JARNO SAARINEN
"O FINLANDÊS VOADOR"
Aos 11 de dezembro de 1945, nascia na cidade de Turku, ao sul da Finlândia, Jarno Saarinen.
Desde pequeno, assim como seus 3 irmãos, Jarro já se interessava por motos e corridas !
Ficou órfão de pai muito cedo, o que o levou a assumir a responsabilidade da família !
Sua primeira experiência com motos e corridas, foi numa competição no gêlo (afinal ele estava na Finlândia !!) em 1962, com 17 anos !!
Já nessa primeira prova, chegou em 2º lugar, pilotando uma Puch 150 cc !
Nos anos seguintes, continuou disputando provas de Ice-Racing, Tarmac (corrida tipo rallye ), Sand (areia) e Grass (grama)Track, o que lhe valeria muito como técnica de pilotagem no futuro !!
Já em 1965, viria o primeiro título finlandês, no Ice- Speedway, categoria 250 cc !!
|
A partir de 1969, começa a disputar corridas em pistas de asfalto ! Pilotando uma Tunturi - Puch 125 cc, faz um ótimo campeonato, e leva seu primeiro título na motovelocidade ! Campeão finlandês da 125 cc !!
Jarno (nº 4) acelerando sua Puch 125. (1969)
Tunturi-Puch 125 (1969)Como já era estudante de engenharia de motores, Jarno desenvolve um protótipo em cima de uma Yamaha 250, e conquista também o campeonato finlandês das 250 cc !!
Em 1970, Jarno decide ir disputar o Mundial ! Consegue levantar um bom dinheiro com empréstimos em 3 bancos do tipo "crédito estudantil " e compra uma Puch 125 usada e uma Yamaha 250 TD2 "zero" !!
No seu primeiro GP, na Alemanha Ocidental, Jarno chega num ótimo 6º lugar !
Jarno - Yamaha 250 - GP da Tchecoslováquia - 1970Nos GPs seguintes, vai conquistando 3ºs e 4ºs lugares, sempre mostrando arrojo e técnica, o que lhe vale rapidamente o apelido de "Finlandês Voador" !!
No meio da temporada, Jarno deixa de competir em alguns GPs, pois tem que se dedicar aos estudos ! Com isso , no final, mesmo com outros bons resultados, termina em 4º no Mundial na categoria 250 , e leva o campeonato finlandês das 250 mais uma vez !!
Após completar os estudos, o então engenheiro de motores, Jarno Saarinen, entra definitivamente para as competições na temporada de 1971.
Sua estrutura agora é melhor, tendo uma equipe, a Importadora Finlandêsa Arwidson, com motos Yamaha de 250 e 350 cc.
Jarno - Yamaha 350 - GP Espanha - 1971As motos não eram de ponta, mas com seu conhecimento em motores, Jarno consegue melhorar seu desempenho.
Assim , logo no seu 3º GP na 250 cc, na Tchecoslováquia, Jarno, se aproveitando do abandono do Campeão Agostini, vence a prova !!
Jarno (Yamaha 250) à frente do jovem Barry Sheene - 1971Alguns GPs depois, em Monza, Jarno vence nas 350 cc, conquistando o público e a mídia, com um show, desta vez vencendo nomes como Agostini e Phill Read, na pista !!!
Ainda disputa alguns GPs , pilotando uma Kreidler 50 cc.
Jarno pilotando a Kreidler 50 (1971)No final da temporada, mais 1 título finlandês nas 350 cc e no Mundial, 3º nas 250 e vice nas 350 cc !!
Mas em 1972, o mundo conheceria um grande piloto !!
Com a mesma estrutura, ainda com a equipe Arwidson, mas com melhores motos cedidas pela Yamaha, Jarno, já mais experiente, começa a temporada de forma sensacional, sempre disputando palmo a palmo com Phill Read e Agostini !!
No GP de Nurburgring, Jarno vence o campeão Agostini e sua MV Agusta 3 cilindros , nas 350 cc !
Jarno - Yamaha 350 GP da Bélgica - 1972No GP da Checoslováquia, Jarno vence nas 2 categorias, 250 e 350 cc !!
Sua excelente performance levam a Yamaha a lhe fornecer uma nova moto, refrigerada a água e bicilindrica de 350 cc. Com ela, Jarno vence novamente o GP da Inglaterra, em Silverstone !!
Jarno e sua Yamaha se tornam praticamente imbatíveis ! A MV Agusta apressa o lançamento de sua 350 4 cilindros para tentar conter a dupla !
Jarno participa de uma prova tradicional em Malory Park, com uma Yamaha 750, conhecida com "Race of The Year" , e, além de vencer de ponta a ponta, quebra o recorde da pista, que já durava quase 10 anos !!
Jarno em Malory Park 1972
Jarno festejando mais uma vitória !
Malory Park - 1972
"Race of The Year"O final deste desempenho não podia ser outro !!
Jarno, Campeão Mundial nas 250 cc , à frente do favorito, o italiano Renzo Pasolini , piloto oficial da Harley Davidson !
... e vice nas 350, atrás de Agostini ... (a nova MV Agusta de 4 cilindros correspondeu na pista, nas mãos de Agostini !!) , mas na frente de pilotos como Renzo Pasolini, Dieter Braun e Phill Read !!
|
Numa prova internacional no circuito de estrada de Pesaro, na Itália, Jarno consegue um feito inédito. Vence as 250 cc de Yamaha, as 350 cc de Benelli e as 500 cc, também de Benelli, deixando em segundo lugar o favorito, piloto da casa, Giacomo Agostini e sua MV Agusta !
|
(veja mais fotos dessa grande façanha de Jarno Saarinen)
Ainda participa de 9 corridas na Inglaterra, e vence todas !!
E para variar, campeâo finlandês nas 250 e 350 cc !!
Em 1973, Jarno é assediado por 2 fábricas para ser piloto oficial ! A Benelli, que quer desenvolver suas 350 e 500 4 cilindros , 4 tempos, e a própria Yamaha que lhe oferecia seu melhor material, para tentar destronar Agostini e a MV Agusta nas 350 cc !
A Yamaha vem com um esquema 100% profissional, e contrata Saarinen com 1º piloto ! Vai pilotar a grande aposta da Yamaha para vencer Agostini e a MV Agusta 500 4 cilindros e 4 tempos ... a super secreta Yamaha 4 cilindros, refrigerada a água, 2 tempos, com 80 cv a 10.000 rpm !!
Já contratado pela Yamaha, Jarno participa do lançamento oficial da RD 350 1973A temporada começa muito bem !! Saarinen vence as 200 Milhas de Daytona, EUA, com uma TZ 350, vencendo nomes como Jim Evans, de TZ 750 !!
Jarno - 200 Milhas de Daytona - 1973
|
Jarno com o troféu de campeão das 200 Milhas de Daytona de 1973, tendo a seu lado Kel Carruthers que chegou em 2º lugar.Duas semanas depois, vence as 200 Milhas de Ímola, Itália, também com uma TZ 350 !
Jarno (nº 5) de TZ 350, disputando a curva com Duhamel (nº 17) de Kawasaki 750 e Baumann (nº 20), também de Kawasaki 750 3 cilindros. - 200 Milhas de Ímola - 1973No 1º GP da temporada em Paul Ricard, o duelo esperado entre Jarno Saarinen e Giacomo Agostini, durou poucas voltas ! Agostini cai e Saarinen vence à frente de Phill Read ! A Yamaha 500 estréia com vitória ! Jarno vence também nas 250 !
Veja aqui um documentário sobre a prova em Paul Ricard de 1973
Jarno -Yamaha 500 - Paul Ricard - 1973Na Áustria , mais uma vitória de Saarinen, e nova queda de Agostini e desta vez também de Phill Read. Ambos de MV Agusta ! Vence novamente nas 250 !
Na Alemanha, é a vez de Saarinen abandonar, por quebra na corrente de sua 500. Nas 250 cc, Saarinen vence pela 3ª vez consecutiva !
Jarno de Yamaha 500 - 1973No GP da Itália, em Monza, dia 20 de maio, veio a fatalidade !!
Na prova das 350 cc, a Benelli de Walter Villa vaza óleo na pista. A organização da prova, não deu importância ao fato, e além de não limpar a pista, não sinalizou o local !
A largada das 250 foi logo em seguida...
20 de maio de 1973. Foto registrada 1 minuto antes do acidente ...
Visão da largada de outro ângulo - Jarno #3 e Renzo Pasolini #2
Na primeira curva, aconteceria a tragédia !!
Renzo Pasolini liderava o grupo, com Saarinen colado ! Pasolini derrapa e cai ... Saarinen não consegue fazer nada e acerta em cheio o italiano !
Dezenas de pilotos vão para o chão ... motos em chamas ... um tumulto !
Pasolini e Saarinen tem morte instantânea !! Muitos pilotos feridos gravemente !
Impressionante sequência da queda fatal de Jarno Saarnien !!Era o fim de uma carreira ... de um campeão ...
Foi o 1º piloto oficial Yamaha a morrer numa corrida ! A Yamaha, em luto, retira-se da competição ! E Monza nunca mais veria uma competição de motociclismo !
Jarno Saarinen, sempre se destacou, pois usava uma técnica de pilotagem única que seria depois copiado por todos. A posição que regulava os semi-guidões da moto, proporcionavam uma posição extremamente deitada sobre a moto !
Foi o primeiro a usar o joelho raspando no asfalto, como aviso de limite para deitar a moto, enquanto o usual era a bota do piloto ! O arrojo era uma das suas principais virtudes !
Também se destacou, pela trajetória meteórica de sua carreia, ou seja havia conquistado resultados que a maioria dos pilotos demorou 10 anos para conseguir !
Era também um competente engenheiro de motores, o que lhe dava enorme vantagem para o acerto das máquinas que pilotou !!
Além disso tudo, era um jovem alegre e carismático, querido por todos no meio motociclístico e fora dele !!
Um fenômeno, que fatalmente seria um campeoníssimo !
Nós, com certeza perdemos um grande Campeão, e o motociclismo perdeu um grande inovador e pioneiro nas façanhas de pilotagem !
Ao "Iceman" , o "Finlandês Voador", fica a nossa homenagem !!
Jarno Saarinen
(* 11.12.1945 + 20.05.1973)
Por Ricardo Pupo
Algumas fotos desta matéria foram cedidas por François Beau do site http://www.bike70.fr.st/
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:Comentários dos Internautas:
Great!! Magnificio! Jarno Saarinen will never die in our hearts...
Frank Muller
rozemarion@planet.nl (Sexta Feira, 14 de Junho de 2002, às 13:16:30)
Iam writing from finland and its so nice that someone else than me remember him. Iam 35 years old yamaha entusiasist from finland. Unforginetly i didnt understand language but i understand spirit. thank you
Jarkko
jarkko.kettula@welho.com (Sábado, 26 de Outubro de 2002, às 18:06:20)
Perfeito!!!
parabensRoberto Vargino
beccu@ig.com.br (Terça Feira, 19 de Novembro de 2002, às 02:02:19)
Foi o professor de largadas do Adu Celso, que todos temiam em interlagos por suas largadas impressionantes. Saudades desse Professor !
Edson Mergulhador
(Sábado, 7 de Dezembro de 2002, às 15:41:22)
VERY GOOD
Gaetano
(info@artecoforniture.it) Segunda Feira, 11 de Abril de 2005, às 14:08:39
Excelente. Parabens e muito obrigado
Renato Busato
(renatobusato@terra.com.br) Sábado, 7 de Maio de 2005, às 23:58:20
Sarebbe corretto dire, come ha dimostrato la perizia tecnica, che la Harley Davidson del grande Renzo Pasolini grippò tutti e due i cilindri (che erano in fase sperimentale di raffreddamento ad acqua), quindi l'incidente è avvenuto per cause tecniche imponderabili, era il destino.
Renzo Pasolini era un grande campione ed ha combattuto tutta la vita contro la sfortuna con il sorriso.
Nello Zavattini
(nellozen@hotmail.com) Segunda Feira, 13 de Junho de 2005, às 17:37:48Tradução: Seria correto dizer, que como mostrou a perícia técnica, que a Harley Davidson do grande Renzo Pasolini travou os dois cilindros (que estavam em fase experimental de arrefecimento à água), e que o acidente aconteceu por causa técnica imponderável, era o destino.
Renzo Pasolini era um grande campeão e lutou a vida toda contra a adversidade com o sorriso.
Tiene Jarno un monumento en turku o en otra ciudade de finlandia
Fernando
(rickenlalo@hotmail.com) Quinta Feira, 28 de Julho de 2005, às 09:16:26
Jarno è stato campione sulle piste di tutto il mondo, ma anche un campione nella sua breve vita, sarà per sempre un sempio per tutti colore che verranno
Roberto
(alfatau.max@tin.it) Quarta Feira, 17 de Agosto de 2005, às 12:03:20
Thanks for this site, Jarno is THE pilot !!!!
Jarno Cuvillier - France
(jarno@nomade.fr) Terça Feira, 8 de Novembro de 2005, às 08:30:56
Muchos grazias amigos! E viva Jarno!
Juha Suhonen
(juha.suhonen@kokkola.fi) Sábado, 3 de Dezembro de 2005, às 13:07:09
A fine tribute to the greatest rider of all time.
Jarno E. Wiklund
jarno_wiklund@yahoo.com
Thank you, I don't forget him.
G. van Veluw
(g.veluw@planet.nl) Segunda Feira, 20 de Fevereiro de 2006, às 07:26:28
Caro Jarno Sarrinen,
Há poucos anos, tomei conhecimento de sua existência. Assim que apaixonei-me por motociclismo, reparei que seu nome sempre é citado entre os grandes pilotos da história. Você foi campeão uma única vez em 1972 nas 250cc, mas seu talento e determinação conquistaram o coração de muitas pessoas. Com equipamentos inferiores à maioria de seus adversários, seu conhecimento em engenharia de motores fazia a diferença. Os títulos das 250cc e das 500cc em 1973 estavam muito bem encaminhados. Você estava prestes a desbancar Giacomo Agostini, 15 vezes campeão mundial. O dia 20 de maio de 1973 nunca será esquecido por quem ama o motociclismo. Dois dos melhores pilotos da época faleceram em Monza, na Curva Grande: você e Renzo Pasolini, seu principal adversário em 1972. A corrida sequer foi reiniciada. Monza nunca mais voltou ao calendário do motociclismo. Encerrava-se a trajetória de um homem e iniciava-se a de um mito. Eu nasci em 1985, 12 anos após sua morte. Conheci sua história e decidi que teria um lugar em meu coração. Desde 1973, há uma estrela a mais no céu. Tchau, Jarno! Pelo pouco que fez pelo motociclismo, eu nunca o esquecerei!
Willian Lopes Machado
(shingo_yabuki_2005@hotmail.com) Sexta Feira, 16 de Junho de 2006, às 12:39:51
O grande inovador das tecnicas de pilotagem. O grande Jarno. Parabens.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Domingo, 6 de Agosto de 2006, às 17:38:00
Enorme Saarinen,
Ao reler as suas façanhas, voltei ao meus 13 anos e a recordar os meus ídolos da época: Ronnie Peterson e o mago Finlandês que curvava de forma impossível.
Descansa em paz grande Campeão
Xavier Gomes
Quinta Feira, 7 de Setembro de 2006, às 14:33:48
One of the Greatest!!!
Tom Hooghalen
(Tjakarayam@hotmail.com) Sexta Feira, 4 de Maio de 2007, às 09:53:04
ESTE CARA É MUITO BOMM!!!!
YAGO
(YAGO_REALI@HOTMAIL.COM) Sexta Feira, 28 de Setembro de 2007, às 17:28:53
Ricardo,
excelente matéria, trata-se de meu ídolo no motociclismo.
Sem dúvida ele seria campeão por muitas temporadas, batendo todos os recordes no campeonato mundial.
Mas o destino eterniza quem tem que ficar para a história e neste caso o Jarno Saarinen, como o melhor do mundo e que introduziu novas técnicas de pilotagem.
Abraços.
Jose Luis
(jldadario@hotmail.com) Sábado, 13 de Outubro de 2007, às 02:20:17
Great pics.
email = mervscot@sky.com
nome = mervyn carter 28/03/2013
Jarno Saarinen was and is my favorite Rider !!! I was watching him from the beginning of his glory !!! He had a long future ahead of him ... but unfortunately he left young !!! I will never forget him !!!... My greetings from Greece !!!
email = dimitrisanagnostou.gr@gmail.com
nome = Dimitris Anagnostou 27/05/2020