Eduardo Luiz Andolpho Silveira Machado,

o "Dudu"

 


"Algumas pessoas já nascem predestinadas ao sucesso, mesmo que ele venha de uma forma trabalhosa ! Soichiro Honda foi um exemplo disso, e essa história nos mostrará um Dudu, vitorioso, que batalhou muito, mas chegou lá !"

 

No dia 17 de outubro de 1953, nascia em S. Paulo o filho "do meio" dos 3 irmãos da família Machado. 

Com nome pomposo, o menino , conhecido como Dudu, logo aos 4 anos, já dava suas fugidas com seu tio, numa Vespa !

Aos 10 anos, ganhou sua primeira bicicleta. Ele escolheu uma com aro 22, guidão mais alto, que achava ser mais parecido com uma moto !

Já muito vivo, Dudu ficou sabendo de uma menina do bairro que tinha um motor de bicicleta e ... fez de tudo até namorar com ela e conseguir o motor !!

Ele mesmo arrumou o motor, pois nessa época já passava as tardes enfiado na oficina de seu avô, que consertava carros (Mecânica Andolpho). Foi seu avô que lhe ensinou os primeiros passos em mecânica ... e Dudu aprendeu bem !

A bicicleta ficou quase uma moto !

Aos seus 13 para 14 anos, Dudu, com a ajuda do seu avô, compra uma Leonette com motor 150cc de Vespa, que era um canhão, mas vivia quebrando !!

Dudu sempre gostou muito de cavalos, e na propriedade da família em Piracaia, ele tinha um cavalo só seu ! Mas houve a desapropriação do sítio, por causa da reprêsa, e Dudu teria que se desfazer do seu cavalo.

Novamente, com a ajuda do seu avô, Dudu consegue trocar o cavalo numa Leonette de 3 marchas, novinha !!  Sua primeira moto "decente" !! 


Dudu e seu cavalo, que virou moto !!

Não contente, Dudu faz várias modificações na Leonette, como tanque cromado, sto. antonio, etc !!  

Como morava na Alameda Olga, estava muito perto da "Esquina do veneno" , e vivia por lá pois seu avô era muito amigo do Latorre, Felipe Carmona, e outros.

Estudante do colégio Batista (tradicional em S. Paulo), Dudu frequentava o bairro das Perdizes, que tinha uma grande turma de motos ... todos menores, sem carta ... uma farra !!

Por ter habilidade em mecânica, Dudu mexia nas motos da turma toda, à noite na oficina do avô !

Certa vez, fez um conserto num fusca de um amigo, que em pagamento lhe deu uma Cezepel 350 toda desmontada, dentro de uma caixa !

Depois de muitas horas perdidas de sono, Dudu já passeava com sua 350 e ... tinha aprendido muito mais sobre motos !

E assim, de conserto em conserto, começou a receber muitas outras motos em pagamento ! 

Chegou a ter em casa uma Harley 750 (que havia trocado na Leonette), uma Matchless, uma Triumph 650 e uma 450 DOHC que havia comprado com a ajuda do seu avô !

Também começou a correr de Kart,  em Interlagos , onde disputava as curvas com outro menino chamado Ayrton ... Senna !!


Dudu acelerando !! Cadê o Senna !?

Com sua turma no bairro do Pacaembú, saiam para os famosos rachas nas ruas do Sumaré !

Com 18 anos , cheio de motos, ... tava no auge ... !

Logo depois comprou uma Suzuki TS 185, um bólido na época, e começou a correr de Cross na Trailândia !  Enfrentou feras como Tucano, Denísio Casarini e Paulé !


Treinando na Trailândia com sua Suzuki TS 185

Certo dia, quando estava reformando sua 450 DOCH (que havia pegado fogo ), em frente da oficina, passou uma caminhonete da Honda , e o motorista desceu e lhe disse : "Quero comprar essa moto ! É só falar o preço !!" 

Dudu tentou resistir, mas foi convencido pelo sujeito !

O dito cujo era um representante da Honda, que estava se instalando no Brasil .  Seria o começo de sua história na Honda !

Logo depois, Dudu briga com a família (divergências com o destino da oficina do avô !) !

Foi um momento difícil, pois estava para se casar e precisava de dinheiro !!

Ficou sem seu ganha pão, que era a oficina, vendeu todas as motos e se viu no fundo do poço !!

Sem opções, Dudu recorreu à ajuda dos amigos. Foi quando o Polé lhe empresta uma moto Honda K5, de corrida para que pudesse ter algum meio de transporte ! E sem dinheiro, Dudu também contava com a ajuda de outro amigo, o Xiri, que lhe colocava a gasolina !

E o destino entrou em ação, pois Dudu tinha uma arma de coleção em casa e foi vendê-la àquele assessor de imprensa da Honda (Roberto Guirotti) que lhe havia comprado a 450 Dohc.

Foi quando Guirotti o convida para ir trabalhar na Honda , ou melhor na concessionária Moto Jumbo !

Dudu agarrou a oportunidade, e , fazendo o primeiro curso de pilotagem da Honda no Brasil,  torna-se  instrutor de pilotagem da Honda !  Isso foi em 1977.


Dudu nas aulas de pilotagem , na Serra da Cantareira (SP). 



Recebendo o "canudo" !!

Com sua garra, e tempo livre, pois as aulas eram só às sextas feiras, Dudu propõem ao diretor da Moto Jumbo fazer uma moto cross, coisa que não existia no Brasil, ... só haviam as importadas !

O diretor topou, e lhe arrumou uma CG "zero" e lhe disse ... se vira !!

Dudu, com sua vivência em mecânica, fuçou, criou, ... e montou um CG cross !

Quando o diretor viu o resultado, ficou entusiasmado e perguntou : "Dá pra fazer mais dessas ?"

"Com certeza !! " respondeu Dudu !  ... E assim nasceu a Honda FS 125 !


Criador e Criatura !!

A primeira Moto Cross do Brasil ! Lançada oficialmente pela Moto Jumbo em novembro de 1977 ! 


Dudu, orgulhoso, no lançamento oficial da Honda FS 125 !

A FS foi reconhecida pela própria Honda e passou a  ser uma moto oficial da Honda Brasil, para fazer frente à recém lançada Yamaha TT 125 !

 E nascia também a carreira de Dudu na Honda !

Com o sucesso da FS, vendida em todo Brasil, Dudu não parou mais !

Logo, seu talento foi notado , e além de comandar o curso de pilotagem, e de montar praticamente sozinho a FS 125, Dudu era também piloto da equipe Moto Jumbo, na recém criada categoria Fórmula Honda 125 !

Na prova inaugural da categoria (em Agosto de 1978), a posição de largada foi no sorteio. Dudu (pilotando a moto nº 21) , largaria na 14ª posição.  Eram 72 motos alinhadas !

Fez uma excelente largada, e já na curva 3, tinha livrado quase a reta toda de vantagem !


Largada ! Dudu (nº 21) já vem pra ponta !

Foi "voando baixo" , até que na 5ª volta (eram 6 , no circuito antigo de Interlagos), "bateu" um super cansaço (reflexo da vida agitada na Moto Jumbo !) , e Dudu começou a ser alcançado !

Foi ultrapassado por Mário Tamburro (Renome) e pelo Charabalo ! 

Mas na última curva, na subida do box, Charabalo cai e Dudu recebe a bandeirada em segundo, com seu companheiro de equipe, José Luiz Gonzales (o China) em terceiro, a uma roda !!

Na segunda prova, Dudu chega em 4º lugar !


1º lugar, Edvaldo P. dos Santos, 2º Antonio A. Rodrigues, 3º Mário Tamburro, 4º Dudu e 5º China

Na penúltima corrida, Dudu estava 1 ponto atrás de Tamburro na classificação geral !  Mas no treino classificatório no sábado, Tamburro cai na curva da ferradura, e Dudu que vinha atrás foi derrubado pela sua  moto e fratura a clavícula ... ficou fora da prova no domingo !

 Tamburro correu ... e ganhou !

Na última prova disputada embaixo de chuva, um festival de quedas ... Dudu chega em terceiro !


Dudu (nº 21) no pelotão da frente !!

 E garante o Vice- Campeonato  !!

Nos anos seguintes, Dudu, já Gerente de Assistência Técnica da Moto Jumbo,  assume também a direção da equipe de competição e a responsabilidade da preparação das motos ! 

São 6 motos (3 da Moto Jumbo e 3 da Fórmula G) !  Os pilotos eram Birigui, José Cohen, Linguiça, Dan , Douglas e Marcos Pasini.

Foram 3 anos de Fórmula Honda , no Paulista, e no Brasileiro, que competiam os melhores de cada estado.

Muitas viagens, competições, ... muito trabalho !  Mas recompensado com muitas vitórias e um vice-campeonato Brasileiro !

Dudu ainda arrumava tempo para "brincar" em provas de Auto-Cross, correndo de "Gaiola" !! 

Com a criação da Fórmula Honda 400, Dudu monta outra equipe, com Birigui e Linguiça como pilotos !  Acumula a chefia das duas equipes !

Com excesso de cargos, e trabalho, nem sempre reconhecidos pela diretoria da Moto Jumbo, Dudu resolve sair das competições, no meio da temporada !  Resultado ... acaba a equipe !! Sem o trabalho e a dedicação de Dudu, simplesmente não há continuidade da equipe !

A pedido da própria Honda, Dudu participa de algumas provas do campeonato, mas pilotando sem arriscar !


O pequenino Dudu (1,63 m e 51 Kg !) domando a "enorme" CB 400, sem arriscar !! Imaginem arriscando !!

Com uma moto sua, uma CB 400, disputa uma 12 Horas de Interlagos, junto com Chuna e Paulo Mansi.


Nas 12 Horas de Interlagos de CB 400.

Participa também do 1º Hollywood Motocross, disputado em Campos do Jordão.

Passa a ter mais uma função, dando aulas de motocross aos filhos dos Diniz (donos da Moto Jumbo), Pedro Paulo (aquele da Fórmula 1 !) e André, na pista particular na fazenda da família, nos finais de semana.

Com sua competência, desenvolve a 1ª moto a álcool do Brasil. Uma CG 125, que a própria Honda copiou a preparação, que acabou sendo oficial !

 A esta altura, Dudu já era o responsável pelo pós venda de todas as concessionárias Honda do grupo, que eram 6 , em várias cidades do Brasil.

Foi convidado pela Honda do Japão a conhecer a fábrica , pelo reconhecimento da importância de seu trabalho ! Poucos brasileiros tiveram esse privilégio !


Dudu, acompanhado de sua esposa Elza, com o presidente mundial da Honda, Tadashi Kumy. 

Mas, essa sua importância no grupo, gerou algumas crises, e alguns membros da diretoria da Moto Jumbo, começaram a sofrer um  "jogo de vaidades" !

Imediatamente, Dudu pede seu desligamento, por não concordar com essa postura da diretoria !

Depois de 8 anos , sua experiência e sua bagagem, fazem abrir muitas portas, mas Dudu opta por ter seu próprio negócio, e aceita o convite de seu amigo Hélvio para uma sociedade na Moto Chic, Loja e Oficina, no bairro da Lapa, em S. Paulo.

Foram 2 anos de sucesso !

Foi aqui que Dudu disputou sua última temporada completa (1987) em competições, ficando em terceiro lugar no campeonato paulista na categoria 125,  2 e 4 tempos ! 


Essa 125 foi totalmente construída por Dudu. Era a única 4T, que fazia frente às rapidíssimas Yamahas !! 

Mas , sempre assediado, desta vez Dudu não resiste ao convite de José Casarini, e vai para a Honda Casarini Motos !

Responsável pelo pós venda,  e pela equipe de competição, participa da Copa CBR 450, preparando as motos dos pilotos Gilson Scudeler e Alberto Gregório Jr. 


Dudu na preparação das CBR 450

Por problemas da política econômica do país, o grupo Casarini resolve diversificar, e entra também no ramo de carros importados que estava iniciando no Brasil .

Dudu passa a ser responsável por carros, motos e jetski !!

Novamente acumula muitas funções!

Porém, por discordar de alguns pontos com a diretoria, com sua forte personalidade, Dudu sai da Casarini .

Assim Dudu, vai para a Honda Moto Race, onde é chamado para ficar apenas um pequeno período (um mês) para organizar o pós venda , mas acaba ficando por quase 2 anos !

Galgando mais alguns degraus na profissão, Dudu se tranfere para o poderoso Grupo Honda Japauto, a convite de Jean, onde novamente gerencia as concessionárias e chefia a equipe de motocross (Copa XR 200) e enduro de velocidade, além de pilotar também !

Na velocidade, participa como piloto da Fórmula 4T 125, e como preparador da moto de Leandro Mello, na categoria 500 cc.


Dudu alinhado para largar na Fórmula 4T 125



Leandro Mello (na moto) , abraçando Dudu !

Foi também o organizador do Iº Rali de Motovelocidade de S. Paulo, patrocinado pela Japauto. 

No ano de 1999, Dudu participa do Prêmio "Melhor Profissional de Prestação de Serviços da Honda" (Honda Service National Convention - HSNC), onde participam 520 concessionárias do país, e vence brilhantemente representando São Paulo !


Recebendo o mais que merecido prêmio ! 

Porém, novamente, seu caráter íntegro o coloca em choque com a diretoria da Japauto, e Dudu se desliga !

Recebe muitas propostas, até de concessionárias de outras marcas, que sabem do seu valor, mas fica um tempo analisando ! 

Hoje, Dudu é o responsável pela concessionária Honda Akira Motos !

Ao longo de sua carreira, Dudu além de desenvolver a FS 125, criou inúmeras personalizações da CB 400, da própria CG 125, uma Honda Falcon Fun Bike , e outras inovações  mecânicas !


Honda Falcon - Fun Bike (2001)

Durante anos participou como piloto de testes das revistas especializadas, Duas Rodas, Motoshow e atualmente da Moto ! e da Moto e Técnica


Dudu testando a Honda ML 125 para a revista Duas Rodas, 1979.



Teste da DT 180 para a revista Motoshow, 1987



Dudu no Teste da BMW F 650 CS pela revista Moto !, em março de 2002.

Com toda sua competência e força de vontade, o incansável Dudu ainda tem muito gás, e com certeza continuará contribuindo para o desenvovimento motociclismo, não só da Honda , mas de uma maneira geral !

Sempre criativo e versátil, Dudu resolve desde simples problemas até a soluções inéditas nas motos, que até os maiores engenheiros da Honda não conseguiram visualizar !

É a diferença entre um "engenheiro de prancheta" e um mecânico auto-didata, que usa a lógica, o raciocínio,  e a vivência para criar soluções práticas !

Com certeza, se vivesse no Japão, e Soichiro Honda estivesse vivo, Dudu seria seu braço direito !

Mais uma vez, 

Valeu Dudu ! ... pela sua dedicação ! Você é pequeno no tamanho, mas muito grande, gigantesco,  na sua vida como profissional e mais ainda como amigo !!


Ricardo Pupo e Eduardo "Dudu" Machado

Por Ricardo Pupo
junho/ 2002

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentários dos Internautas:



A melhor matéria da série "personalidade". Pudera, a "persona in foco" é um verdadeiro monumento da história viva do motociclismo nacional. Parabéns !!!
Carlão 
cae.ramos@bol.com.br (Segunda Feira, 3 de Junho de 2002, às 20:58:04)


Achei excelente a matéria e falar sobre o Dudu é falar com certeza da história da motocicleta no Brasil. Tive oportunidade de conhece-lo e participar de algumas provas com ele. Muito merecida essa homenagem e reconhecimento.
Davisson 
davissoncoelho@gpt.com.br (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 09:03:30)


INVEJÁVEL A PARTICIPAÇÃO DO DUDU NA HISTÓRIA DA HONDA NO BRASIL ! PARABÉNS DUDU, PODEMOS DIZER QUE VOCÊ É PEQUENO MAS GRANDE HOMEM DO MOTOCICLISMO NO BRASIL ! PARABÉNS MAIS UMA VEZ E PARABÉNS TAMBÉM AO PUPO POR ESTÁ MATÉRIA, LEMBRANDO QUE ADOREI A HISTÓRIA DA RD 350 ! JÁ TIVE UMA, MAS TIVE QUE VENDER, HOJE ELA ESTÁ NO MATO GROSSO COM UM AMIGO QUE É JUIZ LÁ.
ANTONIO P P COSTA 
antonio.pirescosta@sc.previdenciasocial.gov.br (Quarta Feira, 5 de Junho de 2002, às 13:13:54)


Parabéns pela reportagem, são pessoas como o Dudu, que fizeram, fazem e farão o motociclismo crescer e se amadurecer no Brasil
Rubens Montenegro Neto 
rumone@zipmail.com.br (Quarta Feira, 5 de Junho de 2002, às 15:28:52)


Dudu é seu futuro sobrinho DAVID de São José dos Campos
Parabéns !! (Domingo, 9 de Junho de 2002, às 23:28:56)


Dudu, eu tenho uma CG Honda 125cc KS e gostria de saber se tem como passar ela para alcool e o que eu precisaria pra fazer isso, obrigado.Você é fera!
Thiago 
thiagop@centershop.com.br (Quinta Feira, 1 de Agosto de 2002, às 00:59:31) 

N.R. - Vamos transmitir seu recado ao amigo Dudu.


Olá. belíssima história de vida do Dudu. Foi vc quem criou a honda falcon?
Gostaria de saber se vc tem informações de motor de bicicleta. Me mande tudo que puder... Pode ser por e-mail: maico17@globo.com.br. mas mande mesmo...
Michael 
maico17@globo.com.br (Quinta Feira, 15 de Agosto de 2002, às 02:59:10)


Parabéns Dudu !!! Aqui é a Isaura, sua amiga que trabalhou na Moto Honda por 10 anos. Fiquei emocionada com sua história, embora já soubesse que você só é pequeno de tamanho. É uma grande personalidade. Você merece muito sucesso amigão. Apesar de seu gênio um tanto forte, é uma pessoa muito querida.
Abraços, Isaura.
juridico@sinicesp.com.br (Quinta Feira, 15 de Agosto de 2002, às 17:56:17)


Dudu, voce nao pode imaginar minha alegria quando abri esta pagina para dar uma vista nas antigas e boas motocicletas que tanto gostamos e dei de cara com esta linda homenagem ao meu grande amigo e colega. Um Abração, do seu amigo, Ubiratan Schulz 
ubiratanschulz@hotmail.com.br  (Quarta Feira, 15 de Janeiro de 2003, às 00:08:20)


Conheci o Dudu em uma festa na casa, se eu nao me engano de sua irma atras do aeroporto congonhas em 80 e ficamos comversando muito sobre motos e corridas e posso dizer que fiquei muito impressionado com sua personalidade e simpatia, alias sobre o internauta ubirata schulz, foi bom velo ai na pagina elogiando o Dudu. O Schulz é o piloto que correu nas 24 horas em parceria com o Artusi. abraços
Edson Mergulhador 
(Domingo, 16 de Março de 2003, às 10:02:39)


É VELHINHO, VC NAO É BRINCADEIRA NAO  HEIN !
GERALDO PESCADOR
zapereira@uol.com.br  (Quarta Feira, 17 de Março de 2004, às 09:45:34)


OLA DUDU, MANDARAM ESSA REPORTAGEM. LI E PARABENS DO FUNDO DO CORAÇÃO PARA VOCÊ. HÁ MUITO NÃO NOS FALAMOS MAS VÁ EM FRENTE, SUA PRIMA
LUCYANA DOLPHO MAGALHAES
(lumagalhaes@ig.com.br) Segunda Feira, 22 de Novembro de 2004, às 01:48:19


Eu nao sou muito velho tenho apenas 9 anos mas gosto de moto que nem o DUDU. parabens DUDU quanto por suas ideias de motos quanto da reportagem. parabens se continuar neste caminho vc ira participar da historia do mundo parabens DUDU pela reportagem.
Filipe
(FilipeNobrega4@hotmail.com) Quarta Feira, 1 de Dezembro de 2004, às 08:03:01


Gostaria de conversar com Dudu. Achei sua historia brilhante.
Gisele
(giselemachado2001@yahoo.com) Quinta Feira, 17 de Fevereiro de 2005, às 21:33:37


Amigo fiquei orgulhoso de vc, e pena que as tvs não deslumbre esse brasileiro merecedor pela sua garra. Dispertai jornalistas e divulguem a vida desse pequeno no tamanho e grande pela sua dedicação de anos dedicado as motos. Parabéns DUDU. 
Marlowe P. da Silva
(topicprata@hotmail.com) Terça Feira, 21 de Junho de 2005, às 11:05:57


Gostei de matéria, Dudu vc é um cara brilhante correu atrás do seu ideal, muito bacana mesmo.
Wagner.
(wagsidney@hotmail.com) Segunda Feira, 25 de Julho de 2005, às 22:35:15


Ele nao sabe , mas deve ser o Bill Gates do motociclismo , um brasileiro criativo e temperamental como todo genio criativo...parabéns , acho que ele poderia montar a sua propria moto (grife) e  montar cursos para os jovens interessados. Boa Sorte
Eduardo Sergio
(eduenergia@terra.com.br) Quarta Feira, 10 de Agosto de 2005, às 15:24:55


Dudu, Gostei pacas do seu site. Obrigado por lembrar-se de mim. Graças ao seu texto lembrei-me também das nossas peripécias.  A CB 450 reformei em casa, usando peças da CB500 e andei com ela um bom tempo.
Cara, você é um ser humano especial. Deus te conserve assim.
Um grande abraço do
Antonio Roberto Ghirotti
(roberto@day.com.br) Quinta Feira, 29 de Setembro de 2005, às 13:32:51


Faz 19 anos que vendi minha FS encontrar seu criador aqui é fascinante, uma pena não encontrar outra...
José Augusto
(jaugustobrg@ig.com.br) Sábado, 10 de Dezembro de 2005, às 21:37:28


Parabens ao Dudu. Eu também nasci no dia 17 de outubro só que de 1972. Sou advogado e sempre fui motociclista e ciclista também. Eu possuo até hoje a revista Motoshow com o teste daquela dt 180, tinha também a Agrale, a XLX 350 e a XLX 250 no mesmo teste. É uma satisfação ver pessoas como o Dudu serem homenageadas. Ele merece. Fez muito pelo motociclismo nacional. Hoje participo de provas de mountain bike e de motocross com uma Dt200r 1997 (antes tinha uma YZ 125) e estou precisando de ajuda para preparar o motor e as suspensões. A dianteira é de Sahara e a trazeira de Teneré. eu preciso de uma preparação principalmente na dianteira que está batendo no fundo nos saltos (está muito mole). Será que vc tem alguma dica? Agradeço.
Mário Lúcio Tavares Fonseca
(mariolucioadv@yahoo.com.br) Terça Feira, 27 de Dezembro de 2005, às 15:06:15


Dudu vc tem que ficar em primeiro no pódio. É pra ninguém falar que vc é baixinho. Ele vai responder que baixinho é sua conta no banco.Abraço enorme, estou com saudades
Rubinho
(ciadasmotos@uol.com.br) Terça Feira, 14 de Março de 2006, às 15:02:42


Dudu tem história, tem personalidade forte, tem amigos. Bonita vida.
tem meu sobrenome, parece comigo, mas não o conheço.
Deus te abençoe.
Sérgio Ricardo da Silveira Machado
(sergio.machado@globo.com) Segunda Feira, 3 de Abril de 2006, às 17:15:18


Parabéns, muitas de suas historias eu acompanhei de perto.
Edson Motojumbo
(edsonmotos@sinalveiculos.com.br) Quarta Feira, 19 de Abril de 2006, às 16:27:53


Que bom seria se neste Grande Brasil, existissem mais alguns Dudus brilhante como o Eduardo. Parabéns.
Vagner Arend Coitinho
(vgtwister@yahoo.com.br) Quarta Feira, 10 de Maio de 2006, às 18:16:07


Uma palavra: Gênio.
Marcos Keiji
(marcoskeiji@hotmail.com) Domingo, 28 de Maio de 2006, às 19:38:31


Sem palavras para explicar, é uma lenda viva!
Alessandro
(nyckymason@hotmail.com) Sábado, 9 de Setembro de 2006, às 21:50:24


Olha que interessante! na seção apoio tecnico perguntei quem poderia me ajudar com uma cb400, foi indicado o dudu da akira motos, agora leio personagens e quem vejo, o proprio, legal mesmo!
Mais uma, sera que ainda e possivel montar uma moto tipo FS, se sim como seria, da para perguntar paro o dudu? acho que essa moto ainda caberia nos dias de hoje!
Obrigado, aguardo resposta!
claudio caldeira gardin
(ccgmercantil@ig.com.br) Sábado, 7 de Outubro de 2006, às 16:59:56


esse cara não para !!!!!!
Diorgenes
(diovr2003@yahoo.com.br) Quinta Feira, 4 de Janeiro de 2007, às 22:09:50


Dudu, com certeza vc não se lembra de mim, sou filho do Tozinho, Andolpho, por acaso encontrei essa pagina e achei muito legal, como sou um apaixonado por automobilismo, ja corri tb... de kart, f-ford e espron/bmw, nessa ultima fui campeao em 98, achei muito legal, parabens pela carreira, se eu soubesse teria te procurado na epoca que eu corria, pois hj já nao estou mais correndo (patrocinio, é claro... que novidade né?)... mande um email vamos trocar uma ideia... queria comprar uma moto, mas meu pai não quer nem a pau, fala que é perigoso demais...rs ...  quem sabe vc troca uma ideia com ele... rs...   forte abraço.
Antonio Andolpho Neto
(andolphoneto@gmail.com) Sexta Feira, 19 de Janeiro de 2007, às 20:43:01


Graande Dudu,
fiquei emocionado ao ver essa materia. me lembrei dos nossos pegas de motocros na vila fal, primeiro com uma FS depois Xlinha e mais pra frente CR 125. me lembrei tbm da noite em que vc levou uma carenagem para a CB 450 do meu pai, la por volta de 1982. grande abraço,
Andre Diniz
(andredin@uol.com.br) Terça Feira, 30 de Janeiro de 2007, às 10:19:45


tambem tenho um gaiola, foi legal isso que fez
Ricardinho
(rh_porfirio@hotmail.com) Quinta Feira, 8 de Fevereiro de 2007, às 17:07:18


Dudu voce é 10 !  do seu aluno Ney
Rodney  
Sábado, 17 de Março de 2007, às 18:48:56


Sensacional a matéria! Parabéns ao Dudu. Pessoas com esse histórico devem ser sempre divulgadas no mundo do motociclismo. Vcs podem fornecer o e-mail desse ícone do motociclismo? Abração
Davi
(rodrigues.davi@ig.com.br) Segunda Feira, 2 de Abril de 2007, às 11:53:15


Parabens Dudu, tenho 38 anos e minha primeira moto foi a Honda FS 125
Helio
(helinho.jr@bol.com.br) Domingo, 3 de Junho de 2007, às 15:37:02


Demais!!!!!
Ezequiel
Domingo, 24 de Junho de 2007, às 10:47:45


MUITO SHOW ESSA MATERIA PARABENS MESMO
THIAGO (POLLUX MOTOS BRASILIA)
(thiagosousalopes@yahoo.com.br) Sexta Feira, 13 de Julho de 2007, às 10:28:06


TENHO ORGULHO DE VER UMA MATÉRIA COMO ESTA, PRICIPALMENTE POR TER TRABALHADO AO LADO DESTA PESSOA NA JAPAUTO, E SEI QUE SEU "JEITO DIFICIL" SÓ NÃO É MAIOR QUE SEU CARATER E SEU CORAÇÃO. PARABENS E UM GRANDE ABRAÇO.
MARCIO LIMA (BOCA)
(marciolima27@terra.com.br) Sábado, 15 de Setembro de 2007, às 18:49:27


bom muito bom
marcos
(marcoscandin@hotmail.com) Sexta Feira, 12 de Outubro de 2007, às 09:12:31


valeu Dudu voce é a fera do motociclismo !

nome: Gustavo
Segunda Feira, 5 de Novembro de 2007, às 23:44:16


eu queria encontrar novamente o Dudu, faz tempo que nã o vejo e queria saber como contatá-lo.fala pra ele escrever um e-mail pra João da oficina, fala que é o can...., ele sabe o que é.

nome: João
(mecturbo@itelefonica.com.br) Sexta Feira, 11 de Abril de 2008, às 18:23:24


Eu estive no box dele na prova 12 Horas,sou amigo do Paulo Mansi e dei uma força,choveu a corrida interia,foi minha primeira corrida e desde então estive nas principais corridas em Interlagos.Parabéns a todos os herois do motociclismo brasileiro!

nome: Jose Luiz
(joseluiz70@hotmail.com) Segunda Feira, 16 de Junho de 2008, às 21:11:05


depois de tudo isso virei fã do dudu e só tenho a agradecer a ele tudo q ele fez pelo motociclismo nacional pra mim ele é um super heroi valeu dudu!

nome: alberto
(albertobomdemoto@hotmail.com) Segunda Feira, 23 de Junho de 2008, às 23:56:57


gostei da materia e gostaria de dicas para preparar o motor da minha cg 125 fan

nome: walter
(walter.mec@hotmail.com) Terça Feira, 12 de Agosto de 2008, às 14:17:15


EXCELENTE MATÉRIA, DUDU ESTA BEM RETRATADO NESTA. EXEMPLO DE VIDA E DEDICAÇÃO AO MOTOCICLISMO NACIONAL, VALEU DUDU PELO SEU VALOR E PELO SEU EMPENHO NESTE NOSSO E MARAVILHOSO PAIS... E AO PESSOAL QUE FEZ ESTA MATERIA... E LEMBRANDO A TURMA, PREPARAÇÕES DE CB' S E CBR 'S ENTREM EM CONTATO CONOSCO. GRANDE ABRAÇO A TODOS APAIXONADOS POR MOTOS ...

nome: EVANDRO M.RIBEIRO
(casadacb@yahoo.com.br) Quarta Feira, 3 de Setembro de 2008, às 16:56:15


É, se pudesse, eu iria até você e levaria minha cbr 450, comprei semana passada e o ex-dono não sabe nem cuidar de si! Parabéns pela justa e perfeita história que tens. Quem gosta de carro, gosta mas não se compara a quem vive uma moto... parabéns xará!
Eduardo
 netogvrio@hotmail.com


e isso memo rapaz eu fecho contigo tamo junto falow!!!!!!!! meus parabens vc e guerreiro!"!!!!!!!!
 joaquim
 
juca.original@hotmail.com


parabéns dudu pela brilante tragetoria de sucesso durante toda a sua vida.Voçê é oque todos nós motociclistas sonhamos em ser!!
 junior do vale
 jr-vale@hotmail.com


parabéns dudu, você é mais um talento que deus inspirou na face da terra, vencedor um campeão, o pequeno grande homem. Fiquei feliz pela matéria e, mais ainda por ser seu amigo. Deus te abençoe!!!
chicão
 clodomiro.gabriel@com.br


 TENHO UMA FOTO QUE ESTÁ COMIGO MAS NÃO ESTÁ ENTRE ESTAS.  MIUDINHO 11-98532794 GOSTO MUITO DE VOCE SEU C#%&* !!
Jose Juvenal Gianotti
 juvenalford@ig.com.br


caramba, estou embasbacado pois trabalhei com esta fera que é o DUDU na Moto Chic, e ele tinha uma XLX 350. Foi o máximo trabalhar com este profissional. Lembro-me que eu tinha uma RX 125 e o Dudu, sempre contra os 2 tempos, vivia tirando sarro. Dudu se vc ler esta matéria o meu nome é Cristiano e vc me apelidou de Crisantemo lembra ? abraços .
CRISTIANO FREIRE MARTINS
 crismartins1@hotmail.com


ae dudu eu me chamo cassio tenho 18 anos e eu li sua historia e ja sou seu fã cara parabens tudo de bom pra vc!!!!
Cássio
 pyetro_171@hotmail.com


dudu lembra do mario FORMULA G UM GRANDE ABRAÇO PRA VC
nome = marioqueirozjunior
email = mariotaison@hotmail.com


O Dudu tá sempre dando as caras nos testes da revista Moto!, esse grande piloto que a moçada não esquece.
nome = Tabajara A.Jorge
email = tabajara-tabinha@hotmail.com


Rapaz, é muito legal saber da historia da moto do meu falecido pai, ele teve uma honda fs amarela 1979 durante 25 anos e agora eu pretendo ficar com ela por muito tempo tambem.Parabens pela bela bela historia e pela bela moto!!!
nome = Junior
email =
jjr_cm82@hotmail.com


fico honrado em saber que conheci essa figura que é meu grande amigo.
nome = jose reinaldo de lima
email =
limapiloto@hotmail.com


Dudu, Saudades...Fomos criados juntos... Nossa diferença de idade é de apenas 2 meses (eu sou mais velha eheheh). Sua foto com o Dunga (seu cavalo), o sitio de nosso avô materno em Piracaia, as férias... Bons e velhos tempos de tão boas recordações... Sua paixão por motocicletas e carros sempre existiu e floresceu. Fiquei imensamente feliz de ler tudo o que foi escrito a seu respeito nessa matéria-biografia. Apesar de a vida ter nos separado e ha muito não te ver, hoje moro na Australia e sei que vc em Piracaia, torço por vc. Um grande abraço e parabéns por tantas realizações, sua prima Liliana Andolpho
nome = Liliana Andolpho M. Guimarães
email = guimaraeslam@hotmail.com


parabens, mas fiquei chateado, pois a Honda não soube te reconhecer... vc é o melhor ! valeu
nome = migeu tonon
email = tonon-miguel@bol.com


legal tb mexo com motos é muito bom saber de historias tão valiosas como essas
nome = edson
email = hgfsa@hotmail.com


esse cara é uma lenda viva do motociclismo
nome = lima
email = byreinaldolima@hotmail.com


Dudu, finalmente conheço o criador da FS que tenho desde 1985, uma prata. Tá meio judiada mas vou tentar recuperá la,se você possuir algumas imagens detalhadas eu agradeceria muito, ela ainda é 6 volts e o motor eu abri ano passado era std, só passei pra 0,25 nem mexi na parte de baixo. Se puder passa pra mim seu email que envio detalhes, abraços!
nome = Paulo Eduardo Mazetto
email = pauloeduardomazetto@yahoo.com.br


oi tenho uma fs 125 que foi do meu pai, gostaria de restaurar será que você pode me dizer onde consigo as peças? Desde já obrigado!
nome = thiago
email = thiago.percego@hotmail.com


Grande DUDU, valeu cara
nome = Jairo Fogaça
email = jairofogaca@voardebalao.com.br


valeu ter procurado o seu lugar no meio das grandes marcas, mesmo sendo pequeno; um pequeno grande homem.VALEU.
nome = sergio
email = sergio7lopes@bol.com.br                                        25/04/2011


parabens pela sua trajetoria de vida, dedicada a mecanica e pilotagem de motos fora as partes responsaveis pela negociacao das mesmas, nao sou mecanico de motos, mas fiz um curso de mecanica de motos e ja tive algumas motos como cg 125 ml 125 xl 250 entre outras, mas uma das que eu tenho mais saudade e se pudesse ainda a teria hoje seria a fs 125, que tive duas dessas, muito bonitas gostosas de andar, mesmo que na cidade, parabens tambem por te-la criado. ps trabalhei tambem na revista duas rodas so que em 1987 como mensageiro. valeu
nome = marcellus
email = marcellus.teixeira@gmail.com                                    19/09/2011


Parabéns pela explendida história de vida junto ao motorciclismo.Acabo de comprar uma Honda FS 125 1979 que precisa de um "trato". Agradeceria muito se vc tivesse alguma foto ou descrição. Muito obrigado Eduardo Faria
nome = Eduardo B. Faria
email = barreto-faria@uol.com.br                            12/12/2011


Pôxa, mas que coisa! Fuçando aqui e ali, acabei encontrando o idealizador da minha primeira moto (uma Honda FS 125), comprada em Diadema/SP, em 1980 e enviada por meu pai pra Salvador/BA, onde eu vivia e trabalhava, aos 24 anos (hoje tenho 56 e piloto uma Yamaha Drag Star 650cc). Passei longos 28 anos afastado das "magrelas" por imposição de minha primeira mulher (que sentenciava: "Ou eu ou a moto!". Beleza! Gostei muito de saber da origem dessa minha 1ª magrela e de conhecer seu criador. Parabéns ao grande mestre Dudu.
nome = Paulo Belohlavek
email = belohlavek@gmail.com                                31/01/2012


Graaande Dudu... amigão... quem diria... eu não conhecia este seu lado de "personalidade"!... Isto porque vc é um cara super humilde e gente boa... já te admirava por vc ser super gente fina (não apenas fisicamente) e de ter uma personalidade dificilmente encontrada; amigão para todos os momentos... sinto orgulho de poder te chamar de "meu amigo"! Abraços.
nome = Deilton A. Sanchez
email = deiltonas@terra.com.br                                13/02/2012


E AÍ DUDU TUDO BEM COM VOCE E A FAMILIA ? VÊ SE APARECE SUMIDO, ESTOU NA CONCESSIONÁRIA MONTE LEONE MOTOS, VILA DIVA. UM ABRAÇO EM TODA FAMILIA SAUDADES.
nome = FABIO RANEA ( EX-FUNCIONARIO AKIRA )
email = raneamartins@bol.com.br                                            19/04/2012


parabens,show de bola essa materia mesmo
nome = darci e kafer
email = darcikafer@correios.com.br                                    28/05/2012


foi uma história muito interesante ele deu um grande sucesso a honda
nome = aldo sérgio
email = aldo_sergio92@hotmail.com                                19/06/2012


Amigo, compramos uma FS 1980, e estamos tentando recuperá-la, para deixar original, gostaria de saber onde eu poderia conseguir algumas peças para reposição. Aguardo retorno, grande abraço.
nome = Pedro Oliveira
email = pedroedir@hotmail.com                                    20/08/2012


por onde anda o dudu hj ?
nome = sergio
email = cfser@uol.com.br                                         25/02/2013


parabens dudu bonita a historia
nome = selmo ferreira                                    10/06/2013


DUDU muita saudade de Piracaia nosso tempo de garoto parabens
nome = P L Nincao
email = Plnincao@gmail.com                        27/12/2013


puxa, que bonita historia desse moço. durante minha juventude 79 a 85 comprava todas as revistas de moto, duas rodas, motoshow etc sabia tudo sobre motos e sonhava em ter uma. meu quarto era forrado por posters de motos e corredores como mamola ; lagartixa; moranguinho e outros .sonhava em ser um deles. e o dudu sempre estava presente nas fotos das revistas que guardo ate hoje com muito carinho; que prazer poder conhecer sua historia... hoje tenho uma honda 4 stroke que meu filho de 18 anos adora. temos tambem uma oficina de maquina de lavar roupas .e essa materia me motivou mais ainda. Ricardo parabens. um abraço
nome = adilson pereira arruda
email = arruda-adilson@bol.com.br                     03/11/2015


Fiquei contente ao constatar o sucesso do Dudu.
nome = Marialice Pereira
email = marialice.pereira49@gmail                            07/12/2015


Boa tarde amigo, muito boa sua matéria e trajetória , estou procurando um Oficina de Moto que mexa com a XLX 350 r tenho uma gosto muito dela mais o motor travou e aqui não tem mecânico que mexe com essa moto comprei á 6 meses, grato
nome = eduardo
email = eduardonascimentofreitas@hotmail.com            11/10/2016