GP BRASIL DE MOTOCROSS 125

PRÉVIA DO MUNDIAL

1983

BELO HORIZONTE - MG

 

"A caminho do mundial !" - Essa era a frase escrita nos cartazes de divulgação do GP Brasil de 1983.

A prova foi organizada para servir para que a Federação Internacional de Motociclismo homologue a pista (e o Brasil) para a disputa de uma etapa do Campeonato Mundial de Motocross, inicialmente na categoria 125 cc.

As exigências são muitas e rígidas !


Há mais de 2 meses, mais de 150 homens estão trabalhando na pista de Belo Horizonte, para uma remodelação completa.

Até a estrada, BR 040, que dá acesso à pista, está recebendo uma sinalização especial pelo DNER.

São 40 boxes, com duchas para os pilotos, inclusive e com a área totalmente ampliada.

A pista, que tinha de 7 m, na parte mais estreita, e 14 m, na parte mais larga, está sendo alargada para 10 e 20 m respectivamente.

O starting-gate agora comporta 40 motocicletas (antes 30).

O traçado original também sofreu alterações, onde foram acrescentadas duas novas curvas, uma antes da subida da Motocity e a outra logo após a subida da Montesa.

Foram também insatalado um sistema de irrigação por gravidade, com 2 reservatórios com capacidade para 60.000 l de água.

Um novo sistema de som com 8000 watts de potência e uma nova "sala de imprensa" equipada com telex e telefones, uma gentileza da Teleminas.

No local serão instalados 10 banheiros químicos, e o público contará com a segurança de 200 homens da PM.

Médicos, enfermeiros, ambulâncias e até um helicóptero ficarão a disposição para eventuais atendimentos de emergência para pilotos e o público.

Todas as modificações estão sendo supervisionadas pela Federação Mineira e pela FIM América do Sul.


Os 9 pilotos estrangeiros a partricipar serão:

Franco Picco (Itália), de Honda CR 125, Jorge Elias (Espanha), Honda CR 125, Donnie Hansen (EUA), Honda CR 125, Claudio Pesce de Kawasaki, Frabrizio Giancaglini de Kawasaki, Fred Campbell de Honda, Carlos Allue e Jorge Bortoni (Argentina) e Francisco Cavallero (Paraguai).

Entre os pilotos brasileiros os destaques seriam:

Álvaro Candido Filho, o Paraguaio, de Honda, Pedro Bernardo Raimundo, o Moronguinho, Honda, Ylton Veloso Cavalcante Filho, o Paraibinha, Honda,e Cláudio Assunção, Honda. Todos do Team Honda.

Os "não oficiais" eram:

Beto Boettcher,de Yamaha,  Guilherme Boeing, João toledo, Márcio Campos, Cláudio Teixeira, de Kawasaki e muitos outros.


No dia 16 de setembro, sexta feira, começam os treinos oficiais.

Pista toda gradeada e molhada e tempo bom.


Lauro Hoffmann de Guarapari, treinando duro !

Como não podia ser diferente, o destaque ficou por conta da pilotagem "redonda" dos estrangeiros ! Quase nunca tocavam o chão com os pés, e além dos imensos vôos, cortam as curvas num "L" que ninguém fazia por aqui !


Donnie Hansen nos treinos - estilo limpo !

Paraguaio, Yltinho, Moronguinho, Elias e Picco foram os melhores colocados, com pequena diferença de tempos ... promessa de bons "pegas" !

No sábado mais uma sessão de treinos, para os estrangeiros conseguirem afinar suas motos no nosso combustível, o álcool.


No domingo, 18 de setembro, a grande prova !

O céu amanhece muito fechado, com uma chuva leve e neblina.

Serão disputadas 3 baterias, de 30 minutos, com mais 2 voltas, onde o 1º lugar leva 1 ponto, o 2º, 2 pontos, e assim por diante ... vence quem somar menos pontos. Em caso de empate, o critério é a melhor colocação na última bateria.

No starting-gate, 35 motos se alinham para a 1ª bateria.

Uma grande reta de 130 metros em descida, com uma curva fechada para a direita, era o que esperava os pilotos !

 Largada ... todos acelerando forte, e na hora de freada para a curva, ninguém aliviou ... resultado, 12 motos foram para o chão !!

Nesse bolo, apenas 3 pilotos não voltam à pista ... o americano Hansen, que machucou a clavícula, João Toledo, e Lauro Hoffmann de Guarapari, que acabou quebrando a perna (leia o seu comentário no final da matéria) !


Confusão na largada ! O americano Donnie Hansen (nº 9), não voltaria !

Paraguaio, Picco e Moronguinho, que sairam ilesos da confusão, disparam na frente !

No 2º pelotão, vinham, Boettcher, Jorge Elias, que havia caído na largada, Yltinho Veloso e Claudio Teixeira, em ótima disputa por posições !

A moto de Boettcher quebra (solta a corrente) e Jorge Elias começa a andar mais rápido, encostando nos líderes, num show de pilotagem !


Boettcher, o único brasileiro que já disputou provas do mundial, foi traído pela sua Yamaha YZ125 !

Na frente, Paraguaio abre 22 segundos de Picco, e 34 de Moronguinho !

Mesmo caindo na última volta e perdendo algum tempo para fazer a moto pegar, Paraguaio vence de ponta a ponta !


Paraguaio - bela vitória !

Picco e Moronguinho completam os 2º e 3º lugares. Jorge Elias chega em 4º colado em Moronguinho !

RESULTADO DA 1ª BATERIA

Posição Piloto País Moto
Álvaro Candido Filho Brasil Honda
Franco Picco Itália Honda
Pedro Bernardo Raimundo Brasil Honda
Jorge Elias Espanha Honda
Ylton Veloso C. Filho Brasil Honda
Claudio Assunção Brasil Honda
Freddy Campbell Argentina Honda
Claudio Pesce Argentina Kawasaki
Wanilton "Badeco" Lobo Brasil Honda
10º Claudio Teixeira Brasil Kawasaki

A segunda bateria foi a mais emocionante !

A pista já havia praticamente secado, e na largada Paraguaio novamente pula na frente, seguido por Elias, Moronguinho e Picco


Moronguinho (nº 47) e Franco Picco (nº44)

No final da primeira volta, Elias já assume a ponta e deixa a briga entre os brasileiros e o italiano, com Paraguaio se destacando.


Elias (nº12) vai abrindo, perseguido por Paraguaio (nº42)

Yltinho se juntam aos tres e o público delira com a briga pelo segundo lugar !

Elias vai abrindo e recebe a bandeirada 11 segundos à frente do segundo colocado.

Na briga do 2º pelotão, os brasileiros levam a melhor, com Moronguinho em 2º, Paraguaio em 3º, e Yltinho em 4º ! Para Picco restou a 5ª colocação, seguido do argentino Campbell em 5º.


Yltinho "Paraibinha" Valoso andou forte !

RESULTADO DA 2ª BATERIA

Posição Piloto País Moto
Jorge Elias Espanha Honda
Pedro Bernardo Raimundo Brasil Honda
Álvaro Candido Filho Brasil Honda
Ylton Veloso C. Filho Brasil Honda
Franco Picco Itália Honda
Freddy Campbell Argentina Honda
Claudio Assunção Brasil Honda
Claudio Pesce Argentina Kawasaki
Fabrizio Giancaglini Argentina Kawasaki
10º Wanilton "Badeco" Lobo Brasil Honda

Na bateria final, a emoção era forte !

Paraguaio tinha 4 pontos, Elias e Moronguinho 5, e Picco 7 pontos. Só eles poderiam disputar a vitória final !

Yltinho largou na frente, ficando lá por 2 voltas apenas, pois num erro acabou caindo para o 3º lugar.


Yltinho (nº32), larga na frente, deixando a briga com Paraguaio (42), Moronguinho (47) e Picco (44) !

Elias, que havia largado mal, vem tirando a diferença !

Na frente iam Paraguaio e Picco, seguidos de Yltinho e Moronguinho !

Mais 2 voltas e Elias espetacularmente assume a ponta !

Moronguinho cai mas logo se recupera, acontecendo o mesmo com Yltinho Veloso !

Paraguaio também cai, mas consegue manter a vantagem, mas logo depois é ultrapassado por Moronguinho !


Moronguinho - o brasileiro melhor colocado na classificação final !

Na luta pela ponta, Picco ultrapassa Elias na penúltima volta ... mas o espanhol se recupera e consegue receber a bandeirada na frente do italiano !


Franco Picco - lutou até o fim !

Moronguinho cruza em 3º e Paraguaio em 4º e o argentino Campbell em 5º !


Freddy Campbel - sua regularidade lhe valeu a 6ª colocação na classificação final.

Com a vitória Jorge Elias é o grande campeão do dia !


Jorge "Jordi" Elias
O Campeão !

RESULTADO DA 3ª BATERIA

Posição Piloto País Moto
Jorge Elias Espanha Honda
Franco Picco Itália Honda
Pedro Bernardo Raimundo Brasil Honda
Álvaro Candido Filho Brasil Honda
Freddy Campbell Argentina Honda
Ylton Veloso C. Filho Brasil Honda
Claudio Assunção Brasil Honda
Frabrizio Giancaglini Argentina Kawasaki
Claudio Teixeira Brasil Kawasaki
10º Wanilton "Badeco" Lobo Brasil Honda

O GP Brasil não decepcionou nem o público ( mais de 8000 pessoas), nem os organizadores, nem os fiscais da FIM, e nem aos pilotos !

Os estrangeiros encheram de elogios nossos pilotos, concluindo que com um pouco mais de experiência internacional e um melhor preparo físico, muitos deles poderão ter sucesso no Mundial.

Mesmo com algumas falhas, a cronometragem dos treinos, a vistoria técnica, alguns "penetras" na pista, e outras, o GP foi um grande sucesso !

RESULTADO FINAL

Posição Piloto País Pontos
Jorge Elias Espanha 6
Pedro Bernardo Raimundo Brasil 8
Álvaro Candico Filho Brasil 8
Franco Picco Itália 9
Ylton Veloso C. Filho Brasil 15
Freddy Campbell Argentina 18
Claudio Assunção Brasil 20
Wanilton "Badeco" Lobo Brasil 29
Fabrizio Giacaglini Argentina 31
10º Guilherme Boeing Brasil 34

* Moronguinho ganhou a "Taça Eloy Gogliano" por ser o brasileiro melhor colocado.


Agora é só aguardar e torcer para que tudo dê certo na homologação e consigamos estar ...

A CAMINHO DO MUNDIAL !!!

Por Ricardo Pupo
Janeiro / 2005

Fontes: Revista Quatro Rodas Moto nº 20, Revista Motoshow nº 7 e nº 8, Revista Motocross nº 4.

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Boa lembrança, na época foram transmitidos alguns flashes pela Globo, que não deu a devida cobertura (aliás numca deu cobertura nenhuma no motociclismo, apenas o GP do RIO que é na cidade deles). Mais tarde saiu uma matéria na revista MOTOSHOW com mais detalhes. Vale a pena lembrar como eram bons os nossos pilotos da década de 80 , principalmente o Moronguinho, que hoje mora aqui em Santa Catarina no balneário de Garopaba. Quando é que vaí sair uma matéria sobre ele? Me disponho a colaborar para consulta-lo.
Ralf Schumann
(ralf.repres@terra.com.br) Sábado, 29 de Janeiro de 2005, às 21:49:17


Foi muito bom relembrar todas estas emoções pois eu estava lá, na platéia. Nunca conheci uma pista tão boa, onde toda a platéia podia ver a pista toda e sem ficar à beira da pista correndo risco de acidentes. Era muito bom, pena que acabou.
Saudações,
Gilberto Varela Mendonça - Belo Horizonte.
(gvm1@uai.com.br) Terça Feira, 1 de Fevereiro de 2005, às 10:12:51


PUXA EU ESTAVA LA, COM MEUS AMIGOS DO "JUNTO VAMOS MOTO CLUBE" NA EPOCA EU TINHA UMA RD 350 E NÃO PERDIA UM EVENTO DESSES POR NADA VOCES NÃO TEM FOTOS DO PUBLICO NESSA CORRIDA? ESTAVA PINHADO DE GENTE NOS MORROS EM VOLTA DA PISTA TINHAM MUITAS GATINHAS E MUITO ROCK ROLANDO TUDO NO COMANDO DO ZEZITO.
MÁRCIO LIMA
(kidlima@ig.com.br) Terça Feira, 1 de Fevereiro de 2005, às 22:08:28


exelente moronguinho vi andar em 86 santa maria rs otimo
vitorio soder
(apgallo@ibest.com.br) Domingo, 13 de Fevereiro de 2005, às 14:32:55


Que pena que o tempo vôa. SENSACIONAL.
TABAJARA A.JORGE
(MIRAASSUMPCAO@IG.COM.BR) Domingo, 20 de Fevereiro de 2005, às 17:38:16


otima materia, velhos tempos, convivi com Paraguaio.
Jenner Duarte Rezende
(jarbinhasracing@yahoo.com.br) Domingo, 20 de Fevereiro de 2005, às 20:23:49


Otima materia! gostei pra caramba, se possivel faça mais materias deste tipo.
Murilo Tomazelli
(rscisci@aol.com) Sexta Feira, 11 de Março de 2005, às 15:48:18


Sou de João Pessoa, terra do nosso inesquecível Yltinho Paraibinha, era criança nessa época, mas já curtia essas máquinas, hoje acompanho todas as provas do AMA Supercross e Motocross. Foi com muito prazer que mergulhei nesse túnel do tempo do Motocross Brasileiro. Parabéns!!!
Alexandre Andrey
(alexandreandrey@hotmail.com) Sexta Feira, 11 de Março de 2005, às 22:29:57


Inacreditável! O melhores pilotos de todos os tempos no motocross brasileiro... Só me restam saudades, pois, também fui piloto "Fróio" nº22 e naquela época corria com uma Honda CR-125 que máquina !!! Fiquei impressionado de rever as fotos de pilotos com pude estar lado a lado conversando e as vezes até torcendo quando mais jovem..
Há, faltou apenas comentar um pouco sobre o pilotaço "Nica" Nicanor Bernardez.. Parabéns ao site..
Edson
(froio@ig.com.br) Domingo, 13 de Março de 2005, às 16:56:30

N.R. - Se você se refere ao piloto "Nivanor Bernardi", veja a matéria sobre ele ( clique aqui )


muito massa cara e isso ai pura adrenalina meu fui>>>
chrystian basso de oliveira
(chrystian_fofo@hotmail.com) Domingo, 20 de Março de 2005, às 15:03:48


parabens a vcs por colocarem estas e outras da época, eu estive na platéia agumas das vezes e tenho saudades,obrigado
Alfredo Flavio #250
(mxcross250@hotmail.com) Quinta Feira, 5 de Maio de 2005, às 16:22:56


Valeu ! Isto sempre é bom rever.
Wagner dos Santos
(jwsanatos1@hotmail.com) Terça Feira, 16 de Agosto de 2005, às 22:48:01


Fantastico lembrar desta prova, descobri o site por acaso e vou divulgar no nosso site, o RH41. Só gostaria de fazer uma correção: o piloto que "QUEBROU A PERNA NA LARGADA DA PRIMEIRA BATERIA" não é de Juiz de Fora, na verdade fui eu, Lauro Hoffmann de Guarapari-ES. Eu fraturei a tíbia na altura do joelho. O espanhol Jordi Elias(12) caiu na minha frente e levou todo mundo pro chão. Somente eu e o Hansen, que machucou o ombro, ficamos fora da  corrida. Se voce quiser algumas fotos eu posso enviar. Grande abraço e parabéns pelo site, ta muito legal.
Lauro Hoffmann
(lauro@rh41.com.br) Quinta Feira, 13 de Outubro de 2005, às 20:13:15

N.R - Já corrigimos o texto da matéria. Se puder, mande as fotos. Gratos pela colaboração.


Essa matéria foi  muito boa e eu que sou piloto mirim estou andando de 65cc  mas logo logo vou brilhar nas pistas então achei essa matéria muito boa então parabéns a imprensa e o autor dessa matéria parabéns!!!!!!!!!
Rafael Renato Ricardo
(rrr@inetone.com.br) Sexta Feira, 16 de Dezembro de 2005, às 10:41:22


Que matéria linda! Sou filho de Jáder Ribeiro, Chefe da antiga equipe de Yltinho, o Paraibinha, que, infelizmente, não está mais entre nós, desde 1988, após um acidente em treino, quando liderava o Brasileiro de 250cc.
Entretanto, graças à essa matéria, alguns podem imaginar os pegas que ele fazia com Moranguinho, Paraguaio, Nivanor Bernardes e outros.
Por favor, não pare!
Não há adjetivos que expressem os sentimentos ao ler essa matéria...
Muito obrigado e abração!
Jáder Ribeiro Silva Filho
(jaderfilho_adv@hotmail.com) Domingo, 18 de Dezembro de 2005, às 00:22:57


essa era a epoca de ouro do nosso motocross
claus pinto ribeiro
(clauspribeiro@zipmail.com.br) Sexta Feira, 13 de Janeiro de 2006, às 23:25:42


eo corri esa competencia fique 6to foi bom lembrar de esa epoca, ahora so piloto de helicoptero AS350 B3
Freddy Campbell
(freddycampbell@hotmail.com) Domingo, 12 de Março de 2006, às 01:23:27


excelente a materia de vcs. continuem assim.corri de motocross na epoca das dt e wr200 no camp. carioca. o motocross, enduro de velocidade no rio acabou. ate curso de mx eu fiz um do marcio campos e outro da yamaha em jacarepagua. abraços a todos foi um prazer
julio brigido costa
(juliobrigido@hotmail.com) Segunda Feira, 27 de Março de 2006, às 14:06:01


ANOS DOURADOS ERAM AQUELES NO MOTOCROSS. ERA EMOCIONANTE VER MORONGO, PARAGUAIO, PARAIBINHA, BOETCHER... O MOTOCROSS NOS FAZIA SONHAR. ESSA ÉPOCA FOI QUANDO COMEÇOU A SURGIR OS PRIMEIROS CONFRONTOS COM OS GRINGOS. LOGO APÓS VIERAM OS AMERICANOS IMPORTADOS DO TEAM SHELL YAMAHA, KENNY KEYLON E RODNEY SMITH. FOI QUANDO TUDO PEGOU FOGO.
IVO MENDES JÚNIOR
(ijrm7@hotmail.com) Terça Feira, 28 de Março de 2006, às 22:14:59


pô, achei muto interessante ! pô, eu adoro motocross.
Eduardo
(dudi-bm@hotmail.com) Quinta Feira, 4 de Maio de 2006, às 22:19:00


Adorei, super interesane, e as fotos ficaram perfeitas tambem....
Briza Rodrigues
(lolitasol@msn.com) Quarta Feira, 4 de Outubro de 2006, às 14:27:01


show de motos ! muito espetacular ! as fotos já passam emoção... eu sou apaixonada por motocross....      
Wanessa Anjel
(wanessa_anjinha17@hotmail.com) Quinta Feira, 10 de Maio de 2007, às 13:06:16


Que época boa, o tempo voa, que saudades das categorias estreantes, PC e POC, com máquinas nacionais. O custo era bem menor. 2 tempos forever.

nome: Henry Grivet Ferreira
(grivet@unirio.br) Sexta Feira, 24 de Agosto de 2007, às 12:11:06


TENHO MUITA SAUDADES DESTAS CORRIDAS, COM PARAIBINHA, CLAUDIO TEIXEIRA E MEU GRANDE IDOLO PARAGUAIO.  MUITO LEGAL ESTA MATERIA E FOTOS, QUE TENHO AS REVISTA ATE HOJE

nome: DANIEL ROCHA
(MDANIELROCHA@ITELEFONICA.COM.BR) Quinta Feira, 13 de Dezembro de 2007, às 13:12:45


se alguém tiver o vídeo desta corrida, gostaria muito q me mandasse através do meu e-mail harlinmoc@hotmail.com... obrigado.

nome: Harley
(harlinmoc@hotmail.com) Terça Feira, 4 de Março de 2008, às 19:21:39


excelente matéria nostálgica. não devemos esquecer o passado do motocross. ainda hoje ele nos ensina muita coisa

nome: sílvio luís pacheco
(pingafogo.fogo@gmail.com) Quinta Feira, 13 de Março de 2008, às 09:26:03


essa materia foi magnifica, claro, já que eu sou piloto mirim achei muito boa, dirijo uma 65cc!

nome: Bruno Mezenga
(bruno_mezenga100%motocross@hotmail.com) Terça Feira, 24 de Junho de 2008, às 19:49:53


um verdadeiro resgate da nossa historia pois sabemos que nosso esporte ainda não tão conhecido como futebol e outros é falo conhecido na Midia porque sabemos que falta espaço ou vontade.
acredito que o off road é o esporte que mais cresce no mundo quantos nesse monento estão por ai dandos os saltinhos na moto mesmo que ela não seja uma off preparada mais o que vale é o que esta no coração de cada um e a emoção de andar no barro e chegar em casa sujo mais feliz por que felicidade não se compra se conquista...
Artu jr
alcântara-ma

nome: Artur Jr
(arthurcross@hotmail.com) Quarta Feira, 9 de Julho de 2008, às 12:01:32


Foi um prazer imenso pode estar lá e participar dessa e outras importantes provas da década de ouro do motorciclismo, hoje moro nos EUA e estou tentando recuperar a memoria da década de 80, se vcs ou alguem poder me mandar fotos , agradeco e farei nota da colaboracao, obrigado.


nome: Marcio Davila
(thedavila@hotmail.com) Sábado, 30 de Agosto de 2008, às 20:54:20


cara que legal ver as imagens dos bons tempos, onde os pilotos eram amigos fora da pisa. hoje em dia parece que querem se matar como se o esporte ja nao fosse perigoso, mas parabens pelas fotos e pelos comentarios.
pedro luiz castilho
 pcmotocrossracing@yahoo.com.br


otima materia
email = davidbrand71@hotmail.com 
nome = david brand


Boa lembrança, essa eu assisti junto com o Balbi (pai). A pista do kart clube foi a melhor de BH. Pena que durou pouco ABRAÇO
email = gleonello@gmail.com
nome = Gladyston j. Leonello


CARA QUE LEMBRANÇA; MORONGUINHO SEMPRE FOI MEU IDOLO,NUNCA ESQUEÇO CORRI ALGUMAS VEZES DE MOTOCROSS SEGUINDO O QUE APRENDI COM ELE EM TECNICAS DE UM CAMPEÂO PUBLICADAS NA REVISTA QUATRO RODAS MOTOCICLISMO, ELE FOI ; È ; E SEMPRE SERÀ O MELHOR. TUDO QUE SEMPRE QUIS FOI CONHECE-LO PESSOAMENTE, MAIS INFELISMENTE NUNCA PUDE, QUEM SABE UM DIA. MATERIAS COMO ESSA NâO PODEM PARAR POIS E A HISTORIA DO QUE HA DE MELHOR DO ESPORTE MOTOCICLISTICO ONDE O PROFISSIONAIS FAZEM COM AMOR E NÂO POR DINHEIRO. NÂO PERDIA NEM UMA CORRIDA EM BH, GRANDES SAUDADES E BOAS LEMBRANçAS.
email = LOREGISDISTRIBUIDORADA@YHAOO.COM.BR
nome = REGINALDO DINIZ


Tive a oportunidade de ver de perto na pista do Horto Florestal em Jundiaí, nos anos 80, varias feras do motocross, saudades daquele tempo que não volta mais.
email = luizmauro2010@bol.com.br
nome = Luiz Mauro Santos da Silva, mais conhecido como Licão


O Wanilton "badeco"Lobo é meu pai.
email = dudafeistauer@hotmail.com
nome = Eduarda


Super filé as fotos, fiquei fã de todas as fotos!!
email =
juniaomotocross@hotmail.com
nome = #26


Demais! muito legal este resgate que vc realizou. Poder voltar no tempo com esta página foi realmente incrível. Parabéns!
email =
o_gama@ig.com.br
nome = Octacilio Gama


uai que materia maravilhosa moro em bh e estava la naquele domingo inesquecivel se alguem tiver fotos ou video da prova favor me enviar que retribuo com pao de queijo mineiro uai
email =
joycetitico@yahoo.com.br
nome = joyce ferreira


Boa noite amigos, como consigo o video desta corida ?
email =
vivatur2009@hotmail.com
nome = Jefferson m M R


cara vc tem um acervo impagavel da historia do motociclismo brasileiro, parabens. se vc souber de alguem que tenha videos dessa epoca, eu agradeço. um forte abraço.
email =
torckturbo@ig.com.br
nome = paulo cruz


nada melhor que motocross
nome = m@theus                                           10/06/2011


Vivi essa época de ouro do motocross aqui em Jundiaí na pista do Horto Florestal, conheci o Paraibinha de perto, conversei com os gringos Kenny Keilon e Rodney Smith, no posto Shell em frente a festa da uva, numa tarde de autografos e presenciei a etapa do mundial de motocross em Nova Lima Mg - de excursão com a galera de Jundiaí, de buzão mas foi inesquecível...
email =
contato@kactusgrill.com.br
nome = Eduardo Sereno Machado                    24/10/2011


aí estão os pioneiros brasileiros, que saudade !
email =
luiznaenos@acbpm.com.br
nome = luiz claudio carneiro                                                    08/11/2011


Foi nessa época no ano de 1985, mais precisamente em 31 de agosto, assisti a prova do Hollywood Motocross em Juiz de Fora-MG, vi de perto os pilotos brasileiros que deram um show de pilotagem na pista e também a dupla Rodney Smith e Kenny Keylon, foi um lindo domingo de motocross, para ficar quardado em nossas mentes, e hoje não assistimos mais competições nesse nível. Um grande abraço a todos que amam esse esporte como eu.
email =
wandermitter@hotmail.com
nome = Wellington Wander Mitterhofer                        05/12/2011


Legal, tem algum vídeo da época ?
email =
jairstuani@hotmail.com
nome = Jair                                                                07/03/2012


decada de 80 a decada do verdadeiro motocross!!!
email =
armazemmoveis@hotmail.com
nome = flavio                                                                17/03/2012


Acompanhei essas feras todas, e na corrida do Hollywood de motocross no motodromo imperial de Petropolis, estava do lado, naquela tragico acidente com Paraibinha.
email =
antoniocfgallo@yahoo.com.br
nome = Antonio Gallo                                                    11/06/2012


Parabéns pelas fotos....que epoca boa hein...
email =
lineuo@bol.com.br
nome = LINEU                                                        13/08/2012


Ai que saudades me dá, trabalhei nessa corrida e outras mil até 2002. Hoje acabou tudo, ficamos nas maravilhas do passado.
email =
antoniocfgallo@yahoo.com.br
nome = Antonio Gallo (Dragão)                            08/02/2013


ÓTIMAS LEMBRANÇAS, EU ESTIVE LÁ...VALEU...
email =
betocross29@hotmail.com
nome = BETO CROSS                                    04/10/2013


EU ESTAVA LÁ. BOM TEMPOS!!!!!!!!!!!!!
email =
wspv2011@gmail.com
nome = WILSON MALACCO                                29/11/2013