COMPETIÇÕES

ISLE OF MAN
(ILHA DE MAN)

TOURIST TROPHY

 

Home

 



  

Desde que se começou a  fabricar motocicletas, existem as corridas. A mais antiga delas é o Tourist Trophy, na Ilha de Man , realizada desde 1907, até hoje !

Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a idéia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat.

Essa era a Isle of Man !  A idéia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional ! 

O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60, 739 Km (!!!) de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas  25 km !

Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte:  Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km / l e de dois cilindros com consumo  mínimo de 25 Km / l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.

Em 28 de maio de 1907 acontece o primeiro Tourist Trophy !!

A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica,  por Charles Collier, com uma Matchless (ele era o dono da fabrica !) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos   sobre o 2º e  3º colocados , que correram de Triumph !


Charles Collier (na frente) e Harry Collier e suas AJS - Matchless

A categoria bicilindrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com mutios tombos, pneu furado, e outras peripécias,  chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km / h !

A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada ! A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas !!


Largada aos pares.

Isso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente !

Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km /h vencida por Harry Collier (irmão de Charles) , com uma Matchless . Já não havia mais as categorias separadas. 


Lister Cooper com sua Triumph 3,5 hp em 1908

Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Kms. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares.  Essa moto era muito moderna e evoluída , e tinha um câmbio de 2 marchas (!!!), o que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha !

O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km, com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas !! 

(clique aqui para ver o mapa do circuito)

As categorias seriam : Light 250 cc, Júnior 350 cc e Sênior 500 cc.

A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e economico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importancia, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, ... todos queriam vencer !

Veio então a 2ª Guerra Mundial.  O T T da Isle of Man parou !

Em 1947, recomeçam as provas.  Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km /h.  Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha !


John Surtess pilotando uma Norton Manx

Na década de 50 , mais mudanças em catergorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu , 50 anos, o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média , pela primeira vez em sua história, acima das 100 milhas / hora , exatos 162,7 Km / h na volta mais rápida !! 


Largada na década de 50

A partir daí, a competição passou por um período de baixa. Com algumas fábricas como Gilera , Guzzi e outras , saindo da competição, um público pequeno, provas monótonas , ... o brilho do Turist Trophy ficava esmaecido !!

Nos anos 60, os japoneses (sempre êles !) começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man !!

Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos  do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77 mph ou seja 175 Km / h !!

Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176, 59 Km /h (109,82 mph) !


Derek Chatterton em 1976

A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de  Daytona européia !  A primeira semana de junho transformava a ilha na " Meca do Motociclismo", e era invadida por milhares de turistas !

Já havia prova de antigas, categorias desde 50 cc,  até protótipos malucos , como uma Suzuki de 12 marchas , e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos (público) , que literalmente se destruiam pelo circuito !!

Em 1977 Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man !


Phil Read

Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela !!  Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos !  Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati  Desmo 750 !


Mike Hailwood 

Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19 min e 45 s, com uma Suzuki 500 , com média de 183,69 Km / h , na categoria superbike !!


Giacomo Agostini

Alguns números:

Maiores vencedores:

Joey Dunlop -  26 vitórias em 78 participações 

Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações

Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações

Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações

Phill Read - 8 vitórias em 33 participações

John Surtess - 6 vitórias em 11 paricipações

Vitórias por marcas:

Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final.

Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final

Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final

MV Augusta - 34 vitórias

BMW - 30 vitórias

Suzuki - 28 vitórias

(clique aqui para mais detalhes)

As provas acontecem até hoje, e graças aos pilotos arrojados e malucos, raça que nunca deixará de existir,  irá viver por muito tempo !!

A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos !!

Os próprios Manx (habitantes da ilha), suportam heróicamente a invasão e , baderna dos motociclistas, pois sabem da sua importancia economica e também por ter muita honra e orgulho de sediar a mais antiga das competições de motocicletas !!

A eles , aos participantes ,e aos vencedores o que importa é manter vivo o "Tourist Trophy "!!

Só quem já recebeu a estatueta do deus grego Mercúrio sobre uma roda alada (o Troféu do Campeão) , sabe o que é a verdadeira glória da vitória na prova mais tradicional e carismática do motocilcismo mundial,

 O "Tourist Trophy" de "Isle of Man" !!

Por Ricardo Pupo

 

 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:

Comentários dos internautas:


SENSACIONAL.
TABAJARA A.JORGE 
MIAASSUMPCAO@IG.COM.BR (Segunda Feira, 13 de Janeiro de 2003, às 13:43:22)


Parabens aos integrantes do time inteligente que envolve o motociclismo, pois alem de uma atividade esportiva, e tambem um grande fator economico e social.
Jonas Horacio 
jonashoracio@ig.com.br  (Sexta Feira, 9 de Maio de 2003, às 07:43:11)


ACHEI ESPETACULAR AS INFORMACOES FORNECIDAS POR ESTE SITE, TENDO EM VISTA QUE É POUQUISSIMO DIVULGADO ESTE EVENTO TAO IMPORTANTE PARA O MOTOCICLISMO MUNDIAL.
FELIPE
(JAIRPARENTE@TERRA.COM.BR) Sexta Feira, 26 de Novembro de 2004, às 11:46:02


Fantástico.
Comprei um DVD da "DUKE" que mostra a etapa de 2004.
Realmente é a mais mistica corrida de rua que existe e lá tem que ter muita ousadia, para não falar outra coisa, pois é har mesmo.
Este ano irei ver a corrida.
Márcio da Mata
(mmata1969@aol.com) Sábado, 25 de Dezembro de 2004, às 13:49:34


Achei muito dez essa reportegem. espero que possamos em breve ler mais alguns artigos sobre motociclismo.
Luiz Fernando
(nbscar@terra.com.br) Terça Feira, 4 de Janeiro de 2005, às 15:47:28


Simplesmente a maior competição motociclistica do século.
Guilherme Tanure
(guilhermetanure@bol.com.br) Domingo, 22 de Janeiro de 2006, às 00:48:33


MUITO BOM!!! SÓ MESMO OS MELHORES SE AVENTURAM NESTA PROVA!! DEUS ABENÇOE JOEY DUNLOP.
M.A.OLIVEIRA
(mapob@clix.pt) Segunda Feira, 17 de Abril de 2006, às 13:29:59


show d ++++  onde consigo o regulamento e a data deste evento
alan  dalbosco
(alandalbosco@pop.com.br) Segunda Feira, 17 de Julho de 2006, às 18:28:21

N.R. O site oficial do TT da Ilha de Man é http://www.iomtt.com/


Sou fã da Ilha de Man, se pudesse escolher onde nascer escolheria certamente lá. Grande matéria.
Othon Voador Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Domingo, 6 de Agosto de 2006, às 00:46:43


Nós, brasileiros, só podemos contemplar à distância, porque por aqui, um evento desses, que já dura quase 1 século, seria impensável, devido à nossa "visão"  estreita e boboca do que é bom.
Mário
(Marpialbu@hotmail.com) Sábado, 2 de Dezembro de 2006, às 12:56:24


Tive a felicidade de assistir provas em Intgerlagos (antigo) e no Ibirapuera, competindo Norton Manx e outras maravilhosas máquinas.
Omar Campos Junior
(omarcj@uol.com.br) Quarta Feira, 31 de Janeiro de 2007, às 11:34:57


Olá, ótima matéria, explanou bem o assunto, gostaria de saber se pode me informar onde compro algum dvd da corrida. obrigado.
Márcio A. Mazzi
(mazzi@globo.com) Quarta Feira, 2 de Maio de 2007, às 12:30:46

N.R. - Você deve encontrar no site www.amazon.com


Parabens pela matéria, gostaria de saber onde consequir DVDs das corridas
Marcos Miranda
(mrb.miranda@funec.br) Domingo, 6 de Maio de 2007, às 19:50:40

N.R. - Você deve encontrar no site www.amazon.com


espero poder fazer meu comentario sobre o evento,pois nessa segunda estarei embarcando p/ lá exclusivamente p/ a corrida. abç
conrado abacherly.
(abacherly@uol.com.br) Domingo, 3 de Junho de 2007, às 11:44:33


Sou de Vila Real, e au visitar este site lembro-me dos meados anos 80, em que via o saudoso Joey Dunlop a correr no nosso circuito, daí a minha paixão pelas motos e pelo ambiente que se criava. A minha homenagem ao KING OF THE ROADS. V.R
Victor Jorge Roçadas
(jorgerocadas@gmail.com) Sexta Feira, 29 de Junho de 2007, às 20:43:49


REALMENTE É LÁ QUE SEPARAM VERDADEIROS PILOTOS. A MATÉRIA É SENSACIONAL...
ELSON TENEBRA OTERO
(tenebra@sametais.com.br) Sábado, 7 de Julho de 2007, às 21:56:05


Eu reforço as palavras do amigo Tenebra, realmente é lá que se encontram verdadeiros pilotos... temos exemplos de vencedores do TT que alem disso possuem mais de 10 titulos mundiais, qdo veremos isso novamente???
Fran
(fran@omicroeng.com.br) Sexta Feira, 13 de Julho de 2007, às 00:22:36


pois é, bacana a reportagem por acaso alguem que tenha este dvd que disponilibilize a venda de copias?

nome: Erick
(erickclaudio@ig.com.br) Quinta Feira, 19 de Julho de 2007, às 09:56:24


Nossa, mesmo com a Segunda Guerra Mundial as Provas continuaram !

nome: Danico
Quarta Feira, 20 de Fevereiro de 2008, às 15:26:15


Parabens Parabens Materia maravilhosa

nome: José Guilherme
(moreiradacunha@oi.com.br) Terça Feira, 24 de Junho de 2008, às 22:22:40


muito bom
email = igornikolai@hotmail.com
nome = arnaldo


adorei, gostei muito e fiquei muito emocionado felizmente tambem fui piloto de motovelocidade obrigado
email = gutambre@hotmail.com
nome = gustavo do valle filho vulgo guta


Acho muito mais emocionante que a moto GP.Se pudesse eu gostaria de competir mas com meus 53 anos, e duro, é só um sonho
email = vetmauricio@ig.com.br
nome = Mauricio


Adorei!Realmente é muito bom,porém pouco divulgado no Brasil. Essa é uma das 50 coisas que eu tenho vivenciar antes de morrer.
email = c-freitasoliveira@bol.com.br
nome = carlos freitas de oliveira


Parabéns.História do motociclismo em português é uma necessidade. Obrigado Clóvis.
email = cdjrm@hotmail.com
nome = Clóvis Dias Júnior


muito boa, estes não são pilotos normais, são os caras.
email = joaoluis.mobra@gmail.com
nome = joao luis rosal


vamos falar a verdade o piloto tem que ser muito bom mesmo,ótimo, sensacional,circuito,paisagem,tudo, parabens
email = betoimperial@hotmail.com
nome = beto


TEREMOS UM BRASILEIRO EM 2010
email = ALVAROLUGO@IG.COM.BR
nome = ALVARO


MUITO BEM ELABORADO
email = r.bertochi@ig.com.br
nome = ROBSON BERTOCHI


Em 1960, por viajar 6.000km numa Norton 500cc (que na época correu as 24h. de Interlagos) em estrada de terra, sei da dureza por enfrentar perigo que repentinamente surge, e mesmo sem correr. Por isso considero heróis esses velozes e pioneiros pilotos.
email = j.v.cruz@oi.com.br
nome = João


tambem no nosso pais existiu pelo menos uma norton 350 e outra de 500 categoria corrida,e pena a nossa federaçao nada falar sobre isto
email = americoclino@gmail.com


muita adrenalina
email = jozihmramos@hotmail.com
nome = JÔ


logo logo estarei ai dando meu show.
email = gbencice@hotmail.com
nome = rogerio bencice


MEU SONHO É DAR UMA VOLTA NO CIRCUITO, NÃO NUMA PROVA, APENAS POR ESTAR LÁ
email = radiadores.davi@yahoo.com.br
nome = davi                                                        07/10/2011


Aí se separam os homens dos meninos!!!
email = ricardocosta516@hotmail.com
nome = ricardo                                                    31/10/2011


Sem comentários tem q ter saco roxo.........
email = art.far@bol.com.br
nome = Flávio                                                        12/12/2011


Sensacional, fiquei apaixonado, busquei videos no youtube, e ai fu#&*% !!!! Isso sim é motociclismo independente de grana, fábricas, patrocínios e afins, uma lição pro mundo, ano que vem quero ir asistir ao vivo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
email = viollajr@hotmail.com
nome = Viola DF                                            13/02/2012


Muito legal, me parece ser atualmente o esporte radical mais radical que existe! Alguém sabe me dizer quando ocorre o evento e se por acaso conhece algum grupo de brasileiros que vá pra lá assistir? Grato e abraços!
email = carlosruizcoelho@gmail.com
nome = CARLOS                                        17/02/2012

Caro Carlos: A edição do TT Ilha de Man 2012 ocorrerá em 26 de maio a 8 de junho, e provavelmente terá a participação do piloto brasileiro Rafael Paschoalin. Certamente teremos grupos de brasileiros que irão assistir ao TT. Fique de olho na internet...
Abraços,
Ricardo Pupo


É o máximo!!!
email = karencunha707@hotmail.com
nome = karen cunha                                    18/05/2012


muito bacana e interessante,deveria existir aqui no brasil corridas semelhantes para animar a turma!!!!!!!!!!!!!!!!!!
email = vagnerbuneco@hotmail.com
nome = vagner jose da silva                        21/05/2012


Muito boa mesmo a reportagem. Muito legal poder ver as fotos dos pilotos e o percurso feito por eles. Existe algum grupo que vai assistir essa corrida pessoalmente? Eu gostaria muito de ir. Segundo o site ultramotors John McGuinness, possui 17 vitórias e o recorde de melhor volta de todos os tempos. Em 2009 ele estabeleceu um tempo de 17:12.30 com uma velocidade média de 211 km/h.
email = joaofcola@hotmail.com
nome = João Fernandes                                09/10/2012


quando e a data da proxima corrida?
email = andrecoelho@hotmail.com
nome = andre                                                06/12/2012


Passei a conhecer a corrida através da internet em 2012. e sou honesto em dizer que eu nunca presenciei tanta coragem, e perícia de pilotos, em toda minha vida esses caras são os melhores em minha opinião o mundo precisa ver essa competição de perto espetacular,incrível e perigoso isso torna esse evento fantastico
email = aristeulemes@hotmail.com
nome = Aristeu lemes                                 07/01/2013


Sou super fã dessa corrida,é fascinante como os pilotos andam nelas.Pilotos vcs estão de parabéns..
email = serginhomar_5@hotmail.com
nome = Sérgio Ricardo G:Martins                        05/02/2013


Eu acompanho as corridas na " Ilha de Man" desde 76 ! Só os loucos correm lá ! A materia está perfeita e serviu pra ilustrar mais o meu conhecimento sobre "o evento" q é o mais arrojado do planeta !
email = paulobmwalmeida@hotmail.com
nome = paulo almeida                                        06/03/2013


eu trabalho para um agente oficial da yamaha em portugal ( o mais antigo ainda a funcionar ) e gostava de saber qual foi a primeira yamaha ( modelo ) a ganhar a prova e o nome do piloto
email = johny.rui@hotmail.com
nome = João Rui                                                29/04/2013


Essa fantástica materia nos dá uma amostra da paixão que você tem por motociclismo e principalmente pelo maior evento do planeta, o TT IOM!!! gostei muito mesmo, Parabéns Ricardo!
email = f_eschecolla@hotmail.com
nome = Flávio Eschecolla                                        14/08/2013


Muito legal essa materia. Esclareceu muitas dúvidas sobre essa corrida fantástica. Parabéns. Existe algum canal de TV ou site que transmite a corrida?
email = e.santos75@outlook.com
nome = Edinaldo                                            17/02/2014


É simplesmente espetacular esse evento, espero um dia acompanhar de perto.
email = almy@chesf.gov.br
nome = Ledegilson Almy                            19/11/2014


Didatico o material. Acabei aprendendo muito sobre a TT de Isle of Man, agora saber quanto custa uma viagem destae como aproveitar melhor, além de saber o programa e quantos dias dura a festa.
email = jesdras.43@gmail.com
nome = Jose esdras M Oliveira                19/11/2014