FÓRMULA 750

1976

 

 

Competição criada em 1973, que já teve como campeões o inglês Barry Sheene (1973) de Suzuki, e os australianos John Dodds (1974) , e Jacky Findlay (1975), ambos de Yamaha.

Esse foi um ano um pouco confuso na organização, que acabou causando a ausência de alguns pilotos de renome, como Johnny Ceccotto, Kenny Roberts, Agostini e Gene Romero, que disputaram apenas algumas provas !

Vamos ver como foi !


Era para ser uma categoria com a força e destaque de uma Fórmula 1 do motociclismo, mas por incompetência dos organizadores e da F.I.M. , ainda não conseguiu se firmar no cenário das competições mundiais !

Uma vez mais, o campeonato das 750 foi dos pilotos privados, pois os pilotos de fábrica, participaram apenas de forma secundária. Dessa forma, o  título perdeu seu valor de tal maneira que os pilotos de maior importância e as raras equipes particulares sérias que investiram nessa categoria, inicialmente já bastante  oneradas, acabaram por computar um prejuízo. Foi um campeonato aquém do esperado !

A competição tem início do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, em 7 de março, com as 200 Milhas de Daytona, a prova de mais prestígio no mundo !

As vedetes seriam novamente as poderosas Yamaha OW31 de fábrica, que seriam pilotadas por Johnny Cecotto, Kenny Roberts, Steve Baker e Hideo Kanaya. Agostini, que também andaria com uma OW31, não conseguiu acertar sua participação, por desencontros nos valores de premiação.

A pole foi de Roberts, com tempo de 2'05"2 (média de 179,332 Km/h), seguido por Baker, Kanaya e Cecotto.

Mas na prova, Roberts e Kanaya abandonam por desgaste prematuro dos pneus, enquanto Baker, também pára com pistão furado !

Cecotto, vence, mas correndo enorme risco, pois chegou com seu pneu traseiro completamente gasto !  "Nosso" japonês Tanigawa era o chefe dos mecânicos de sua equipe !

Cecotto com sua OW31 oficial. Vitória em Daytona !

Resultado Final

Johnny Cecotto Yamaha
Gary Nixon Kawasaki
Pat Hennen Suzuki
Gene Romero Yamaha
Patrick Pons Yamaha

Passados 15 dias, viria a 2ª etapa, disputada em San Carlos, na Venezuela.

Cecotto, em casa, faz a pole, com Barry Sheene, de Suzuki em 2º e Baker em 3º.

Na prova, Ceccoto abandona pois estava sem condições físicas ideais, com problemas de saúde (infecção intestinal), e Shenne, com uma biela quebrada de sua Suzuki também tem que desistir !

Assim, a prova fica para Baker, que recebe a bandeirada ... mas não leva !

Uma grande confusão toma conta do autódromo, pois os cronometristas deixaram pairar uma dúvida !  Baker não foi efetivamente declarado vencedor, e Gary Nixon que havia chegado em segundo, foi, 6 horas mais tarde, declarado vencedor, juntamente com Baker !! Dessa forma, os resultados da confusa prova da Venezuela, não foram homologados ! Os pontos não foram computados !


Assim, em 4 de abril, começaria a fase européia da competição, com a disputa das 200 Milhas de Ímola, na Itália ! 

Baker faz a pole, com média de 158,048 km/h, com Cecotto em 2º e Roberts em 3º.

Largada em Ímola ! 
Pat Hennen (nº40), BrunoKneubuhler (nº41), Yvon Duhamel (nº17), Victor Palomo (nº44), Barry Sheene (nº7), Alex George (nº34), Takazumi Katayama (nº 21), Haslam (nº 36), e Michel Rougerie (nº25), encobrindo parcialmente Steve Baker ! 

Baker vence novamente (e dessa vez leva !), pois seus maiores rivais, Roberts e Cecotto abandonam por queda, e Agostini por problemas no motor da sua TZ 750 !

Baker venceu as duas baterias ! Porém, sua equipe, a Yamaha Canadá, não participaria de alguma etapas do campeonato por falta de verbas !

Resultado Final

Steve Baker Yamaha
Michel Rougerie Yamaha
Barry Sheen Suzuki
Takazuki Katayama Yamaha
Pat Hennen Suzuki

O campeonato passaria agora por uma mudança. Depois de três provas de grande destaque, em Daytona, Venezuela (mesmo com os erros) e Ímola, viriam três disputas de nível pouco relevante ! Espanha, Bélgica e França.

A prova da Espanha (9 de maio), em Jarama, menos de 15 pilotos disputaram, em razão da evidente má organização.

A pole ficaria com o francês Christian Estrosi, de TZ 750 (1'38"4), com seu compatriota Patrick Pons em 2º, e o piloto da casa, Victor Palomo em 3º.

Estrosi abandona por queda, e deixa a vitória para Michel Rougerie, (que assumiria a liderança provisória do campeonato), com Victor Palomo em 2º e Pons em 3º !

Rougerie, o vencedor em Jarama !

 


Gérard Choukroun

Resultado Final

Michel Rougerie Yamaha
Victor Palomo Yamaha
Patrick Pons Yamaha
Gérard Choukroun Yamaha
Jaime Saramanch Yamaha

Em 27 de maio, em Nivelles, Bélgica, seria disputada a 5ª etapa da competição.

Os inglêses dominam os treinos, onde Barry Ditchburn, com uma Kawasaki faz a pole, com Mick Grant, também de Kawasaki em 2º, e Barry Sheene (Suzuki) em 3º.

Porém na prova, Gary Nixon e sua Kawasaki são imbatíveis ! Sheene abandona por quebra, e Mick Grant fica só com a 3ª posição. Em segundo lugar, chega o inglês Dave Potter, que ainda não havia marcado um ponto sequer no campeonato !

Nosso grande Edmar Ferreira crava um belíssimo 5º lugar nessa prova !!

Nixon, desta vez venceu !

Resultado Final

Gary Nixon Kawasaki
Dave Potter Yamaha
Mick Grant Kawasaki
John Newbold Suzuki
Edmar Ferreira Yamaha

Em 30 de maio, no pequeno circuito de Nogaro, é disputado o GP da França.

Christian Estrosi é o pole, com Sheene em 2º e Agostini em 3º.


Freada em Nogaro ! Agostini (nº1) lidera, com Sheene (nº7) na cola ! 

A boa performance de Estrosi é confirmada ! Pilotando em casa, a sua vitória é indiscutível ! O jovem piloto vence as duas baterias para surpresa de todos !

Christian Estrosi vence em casa !

Agostini tem que se contentar com o 3º lugar, atrás de Philippe Coulon em 2º.

Rougerie, que vinha com chances de liderar o campeonato sofre uma queda que o tira da disputa !

Com esses resultados, o campeonato se torna um duelo entre Rougerie (32 pontos) e Nixon (35 pontos). 

Resultado Final

Christian Estrosi Yamaha
Philippe Coulon Yamaha
Giacomo Agostini Yamaha
Gary Nixon Kawasaki
Roger Ruiz Yamaha

Em 15 de agosto viria o GP da Inglaterra, disputado no veloz circuito de Silverstone !

A pole seria de Mick Grant (Kawasaki), com 1'33'6, seguido por Baker em 2º e Patrick Pons em 3º, ambos de Yamaha.

Na prova, os motores de Grant e Baker não aguentam e Pons, nem larga, pois uma queda na prova das 350 cc, o tiraria desta e das próximas 2 últimas etapas do campeonato.

Com isso começa a despontar um nome que só havia aparecido na Espanha ... Victor Palomo e sua Yamaha TZ 750 da equipe Sonauto.

Palomo vence, com Jacky Findlay em 2º e Dave Potter em 3º !

Rougerie e Nixon não marcam pontos, ambos por quebra no motor !

Novamente nosso Edmar Ferreira marca mais 2 pontos !

Dave Potter faz um ótimo 3º em Silverstone !

Resultado Final

Victor Palomo Yamaha
Jacky Findlay Yamaha
Dave Potter Yamaha
John Newbold Suzuki
Kork Ballington Yamaha

Em 5 de setembro, em Assem, na Holanda acontece a penúltima prova da temporada

Palomo encosta na pontuação, com 31 pontos, contra 32 de Rougerie e 35 de Nixon !

O GP está mais prestigiado, com as presenças de Agostini, Phil Read e Cecotto !

A pole é de Giacomo Agostini, com 3'02"6, seguido por Cecotto e pelo piloto da casa, o holandês Boet van Dulmen, de Yamaha.

Agostini tem problemas na largada e fica no fundo do pelotão ... chegaria apenas num 9º lugar !

Cecotto cai ... e Read tem problemas na suspensão da sua TZ 750, mas mesmo assim consegue um grande 3º lugar !

Victor Palomo novamente surpreende e vence a prova, com o holandês van Dulmen em 2º para festa da torcida local !

Nixon, com uma escolha errada de pneus abandona !

Rougerie não larga por problemas técnicos na equipe !

Mas o campeonato continua aberto, com Palomo na liderança com 46 pontos, Nixon em segundo, 35 pontos e Rougerie em terceiro com 32 pontos.

A última etapa, em Hokenheim, na Alemanha será emocionante !


Segunda vitória consecutiva de Palomo ! 

Resultado Final

Victor Palomo Yamaha
Boet van Dulmen Yamaha
Phil Read Yamaha
John Newbold Suzuki
Kork Ballington Yamaha

Hokenheim, Alemanha, 26 de setembro ... dia de decisão !

A pole fica com Barry Ditchburn, de Kawasaki, com 2'18"4, seguido de Palomo, com 2'18"5 !! 

Mick Grant faz o 3º tempo, com 2'18"6 e Newbold, é o 4º com 2'18"8 !! Todos andando juntos !!

Rougerie, deixa a disputa de lado, pois problemas físicos (intoxicação alimentar) o tiram do GP !! O francês não teve muita sorte nas últimas provas !

Na prova, Ditichburn não resiste muito tempo e abandona com o motor estourado !


Disputa na Alemanha ! John Newbold (nº6), Barry Ditchburn (nº8), Choukroun (nº16) e Coulon (nº20)

A disputa emocionante fica entre Palomo e Nixon, duelo que vale o título !

Palomo pilota mais tranquilo pois o título é seu mesmo que Nixon vença, bastando ficar entre os sete primeiros colocados !

Mesmo com essa teórica vantagem e tranquilidade, Palomo não dá chance e vence novamente de forma indiscutível !

Nixon fica com o segundo posto !

O espanhol que contou com sorte e competência leva o título de 1976 !

Destaque também para os jovens inglêses Newbold e Potter que fizeram uma temporada regular, marcando sempre pontos importantes, ficando respectivamente em 3º e 5º no campeonato !

Palomo foi muito contestado pois sempre contou com o abandono de seus principais adversários, e ainda contou com a não homologação da vitória de Nixon no conturbado GP de San Carlos na Venezuela !

O piloto americano seria o campeão com apenas um ponto a mais, caso tivesse vencido, e levado, na Venezuela ... mas isso fica apenas para a história da desorganizada e discutida ...

FÓRMULA 750 -1976 !!

RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO

Posição Piloto

Moto

Total de Pontos
Victor Palomo Yamaha 61
Gary Nixon Kawasaki 47
John Newbold Suzuki 37
Michel Rougerie Yamaha 32
Dave Potter Yamaha 27
Gèrard Choukroun Yamaha 22
Christian Estrosi Yamaha 19
Patrick Pons Yamaha 16
Pat Hennen Suzuki 15
10º Johnny Cecotto Yamaha 14

 


Victor Palomo - Campeão - 1976
Fórmula 750

Por Ricardo Pupo
Maio / 2004

Fonte: Annèe Moto 1976

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Maravilha!!!!!!!!!
É sensacional poder ler periodicamente reportagens sobre competições passadas ,ou melhor,relembrar.
Pois apaixonados como eu em históricos de competição estava órfão em relação à mídia.Agora com este site incrivél posso ter este prazer que antes era inimaginavél.
Sobre Victor Palomo ,à tempos que procuro algum material sobre este campeão das 750 (desconhecido aqui no Brasil).Agora estou esperando roendó as unhas pela proxima edição.
Valeu mesmo!!!!!!!
Joao Marcon Lopes
info@cavesdocampo.com.br (Terça Feira, 11 de Maio de 2004, às 23:22:57)


Nem tem o que dizer. Maravilhosa materia e pouco. Tenho algumas revistas Duas Rodas de 76 (e de outros anos tambem) e acompanhava esse mundial dos monstros de dois tempos, e ate uma avaliaçao com a moto de Edouard Morena. fabulosas. O que uma 750 dessas andaria hoje?
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sábado, 19 de Junho de 2004, às 12:04:34)


Troquei as bolas. O Edouard Morena era o preparador da moto do piloto Cristian Estrosi que está na avaliaçao de uma Duas Rodas de 1978. Falou?
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Segunda Feira, 28 de Junho de 2004, às 17:42:35)


VERY GOOD ARTICLE. FANTASTIC
Davide Montini
(montini.davide@bluemail.ch) Domingo, 14 de Novembro de 2004, às 08:13:04


Hola!! Me ha encantado encontrar esta pagina web, ya que Victor Palomo era mi tio. Me encantaria que si alguien tuviera fotos de mi tio me las enviase a mi email. Muchas gracias. Chao ;)!
Georgina Palomo Vilà
(ginapv89@hotmail.com) Terça Feira, 14 de Março de 2006, às 13:16:54


sou palomo por parte de minha mãe e tenho muito orgulho disso e gostaria de saber + de minhas origens familiares avo antonio palomo filho de jose ico palomo
junior
 juniorsato89@ymail.com