A História do Escapamento Esportivo no Brasil



Olá amigos:

Estou escrevendo pois acessei a pagina de vocês e relembrei muita coisa sobre a decada de 70 e me reencontrei com um pouco da minha propria história.
A intenção da minha carta é de reparar um pequeno erro da história do motociclismo de competição nacional onde sempre se divulgou que Jacinto Sarachú Correa teria supostamente fabricado o primeiro escapamento de competição que existiu no Brasil.

MAS NA REALIDADE NÃO FOI BEM ASSIM.

Em Fevereiro de 1974, desembarcou em São Paulo, vindo de Montevideo, Uruguay, o Sr. Enrique Batalla Rolan, um amigo de Jacinto Sarachú, que vinha simplesmente para passar suas férias de 15 dias hospedado ( a convite do amigo) na casa de Sarachú.

Enrique era um soldador de muita experiência e num certo dia durante sua estadia em São Paulo, um habitual cliente e amigo de Sarachú, chamado Vicente Galiccio dono de uma Honda 750cc prata "zerada" após uma conversa com Enrique Batalla, lhe perguntou se poderia fazer-lhe um escapamento esportivo para sua moto.

Foi exatamente tres dias após esse encontro que surgiu o primeiro escapamento esportivo fabricado artesanalmente no Brasil, proveniente do arduo trabalho realizado pelas mãos de Enrique Batalla, pois naquela época Sarachú não tinha noção de solda e era somente mecânico de motos e corredor.

A estadia de Enrique se extendeu por mais 2 meses e meio , quando finalmente conseguiu atender aos pedidos de outros amigos de Vicente Galiccio, que, ao vê-lo desfilar com sua moto 750cc fazendo aquele barulho inconfundivel resolveram também pedir escapamentos.

Em Dezembro de 1977. Sarachú, animado com a possibilidade de crescimento do novo ramo, resolveu viajar até Montevideo, e trazer seu amigo Enrique para o Brasil, só que dessa vez seria definitivo.

Em Fevereiro de 1978, Enrique Batalla desembarcou novamente em São Paulo, para trabalhar com Sarachú.

Durante os primeiros meses de trabalho, conheceu um portugues de nome Antonio Coelho de Barros, que era pai de uma jovem promessa do motociclismo brasileiro, um garoto que corria na categoria ciclomotores, chamado Alexandre Abraão de Barros de apenas 7 anos.
Enrique era o responsável pelos escapamentos de competição fabricados na loja de Sarachú, e a partir de uma longa conversa com Antonio, resolveu que poderia caminhar com os proprios pés e então em 1979, fundou junto com Antonio a "BACO ESCAPES" que recebeu este nome devido à junção das primeiras sílabas dos sobrenomes dos sócios BAtalla e COelho.

O sucesso da BACO não demorou em acontecer no meio do motociclismo de velocidade.

Em poucos meses a BACO fabricava os escapamentos utilizados pelos Ícones do nosso motociclismo da década de 70.
Nomes como, Walter Tucano Barchi, Denisio Casarini, Edmar Ferreira,
Claudio Girotto,etc.

Em 1982,por diferenças ideológicas, Enrique Batalla afastou-se da BACO para tentar vôos mais altos.

Em 1983 Enrique Fundou a EBR Escapes, e fabricava escapamentos artesanais destinados somente ao mundo da competição e da velocidade.

A partir de 85 os escapamentos de EBR equipavam a moto de todos o campeões paulistas daquele ano (todos sem exceção).

Pilotos como, Alvaro Cândido Filho (paraguaio), Paraibinha, Ricardo Jacobi (Cerejinha), estes do motocross, e Santo Feltrin Neto, Gilson Scudeler, e as equipes da Moto Chaplin que eram chefeadas pelo "Luzia".

Em 1990, com a queda do motociclismo de velocidade, por causa do plano collor e da falta de patrocínios, para tristeza de muitos pilotos de ponta a EBR ESCAPES deixou de existir.

Porém a paixão de "Seu Enrique" pelo motociclismo continua enorme, e quem sabe, num futuro próximo possamos rever a EBR novamente na vanguarda do motociclismo.

Não sei se tudo isso serve de alguma maneira para o site de vocês, mas escreví não por questão de propaganda, e sim por uma questão de justiça para com uma pessoa que sempre viveu na sombra de alguém que se intitulava o primeiro fabricante de escapamentos esportivos do Brasil.

Muito Obrigado,

Luis Enrique Batalla Oddine  thewinners@uol.com.br

São Paulo - SP