). 

As regras não são muito definidas, basicamente o regulamento exige que as motos tenham motor (ou motores) e duas rodas !!


Uma das grandes vedetes deste esporte nos anos 70 era o americano Russ Collins .

Collins começou a correr no final dos anos 50 e nos anos 60 já era o grande nome das Drag Racing !

No início de 1970, Collins (que era engenheiro mecânico) começa a competir com uma Drag Bike equipada com motor Honda 750 com o primeiro escapamento 4 X1, desenvolvido por ele mesmo !

Começa a vencer muitas provas, acabando com a hegemonia até então das poderosas Triumph e Harley-Davidson !


Boris Murray pilotando uma Triumph (278 km/h em 9,87 s) em 1970

A sua empresa, a RC Engineering, revolucionou o motociclismo Drag Race !

Em 1971, com tecnologia de ponta, a RC consegue a primeira moto com sobre-alimentação aerodinamica no motor (fazendo a função de um turbo ou compressor aerodinamico),  que levava a moto Honda 750 de pouco mais de 160 Kg a desenvolver 400 hp !!

Essa moto conhecida como "The Assassin" , ficou famosa pelos inúmeros títulos que ganhou por todo território americano e europeu no início dos anos 70, quebrando muitos recordes !!


Russ Collins piltotando sua "Assassin" !

A moto teve várias evoluções e inovações, como, carburadores Weber duplos, ignição por magneto, e adpatação para uso de metanol e Nitro-metano !!

A partir de 1973 começaram a aparecer para concorrer com a "Assassin" , Drag Bikes equipadas com dois motores Triumph, Norton e Harley-Davidson !

Para responder a essa tendência de 2 motores, a RC desenvolve uma explosiva Drag de ... 3 motores Honda 750 , alimentados por Nitro-metano !

Foi batizada de "Atchison, Topeka e Santa Fé"  !


Collins e sua AT&SF a caminho de mais uma vitória !

Com a "AT&SF", Collins se tornou imbatível, inclusive sendo o primeiro piloto a baixar o tempo dos 8 segundos, fazendo os 402,25 m em 7,8 segundos com velocidade máxima de 287 Km/h !!


Collins e sua AT&SF

Em 1975, Collins se torna o campeão mundial da categoria Drag Race, vencendo nomes de peso da época como Tom "TC" Christenson e sua Norton de 2 motores e 1620 cc ,  que tinha o tempo de 8,01 s e velocidade máxima de 269 Km/h !


Tom Christenson com sua Dunstall-Norton de 1620 cc !

Outro piloto de destaque era o americano Joe Smith que pilotava uma Drag Harley-Davidson com 2 motores e 3284 cc que chegava a 272 km/h a um tempo de 8,03 s !!


Joe Smith despejando a potência dos 2 motores Harley-Davidson de 3284cc , no aquecimento dos pneus !

O holandês Rob Jansen, pilotova uma Drag Benelli, equipada com 2 motores Tornado de 650 cc cada e uma carenagem aerodinâmica, revolucionária para a época !


Rob Janssen com sua Benelli 1300 cc de 2 motores Tornado 650 !

O campeão inglês era Brian Chapman que pilotava uma Drag Vincent 500 cc com pistões Cosworth especiais , com tempo de 9,07 s e 247,8 km/h ! 


Brian Chapman - Vincent 500



Aqui o Chapman (nº 67) está largando atrás ... será que alcança ?!

Peter Miller, outro inglês, corria com uma bicilíndrica de 900 cc .


A 900 cc de Peter Miller

Tony Weeden fazia o tempo de 9,24 s e velocidade de 249,4 Km/h, pilotando uma Drag Bike de 600 cc , montada numa Triumph de 1957 !!


Tony Weeden e sua estranha Drag Bike ! Notem o freio dianteiro a tambor !! Será que freia ? !!

Mas, a  Drag Bike "AT&SF", que levou Collins a muito sucesso nos anos seguintes, um dia quase lhe tirou a vida !


Collins e a imbatível AT&SF !!

Em junho de 1976, numa prova em Akron, Ohio, Collins sofre um terrível acidente, sendo ejetado da sua Honda de 12 cilindros , quando estava a uma velocidade de 270 Km/h !!

Com sérios ferimentos, Collins fica fora do circuito por quase 1 ano !

Mas durante sua recuperação, Collins já planejava algo mais fantástico, desenhando a "Sorcerer" (Feiticeira) !


Concepção artística do projeto da RC - A "Sorcerer" !! (1976)

Em 1977, com o apoio oficial da Honda, Collins desenvolve uma Drag Bike com 2 motores com blocos especiais da RC, com 1000 cc cada, dispostos em V, com turbo compressores, e tudo isso com apenas 360 Kg !!


O "coração" da RC - A "Sorcerer" !!

O resultado não poderia ser outro !!

Mais um recorde, com o fantástico tempo de 7,3 s e uma velocidade final de 320 Km/h !!  Marca que só seria batida depois de 12 anos , uma raridade nesse tipo de competição !!


Eis a incrível Sorcerer !!

Em 1980 , Collins para de competir com Drag Bikes, mas continua trabalhando no desenvolvimento de motos e motores, fornecendo para diversos pilotos da categoria .

Mas com sangue de piloto nas veias, Collins em 1984,vai participar de provas de Dragster, pilotando monstros de até 6000 hp !

Finalmente em 1993, Collins se retira definitivamente das competições !

Seu reconhecimento maior veio em 1999 quando seu nome foi incluído no Motorcycle Hall of Fame ! 


Russ Collins em 1977

E esse esporte fantástico, de pura adrenalina continua a desafiar a coragem e a criatividade dos homens que pilotam e projetam essas máquinas maravilhosas !!

 
Por Ricardo Pupo

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

Comentários dos internautas:


Maravilhosa materia !!!!!!!!
Plinio de Marco 
plinioca@fcav.unesp.br )Sábado, 3 de Agosto de 2002, às 16:01:32)


Excelente materia. Sempre fui apaixonado pela mecanica das motos e quando eu via nas revistas aquelas motos com 2 ou 3 motores superalimentados , para mim, era a realização de um sonho maluco que sempre tive e nunca pude realizar. Obrigado por relembrar os meus sonhos.
Alberto Rech 
alb.rech@terra.com.br (Sábado, 3 de Agosto de 2002, às 23:49:11)


Simplesmente demais as máquinas que corriam nesta categoria. As velocidades atingidas na época pareciam regular com o tamanho das motos, coisa que hoje se faz o inverso.
Michelle C. de Oliveira 
miche.c@zipmail.com.br (Domingo, 4 de Agosto de 2002, às 16:52:41)


Sonho e realidade. Desde pequeno fui criado no meio das 7 Galo. Só a minha mãe teve 3. Em um sonho me deparei com uma possível irmã mais nova da CBX 1050, seria a CBZOOM 2100, com 8 cilindros em linha. Nunca pensei que mais de 6 cilindros pudessem ser agregados e colocados a prova. Não é que podem!!! Está aí a realização da minha fantástica utopia. Parabéns à equipe de produção. Vocês nos fazem sonhar cada vez mais.
Gerson Barbosa da Silva Júnior 
gersonbsj@hotmail.com (Quarta Feira, 7 de Agosto de 2002, às 08:48:53)


Muito bem escrita.
Como tudo neste site.
Abraços.
Alexandre Mello
alexandre.mello@ig.com.br (Sexta Feira, 9 de Agosto de 2002, às 20:22:11)


Loucura de materia!!! gostaria de ver uma materia que vi na tv, sobre motos preparadas para subir montanhas parecem um mostro vale a pena, obrigado!
Rogério 
rcazadio@hotmail.com (Terça Feira, 13 de Agosto de 2002, às 20:09:01) 

N.R.- Sugestão anotada ! Vamos pesquisar !


Sou um apaixonado por motos, e achei essa matéria sensacional !!!!!!!!!!!!!!!!, gostaria de saber se ainda existe competições desse porte. Em minha cidade, cheguei competir nessa mesma categoria, sem saber que real/te tinha, claro, com motos com potências mais baixas, bem mais baixas em um aeroporto desativado com 1500mts. Em nossas 125, deitados e passando as marchas com as mãos, chegavamos à 120km/h, isso no velocímetro das mesmas.
Stanley Paesano 
stanley.mau@bol.com.br (Domingo, 18 de Agosto de 2002, às 01:06:22)

N.R. - Mande essas histórias das provas em sua cidade ! Devem ser bem interessantes ! Não temos conhecimento desse tipo de prova no Brasil (houve uma exibição no Megacycle deste final de semana), mas nos EUA é uma categoria muito disputada e com excelente público !


 Parabéns pela qualidade da matéria produzida.
Os amantes do motociclismo agradecem.
Dalmo Rodrigues 
dalmorodrigues@yahoo.com.br (Quarta Feira, 21 de Agosto de 2002, às 09:03:24)


Isso é a minha vida ! motos motos motos motos... a única coisa que adoro nessa vida e essa matéria foi demais eu já tinha ouvido falar de Russ e sou um fã n°1 dele!
Alexandre 
alex.f.m@bol.com.br (Quarta Feira, 28 de Agosto de 2002, às 21:25:12)


 Tenho certeza que um campeonato de arrancada no BRASIL teria tudo para dar certo. Investidores existem, e publico entao,nem se fala. Mas tem que mudar a CBM todinha, de fio a pavio, pois esse pessoalzinho ai nao faz nada (faz tempo...).
Tabajara  A. Jorge  (Domingo, 8 de Setembro de 2002, às 14:29:08)


Putz, eu queria ser um piloto dessas poderosas. Elas sao d +. E essa materia deu ate arrepio... Muito boa mesmo!
Persio 
persio@cannabismail.com (Terça Feira, 22 de Outubro de 2002, às 15:23:29)


Ótima Matéria, até que enfim alguém falou sobre motos drag racing (No Brasil é raro alguém comentar do assunto). Bom hoje em dia, o Russ Collins é dono de uma oficina de preparação de injeção de combustível, nos EUA, quem quizer ver: www.rceng.com
Juliano Pinto 
(Segunda Feira, 28 de Outubro de 2002, às 04:15:08)


Vi casualmente teu trabalho e mesmo sem participar desse movimento, achei teu trabalho muito bem feito, interessando até pessoas leigas como eu. O texto está bem acessível. Parabéns pelo trabalho que realizastes!
Nilce 
nilce@hotmail.com  (Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 12:52:50)


Eu sou apaixonado por kilometro de arrancada e acho isso o masimo ,perto da onde moro todos os anos sai kilometro de arrancada de moto e de carro eu não perco um. Essas fotos dessas motos são demais
Marcelo Ventorini Gonçalves
(Quarta Feira, 29 de Janeiro de 2003, às 08:44:19)


Sem palavras é esplendido
Abel
(Quarta Feira, 29 de Janeiro de 2003, às 14:56:14)


Ótima matéria
Chysthyano 
chysthyano@bol.com.br  (Quinta Feira, 3 de Abril de 2003, às 18:38:41)


Deus do céu ! que sonho... Imagina a coragem desses "loucos" se atirar em cima de uma cavalaria dessas ? Isso sim é que são pilotos e apaixonados por motos...
Me Leva Neurótico
denisao@bol.com.br (Sexta Feira, 22 de Agosto de 2003, às 09:47:24)


ISSo dai que é moto meu caro !!!!
Rodrigo
dragoon_256@hotmail.com  (Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 11:55:40)


Muito boa adorei, mas acho que deveria ter tbm algo sobre motos mais avançadas, mas adorei o site
Thiago Ruas
thiagaaoo@bol.com.br) Quarta Feira, 17 de Setembro de 2003, às 19:15:22


Pô muito firme !
Fernando
fernandomachado_ms@hotmail.com  (Sábado, 4 de Outubro de 2003, às 21:45:49)


Cara foi muito bacana, mas e os recordes recentes ?
Edgar C. Soares
edgarcoutinho@ig.com.br  (Segunda Feira, 6 de Outubro de 2003, às 11:49:50)

N.R. - No site  http://www.roadsters.com/lsr/  tem vários links para outros sites especializados em "Land Speed Records" de motocicletas.


Que tesão de matéria!!! Gostei muito da Vincent HRD , uma veterana com só 500cc brigando com as "bolidas" de "trocentos" hp`s. Taí uma sugestão: Publicar materias sobre este verdadeiro "mito" Inglês... Um abração a todos .
Alexandre Pacheco dos Santos
aletunari@ig.com.br  (Quinta Feira, 22 de Janeiro de 2004, às 00:34:03)


UM SHOW EM DUAS RODAS!!!
MORENO
MORENOFERNANDES@TERRA.COM.BR  (Quinta Feira, 1 de Abril de 2004, às 10:06:17)


Voces são muito criativos. Quero dar a voces, parabens !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Daniel
danbomberman@hotmail.com.br  (Domingo, 11 de Abril de 2004, às 10:09:07)


Muito louca a reportagem!! depois minha mãe diz que eu sou louco porque num consigo andar devagar !!!!!!!
Beto
(Terça Feira, 13 de Abril de 2004, às 18:15:20)


Ótima matéria, sou um entusiasta do esporte, formado em automobilística pelo Senai e trabalho na área de consultoria automobilística, porém minha grande paixão é o motociclismo. Certamente montarei uma "beleza" dessas para me divertir.
Parabéns pelo site!
Arthur Rossetti
arthur@ig.com.br  (Quarta Feira, 9 de Junho de 2004, às 12:04:11)


As motos são muito boas e a materia tambem eu gostaria que me mandassem fotos das motos
Pedro
pedro_ceratti@hotmail.com  (Quinta Feira, 10 de Junho de 2004, às 15:21:02)


Nossa que loco essa porra ! é de + cara...nossa firmeza !
Eduardo
(Terça Feira, 20 de Julho de 2004, às 21:26:23)


sou amante incondicional de motos e posso dizer que é um dos melhores sites que já vi
Sergio Ricardo Carvalho
jabamaluco@yahoo.com.br  (Domingo, 17 de Outubro de 2004, às 20:41:45)


Ora não me faça rir ! Sou mais a minha R1 que de 1ª marcha chega a 145km/h !
Essas motos são lixo.
Chacal
(deoncpsn@hotmail.com) Quinta Feira, 21 de Outubro de 2004, às 15:35:00

N.R. - Caro amigo Chacal: É evidente que hoje as motos de rua andam muito mais ! Mas a matéria se refere aos anos 70, ou seja, há 30 anos atrás, onde a moto de rua mais rápida atingia, de final, estonteantes (para a época !) 190 Km / h !! Seja mais paciente com as Clássicas !!


1.000.000 de parabens pelo site magnifico !!
Felipe Candido
(fal@directnet.com.br) Quarta Feira, 24 de Novembro de 2004, às 13:59:40


Sou especialista em campeonatos de arrancada em especial o nacional e a alguns anos venho vendo o crescimento da participaçao de motos nesses eventos, parabens pelo site.
Breno A.S Vianna
(brtento@yahoo.com.br) Segunda Feira, 6 de Dezembro de 2004, às 10:40:07


eu acho que ficou bacana mas as fotos tinham que ser a cores
Felipe
(nopfelipe@pop.com.br) Terça Feira, 25 de Janeiro de 2005, às 12:56:03


Fera !
(tatuitelitelefonia@uol.com.br) Quinta Feira, 24 de Março de 2005, às 11:12:59


essa moto é maneira
jader
Sexta Feira, 25 de Março de 2005, às 16:51:52


ADOREI ESTA MATERIA. ESTAS MOTOS SÃO REALMENTE UMA COISA DE TIRAR O CHAPÉU.
ADELINO
(adelinonascimento@bol.com.br) Quarta Feira, 6 de Abril de 2005, às 16:37:38


vou definir com o nome de uma musica do Motorhead e maravilhosamente interpretada pelo Sepultura ORGASMATROM !!!! UM BARAÇO E MUITO OBRIGADO PELA QUALIDADE DO TRABALHO FEITO POR ESTA EQUIPE DE JORNALISMO.
FABIAN 
(fabian.hippus@pop.com.br) Quinta Feira, 7 de Abril de 2005, às 12:05:58


Eu quero morrer em cima de uma dessas!!!
Loco
(loco69nelas@hotmail.com) Domingo, 17 de Abril de 2005, às 22:16:24


Sou apaixonado por motos, desde pequeno domino a maquina, adoro jogar para o alto a minha! gostei da sua materia cara, siga assim.
Rafael
(rafael-silva-@hotmail.com) Segunda Feira, 23 de Maio de 2005, às 15:22:35


É incrivel, as motos mais potentes que já vi na net é tudo de bom. hoje as máquinas poderiam estar mais sofisticadas mas não dá tanta diferença assim.È que mudou até a diatância para 202 m.Tenho uma pequena moto de 135cc e atinge a velocidade de 180k/h em 200 m
Leandro Werner
(le.p.w@bol.com.br) Sexta Feira, 10 de Junho de 2005, às 10:40:13


CARA GOSTEI DESSA MATERIA, ESSAS MOTOS SAO SUPERTORPEDO, COLOCA AS IMAGENS DA CENZINHA.
THIAGO DA SILVA FERREIRA
(THIAGOUNIVERSAL@YAHOO.COM.BR) Quinta Feira, 16 de Junho de 2005, às 14:35:19


É animal !!!!!!!!!!!!
Vinicius, Aline, Zé e Isa
(vmotosa@uol.com.br) Quarta Feira, 20 de Julho de 2005, às 22:24:10


olha para nós que somos apaixonados por moto essa matéria é de tirar o folego...
juliano tellier
(duuduu_xp@yahoo.com.br) Domingo, 31 de Julho de 2005, às 02:16:58


A segunda figura é muito legal.
Paulo Vítor
(pvalbuquerque@hotmail.com) Quarta Feira, 17 de Agosto de 2005, às 20:00:36


SÃO ESTAS HISTORIAS QUE ME FAZ MAIS APAIXONADO POR MOTOCICLETAS.
JEFFERSON
Sexta Feira, 9 de Setembro de 2005, às 14:38:33


MUITO BOM
DYNHO
(NHODY@HOTMAIL.COM) Terça Feira, 13 de Setembro de 2005, às 14:07:30


cara... eu so apaixonado por esse tipo de corrida ainda mais com motos como esas...eu queria saber se tem alguma maneira de conseguir algumas fotos dessas motos?
therri p giacomelli
(endrigotrope@yahoo.com.br) Sexta Feira, 16 de Setembro de 2005, às 02:38:42


sem comentarios
Thiago Roriz
(tmrroriz@pop.com.br) Terça Feira, 1 de Novembro de 2005, às 13:01:22


brincadeira..... realmente estou acordado. parabens pela materia. excelente,excelente, vou me contentando com minha mobillete 49cc ano 1984, porque o resto é sonho mas estou acordado abracos e PARABENS
Jorge Antonio Fernandes
(jorgexara@uol.com.br) Domingo, 1 de Janeiro de 2006, às 22:35:56


materia super maneira valeu parabens popeye rj
Emerson
(emerso.motta.@bol.com.br) Terça Feira, 3 de Janeiro de 2006, às 00:41:40


Metanol nas veias!
Rodrigo Vieira
(superspeed@autodynamics.com.br) Quinta Feira, 25 de Maio de 2006, às 18:01:03


Moto, sinônimo de paixão que o tempo não apaga!. Por "acidente" encontrei esse site e, por mero acaso, essa página!
Obrigado, por oferecer esse feed back, mesmo não tendo vivido esses dias, sempre fiz parte deles.
Luiz Waisel
(luizwaisel@yahoo.com.br) Quinta Feira, 25 de Maio de 2006, às 21:41:51


Doido
Gilmar
(radicol_crazy@hotmail.com) Quarta Feira, 7 de Junho de 2006, às 22:56:30


valew nota 1000cc materia super legal, adorei eu nao sabia q motos conseguiam chegar nessa potencia de motor.....
Tomispeed
(dakotafleetside@bol.com.br) Quarta Feira, 28 de Junho de 2006, às 16:07:24


Como apaixonado por motos que sou, não tem como não gostar desta matéria. Parabéns!
Cauê Pauli Andreoli
(cauepa@hotmail.com) Sábado, 15 de Julho de 2006, às 22:05:20


são  motos que eu nunca vi na minha vida toda. elas são muito potentes pode se perceber. Eu fiquei pensando como é pilotar uma !!!!!!
Antônio Lopes da Silva Neto
(tomymalukete@hotmail.com) Sábado, 26 de Agosto de 2006, às 15:43:15


Muito legal!!!!!!!!!!!!!!
Thiago Cesar Ruas
(thiago.ruas@bol.com.br) Domingo, 27 de Agosto de 2006, às 15:15:13


essa matéria é demais,pena nâo ter visto antes!!! parabens, podia aparecer alguma matéria do brasil
adilson zanachi derbocio
(adilsonzanachi@hotmail.com) Sábado, 9 de Setembro de 2006, às 16:48:00


GOSTEI MUITO DESSAS MOTOS HISTÓRICAS. VALEU GALERA
BRUNO
Terça Feira, 10 de Outubro de 2006, às 17:39:16


SHOW DE ANTIGUIDADES
JUNINHO
( marcell_51@hotmail.com )Segunda Feira, 16 de Outubro de 2006, às 19:55:09


É, antigamente eles eram mais loucos ou corajosos que nós.
Orlando Walbas
(orlandowalbas@uol.com.br) Segunda Feira, 30 de Outubro de 2006, às 20:55:36


muito bonitas essas motos um trabalho fora de serie.
janderson
(jsc_rj@hotmail.com) Segunda Feira, 13 de Novembro de 2006, às 15:53:17


muito bom uuuuuuuuu
lucas
(lucas_systen@hotmail.com) Terça Feira, 5 de Dezembro de 2006, às 23:24:57


aqui no norte do parana é feito varios campeonatos dearrancada de motos temos motos pequenas de 125cc que quando preparadas pouco mais de 200 chegam a quase 190km/h
tiago
(tiago_ds_@hotmail.com) Segunda Feira, 25 de Dezembro de 2006, às 01:16:20


Parabens pela matéria e como nos dias de hoje não sabemos como aconteceu o desenvolvimento das motos de alta performace está aí a matéria completa de suas descobertas e inovações
Bruno Massaini
(brunomassaini@ig.com.br) Quinta Feira, 4 de Janeiro de 2007, às 22:41:12


nossa, não sabia que existisse algo assim tão fantástico
parabens
Marcelo
(marceloo_augustoo@hotmail.com) Segunda Feira, 8 de Janeiro de 2007, às 15:56:39


essas fotos são massa !
josias jose valentino junior
(juninho_valentino@hotmail.com) Segunda Feira, 8 de Janeiro de 2007, às 22:42:21


Essas motos são incriveis, nem imaginava que pudesse existir uma moto com dois motores ainda mais com três. Realmente o site está de parabéns as matérias ficaram muito boas continuem assim.
Raphael Bernardes da Rosa
(rapha.cdr@hotmail.com) Quinta Feira, 1 de Fevereiro de 2007, às 13:02:07


são de arrazar
Thalleson Bardales Damasceno
(nino.bardales@hotmail.com) Sábado, 3 de Fevereiro de 2007, às 12:53:31


é muito loucas essas motos gostei de conhecer esse site

nome: alex
(alex.hume@hotmail.com) Quarta Feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 13:50:36


ME ENCANTAN LAS MOTOS, Y ESTAN MUY BUENAS ESTAS FOTOS
ENRI
(ENRI_774@HOTMAIL.COM) Sexta Feira, 9 de Fevereiro de 2007, às 02:24:49


Muito loka as motos, se é q pode se chamar de motos essas maquinas né, parabens pela materia, um abraço
William Augusto
(tinhograndefamilia@hotmail.com) Domingo, 11 de Março de 2007, às 21:24:38


Curta estas raridades
Paulo
(ademir.alves@bol.com.br) Domingo, 8 de Abril de 2007, às 09:52:07


parabens , muitas fotos maravilhosas
Felix , escorpião da estrada
(elias.felix@hotmail.com) Terça Feira, 8 de Maio de 2007, às 14:03:27


uma exelente materia,assim como vcs,eu tbem sou louco por motos.
hudson
(huddeus@yahoo.com.br) Sábado, 28 de Julho de 2007, às 20:32:06


essa moto com 3 motores como que é a emocao de estar em 270km/h. eu piloto ótimo já cheguei com minha hayabusa 1300cc a velocidade de: 245km/h na reta de sao paulo
matheus osmarini
(mathu452@hotmail.com) Segunda Feira, 13 de Agosto de 2007, às 14:22:17


CARA, ESSAS MOTOS SÃO D+ NUNCA VI NADA IGUAL.
YULLE
YULLEHAMILTON@HOTMAIL.COM


vc é 10 com sua assassin com 3 motores!!!

nome: matheus osmarini
(mathu452@hotmail.com) Terça Feira, 28 de Agosto de 2007, às 11:00:05


achei demais isso

nome: romulo
(romulogoncalves94@hotmail.com) Sábado, 13 de Outubro de 2007, às 16:28:47


amigo!
linda materia, tb tenho uma honda 750 four, de 1980, ja cheguei a dar 260 km em linha reta, e parece um animal, gostaria de dar meus parabens a vcs pela linda materia

nome: paulo
(prnobre@bol.com.br) Domingo, 21 de Outubro de 2007, às 21:40:31


Foi a melhor materia sobre motos, eu nunca tinha visto moto com mais de um motor, foi demais valeu cara.

nome: Raimundo
(Raimundo0509@hotmail.com) Segunda Feira, 22 de Outubro de 2007, às 16:15:48


interessante e muito legal.

nome: Ezequias
(broto16@hotmail.com) Terça Feira, 20 de Novembro de 2007, às 20:01:03


muito legal o incentivo!!!!!! moro nos EUA a mais de 10 anos ..enfim ja tive a opurtunidade de ver algumas de perto , e muito loca toda atimosfera o barulho nem se fala ....valeu o incentivo deste esporte no brasil!!!

nome: Eros
(erosimportusa@hotmail.com) Sexta Feira, 28 de Dezembro de 2007, às 22:59:16


ta ai,e verdade que quem gosta de motorzinho e dentista...e quem gosta de motorzao e crianca,por que esse e meu sonho.esto montando uma cg titan 125cc com um motor de 350cc da saara.ja ta quase pronta.obrigado por me inspirar... 

nome: bruno p. rocha
(comandobmx@hotmail.com) Segunda Feira, 18 de Fevereiro de 2008, às 16:08:18


MARAVILHOSA ESTA REPORTAGEM ESTES TIPOS DE MATÉRIAS DEVERIAM PASSAR NA REDE GLOBO AO INVÉS DE PASSAR NOVELAS.

nome: ALEXANDRE
(alexandregomes@macron.com.br) Sexta Feira, 28 de Março de 2008, às 01:57:22


caracaaaaaaaaaaaaa meu irmão!!!! tô besta com tudo isso. e ainda os caras que tem motos de 1100cc ficam tirando onda onde passam. quero ver eles montadao numasa dessas... vcs estão de parabens pelo o site ,e por muita riqueza de irformação.
(mendonça motos. salvador/ba)

nome: roberto carlos santos lopez
(robertsurf77@hotmail.com.br) Sexta Feira, 2 de Maio de 2008, às 12:10:57


NOSSA! NÃO SABIA QUE NAQUELE TEMPO JÁ SE FABRICAVAM MÁQUINAS SUPER-POTENTES IGUAIS A ESSAS . GOSTEI MUITO DA MATÉRIA, ALIÁS,UM VERDADEIRO DOCUMENTÁRIO! PARABÉNS!

nome: ELIEZIO SILVA DE OLIVEIRA
samueleulisses@hotmail.com) Quarta Feira, 25 de Junho de 2008, às 23:22:53


muito boa esta materia

nome: 100controlle
(100controlle@gmail.com) Domingo, 3 de Agosto de 2008, às 08:47:15


isso sim e fazer o que gosta
nome = superdiesel


Só as top de elite hien!!! site da hora. so celebridade
nome = Rafa equipe EJN - ATA
email = rafa@dcarvalho.com.br


muito interessante mas queria um saite que me desse algumas dicas de moto de arrancada
nome = pedro
email =
fran2005forro@hotmail.com


muito, muito bala a materia. parabens..
nome = jorge
email =
maninhopol@hotmail.com


muito bonito a grande carreira que Collins teve... gostei ...
nome = Matheus
email =
matheus.snook@hotmail.com


legal demais
nome = cesamec
email =
cesa_mec@hotmail.com


Ricardo, gostaria de entrar em contato contigo, pois estou atrás de um filme antigo sobre drag racing e outras categorias que vi na televisão há mais de 10 anos. Aguardo contato. Obrigado.
nome = MARCOS
email = mborto@hotmail.com

Marcos, essas fotos e informações desta matéria foram tiradas de revistas da época, e em pesquisa na internet. Infelizmente desconheço o referido filme. Vc tem o nome ?
Abraços,
Ricardo Pupo


Parabéns pela matéria com Fotografias uma verdadeira viagem ao passado....Parabéns
nome = Juliano Bezerra
email =
benedito.bezerra@tj.mt.gov.br                                    16/08/2011


Quero pilotar um monstro desse, onde posso encontrar alguem com uma, para eu pilotar ?
nome = WALTER
email = modelbrinq@yahoo.com.br                                        01/11/2011


Simplesmente fantástico ótima matéria.
nome = Robson Prudente
email = robsonmsp@gmail.com                                        19/07/2013


Caraca, acho que tenho um pouco de Russ Collins na veia.... Adoro estas motocicletas "cadeiras eletricas", tento reproduzir um pouco disso em minhas motocicletas.... Abracos a todos
nome = Jairo Portilho
email = portssar@uol.com.br                                        29/07/2013