JARNO SAARINEN

"O FINLANDÊS VOADOR"

 

 

Aos 11 de dezembro de 1945, nascia na cidade de Turku, ao sul da Finlândia, Jarno Saarinen.

Desde pequeno, assim como seus 3 irmãos, Jarro já se interessava por motos e corridas !

Ficou órfão de pai muito cedo, o que o levou a assumir a responsabilidade da família !

Sua primeira experiência com motos e corridas, foi numa competição no gêlo (afinal ele estava na Finlândia !!) em 1962, com 17 anos !!

Já nessa primeira prova, chegou em 2º lugar, pilotando uma Puch 150 cc !

Nos anos seguintes, continuou disputando provas de Ice-Racing, Tarmac (corrida tipo rallye ), Sand (areia) e Grass (grama)Track,  o que lhe valeria muito como técnica de pilotagem no futuro !!

Já em 1965, viria o primeiro título finlandês, no Ice- Speedway, categoria 250 cc !!


Jarno Campeão de Ice-Speedway

A partir de 1969, começa a disputar corridas em pistas de asfalto !  Pilotando uma Tunturi - Puch 125 cc, faz um ótimo campeonato, e leva seu primeiro título na motovelocidade ! Campeão finlandês da 125 cc !! 


Jarno (nº 4) acelerando sua Puch 125.  (1969)



Tunturi-Puch 125 (1969)

Como já era estudante de engenharia de motores, Jarno desenvolve um protótipo em cima de uma Yamaha 250, e conquista também o campeonato finlandês das 250 cc !!

Em 1970, Jarno decide ir disputar o Mundial !  Consegue levantar um bom dinheiro com empréstimos em 3 bancos do tipo "crédito estudantil " e compra uma Puch 125 usada e uma Yamaha 250 TD2 "zero" !!

No seu primeiro GP, na Alemanha Ocidental, Jarno chega num ótimo 6º lugar !


Jarno - Yamaha 250 - GP da Tchecoslováquia - 1970

Nos GPs seguintes, vai conquistando 3ºs e 4ºs lugares, sempre mostrando arrojo e técnica, o que lhe vale rapidamente o apelido de "Finlandês Voador" !!

No meio da temporada, Jarno deixa de competir em alguns GPs, pois tem que se dedicar aos estudos !  Com isso , no final, mesmo com outros bons resultados, termina em 4º no Mundial na categoria 250 , e leva o campeonato finlandês das 250 mais uma vez !!

Após completar os estudos, o então engenheiro de motores, Jarno Saarinen, entra definitivamente para as competições na temporada de 1971.

Sua estrutura agora é melhor, tendo uma equipe, a Importadora Finlandêsa Arwidson, com motos Yamaha de 250 e 350 cc. 


Jarno - Yamaha 350 - GP Espanha - 1971

As motos não eram de ponta, mas com seu conhecimento em motores, Jarno consegue melhorar seu desempenho.

Assim , logo no seu  3º GP na 250 cc, na Tchecoslováquia, Jarno, se aproveitando do abandono do Campeão Agostini, vence a prova !!


Jarno (Yamaha 250) à frente do jovem Barry Sheene - 1971

Alguns GPs depois, em Monza, Jarno vence nas 350 cc, conquistando o público e a mídia, com um show, desta vez vencendo nomes como Agostini e Phill Read, na pista !!!

Ainda disputa alguns GPs , pilotando uma Kreidler 50 cc.


Jarno pilotando a Kreidler 50 (1971)

No final da temporada, mais 1 título finlandês nas 350 cc  e no Mundial, 3º nas 250 e vice nas 350 cc !!

Mas em 1972, o mundo conheceria um grande piloto !!

Com a mesma estrutura, ainda com a equipe Arwidson, mas com melhores motos cedidas pela Yamaha, Jarno, já mais experiente, começa a temporada de forma sensacional, sempre disputando palmo a palmo com Phill Read e Agostini !!

No GP de Nurburgring, Jarno vence o campeão Agostini e sua MV Agusta 3 cilindros , nas 350 cc !


Jarno - Yamaha 350  GP da Bélgica - 1972

No GP da Checoslováquia, Jarno vence nas 2 categorias, 250 e 350 cc !!

Sua excelente performance levam a Yamaha a lhe fornecer uma nova moto, refrigerada a água e bicilindrica de 350 cc. Com ela, Jarno vence novamente o GP da Inglaterra, em Silverstone !!  

Jarno e sua Yamaha se tornam praticamente imbatíveis ! A MV Agusta apressa o lançamento de sua 350 4 cilindros para tentar conter a dupla !

Jarno participa de uma prova tradicional em Malory Park, com uma Yamaha 750, conhecida com "Race of The Year" , e,  além de vencer de ponta a ponta, quebra o recorde da pista, que já durava quase 10 anos !!


Jarno em Malory Park 1972


Jarno festejando mais uma vitória  !
Malory Park - 1972
"Race of The Year"

O final deste desempenho não podia ser outro !!  

Jarno, Campeão Mundial nas 250 cc , à frente do favorito, o italiano Renzo Pasolini , piloto oficial da Harley Davidson !

... e vice nas 350, atrás de Agostini ... (a nova MV Agusta de 4 cilindros correspondeu na pista, nas mãos de Agostini !!) , mas na frente de pilotos como Renzo Pasolini, Dieter Braun e Phill Read !! 


Pódio de Brno - 1972
À esquerda, Renzo Pasolini, no centro Jarno e à direita Phill Read.

Numa prova internacional no circuito de estrada de Pesaro, na Itália, Jarno consegue um feito inédito. Vence as 250 cc de Yamaha, as 350 cc de Benelli e as 500 cc, também de Benelli, deixando em segundo lugar o favorito, piloto da casa, Giacomo Agostini e sua MV Agusta !


Jarno de Benelli 350 à frente de Agostini de MV Agusta 

(veja mais fotos dessa grande façanha de Jarno Saarinen)

Ainda participa de 9 corridas na Inglaterra, e vence todas !!   

E para variar, campeâo finlandês nas 250 e 350 cc !!

Em 1973, Jarno é assediado por 2 fábricas para ser piloto oficial !  A Benelli, que quer desenvolver suas 350 e 500 4 cilindros , 4 tempos, e a própria Yamaha que  lhe oferecia seu melhor material, para tentar destronar Agostini e a MV Agusta nas 350 cc !

A Yamaha vem com um esquema 100% profissional, e contrata Saarinen com 1º piloto !  Vai pilotar a grande aposta da Yamaha para vencer Agostini e a MV Agusta 500 4 cilindros e 4 tempos ... a super secreta Yamaha 4 cilindros, refrigerada a água, 2 tempos, com 80 cv a 10.000 rpm !!


Já contratado pela Yamaha, Jarno participa do lançamento oficial da RD 350  1973

A temporada começa muito bem !!  Saarinen vence as 200 Milhas de Daytona, EUA, com uma TZ 350, vencendo nomes como Jim Evans, de TZ 750 !!


Jarno - 200 Milhas de Daytona - 1973


Bandeirada para Jarno - Daytona -1973

 


Jarno com o troféu de campeão das 200 Milhas de Daytona de 1973, tendo a seu lado Kel Carruthers que chegou em 2º lugar.

Duas semanas depois, vence as 200 Milhas de Ímola, Itália,  também com uma TZ 350 !


Jarno (nº 5) de TZ 350, disputando a curva com Duhamel (nº 17) de Kawasaki 750 e Baumann (nº 20), também de Kawasaki 750 3 cilindros.  - 200 Milhas de Ímola - 1973

No 1º GP da temporada em Paul Ricard, o duelo esperado entre Jarno Saarinen e Giacomo Agostini,  durou poucas voltas ! Agostini cai e Saarinen vence à frente de Phill Read !  A Yamaha 500 estréia com vitória !  Jarno vence também nas 250 !

Veja aqui um documentário sobre a prova em Paul Ricard de 1973


Jarno -Yamaha 500 - Paul Ricard - 1973

Na Áustria , mais uma vitória de Saarinen, e nova queda de Agostini e desta vez também de Phill Read. Ambos de MV Agusta ! Vence novamente nas 250 !

Na Alemanha, é a vez de Saarinen abandonar, por quebra na corrente de sua 500.    Nas 250 cc, Saarinen vence pela 3ª vez consecutiva !


Jarno de Yamaha 500 - 1973

No GP da Itália, em Monza, dia 20 de maio, veio a fatalidade !!

Na prova das 350 cc, a Benelli de  Walter Villa vaza óleo na pista. A organização da prova, não deu importância ao fato, e além de não limpar a pista, não sinalizou o local !

A largada das 250 foi logo em seguida...  Na primeira curva, aconteceria a tragédia !!

Renzo Pasolini liderava o grupo, com Saarinen colado !  Pasolini derrapa e cai ... Saarinen não consegue fazer nada e acerta em cheio o italiano !

Dezenas de pilotos vão para o chão ... motos em chamas ...  um tumulto !

Pasolini e Saarinen tem morte instantânea !!  Muitos pilotos feridos gravemente !

              

               

 
Impressionante sequência da queda fatal de Jarno Saarnien !!

Era o fim de uma carreira ... de um campeão ... 

Foi o 1º piloto oficial Yamaha a morrer numa corrida !  A Yamaha, em luto, retira-se da competição !  E Monza nunca mais veria uma competição de motociclismo !

Jarno Saarinen, sempre se destacou, pois usava uma técnica de pilotagem única que seria depois copiado por todos. A posição que regulava os semi-guidões da moto, proporcionavam uma posição extremamente deitada sobre a moto ! 

Foi o primeiro a usar o joelho raspando no asfalto, como aviso de limite para deitar a moto, enquanto o usual era a bota do piloto ! O arrojo era uma das suas principais virtudes !

Também se destacou, pela trajetória meteórica de sua carreia, ou seja havia conquistado resultados que a maioria dos pilotos demorou 10 anos para conseguir !

Era também um competente engenheiro de motores, o que lhe dava enorme vantagem para o acerto das máquinas que pilotou !!

Além disso tudo, era um jovem alegre e carismático, querido por todos no meio motociclístico e fora dele !!

Um fenômeno,  que fatalmente seria um campeoníssimo !

Nós, com certeza perdemos um grande Campeão, e o motociclismo perdeu um grande inovador e pioneiro nas façanhas de pilotagem !

 

Ao "Iceman" , o "Finlandês Voador", fica a nossa homenagem !!

Jarno Saarinen

(* 11.12.1945    + 20.05.1973)

Por Ricardo Pupo 
Algumas fotos desta matéria foram cedidas por François Beau do site http://www.bike70.fr.st/ 


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Comentários:



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Comentários dos Internautas:

Great!! Magnificio! Jarno Saarinen will never die in our hearts...
Frank Muller
rozemarion@planet.nl (Sexta Feira, 14 de Junho de 2002, às 13:16:30)


Iam writing from finland and its so nice that someone else than me remember him. Iam 35 years old yamaha entusiasist from finland. Unforginetly i didnt understand language but i understand spirit. thank you
Jarkko
jarkko.kettula@welho.com (Sábado, 26 de Outubro de 2002, às 18:06:20)


Perfeito!!!
parabens

Roberto Vargino
beccu@ig.com.br
  (Terça Feira, 19 de Novembro de 2002, às 02:02:19)


Foi o professor de largadas do Adu Celso, que todos temiam em interlagos por suas largadas impressionantes. Saudades desse Professor !

Edson Mergulhador
(Sábado, 7 de Dezembro de 2002, às 15:41:22)


VERY GOOD 
Gaetano
(info@artecoforniture.it) Segunda Feira, 11 de Abril de 2005, às 14:08:39


Excelente. Parabens e muito obrigado
Renato Busato
(renatobusato@terra.com.br) Sábado, 7 de Maio de 2005, às 23:58:20


Sarebbe corretto dire, come ha dimostrato la perizia tecnica, che la Harley Davidson del grande Renzo Pasolini grippò tutti e due i cilindri (che erano in fase sperimentale di raffreddamento ad acqua), quindi l'incidente è avvenuto per cause tecniche imponderabili, era il destino.
Renzo Pasolini era un grande campione ed ha combattuto tutta la vita contro la sfortuna con il sorriso.
Nello Zavattini
(nellozen@hotmail.com) Segunda Feira, 13 de Junho de 2005, às 17:37:48

Tradução: Seria correto dizer, que como mostrou a perícia técnica, que a Harley Davidson do grande Renzo Pasolini travou os dois cilindros (que estavam em fase experimental de arrefecimento à água), e que o acidente aconteceu por causa técnica imponderável, era o destino.
Renzo Pasolini era um grande campeão e lutou a vida toda contra a adversidade com o sorriso.


Tiene Jarno un monumento en turku o en otra ciudade de finlandia
Fernando
(rickenlalo@hotmail.com) Quinta Feira, 28 de Julho de 2005, às 09:16:26


Jarno è stato campione sulle piste di tutto il mondo, ma anche un campione nella sua breve vita, sarà per sempre un sempio per tutti colore che verranno
Roberto
(alfatau.max@tin.it) Quarta Feira, 17 de Agosto de 2005, às 12:03:20


Thanks for this site, Jarno is THE pilot !!!!
Jarno Cuvillier - France
(jarno@nomade.fr) Terça Feira, 8 de Novembro de 2005, às 08:30:56


Muchos grazias amigos! E viva Jarno!
Juha Suhonen
(juha.suhonen@kokkola.fi) Sábado, 3 de Dezembro de 2005, às 13:07:09


A fine tribute to the greatest rider of all time.
Jarno E. Wiklund
jarno_wiklund@yahoo.com


Thank you, I don't forget him.
G. van Veluw
(g.veluw@planet.nl) Segunda Feira, 20 de Fevereiro de 2006, às 07:26:28


Caro Jarno Sarrinen,
Há poucos anos, tomei conhecimento de sua existência. Assim que apaixonei-me por motociclismo, reparei que seu nome sempre é citado entre os grandes pilotos da história. Você foi campeão uma única vez em 1972 nas 250cc, mas seu talento e determinação conquistaram o coração de muitas pessoas. Com equipamentos inferiores à maioria de seus adversários, seu conhecimento em engenharia de motores fazia a diferença. Os títulos das 250cc e das 500cc em 1973 estavam muito bem encaminhados. Você estava prestes a desbancar Giacomo Agostini, 15 vezes campeão mundial. O dia 20 de maio de 1973 nunca será esquecido por quem ama o motociclismo. Dois dos melhores pilotos da época faleceram em Monza, na Curva Grande: você e Renzo Pasolini, seu principal adversário em 1972. A corrida sequer foi reiniciada. Monza nunca mais voltou ao calendário do motociclismo. Encerrava-se a trajetória de um homem e iniciava-se a de um mito. Eu nasci em 1985, 12 anos após sua morte. Conheci sua história e decidi que teria um lugar em meu coração. Desde 1973, há uma estrela a mais no céu. Tchau, Jarno! Pelo pouco que fez pelo motociclismo, eu nunca o esquecerei!
Willian Lopes Machado
(shingo_yabuki_2005@hotmail.com) Sexta Feira, 16 de Junho de 2006, às 12:39:51


O grande inovador das tecnicas de pilotagem. O grande Jarno. Parabens.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Domingo, 6 de Agosto de 2006, às 17:38:00


Enorme Saarinen,
Ao reler as suas façanhas, voltei ao meus 13 anos e a recordar os meus ídolos da época: Ronnie Peterson e o mago Finlandês que curvava de forma impossível.
Descansa em paz grande Campeão
Xavier Gomes
Quinta Feira, 7 de Setembro de 2006, às 14:33:48


One of the Greatest!!!
 Tom Hooghalen
(Tjakarayam@hotmail.com) Sexta Feira, 4 de Maio de 2007, às 09:53:04


ESTE CARA É MUITO BOMM!!!!
YAGO
(YAGO_REALI@HOTMAIL.COM) Sexta Feira, 28 de Setembro de 2007, às 17:28:53


Ricardo,
excelente matéria, trata-se de meu ídolo no motociclismo.
Sem dúvida ele seria campeão por muitas temporadas, batendo todos os recordes no campeonato mundial.
Mas o destino eterniza quem tem que ficar para a história e neste caso o Jarno Saarinen, como o melhor do mundo e que introduziu novas técnicas de pilotagem.
Abraços.
Jose Luis
(jldadario@hotmail.com) Sábado, 13 de Outubro de 2007, às 02:20:17


Great pics.
email = mervscot@sky.com
nome = mervyn carter                                28/03/2013