Hoje eu vou falar...
Hoje eu vou falar de várias coisas. Vou relembrar algumas, e vou regozijar-me de outras
Vou falar da alegria de ter uma clássica.A alegria de você chegar em casa, e ligar aquela moto antiga, desatualizada, as vezes já com vários sinais da idade e de seus donos anteriores, e ouvir os sons que ela produz... o ruído da corrente de comando ou da corrente primária, que já com pequena folga dá uma leve batidinha em marcha lenta, enquanto o motor está frio... o barulho do "clanck" quando se engata a primeira marcha e é lógico, o barulho do escape, seja ele 1X1,2X1, 3X1,4X1 etc... O mesmo barulho que preencheu nossas infâncias e aborrescências, barulho raro e caro, mas tão prazeroso quanto a primeira namorada, ou o primeiro beijo.
Vou falar também do prazer de trazer aos amigos, os segredos da magia da mecânica e da restauração. O prazer de trazer luz para aqueles que só vêem a escuridão. O prazer de ter informações e compartilhar. O prazer de passar as outras pessoas gratuitamente - por mais estúpido que pareça a principio - uma informação que há 5 anos atrás, era um sonho distante, dominado por algumas dezenas de pessoas em todo o território nacional. O prazer de saber que ajudamos a muita gente a ter seu sonho em sua casa. Um sonho infantil, às vezes, mas que pra muitos é tão importante como a própria infância que teve.
Vou falar também do prazer de descobrir e revelar. O prazer de achar algo que para alguém é tão importante, e mostrar esse algo a essa pessoa. E mais um sonho realizado. Quem dera que todos fizessem o mesmo!
Vou falar também do prazer de encontrar aqueles que pensam da mesma forma que nós - doidos varridos, esbanjadores de dinheiro e loucos a vista da sociedade. Mas invejados por todos, que tem os mesmos sonhos secretos, mas tem vergonha de admitir perante a todos. Vou falar do prazer de estar em um grupo de realizados, que souberam conduzir um sonho, pelos tortuosos caminhos da realização, até a realidade material. Um sonho dourado, amarelo, negro, vermelho, azul, mas todos sonhos. Sonhos que admiramos a cada vez que olhamos para nossas máquinas.
Vou falar do prazer de olhar pra um punhado de lata, fios e peças enferrujadas que um dia vai voltar a sua glória de outrora. Vou falar daquela sucata que tanto dinheiro e alegria trouxeram a uma pessoa. Depois relegada ao lixo. E que vai voltar a ter a honra de ser "minha clássica".
Vou falar também do prazer de planejar com meses de antecedência um encontro, para encontrar um grupo de desvairados e jogar conversa fora. Criar calo no língua de tanto falar de nossas motos. E depois voltar pregado pra mais uma semana de trabalho. Pregado mas feliz - Feliz é aquele que teve a felicidade de encontrar os seus semelhantes, e realizar os seus sonhos!
Vou falar também do prazer de ver um amigo, que tinha um sonho, realizar o mesmo com a nossa ajuda...
Vou falar da idéia de uma pessoa, em 21 de janeiro de 2001, de fazer um site totalmente dedicado à aqueles loucos que o coração bate mais forte, quando vêem uma clássica reluzente. Vou falar dessa grande obra, o "motosclássicas70" que hoje em dia reúne pessoas do Oiapoque ao Chuí, e que proporcionou a nós tudo isso que temos hoje.
Eu vou falar do prazer de ter amigos que, mesmo sem nos conhecer, ficam as vezes "fuçando" algum site, loja ou com os conhecidos, só para ajudar um outro companheiro, que precisou de alguma peça para poder consertar a sua maquina.
Eu vou falar da alegria de entrar na garagem, sentar em frente as minhas máquinas e ligar todas elas (alguém já fez isso???) de ver as correntes chiando,as válvulas funcionando,os escapes roncando,os painéis acesos, o cromado dos metais, o "cheiro" de gasolina e do motor quente. Os sonhos de criança. Todos na minha garagem. Lembro do que passei pra chegar até aqui. Lembro como foi difícil para todos nós conseguir uma informação, consertar um defeito, conseguir um mecânico de confiança. Lembro como tudo foi difícil, e para os que chegam hoje, como tudo é fácil. Ainda bem que pra eles é fácil. Quem dera que tivesse sido assim pra nos!
E vou falar também da alegria de lavar, de polir e encerar, De pintar, de lixar, de cortar, de emendar, de soldar, de enroscar, de desenroscar, de recuperar, de passar o final de semana mergulhado em um mundo da década de 70, do prazer de ver uma sucata se transformar em um sonho novo...
Tenho que falar também do prazer de conhecer pessoas que, dentro de 150 milhões de brasileiros, compartilham um sonho. Um prazer simplesmente indescritível. O prazer de conhecer pessoas que te chamam de "amigo" mas que nunca te viu pessoalmente. O prazer de chegar a casa de um desconhecido, e ser recebido e tratado como se fosse da família. O prazer de chegar em um grupo de pessoas outrora nunca vistas, e ser tratado como um irmão. Com respeito, dignidade e carinho.
Essa é a minha forma de dizer "muito obrigado" a todos, por tudo que conseguimos e que vamos conseguir ainda, nesse nosso grandioso hobby. É uma forma de mostrar a todos a minha alegria, por saber que existem doidos como eu, e de mostrar a todos o quanto a realização de um sonho pode ser importante para a vida de uma pessoa.
E o mais importante de tudo, lembrar a todos aqueles que olhavam pras clássicas quando crianças, e que sonhavam que um dia pudessem ter uma em casa, E que hoje tem uma, duas, ou até dez maquinas, que todo sonho pode ser alcançado. Basta perseverança e paciência. Todos nós fomos crianças e quisemos uma clássica. Todos nós que temos uma clássica hoje temos que nos lembrar disso. Podemos tudo que queremos. Basta lutar por isso
Abraços à todos,Jairo Portilho