Jim Pomeroy
A primeira verdadeira legenda do Motocross americano !!
Jim Pomeroy foi o responsável por vários "primeiros" no motocross americano, nos anos 70:
- 1º americano a vencer uma prova do Campeonato Mundial de Motocross em 1973.
- 1º piloto a vencer o GP de estréia (GP da Espanha - 1973)
- 1º piloto americano a liderar o Campeonato Mundial (1973)
- 1º piloto americano a vencer um GP pilotando a espanhola Bultaco
- 1º vencedor de uma prova de Supercross indoor (Houston - 1974)
- 1º piloto americano a liderar o Campeonato Trans-AMA (1975)
- 1º piloto americano a vencer uma etapa do campeonato americano na catergoria 500 cc. (Carlsbad 1977)
- 1º piloto não campeão mundial a vencer o "Troféu das Nações" (1974)
O jovem Jim Pomeroy
Jim nasceu em 16 de novembro de 1952, em Sunnyside, Washington.
Seu pai, Don Pomeroy, era um competente piloto de Trail dos anos 50 , que no início dos anos 60 (1963) sofreu um acidente que o levou a abandonar as competições.
Mas antes disso, Don sempre levava o filho Jim para vê-lo treinar, e nas horas de descanso o pequeno Jim (com 8 ou 9 anos), já dava suas voltas com a moto !
Aliás, a família toda era muito envolvida no motociclismo. Don era dono de uma revenda Yamaha na cidade de Yakima, próximo de Washington.
Jim, seu irmão mais novo Ron (também pilotava ), sua irmã Debbie e sua mãe, sempre acompanhavam o pai nas competições !
Sua primeira moto foi uma Yamaguchi 55, que logo trocou por uma Yamaha 80 !
Vivia sempre andando nos arredores de Yakima, detonando nas trilhas !
Sua Yamaha 80 ficou "pequena" e Jim pediu uma 100 para o pai ! Mais um pouco e já estava com uma DT 250 !!
Com essa DT 250 Jim começa a disputar, apenas por diversão, provas de Trail, Subida de Montanha, Scramblers e Motocross !
Por ter apenas 12 anos, Jim, disputa provas sempre com pilotos mais velhos, e apesar de ótimo desempenho, sempre ficava no "quase" !!
Aí aconteceu um fato que iria mudar sua trajetória ! Seu pai, comprou um troféu e no final da prova, Jim , que havia chegado em 4º lugar, o recebe, com festa e tudo ! Era o que faltava !! Isso iria entusiasmar Jim, que como por encanto, passou a vencer as provas ! Jim só iria saber a verdade muitos anos mais tarde !
Aí, aos 13 anos, foram muitas vitórias, no Trail, Grass-Track, Subida de Montanha e até de Snowmobile !
Estilo e técnica !Sua fama foi se espalhando, e saindo dos arredores de Washington, chegando até o Canadá. Jim recebe várias propostas para pilotar profissionalmente, e decide ir disputar o Campeonato Canadense de Motocross !
Em 1970, já com 18 anos, Jim retorna aos EUA, para disputar o Trans-AMA, o duríssimo campeonato americano de Motocross ! Na sua 1ª prova, na categoria 250 cc, Jim fica num ótimo 6º lugar ! Vence algumas provas e no final, é o Campeão da Northwest American Cup !
Em 1971, Jim segue na sua carreira, disputando muitas corridas, ganhando experiência, e já se destacando ! Seu estilo agressivo começa a aparecer ! Conquista o Bi-Campeonato da Northwest American Cup !
Em 1972, Jim participa nas categorias 250 e 500 cc do campeonato MXN e no Trans-AMA, como piloto semi-oficial da Bultaco. Após ótima temporada, Jim termina em 2º nas 250 e 5º nas 500 , se firmando definitivamente como um grande piloto de Motocross ! Agora é o Tri-Campeão da Northwest American Cup e Campeão Americano de Motocross !
Jim Pomeroy voando com sua BultacoEm 1973, Jim assina um contrato exclusivo com a Bultaco ! Por ser uma marca espanhola, a Bultaco leva Jim para a Europa, para disputar o Mundial de Motocross nas 250 cc! É a realização de um sonho para Jim Pomeroy !
Já nas provas preparatórias, Jim mostra que está pronto, tendo excelentes desempenhos !
No 1º GP do campeonato, na Espanha, Jim larga em 10º e demonstrando toda sua experência, vence brilhantemente ! Torna-se o 1º piloto americano a vencer um GP, e ainda por cima na estréia !!
Jim Pomeroy detonando sua Bultaco 250 no GP da Espanha (1973)No final da temporada, Jim fica em 7º lugar no Campeonato !
Mais uma vitória !Após o campeonato, Jim disputa o Troféu das Nações, integrando a equipe americana, e ficam em 3º lugar na geral !!
Jim no GP da Suiça (1973)
Entre as provas do Mundial, Jim ainda disputava paralelamente algumas etapas do Trans-AMA nos EUA !
Em 1974, Jim inicia o ano vencendo a 1ª corrida de Supercross indoor em Houston (EUA) ! Mas no Mundial, a Bultaco não consegue desenvolver sua moto à altura dos concorrentes, que andam de Suzuki e de Yamaha ! Jim termina o ano novamente num modesto 12º lugar !!
Também no Tran-AMA, a Bultaco deixa Pomeroy sempre em 3º ou 4º lugar nas etapas, o que o deixa em 5º na classificação final do campeonato !
Mas no Troféu das Nações de 1974, Jim Pomeroy se torna o primeiro não Campeão Mundial a vencer a prova !
No ano de 1975, Pomeroy teve um bom desempenho no Mundial, com uma vitória no GP da Bélgica, e terminando o ano em 7º na geral.
Seu destaque foi para o campeonato Trans-AMA das 500 cc ! Na etapa da Geórgia, a Bultaco de fábrica de Jim atrasou na viagem de navio da Europa aos Estados Unidos ! Na hora da bateria, Jim emprestou uma moto (também Bultaco, mas de série !) de um espectador , e venceu a prova !
Mas na etapa da cidade de Puyallup, Jim sofre uma queda e machuca o joelho, o que o tira do restante do campeonato !
1976, foi seu melhor ano no Mundial, terminando em 4º lugar, mas no Trans-AMA, foi seu pior resultado ! Com muitas quebras, Jim ficou apenas em 15º lugar ! Mas mesmo assim, foi eleito revista Motorcyclist , o melhor piloto de 1976 !
Jim no GP da Polônia (1976) , o qual foi vencedor !Em 1977, Jim troca a Bultaco pela equipe de fábrica da Honda. Vai disputar o Campeonato Americano de Motocross 250 cc , o AMA Supercross e o Trans-AMA !
Com muita garra, Jim termina o ano entre os 5 primeiros nos 3 torneios !
Jim de Honda
|
A temporada de 1978 foi ruim , pois numa queda Jim fratura sua clavícula e perde muitas etapas dos campeonatos !
Já recuperado em 1979, seus planos são de pilotar uma KTM e novamente disputar o Campeonato Mundial ! Mas foi convencido pela Bultaco e partiu para a Europa para defender a marca espanhola no Mundial !
Porém o que era esperado acontece... as marcas japonesas novamente investem muito dinheiro e conseguem desempenhos muito superiores ! Assim, a Bultaco deixa Jim "a pé" no meio da temporada ! Pomeroy disputa as últimas etapas pela italiana Beta, sem resultados expressivos !
Com 28 anos, já não tão motivado e sentindo muitas lesões pelo corpo, que são próprios do esporte, Jim se convence que já tinha alcançado o ponto máximo de sua carreira ... e decide parar !
Mas para continuar perto das competições, Jim monta uma escola de Motocross e segue num incansável trabalho para tentar desenvolver e divulgar o esporte que tanto amou !
Jim na sua Escola de MotocrossEm 1987 Jim sofre grave acidente de carro que lhe deixaram algumas sequelas, mas que não o impedem de continuar seu trabalho e dar suas voltinhas de moto !
Seu nome foi, com justiça, incluído no Motorcycle Hall of Fame em 1999 !
De 26 a 28 de abril de 2002, houve um evento organizado pela AMA chamado Vintage Motorcycle Days West, na Califórnia, em comemoração aos antigos nomes do motocross e das marcas que disputaram os Mundiais no passado ! Jim estava lá , mostrando sua empolgção de sempre !
Quem conhece , conhece !!
(Jim - Abril de 2002)
Os irmãos Jim e Don Pomeroy . Ao fundo , o pai , Ron Pomeroy (abril de 2002)Pomeroy pode não ter sido o maior campeão americano, mas foi ele quem abriu as portas da Europa e com sua técnica, arrojo e principalmente dedicação, influenciou e incentivou muitas gerações de jovens americanos !
Foi com sua determinação que conseguiu ser o primeiro americano a se destacar nessa modalidade esportiva que até então era amplamente dominada pelos europeus !
O Supercross que vemos hoje, e encanta o mundo, deve muito ao grande homem e piloto ...
Jim Pomeroy !
Jim Pomeroy e seu velho amigo Oriol Puig Bulto, proprietário da Bultaco (Abril de 2002)PoPor Ricardo Pupo
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Excelente a reportagem, realmente faz justiça a um grande nome do motocross que só não fez melhor porque não teve uma moto competitiva, mas exemplar e digno a forma como defendeu a Bultaco, que tem como prova máxima sua amizade com o dono da fábrica Bultaco
Rubens Montenegro Neto
rumone@zipmail.com.br (Segunda Feira, 1 de Julho de 2002, às 15:52:02)
Muuuuuuuuuuuito loca !!
Eu. (Terça Feira, 23 de Julho de 2002, às 14:55:12)
Parabens Pupo essa foi de mais.
Matheus de Cosme Nahes
(matheusnahes@zipmail.com.br) Domingo, 27 de Fevereiro de 2005, às 01:47:08
Infelizmente ele faleceu em 06 de Agosto em um acidente na estrada na cidade de Yakima no estado de Washington ele tinha 54 anos, Valeu !!!!
nome: carlos crippa
(hs_cac@hotmail.com.br) Sexta Feira, 24 de Novembro de 2006, às 21:55:47
Realmente ele foi um grande piloto!!!
vinicius machado magalhaes
(viniciusveterinaria@gmail.com) Terça Feira, 10 de Abril de 2007, às 19:00:08
Pilotaçoooooooooo!
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com