INTERNATIONAL SIX DAYS TRIAL
O Bisavô do Motocross !
Nos primeiros tempos da motocicleta, o seu uso era exclusivo como meio de transporte e locomoção.
Mas os motociclista começaram a descobrir o prazer de simplesmente "dar uma voltinha por aí" !
As estadas eram bem ruins na época !
E passeavam pelas estradas de terra, campos, até que começaram a se aventurar em trilhas, picadas, colinas e outros obstáculos, descobrindo a versatilidade daquele excelente e divertido veículo !
Começaram , então, a disputar corridas, e quanto mais difícil o terreno, quanto mais obstáculos, mais excitante e divertido ficava !
Assim surgia na Inglaterra, nos anos 10, o bisavô das provas de Motocross de hoje. Nascia o Trial !
Os competidores foram aumentando em número, e criando-se regras, até que criou-se um evento oficial !
A Autocycle Union, criou uma série de testes duros (Trials), com duração de um dia, para avaliar tanto as motos como a habilidade dos pilotos !
O evento foi batizado de Scottish Trial, e foi crescendo até se tornar o Scottish Six Day Trial.
A prova era disputada por equipes, durante seis dias !
O interesse foi aumentando, até que, com a participação de pilotos e equipes de outros países vizinhos, em 1913, a competição passa a se chamar International Six Day Trial (ISDT) !
Acabou se tornando a maior e mais tradicional prova de fora-de-estrada !
Equipe Inglêsa, vencedora de 1932, com
motos BSA Star Twin
A prova consiste em vencer trechos de 80 a 100 km a cada dia, passando por toda série de obstáculos, como rios, pedras, lamaçais, morros e areia. É um híbrido entre o trial, o enduro e o motocross !
Piloto em prova no ano de 1973
Existem inúmeros fiscais ao longo dos trechos a serem percorridos, que anotam as faltas que cada competidor comete. Cada participante tem sua ficha, para os fiscais marcarem seus pontos, de acordo com as faltas. Ao final, somam-se os pontos de cada equipe, e vence quem fizer menor número de pontos !
Fiscais sempre atentos (1976)
O regulamento da prova é um verdadeiro livro, com cerca de 200 páginas !
Não há vencedor individual, é uma competição por equipes. Porém, os pilotos que não cometem nenhuma falta, ou seja , tem sua ficha limpa, recebem uma cobiçada Medalha de Ouro !
A ficha até pode ser limpa, mas a moto e
o piloto ... !!
As motos tem seus principais componentes selados, não podendo trocar , alterar ou consertar tais componentes. Se a moto quebra, é considerada fora da competição.
Durante as noites, as motos são recolhidas em um recinto fechado, sendo liberadas apenas 10 minutos antes da largada, para manutenção de rotina.
São permitidas apenas a troca de itens como pneus, corrente, guidão e pedaleiras.
São disputadas em catergorias, de 100 cc, 125 cc, 175 cc e acima de 175 cc.
As motocicletas, que no início eram "de passeio" , foram sendo modificadas, e através dos tempos foram se especializando, com pneus de cravo, guidão alto e largo, relação de marchas mais curtas, etc...
Para enfrentar os desafios, as motos foram evoluindo (1975)As marcas mais famosas eram a Bultaco, Maico, Jawa , Hercules e Zundapp.
Com o passar dos anos, a competição também foi mudando, com médias de velocidade aumentado, até que passou a ser chamada de International Six Day Enduro (ISDE), a partir de 1981.
Como exemplo, da dificuldade e da importância da prova, em 1976, houve participação de 15 países, e a grande vencedora foi a Alemanha Oriental, com 312 pontos. Em segundo, ficou a Tchecoslováquia, com 383 pontos, e em terceiro a Alemanha Ocidental , com 785 pontos. A última colocada foi a Itália, com 255.304 pontos !!
Foram 340 participantes no total, mas apenas 51 conseguiram terminar os seis dias ! É uma prova muito desgastante tanto para o piloto como para a moto !
Atualmente, as categorias são separadas, havendo o campeonato de Trial , de Motocross, e de Enduro, e ainda o ISDE .
E assim, os Europeus ensinaram o mundo a curtir e praticar esse esporte maravilhoso, que teve como berço, os verdes campos , colinas e florestas da carismática e linda Grã-Bretanha !!
Castelo de Campbell, do século
XV, localizado em Pentland Hills , Inglaterra.
Por Ricardo Pupo
Se você quiser, faça seus comentários sobre
essa matéria !
Comentários:
Comentário dos internautas
Parabéns por mais uma grande matéria !
Edson
( edcarlos@ig.com.br ) Quinta Feira, 16 de Dezembro de 2004, às 14:33:32
muito legal a materia!
Bernardo
(bernardonerd@yahoo.com.br) Quarta Feira, 30 de Novembro de 2005, às 12:33:05
nostalgia, adrenalina na veia tempos preciosos tempos felizez, Casarini, Nivanor, Tucano, e outros ASES da paixao p/ maquinas -saudades- Ja-K-re- Redençao PA
Celso Andre Woiciechovski
jacare@jc.net.br
opa uma volta ao tempo muito boa rever essas fotos
patricio
patricio_vip@hotmail.com
Legal essa matéria. Como estará esta competição hoje?
email = tabajara-tabinha@hotmail.com
nome = Tabajara A. jorge
Eu tenho uma moto, uma BSA650.e quando olho pra ela fico imaginando os lugares por onde ela ja deve ter passado,e vendo essa materia com esses relatos fiquei mais curioso.felicidades.
email = exmei@ig.com.br
nome = expedito meira
...MOTO CROSS,...TRILHA,...VIAGENS NOS SERTÕES,...A VIDA É MAGNIFICA...COM A MATA E O BARRO DA BACIA AMAZÔNICA.....
email = jacare.woiciechovski@hotmail.com
nome = CELSO ANDRE WOICIECHOVSKI 04/01/2012