VICTOR HUGO ODDONE HARKSEN

"O MESTRE DAS RODAS"

                                                  


A roda foi inventada há mais de 6.000 anos ...

Um uruguaio talentoso e criativo fez dela sua grande fonte de inspiração e trabalho ... e o Brasil teve a honra de acolhê-lo como filho ilustre !

Vamos conhecer um pouco de sua história !


Em 26 de setembro de 1934, nascia na cidade de Payssandú (veja mapa), no Uruguai, às margens do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina, um garoto batizado Victor Hugo Oddone Harksen.

Seu pai, Victor Oddone, era filho de italianos e franceses, e sua mãe, Adriana Harksen, filha de alemães. Uma mistura que deu certo !

Aos 4 anos, sua família foi morar em Montevidéo, mas aos 12 anos já estava de volta à pequena Payssandú.

Seu pai, Victor, era um ciclísta, que competia no Uruguai e logo cedo, começou a ensinar seu filho a consertar e a fazer a manutenção de suas bicicletas.

Hugo se encantou com isso, e mais ainda, se encantou, de pronto, com as rodas ... aqueles raios, a sua fina estrutura, a perfeição do movimento ...

E passou a cuidar das bicicletas de seu pai e a sua também.

Com 15 anos, Hugo vai para a Escola Industrial, onde se forma Técnico em Mecânica, para aprimorar sua aptidão congênita.

Já com 19 anos, Hugo monta sua primeira oficina, onde trabalhava com bicicletas e motos, a "Taller Oddone" .  Nesta altura, já havia desenvolvido alguns equipamentos próprios para sua paixão, as rodas, como um alinhador e balanceador, para melhorar seu ofício.


1ª oficina de Hugo (Taller Oddone) - Payssandú

Rodas de carro também começaram a ser criadas por Hugo, que as cortava, soldava, só para fazer as famosas "tala larga" !

Com o apoio e influência de seu pai, Hugo começa a competir com as bicicletas, e logo aparecem bons resultados.

Na categoria "Perseguição Olímpica 4 x 4", Hugo torna-se campeão de Payssandú.

E nas provas de meio fundo, em estradas, também se destacou em Payssandú.


Hugo ciclista - 1954

Após essa época, aos 20 e tantos anos, começa a se interessar mais pelas motos ... os motores, as rodas mais complexas ...


Hugo com uma Suzuki 80

Foram algumas competições, mas o grande destaque foi para a acrobacia !

Com mais 2 amigos, Juan Gonzales e Ruben Santana, criam um trio de malabarismo, chamado "Acrobacia sobre Rodas".

Com sua motos, o trio se apresentava em diversos lugares com um grande show de perícia e coragem, com saltos de rampa, túnel de fogo, equilíbrio e destreza !


Hugo está "esquiando" na grama !

Foram mais de 4 anos de apresentações e aventuras !

( veja mais fotos - clique aqui )

Uma delas ficou marcada na lembrança de Hugo que nos conta (com seu forte sotaque):

" A moto era uma Suzuki 150 cc... Juan teve uma idéia ... fazer um número de tourada com a moto ... colocamos duas rodinhas atrás da moto e deixaríamos com a marcha engatada e a moto andando sozinha em baixa velocidade... Num festival, num campo de aviação, com um público enorme, rodeando, armamos o show, e soltamos a moto ... cada um de nós com uma capa de toureiro ... quando a moto passava, toureávamos com a capa por cima do guidão ... porém, numa dessas passadas, a capa se enrosca de leve na manopla do acelerador, e a moto sai rápida ... sem direção, e a gente atrás, correndo ... o público aplaudia, achando que era tudo combinado ... a moto ia em direção às pessoas aos aviões, e de repente mudava de direção, e gente atrás ... já exaustos, até que consegui pular em cima dela e desligar !! Foi muito divertido, mas assustou ! "


(Foto de jornal da época) 
Na moto Juan Gonzales, no meio Victor Hugo, e em cima Ruben Santana

Após essa fase, Hugo, começou a se dedicar a outro esporte, o remo. Nos finais de tarde, treinava muito no rio Uruguai, na categoria "4 com timoneiro",  conseguindo o título de Campeão Nacional e de Campeão do Litoral, torneio internacional, onde a disputa era com os vizinhos argentinos !

Nesses anos todos, Hugo sempre nutriu uma grande simpatia pelo Brasil. Em seu rádio escutava, nas ondas curtas, os programas de samba dos radialistas Joel de Almeida, Moraes Sarmento e outros !

Tanto gostava, que com um grupo de amigos, montaram um conjunto de samba, o "Bloco do Fogo" (nome escolhido pelo ritmo quente que é o samba !), cujos instrumentos eram feitos por eles próprios ! Até cuíca Hugo sabe tocar !

Tocaram em vários clubes, animando bailes, e tiveram até apresentação em programas de televisão ! Faziam o carnaval de Payssandú !

Essa influência acabou sendo determinante em seu futuro !

Já a certa altura da vida, Hugo achou que seria bom profissionalmente que saísse do Uruguai, e chegou a cogitar sua ida à Alemanha.

Mas sua mãe o aconselhou a ir para a cidade de Esteio, na região de Porto Alegre, no Rio grande do Sul, onde residia uma tia sua.

Assim, no começo de 1974, Hugo chega a Porto Alegre, e vai oferecer seu trabalho à Casa Torpedo, representante Yamaha, que ao ver seu desempenho, principalmente com as rodas, logo o contrata !

E foram 6 meses em Porto Alegre, onde Hugo, se adaptou bem e acabou tendo muito prestígio na empresa, graças ao seu talento, profissionalismo, somado à curiosidade e interesse no trabalho.

Numa das suas visitas à sua casa em Payssandú, Hugo se encontra casualmente com seu amigo, também uruguaio, Jacinto Sarachú, que já estava trabalhando em S. Paulo, na Moto Mavi.

Sarachú estava procurando um local em S.Paulo para montar sua própria loja de motos, e convidou Hugo para vir com ele ...

"Assim que arrumar o lugar, te aviso ... " disse Sarachú.

E assim, em 17 de setembro de 1974, Hugo desembarca em S. Paulo pela primeira vez !

Junto com Sarachú, montaram a Moto Corsa, na R. Costa Carvalho, no bairro de Pinheiros.

E logo já estava cuidando das rodas dos pilotos da época, entre eles o então famoso Jacaré !

Várias concessionárias Honda utilizavam o excelente trabalho de Hugo, com as rodas ... seu sucesso profissional estava começando !

Passado um ano, Hugo, muito agradecido pelo apoio de Sarachú, resolve ir em busca de algo melhor profissionalmente, e se associa a Roberto Figueiredo, o Passarinho, e ao conterrâneo Fernando, numa oficina chamada Nova Moto, na R. Piracuama, no bairro das Perdizes.

Em pouco tempo, Hugo compra a parte de Fernando e não demoraria muito para ficar dono de 100 % da Nova Moto, pois Roberto Figueiredo também acabou vendendo sua parte da Nova Moto.


Oficina Nova Moto - Rua Piracuama - 1975

A partir daí,Hugo se tornaria a referência em rodas no Brasil ... todos os pilotos lhe confiavam as rodas de suas motos de competição, para provas em Interlagos. Tucano, Denísio Casarini, Gustavo Cerdeña, Paulinho Castroviejo, e outros !


Hugo dando uma assistência "in loco" na roda da moto de Sarachú.

Sua participação nas competições era muito intensa e Hugo gostava de acompanhar de perto as principais corridas, como as 500 Milhas, 24 Horas, entre outras.


Hugo durante prova de 24 Horas de Interlagos - 1975

Há um fato que vale ressaltar ... a primeira roda para o ciclomotor do então menino Alexandre de Barros, foi encomendada pelo seu pai e Hugo a fez de alumínio, leve e resistente !


Hugo em sua oficina - 1979

No início dos anos 80, Hugo muda sua oficina para a R. João Ramalho, ainda no bairro das Perdizes.

E após 4 anos, mais precisamente em 1988, se muda para a mesma rua, 50 metros abaixo, onde se encontra até o dia de hoje.


Hugo em frente à sua oficina conhecida como "Hugo Rodas" - 2001

Sua fama como "mestre das rodas" se espalhou, durante todos esses anos de trabalho e dedicação.

Hugo é requisitado pelo Brasil todo para consertar, restaurar, projetar rodas para todos os tipos de motos, e também carros ... os antigomobilistas tem em Hugo seu maior restaurador, e suas réplicas de rodas de modelos antigos, ficam perfeitas !


Roda réplica, feita por Hugo para um Concorde


Roda raiada para CB 400 criada por Hugo

Sua oficina é muito bem equipada e a maioria das máquinas, especiais para seu trabalho, foi projetada e aperfeiçoada por ele mesmo.


A pequena e bem aparelhada oficina de Hugo

Seu jeito sério, trabalhador, simples e simpático, esconde uma pessoa muito sensível, que aprecia poesia, literatura, e música ...

Nós, brasileiros, ganhamos um grande e competente artesão !

Hugo, reconhece o valor de sua segunda pátria e diz:

"... são quase 30 anos em minha pátria adotiva ... que me adotou com tanto carinho, tanto que minha esposa e filhos são brasileiros e paulistas ! Tantos amigos, colaboradores, clientes amigos, amigos clientes, que pecaria por omissão se falasse nomes ... Muita luta, muita dedicação, sempre adaptando-se de novo às circunstâncias, mas ao fim, coroado por essa soma de fatores, que hoje posso ser feliz, de ter podido colaborar, dentro de minhas possibilidades, e falar ... Brasil, conte comigo, ontem hoje e sempre ... "

Em sua pequena oficina, rodeado de rodas de todos os tipos, tamanhos e modelos, Hugo segue em frente, com seu grande trabalho, e nós com certeza, temos muito orgulho em poder dizer ...

Agradecemos por sua opção de viver por aqui, seja sempre bem-vindo, Hugo ...

" o Mestre das Rodas" !!


Ricardo Pupo e Victor Hugo Oddone Harksen- 2003

"Não se afaste de seus sonhos porque eles se foram ... continuarás vivendo, mas terás deixado de existir ..." (Mark Twain)

 

Por Ricardo Pupo
Dezembro / 2003

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:

Nota "10' a reportagem do Victor , muito interessante sua historia .Parabens mais uma vez Ricardo
Paulo Torres
(Sábado, 6 de Dezembro de 2003, às 14:34:58)


Dá arrepios só de ler uma história de tamanha paixão pela profissão que se abraça. Na verdade, o Hugo é uma lenda viva em nosso meio motociclístico. Não sei se é o nosso país que é muito grande ou se a memória do povo é que é curta. Digo isso porque nos jornais lê-se as piores notícias, homenageia-se os piores homens públicos enquanto que somente nossa "tribo" presta homenagem a uma figura ilustre que fez história em nosso país. A despeito disso tudo, parabenizo por esta matéria e fica também meu agradecimento ao amigo Hugo pelas páginas da história das motos no Brasil que, com muita competência, escreveu. Parabéns pela matéria e abraços a todos.
Marcelo Freitas
marcelov_freitas@click21.com.br  (Sábado, 6 de Dezembro de 2003, às 16:18:16)


Amigo Ricardo Pupo
Parabens, pelo belo trabalho que vem realizando no segmento de motos classicas com padrão nota 10.
Bernardino Senna
fbernardino.senna@ig.com.br  (Domingo, 7 de Dezembro de 2003, às 00:18:32)


Gostei muito da matéria e me interessei sobre as rodas raiadas para cb 450  gostaria de saber o preço das rodas, e se o sr.Hugo ja desenvolveu ou se ele tem alguma roda de magnésio para falcon. muito obrigado e um abraço para o Ricardo e para o Vicente
Giovanni Tarallo de Oliveira
giovanni9mm@bol.com.br  (Segunda Feira, 8 de Dezembro de 2003, às 22:18:03)

N.R. Para contato com a Hugo Oddone - Rodas o telefone é 11-3862-5310


Grande matéria ! São histórias como essa, que ninguém conhece que enriquecem o nosso motociclismo. Graças ao Motos Clássicas 70, estamos tendo a oportunidade de conhecer muita coisa dos anos 70 que estão escondidos por aí ! Parabéns Hugo ! e parabéns Motos Clássicas 70.
Paulo
 pp2527@terra.com.br (Quarta Feira, 10 de Dezembro de 2003, às 14:45:15)


Ducaramba ! Como tudo o que esse veterinário faz!
Sergio Alejandro Ribaric
assali@ig.com.br  (Quinta Feira, 11 de Dezembro de 2003, às 22:11:44)


Gente, é realmente bonito saber o historico de uma pessoa tão importante prás nossas duas rodas. Ricardo, muito bonita a matéria.
PAULO CÉSAR BARROS, ex-Renato e seus Blue Caps.
pc@paulocesarbarros.com.br  (Sexta Feira, 12 de Dezembro de 2003, às 00:18:02)


Ricardo, embora não entenda de rodas e de motos, fiquei muito feliz em ver aqui retratado o meu querido amigo Victor Hugo. Faltou acrescentar ser ele um exímio nadador !!!!
Elza Maria Pinheiro Barbosa
lauro.danna@itelefonica.com.br  (Quarta Feira, 17 de Dezembro de 2003, às 11:27:45)


Ao Motos Classicas e ao GRANDE Ricardo que sempre se dedicou às motos classicas, parabens pelo brilhante trabalho em resgatar pessoas preciosas que ate hoje se dedicam às motos, e principalmente a este excelente profissional. O importante é termos memória esta sim é a nossa grande riqueza.
um abraco a todos    
Rogerio M. de Souza
MGJPS@IG.COM.BR  (Sexta Feira, 19 de Dezembro de 2003, às 00:25:55)


Essa eu não conhecia, como não conheço muita coisa dos anos 70. Aos poucos vou descobrindo, graças principalmente ao site de vocês! Parabéns pela reportagem, ao trazer um personagem tão significativo! Ah, gostei da citação do Mark Twain... Parabéns
João C.B.
(Quinta Feira, 1 de Janeiro de 2004, às 10:08:12)


Acredito realmetne que pessoas como Sr.Hugo fazem a diferença.
Devido a globalizaçao existente,  o mundo se volta a produçao em quantidades muitas vezes esquecendo-se da qualidade, e podemos verificar no serviço artesanal prestado pelo Sr.Hugo, qualidade, confianca e honestidade acima de tudo.
Já utilizei seus serviços e só tenho elogios !
Um abraço a todos,
Ari F.Sabino
arifsabino@terra.com.br  (Quinta Feira, 1 de Janeiro de 2004, às 21:57:40)


Sr.Ricardo Pupo
queria felicitarlo por el articulo de motosclassicas70, Hugo Oddone el  entrevistado es mi hermano, fue emocionante leer todo lo que escribio sobre el , vivo en south carolina ,USA, mi nombre es Nelly Berazateguy Harksen, si no es pedirle mucho le agradeceria que me enviara cualquier foto que tenga de mi hermano , de estas que usted publico.
Lo saluda atentamente
Nelly Berazateguy
marisane@webtv.net  (Quarta Feira, 4 de Fevereiro de 2004, às 16:25:16)


Materia espetacular, ele merece muitos creditos, digo isso porque o conheci a pouco tempo e apesar do jeito serio, é uma pessoa de muitas historias para contar, vale apena perder (OU MELHOR GANHAR) alguns minutos de boa conversa e ficar deslumbrado com suas ferramentas e sua loja com cara de garagem de avo
Adriano Montoro
asm1@ig.com.br  (Quinta Feira, 19 de Fevereiro de 2004, às 20:11:59)


Hola a todos!
Un placer leer sobre Hugo Oddone Harksen, que a pesar de no conocerlo personalmente, es primo de mi madre Juana Harksen Sastre.
Un saludo desde Montevideo de toda la familia López Harksen. Muy interesante la entrevista!!. Saludos a los hermanos brasileños.
Andrea López Harksen
alharksen@hotmail.com  (Quarta Feira, 3 de Março de 2004, às 01:29:47)


Gostei
Vinicius Prata
lilicio@bol.com.br   (Quinta Feira, 5 de Agosto de 2004, às 14:43:06)


o senhor provavelmente é primo de segundo grau da minha vó . O pai dela era Antonelle Saverio Oddone filhos de italianos.
Lucas de Paula Oddone
lucasdepaula2003@aol.com  (Domingo, 5 de Setembro de 2004, às 22:51:31)


Bastante interessante sua história. Você trabalha com roda de magnésio para a Shadow ?
Daniela Pelizari
(danielamkt@ita-alarmes.com.br) Quinta Feira, 18 de Novembro de 2004, às 23:19:11

N.R. Para contato diretamente com o Hugo Oddone, ligue para 11-3862-5310.


Sou cliente do Hugo a uns 4 ou 5 anos por quem tenho muita admiração pelo seu trabalho, atendimento e simpatia, e  apesar de já ter conversado várias vezes com ele, não fazia idéia de como é rica sua história. Agora alem de cliente, eu como sou motociclista a 30 anos e apaixonado por moto, vou virar tambem seu fã. Parabens Dr. Hugo Rodas
Claudio Rapoport
(rapoport@hosppeda.com.br) Terça Feira, 1 de Fevereiro de 2005, às 16:55:46


Prezado Ricardo,
Belo trabalho, ainda mais pelo fato de eu conhecer o Hugo há LONGA DATA, ele cuidava das rodas da minha DUCATI 450 DESMO '74, na oficina da rua Piracuama, hoje pertencente ao André Biagi!!!
PARABÉNS, continue com este "pique"!!!
Marcos Bühler
(buehler@uol.com.br) Segunda Feira, 28 de Março de 2005, às 23:20:46


Parabens ao Ricardo e ao Sr Victor pelos anos de experiencia e de dedicacao para o mundo motociclistico. So temos que agradecer e respeitar o conhecimento de pessoas como voces.
Belcar Motos Yamaha Goiania 
Paulo de tarso Rodovalho Pereira
(ptrrodovalho@hotmail.com) Segunda Feira, 23 de Maio de 2005, às 17:20:26


Parabéns pela dedicação e atenção aos clientes.
Gostaria de saber o preço das rodas para CB 450 custon raiada se tem como ser feita ou o que pode mudar em seu desempenho......
Grato
Eduardo
(dudrix@hotmail.com) Segunda Feira, 15 de Maio de 2006, às 08:52:27


muito loco! adorei a reportagem.e as fotos também são espetaculares
Ricardo dourado
highlandercaverna@yahoo.com.br


Chamo-me Joaquim Garcez, moro no Rio Grande do Sul e conheço o Hugo há mais de dez anos; nesse período estive por diversas vezes em sua oficina na rua João Ramalho e sempre fui atendido com carinho e competência. Considero-me amigo do Odone e sempre que passo por S. Paulo faço questão de cumprimentá-lo pessoalmente ou através do telefone. É realmente uma pessoa simpatica, bem humorado e sempre damos boas risadas quando estamos juntos. Este mês corrente (agosto 06) almoçamos perto da sua oficina e mais uma vez fiquei encantado com a vivacidade e energia que emana desse homem. Acho ele merecedor da homenagem que o site lhe faz. Parabéns Hugo, vc merece!!
Garcez
(doutorgarcez@gmail.com) Terça Feira, 22 de Agosto de 2006, às 06:28:41


Gostei muito de sua historia Sr. Vitor.
Tenho uma CB 400 e gostaria de adquirir 01 par dessas rodas raiadas pode me passar o valor ?
Como faco para entrar em contato com voces? aguardo OK .
Um grande abraco.
Giuliano Camargo
(eliude@itelefonica.com.br) Sábado, 2 de Setembro de 2006, às 03:09:55

N.R. Para contato diretamente com o Hugo Oddone, ligue para 11-3862-5310.


Ricardo, lo felicito por su nota, es brillante la forma en que narró tan apasionante historia, la Señor Víctor. Como uruguayo, me siento orgulloso por él. Un abraso para todos ustedes desde el sur.
Daniel Sosa
(dasm@adinet.com.uy) Quinta Feira, 5 de Outubro de 2006, às 22:33:47


que legal!!! eu tambem sou Harksen!!!
no Brasil
Fabio Harksen
(harksen@click21.com.br) Domingo, 21 de Janeiro de 2007, às 04:16:04


Após ser apresentado para o Sr. hugo, já percebí que era uma pessoa que eu podia confiar, então confiei que me restaurasse as rodas de duas motos Douglas, uma 1949 e outra 1951, motos Inglesas que tenho muito orgulho em tê-las, neste momento o Sr. Hugo está preparando as rodas da 1951, espero com muita ansiedade para vê-las prontas. Após o término do serviço, tenho certeza que estarei aqui escrevendo mais detalhadamente sobre o belo serviço então realizado. Por enquanto estou muito contente com a  amizade que tenho com o Sr.  Hugo, sempre me recebendo bem e confiando na minha capacidade de restaurar  as motos. Obrigado Sr. Hugo quero tê-lo  como um grande amigo.
Roberto Rodrigues
(rrodrigues.br@globo.com) Quarta Feira, 2 de Maio de 2007, às 11:18:58


Um orgulho para a "familia Harksen" e seus descendentes
Fabio Harksen_Brasil
(harksen@click21.com.br) Terça Feira, 5 de Junho de 2007, às 16:22:47


é muito legal queria conhecer moto como vc cara um abraço
Junior
(junioorr9@hotmail.com ) Sexta Feira, 8 de Junho de 2007, às 11:05:16


Somos  vizinhas de loja do Sr Hugo. Sabíamos que ele era muito famoso mas, sua história surpreendeu.
Ele é uma pessoa muito especial, atencioso e simpático.  Já o admirava pela sua simpatia e  acolhida, quando montamos nossa loja, agora já somos suas Fãs.
Parabéns Sr. Hugo pela sua linda história.  
Clarice e Belta
(belpequeno@uol.com.br) Quarta Feira, 4 de Julho de 2007, às 18:11:46


Excelente !!!  Sem comentários...Seu Hugo, como é carihosamente conhecido por todos, lembra muito meu Pai, que sempre gostou de inventar e fazer o que nunca existiu tornar-se realidade !! Meu pai chegou a fabricar a té bielas !! rsrsrs..Até hoje ele é especialista na arte da invenção e também de dar um jeito correto no impossível !!! Abraços a todos e parabéns pela reportagem Att Cmte Fróio Rio Preto - SP
Edson Fróio
(actiondj@terra.com.br) Quarta Feira, 22 de Agosto de 2007, às 12:10:51


Saudades Hugo, aqui em são Leopoldo tem algumas pessoas que te mandam muitas lembranças, teus primos Graciela, Teresa,Daniel e todos daqui em especial Camila e Gabi as quais agradecem muito as tuas lembranças. Um carinho grande para tua família e um abraço especial para ti primo.
Daniel Harksen.
(dbharkse@hotmail.com) Quarta Feira, 17 de Outubro de 2007, às 18:08:35


TIO ESCRIBIME !! NO TENGO TU MAIL
LEILA FENDER
(leila.fender@ponsse.com) Quarta Feira, 13 de Agosto de 2008, às 16:34:16


Sua materia é otima!!! gostaria muito de saber qual o cubo dianteiro com 1 ou dois freio a disco e o trazeiro, que devo usar p/ raiar minha CB450. por favor responda, desde ja Obrigado
carlos
 tornisiello@hotmail.com


grande amigo eu fui um dos primeiros a ter contato c hugo atraves do castroviejo eu ate hoje em 2009 nao vi ninguem que entendesse tanto de rodas e das leis da fisica excepcional
marioqueirozjunior
 
mariotaison@hotmail.com


Oi primo um grande abraço, de Renata Harksen
nome = Renata Harksen
email = renata.harksen@yahoo.com


Que história linda ,parabens , tenho uma cb 400 , e quero transformar em chopper, rodas raiadas aro 15 traseira e aro 17 dianteira como faço. Abraços
nome = Reginaldo Gonçalves Gil
email = reginaldotpd252@hotmail.com


Hola primo de mama, soy Mathias Fernandez Harksen (el hijo mas chico de chaia hermana de Peby ), por una semana casi nos encontramos en Brasil. Un gusto y un orgullo leer tu historial, un beso grande de todos aca.
nome = Mathias Fernandez Harksen
email =
matferhark@hotmail.com


achei interessante, tenho uma CB 450TR e to pensando em por umas rodas raiadas com pneus largos.
nome = Daniel
email = danice1978@hotmail.com


Oi Hugo...Saudades...Quando vai vir para São Leo ?hein ? bjus Gabi e Camila
nome = Camila Lima Harksen
email = cgharksen@hotmail.com


Oi, muito interessante a matéria. Eu tenho eu uma cb 450 tr e gostaria de saber qual cubo dianteiro e traseiro poderia usar para colocar rodas raiadas nela, se puder ajudar agradeço abrigado..
nome = Rodrigo
email = rodrigo_nogari@hotmail.com


hoje revi a matéria entre em contacto comigo
nome = Elza - natação
email = empbarbosa@hotmail.com                                        01/04/2011


TIO QUERIDO: DESPUES DE 47 AÑOS ME ENTERO POR ESTE SENSACIONAL REPORTAJE DE TUS COMIENZOS EN EL OFICIO, TUS DESTREZAS DEPORTIVAS Y TEMERARIAS, HACIENDOME SENTIR ORGULLOSO DE TUS LOGROS Y TEZON PARA LOGRAR TUS METAS Y QUE RECONOZCAN LAS MISMAS EN UN PAIS TAN GRANDE COMO BRASIL. FELICITACIONES Y SIEMPRE ADELANTE TU SOBRINO ANDRES DE PAYSANDU URUGUAY
nome = ANDRES PESCE
email = morcis_2004@hotmail.com                                    06/05/2011


Parabens Ricardo Pupo pela matéria. Conheci o Hugo no tempo da casa Torpedo em Porto Alegre. O homem é realmente fora de série. Um verdadeiro artista e um gentleman...Que bela homenagem!
nome = Luis Dal Corso
email = marinaportobelo@terra.com.br                                 23/05/2011


Eu tenho uma cb 400 e gostaria de comprar um par de rodas raiadas para ela. Como faço? Grato
nome = Thiago Oliveira
email = thiago-do-surf@hotmail.com                                    30/05/2011


quero o endeço . email das feras na roda , pois tenho que fazer uma alteração na minha virago e quero umas idéias . abraçossssssssss.
nome = Claudio Roldão
email = claudio.roldao@gmail.com   

Caro Claudio: A Hugo Rodas fica na R. João Ramalho, 959 - Perdizes - S. Paulo - tel. 11-3862-5310.
Abraços,
Ricardo Pupo                                                                    16/06/2011


Querido tio y padrino!! Como dice Andrés, después de tantos años yo también aprendo algo de de una parte de tu vida, cosas interesantísimas y de las que no tenía ni idea! Qué historias de vida! Yo también me enorgullezco de tus logros. En buena hora y siempre adelante!Un abrazo grande. Tu ahijada Marisa.
nome = Marisa Pesce Oddone
email = marisa-pesce@hotmail.com                                26/08/2011


MUY LINDO TODO GENIAL SEGUI ASI
nome = HARALD Y ALBA
email = AYHWAAADINET. COM.UY                        04/10/2011


Uma vez mandei as rodas da minha RD 350 para o seu Hugo alinhar, além de ficarem perfeitas saí de lá sabendo muito mais sobre rodas do que sabia quando entrei. Tks a lot
nome = Alexandre Fagundes Souto
email = alexandre@dxbrasil.com.br                        04/01/2012


Verdadeira lenda viva, que da suporte àqueles como eu, que querem preservar nossa cultura motociclistica. Grande abraço Sr. Hugo !
nome = Davide Margelli
email = davide_vcb@hotmail.com                                05/01/2012


Excelente biografia. Muito bem escrita. Conheci, no dia de hoje e por telefone, o senhor Hugo. Uma pessoa muito amável. Grande abraço!
nome = Ricardo Vilhena Moreira
email = pilotodefox@yahoo.com.br                    13/01/2012


Hugo era o cara hein? Linda reportagem. Parabéns.
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com                        26/01/2012


Olá como vai. Apenas hoje visualizei esta página, e como sou um apaixonado por motos e em especial as CBs, fique de cara quando vi uma foto de uma com rodas raiadas. Por tanto, gostaria de saber como posso adquirir um par para um CB Café Racer que estou projetando, penso em colocar uma roda um pouco mais larga e na mesma medida tanto na diant. quanto na tras. Parabéns, sua historia de vida não é pra qualquer um.
nome = marcelo coelho
email = marcelaorudia@hotmail.com                                22/03/2012


Ola gostaria de saber qual cubo daria certo pra mim colocar na minha cb 400,estou customizando e gostaria de colocar raios nela.Agradeço atenção
nome = jorge
email = jorgemax28@hotmail.com                                    11/12/2012


Parabéns, belo trabalho. Gostaria de saber onde posso comprar a roda Raiada para CB400. Gostaria de uma versão um pouco mais larga. Agradeço por qualquer informação.
nome = Gilbert
email = gilbertrp@gmail.com                                    07/01/2013


Caro amigo tive o prazer de entrar na sua pagina e achei muito legal umas rodas da CB 450 raiadas e estou muito intressado em saber o valor ??? e como eu faço pra adiquiri-la ?? tenho 2 CB 450 que é meu xodó Por favor, quero uma resposta sua,  desde já, obrigado. Espero seu e-mail !!!
nome = KERVIL KM MOTOS - Valinhos
email = kervin.silva@bol.com.br                                    01/03/2013