COMPETIÇÕES

Festival do Piratininga Moto Clube

São Vicente

Março / 1955


Gostaria de prestar essa homenagem a meu pai que se chama Benedicto Bonturi, nascido em 26 de julho de 1923, e frequentou por vários anos a Esquina do Veneno. Era mais conhecido pelos motociclistas como "Politriz" porque vivia limpando o tanque e os cromados das suas motocicletas.

Graças a Deus ele ainda tem boa saúde, mas devido a um tombo na rua quebrou o fêmur e ficou com uma perna mais curta que a outra, senão estaria até hoje andando de moto.

Nessa prova ele "arrasou" voando mais de 4 metros !

Iracy Aparecido Bonturi


Benedcito Bonturi com sua AJS - 1952


O Piratininga Moto Clube, fez realizar no domingo último, em São Vicente, mais um dos seus já famosos convescotes. Já é tradição no clube a realização, uma vez por ano, de uma festa durante a qual todos os seus associados - numa demonstração inequívoca de sua solidariedade - se unem para, com grande entusiasmo, elevar mais alto o nome da entidade.

Assim tem sido e assim será - segundo o esperam dirigentes e associados do clube - durante os anos que passaram e os que hão de vir.

Realmente, segundo tudo indica a festa organizada pela diretoria do Piratininga Moto Clube foi das mais animadas: não faltaram as brincadeiras que caracterizam esse tipo de empreendimento. Os velhos (e as velhas também), tiveram sua oportunidade, com a realização de folguedos "infantis" que proporcionaram a todos ocasião para demonstrar suas habilidades.

Os mais afoitos - e, incidentalmente, os motociclistas - tiveram também sua vez: as provas da gangorra e do trampolim puseram em xeque as habilidades dos "ases" que, diariamente procuram fazer "farol" nas ruas e avenidas asfaltadas do centro dando demonstrações de sua múltiplas habilidades ao "guidom" de uma motocicleta...


A Gangorra

A título de esclarecimento para aqueles que não conhecem as múltiplas variantes do motociclismo, procuraremos descrever aqui, o que vem a ser afinal, a prova da "gangorra".

Nada mais simples, como o próprio nome diz. Gangorra é uma coisa que oscila (sem alusão ao cruzeiro, pois este não oscila, desce sempre), que sobe e desce. 

Gangorra para motociclista é gangorra para um elemento só: o motociclista deve subir por uma trave de um certo comprimento, suspensa pelo centro (e, portanto, oscilante) e atravessar essa trave do comoço ao fim.

Evidentemente, quando a motocicleta atinge o centro da trave, esta chega a um ponto crítico de equilíbrio em que qualquer fração de grama, para mais ou para menos, pode determinar a oscilação da trave, fazendo com que esta oscile para cima e para baixo, segundo o ponto em que está suspensa. 

Por isso, o motociclista que participa da "gangorra" começa a subir no momento que atinge a trave e continua subindo até atingir o ponto central. Daí por diante, começa a descer - isso sem qualquer fase intermediária.

O vencedor da prova da gangorra é o candidato que conseguir - veja bem ! - efetuar o trajeto mais devagar ...


O Trampolim

Os aficionados do esporte automobilístico estão acostumados a ouvir falar no "Trampolim do Diabo". Esse, diabólico mesmo, nada é do que do que o cirduito da Gávea.

O "Trampolim Motociclístico", entretanto, é bem diferente: trata-se de uma pequena rampa por onde os candidatos devem passar, tão rapidamente quanto possível, para, com o "embalo", conseguir um salto.

Quanto maior o salto, tanto maiores as possibilidades dos candidatos.


As fotografias que estampamos dizem respeito aos dois certames.

Uma, abaixo, mostra Alfredo Guth na prova da Gangorra. Muito animado, Alfredo Guth subiu por um lado ... e voou pelo outro, o que lhe valeu uma classificação secundária.

Esta outra fotografia, Benecdito Bonturi, vencedor do Trampolim, surpreendido em pleno ar, quando assinalava a marca de 4 metros e 85 centímetros... no espaço.

Em 1900 tal distância poderia ser considerada - e sê-lo-ia certamente - como recorde absoluto de vôo para o mais pesado que o ar ...


O Resultado das Provas

Prova da Gangorra:

1º Colocado - Antonio Orlando Guardino
2º Colocado - Domingos Consentino Filho
3º Colocado - João Kumaroto

Prova do Trampolim:

1º Colocado - Benecdito Bonturi - salto de 4,85 m
2º Colocado - Luiz P. de Camargo - salto de 3,96 m
3º Colocado - Domingos Consentino Filho - salto de 3,87 m


Prova das Garrafas

Para dar uma oportunidade aos associados do clube e aos motociclistas, houve uma prova de consolação, para motociclistas com acompanhantes, prova essa que contou com dez inscritos. 

Os ânimos dentre os concorrentes, estavam tão exaltados que, nove dos dez inscritos foram desclassificados por desacato ao juiz da prova.

O único classificado pelo seu comportamento exemplar - e disso tome nota: sua acompanhante ! - foi o concorrente Antonio Orlando Guardino. Sua acompanhante foi a srta. Wilma Leal.


Transcrição: Ricardo Pupo
Setembro / 2009

Fonte:  Jornal do Brasil - 23 de março de 1955
Colaboração: Iracy Aparecido Bonturi - Homenagem ao seu pai, Benedicto Bonturi, o conhecido "Politriz"


 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Vocês reviraram mesmo o baú. Parabéns
nome = Tabajara A. Jorge
email = tabajara-tabinha@hotmail.com


parabens pela publicação da materia e preservação da historia do nosso motociclismo,e tambem foi uma volta no tempo pois na decada de 60 era comum ainda este tipo de prova que eu conheci como gincana,mas com os mesmos desafios e na sua maioria disputada com vespas e lambretas(ld e li) em grandes quantidades e motos em menor numero,que eu me recorde a ultima que vi foi em 67.recordar estes momentos é muito bom
nome = silvio scortecci
email = silvio.scortecci@terra.com.br


Valeu Ricardo, esses coroas eram feras daqueles tempos, conheci dois deles,não os citados,mas feras macacos velhos, um andava em pé numa Jawa 250cc, o outro fazia "miséria" com uma BMW R-50, este último ainda vivo, porém, com 92 anos já não pilota mais e que segundo relatou, o entristece muito. Mas valeu relembrar o passado. Edgard
nome = Edgard Bicicchi
email = edg.orto@hotmail.com


Conheci e conheço o Benedicto Bonturi, ele perdeu quase todos os dentes apostando com os colegas a triturar caroços de azeitonas Era uma figura ! :-)
nome = Bernard
email = adesipol@hotmail.com


Graças a Internet, os que fizeram historia, sempre serão lembrados ... Sou filho mais novo do Alfredo Guth, um dos fundadores do VETERAN MOTORCYCLE CLUB. Sempre foi um apaixonado por motos e chegou a ter uma pequena coleção. Montamos uma HRD 1000 juntos, com peças no "caixote". Segundo ele, estava participando uma corrida de regularidade com sua HRD, quando a caixa de ferramentas caiu com a moto andando. Por esse fato, ele ganhou a prova !! Sr. Alfredo veio a falecer dia 31/03/2010, aos 84 anos e deixa muitas saudades ... abraço a todos que levam o MOTOCICLISMO a sério.
nome = Marcio Guth
marcioguth@terra.com.br


Iracy, meu amigo! A quanto tempo! Parabens pela matéria.
nome = evandro lopes, Cambuí_MG
email = evandro.lopes44@yahoo.com.br                            11/07/2011


Como ninguém é eterno, Benedicto Bonturi, o "Politriz", nos deixou aos 88 anos, no dia 17 de março de 2012. Eu e meu irmão seguimos com a paixão pelas motos.
nome = João Bonturi
email = joao.bonturi@gmail.com                                    09/04/2012


Hoje, 26/10/2012 a emoção tomou conta de mim. O nome do meu tio e padrinho Antonio Orlando Guardino é destaque nas provas acima citadas. Mas é com um forte sentimento que comunico o falecimento do meu tio ocorrido em 15/09/1964 na cidade de Taubaté voltando para São Paulo, não sabemos como ocorreu este acidente que o vitimou aos 43anos, eu tinha 14anos e cheguei a ver suas apresentações na nossa rua juntamente com o meu pai Paulo Guardino que era mecânico e me colocava sentado no tanque de gasolina e descia em pé no selim e eu tinha 5anos nessa época e ele dizia Zézinho segura forte e não mexe no quidão. E a turma que assistia ficavam gritando e aplaudindo os dois irmãos. Meu pai faleceu em 1981 com infarto agudo do miocárdio aos 58 anos. Agradeço estas lembranças e um forte abraço a todos. SP.26/10/2012 às 18h35min.
nome = José Guardino Neto
email = jose.guardino@terra.com.br                                                26/10/2012


essa iniciativa de colocar esses fatos históricos na internet foi realmente incrível, meu Pai João Antônio Paulo foi membro deste clube na década de 50 e 60 e correu varias provas também em interlagos de lambreta. Gostaria de saber se vcs tem alguma foto ou registro dele. desde já agradeço.
nome = Mauricio Antonio Paulo
email = mauricioantoniopaulo@gmail.com                                27/02/2015


Que saudades, Domingos Consentino Filho é meu pai, não tinha quase nada dele, essa reportagem ajudou muito para nossas recordações! Obrigada
nome = Telma Cristina Dias Consentino
email = telma_consentino@hotmail.com                                    26/01/2016