HEIKKI MIKKOLA
"O FINLANDÊS VOADOR"
Ele experimentou vários esportes ... esqui, natação, basquete, atletismo, hockey ... até que um dia pilotou uma moto de enduro, emprestada de um amigo.
Gostou ! Treinou apenas duas vezes, inscreveu-se no campeonato amador de cross da Finlândia, seu país, e, entre 40 participantes, conseguiu o 6º lugar ... nada mal !
Entusiasmado, decidiu ! Este é o meu esporte ! E assim foi !
Em 6 de julho de 1945, nascia Heikki Mikkola, em Mikkeli, no sul da Finlândia. Alguns anos depois, seus pais, Toivo e Helvi, se mudam para Sajaniemi.
Desde cedo mostrou aptidão para o esporte, praticando vários deles.
Ainda bem jovem, ele começou um hobby com bicicletas. Junto com seu amigo Martti Pesonen (que mais tarde seria campeão finlandês de motovelocidade), construiu duas bicicletas com suspensão (molas), banco especial, entre outras modificações. E com elas, iam brincar nas florestas próximas a sua cidade, disputando, quem conseguia o maior salto.
E pouco tempo depois, as bibicletas foram trocadas por ciclomotores !
Aos 14 anos, Heikki, vende seu ciclomotor e compra sua primeira moto, (escondido de seu pai), uma Ducati de 3 marchas. Mas logo seu pai descobriu, e como Hekki não tinha licença para dirigir, o obrigou a devolver a Ducati na loja !
Sua formação nos estudos foi de escola técnica, e logo foi trabalhar numa oficina mecânica de carros.
No verão de 1964, Martti Pesonen compra uma nova Husqvarna. Heikki empresta a velha Greeves de Martti e decide disputar uma prova em Turku. Ele treina apenas duas vezes, e consegue o 6º lugar !
E compra a Greeves de seu amigo.
Depos disso disputa mais duas provas, chegando em 3º em Hyvinkää e em 4º em Heinolla !
Empolgado, Mikkola compra a Husqvarna de Martti, e em 1965 detona ... em 18 provas, vence 11 !
Em 1966, compra uma nova moto, outra Husqvarna de seu amigo Martti e disputa sua primeira prova válida para o campeonato finlandês, onde vinha liderando, quando cai a quebra o pulso.
A próxima prova seria apenas 3 dias depois, e mesmo com muitas dores, Mikkola chega em 2º lugar !
Heikki decide participar do GP da Finlândia, válido pelo campeonato mundial de 125.
Ele é o mais rápido na largada e por 3 voltas lidera surpreendendo a todos... mas o cansaço e as dores no pulso o fazem perder muitas posições. E na segunda bateria a história se repete ! Mas foi uma estréia e tanto !
E nesse mesmo ano Mikkola vence o campeonato finlândes de Enduro na categoria Junior.
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Em 1967, Mikkola consegue o seu primeiro ponto no campeonato mundial no GP da Finlândia em Hyvinkää com uma Husqvarna 250. Ele fez um 8º e um 6º ficando em 6º no geral.
Neste ano ele integra a equipe finlandêsa na disputa do campeonato mundial das nações, juntamente com Yykri Storm e Aimo Lehtinen e terminam em 6º lugar, com uma vitória na prova disputada na Escandinávia.
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Em 1968, novamente fica em 6º no GP da Finlândia. No GP seguinte, na Suécia, Mikkola fica em 5º na primeira bateria, e conquista sua primeira vitória na segunda bateria !
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Após essa brilhante vitória, Mikkola é contratado pela Husqvarna da Suécia !
Em 1969, sua carreira dá um enorme salto, com a participação em 9 GPs, por toda a Europa. É um ano de muito aprendizado e muitas lesões também ! No final da temporada Mikkola é o 14º do campeonato !
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Em 1970, seu objetivo é ficar entre os 10 primeiros ! Na abertura do campeonato, na Espanha, faz um bom 5º lugar. Seguem os GPs da União Soviética, Polônia, Inglaterra, com um 4º, uma desistência, e um 5º lugar.
No GP da Finlândia, em casa, um 1º e um 2º lugares garantem a sua vitória consagradora !
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Com mais 2 vitórias, Suíça e Áustria, e 73 pontos marcados, Mikkola fica em 4º lugar, um ponto apenas atrás de Roger De Coster, que é o 3º colocado ! Bem melhor do que o esperado !
Em 1971, a Husqvarna lhe dá maior estrutura e uma moto melhor. Mas mesmo assim, os belgas com as poderosas Suzuki são mais consistentes. Com apenas uma vitória no ano, Mikkola fica em 4º lugar novamente no Mundial das 250 com 63 pontos.
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Para 1972, Mikkola sobe de categoria e vai disputar a 500 cc. A Husqvarna constrói uma moto mais robusta, mais rápida e mais confiável para a temporada. A disputa com seu maior rival, Roger De Coster, foi intensa. Mas novamente a Suzuki do belga supera a Husqvarna de Mikkola !
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Mas o finlândes consegue sua primeira medalha no Mundial, a de bronze ! Termina em 3º lugar, apenas 1 ponto atrás de Paul Friedrichs com uma CZ !
No final da temporada, a Yamaha faz uma oferta de contrato, mas Mikkola opta por permanecer na Husqvarna.
Em 1973, Mikkola volta a disputar a categoria das 250 cc, por imposição da Husqvarna (estratégia de marketing da empresa).
Acontece que nesse ano surgem as revolucionárias Yamaha com a novíssima suspensão monochoque ... e vencem 11 baterias (de 22 !), dando o título ao sueco Hakan Andersson. Mikkola novamente fica em 3º lugar no campeonato.
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Em 1974, a Husqvarna inscreve Mikkola novamente na categoria 500 cc. A moto será uma 360 cc, mais leve, mais ágil e mais rápida do que a dos anos anteriores. E logo no início do ano Mikkola vence o International Easter Trophy na Bélgica !
Na abertura do Mundial, Mikkola vence as duas baterias, mostrando ser um dos favoritos ao título esse ano ! Na Bélgica, mais uma dobradinha do finlandês ! Nos 3 GPs seguintes, Itália, Dinamarca e Tchecoslováquia, Mikkola vence uma bateria em cada um, com Roger De Coster vencendo três também.
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A disputa vai até a última etapa, que seria em Luxemburgo ... Mikkola tem apenas 8 pontos sobre De Coster !
Mas desta vez daria tudo certo ! Mikkola vence uma bateria e mesmo chegando em 6º na outra (De Coster em 2º), é o novo Campeão Mundial de Motocross das 500 !!
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Para 1975, a moto de Mikkola recebe novos amortecedores traseiros e nova suspensão dianteira. E o resultado não é bom ... durante toda a temporada a Husqvarna e Mikkola não conseguem o melhor acerto e as etapas vão passando ... No final, De Coster é o campeão, e Mikkola tem que se contentar com o Vice-Campeonato !
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Em 1976, Mikkola novamente vai disputar as 250 cc ... novamente uma estratégia de marketing da fábrica, visando as vendas da sua 250 "de rua".
Desta vez, seu rival seria o russo Gennady Moisseev, da KTM.
São 7 vitórias de Mikkola, contra 8 do russo, em 22 baterias ...
Como tem mais regularidade e obtém 4 segundos lugares, Mikkola é o Campeão, com apenas 1 ponto à frente do russo !
E Mikkola se torna o único piloto de motocross a conquistar o título nas categorias 250 e 500 !!
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Mikkola pilota motos da Husqvarna há 12 anos, sendo 6 como piloto de fábrica ... mas com a crise na empresa, o investimento na área de competições para 1977 seria drasticamente cortado.
E assim, a Yamaha, que desde 1972 corteja o piloto finlandês, lhe oferece uma nova moto, muito competitiva (YMZ 440) e um irrecusável contrato, inclusive financeiramente ! Assim, Mikkola vai defender as cores da fábrica japonesa dos três diapasões em 1977, na categoria 500 cc !
E a moto, fora o guidão, é totalmente nova ! Porém, esse novo projeto nasce com problemas ! Já nos testes da pré temporada, Mikkola sofre um tombo, que lhe custa uma clavícula fraturada, causado por defeito na suspensão traseira.
Acaba sendo um ano difícil para Mikkola ... sofre várias quedas, com lesões sérias, mas mesmo assim, com sua garra tradicional, consegue 12 vitórias em 24 baterias ! E seu arquirival, De Coster, obtém apenas 4 vitórias !
Com 272 pontos, Mikkola mostra que a Yamaha investiu no piloto certo, e leva mais um Título Mundial das 500 !!
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No final do ano, Mikkola vai ao Japão, para desenvolver junto aos engenheiros, uma nova versão de sua moto para a temporada de 1978.
E desta vez, a moto já chega pronta para a primeira etapa do Mundial, na Suíça, onde "o finlandês voador" e a Yamaha dão um show, faturando as duas baterias !
O experiente piloto e a rápida e perfeita Yamaha, formam uma dupla imbatível ... são 14 vitórias, em 24 baterias !!
Sem deixar dúvidas, Mikkola conquista o seu 3º Título Mundial das 500 !! São 3 anos seguidos com o cetro de Campeão !
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No início de 1979, o piloto já com 34 anos, numa prova preparatória na Bélgica, sofre uma grave lesão no joelho direito, com ruptura dos ligamentos. Sofre uma cirurgia e vai se recuperar na Finlândia.
E com apenas 6 semanas de tratamento, Mikkola estréia no Mundial, mas ainda sem condições físicas ideais, não marca pontos. E no GP seguinte na França, já consegue um 3º e 4º lugares. Na Suécia, já melhora, com um 2º e um 3º lugares.
Mas na Itália, Mikkola mostra porque é campeão mundial, e vence as duas baterias !
Nos Estados Unidos, nova queda provoca lesões no mesmo joelho, deixando-o de fora no Canadá ... e na Alemanha, nos treinos, novo tombo, não o deixa largar.
Mesmo com duas belas vitórias na Suíça, Mikkola e a Yamaha não podem mais alcançar o título nesse ano !
E no GP de Luxemburgo, em 12 de agosto de 1979, encerramento da temporada, que daria o título ao inglês Graham Noyce da Honda, Mikkola decide que é hora de parar !
Em sua despedida fica em 5º lugar no Mundial.
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Em 1980, a Yamaha estava desenvolvendo uma nova moto e convida Mikkola para ser o chefe de equipe e passar toda a sua experiência aos jovens pilotos da nova geração.
Ele aceita o convite e se envolve totalmente no seu novo desafio, curtindo cada vitória e cada derrota de seus pilotos.
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No final de 1980, Mikkola e Kazutoshi Iwao, instrutor de motocross da Yamaha, vieram ao Brasil para dar um curso de uma semana aos nossos pilotos e alguns latino-americanos, em Interlagos. De acordo com o campeão finlandês, os destaques foram Nivanor Bernardi, Pedro "Moronguinho" Raimundo, e Roberto Boettcher.
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Mas o seu novo trabalho o leva a uma nova decisão ... se continuar na Yamaha, deverá se mudar para o Japão, e empreender muitas viagens, e sua família que havia comprado uma grande fazenda no sul da Finlândia o pressiona a ficar !
"Eu não posso mais me dedicar ao motocross como antes. Eu vivi minha vida como um piloto profissional por 10 anos mas, o esporte não pode mais ser meu hobby. Eu tenho muitas boas lembranças da minha carreira, mas isso já é passado" dizia Mikolla.
E finalmente, decide deixar o motocross profissionalmente.
Atualmente sua vida é caçar, pescar e relaxar na sua casa de campo próxima a um grande lago na Finlândia.
Sua condição física e psicológica é mantida excelente graças a sua frequente participação em provas de veteranos e comemorativas.
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Sem dúvida, é um dos maiores pilotos de motocross dos anos 70. No mundo inteiro milhares de fãs o consideram com muito respeito e admiração.
Essa foi a história do grande campeão ...
HEIKKI MIKKOLA
" FINLANDÊS VOADOR "
Tradução e adaptação: Ricardo Pupo
Texto base: Guy Jamar (Bélgica)
Outubro / 2005Fontes: www.heikkimikkola.be/ e Heikki Mikkola - The Lone Wolf
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Comentários:
Comentário dos Internautas:
Excelente matéria sobre este grande piloto ! Foi um dos meus grandes ídolos. Abraços a todos !
Emilio
(emilio@emifran.com.br) Terça Feira, 1 de Novembro de 2005, às 10:46:22
Estava aguardando vcs. escreverem está matéria, um icone do motocross e referência de muitos pilotos. Parabéns.
Ralf Schumann
(ralfbnu@terra.com.br) Quarta Feira, 2 de Novembro de 2005, às 17:50:43
Para nós que gostamos das histórias de grandes pilotos,é simplesmente demais.Parabéns para o Ricardo e todos que fazem este maravilhoso site.Sucesso e paz para todos!
MAURÍCIO PAPALÉO
(mauriciopapaleo@superig.com.br) Quarta Feira, 2 de Novembro de 2005, às 21:05:38
Sensacional matéria sobre esse excelentíssimo piloto. O cara era uma fera mesmo, sem adversários.
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Segunda Feira, 7 de Novembro de 2005, às 17:02:26
é de arrepiar mesmo, gosto muito de motocicletas, e fico comparando com as de hoje, como mudam os modelos, suspensão, motores... me calo e imagino que pra andar antigamente os pilotos tinham uma coragem de aço!!! quem gosta, gosta porque esse barulhinho em qualquer lugar do mundo arrepia até o ultimo fio de cabelo!!!
helenodanadia
(helenodanadiadojucadanicota@hotmail.com) Quarta Feira, 12 de Março de 2008, às 13:30:27
apos ter conhecido um piloto do seu porte me apaixonei por todos beijos
nome = paty alarcao
Genial
nome = Didier PASSERAT
email = didierpasserat@orange.fr