JOSÉ COHEN

"UM PILOTO DE MUITO ESTILO"

                             


Cabo Verde, situado na costa atlântica, noroeste da África, é um arquipélago formado por 10 ilhas, com apenas 414.000 habitantes, cuja capital é Praia.

Pois foi de lá que o Brasil ganhou um de seus talentosos pilotos de competição em Motovelocidade e Kart !

Vamos saber mais de sua história !


Em 21 de março de 1956, nascia em Cabo Verde, na África, o menino José Manuel Silva Cohen.


José Cohen em Cabo Verde

Com 7 anos, sua família se muda para o Brasil e traz o pequeno José Cohen na bagagem !!

Em pouco tempo, José Cohen, que morava numa pequena rua no Bairro do Paraíso, em S. Paulo, já havia feito muitas amizades, e sua turma gostava muito de corridas de carro !

Assim, junto com os amigos, aos 14 anos, começou a frequentar o autódromo de Interlagos, onde viam as corridas de carro.

Certa vez, um amigo, Ricardo, comprou uma Leonette "cinquentinha" de 3 marchas, que Cohen ajudou a consertar e reformar.

Quando finalmente ficou pronta, seu amigo saiu para dar uma volta ... e tomou um tombaço ... resultado, hospital !

Cohen, então viveu uma aventura !! Pegou a Leonette, sem capacete, sem nunca ter subido numa moto, e decidiu !

"Vou visitar o Ricardo no hospital, para que ele não desanime e veja que a "cinquentinha" está boa !"

E foi sua primeira experiência com uma moto, o que incutiu um gostinho, que ficaria para sempre na sua vida esportiva e profissional !

Algum tempo depois, em 1973, Cohen com outro amigo e sócio compram um Kart .

Porém o pai do amigo não o deixava andar e Cohen acabou sendo o piloto. Como já estava fazendo curso preparatório para a faculdade, no Cursinho Universitário, Cohen conseguiu uma bolsa, em troca da publicidade no kart !

Foram várias vitórias, principalmente quando chovia, pois a diferença de equipamento diminuía, ficando o "braço" como principal elemento de pilotagem !

Primeira prova de Kart - 1973

Mas no final do ano, por falta de verba, Cohen tem que parar !

Muitas vêzes, do kartódromo, Cohen ficava vendo provas de motocicletas e achava os caras doidos ... "cada curva ... os caras deitam muito a moto !"

Já na faculdade (Faculdade de Engenharia Industrial - FEI), Cohen tinha comprado uma Yamaha AS3. 

Cohen e sua AS3 !

Logo depois já estava com uma RD 250, e começava a abusar da pilotagem , com pegas e "malabarismos" nas ruas !

Já começava a abusar !!

Em 1976, com uma RD 350, Cohen frequentava o Ibirapuera, onde os rachas eram constantes, com a velha rixa entre as "viúvas negras" e as "7 galo" !

Em 1977, Cohen que já trabalhava na Elmo, que produzia acessórios em fibra de vidro para motocicletas, consegue patrocínio para disputar a categoria "estreantes e novatos" em Interlagos.

Cohen (nº 21) pronto para sua 1ª largada !!

Na primeira prova, Cohen já estava em segundo lugar na geral, atrás de uma Honda 750 e primeiro na sua categoria, quando por empolgação, toma um tombo na curva do Laranja ! Mesmo assim, levanta, volta para prova e ainda chega em 2º na categoria !

Até o fim do ano foram mais 3 corridas, sempre chegando bem, e ganhando experiência !

Em 1978, por não conseguir conciliar trabalho, verba e competições, Cohen não competiu ... mas não deixou as motos, indo trabalhar na Moto Trail, junto com seu amigo Armando.

E também continuou de olho nas competições ... a recém lançada Fórmula Honda 125, com seu colorido, charme e grande público, chamaram a sua atenção !

Na temporada de 1979, Cohen resolve que irá correr na Fórmula Honda !

Na Moto Trail havia uma Honda CG 125 usada para o trabalho, e Cohen, sempre muito esperto, consegue "emprestar" a moto ... e também convencer seu amigo China, que era chefe de oficina da Moto Chaplin, a montar uma moto para disputar a Fórmula Honda 125 !

Assim, em 4 dias a moto já estava pronta, e na quinta feira, Cohen vai a Interlagos para treinar pela primeira vez !

A primeira etapa já havia ocorrido, com vitória de Vail Paschoalin e com Marco Tognochi (filho de Gualtiero Tognochi) em segundo.

Em Interlagos, Cohen conversa com Marco Tognochi e pede para andar atrás dele nas primeiras voltas do treino, para "pegar o jeito" da moto !

E assim, sai atrás ... porém, no meio da primeira volta, Cohen estranha a "lentidão" de Tognochi e acaba passando ... e vai embora !

Depois, no box, descobre que Tognochi não aliviou a mão ... ele que tinha andado muito !

Chega o dia da prova ! A classificação do grid era composta pela ordem de chegada da outra prova, portanto Cohen largaria nos últimos lugares ! E o grid da Fórmula Honda era de quase 50 motos !!

 Largada ... no final da 1ª volta, Cohen já passava em 5º lugar e na 2ª volta já era o 2º colocado atrás de Vail Paschoalin !

Depois de muita disputa, Cohen, com muito estilo, vence a prova !!

A disputa foi acirrada ! Cohen (nº 20) e Vail (nº 23)

No final da temporada com bons resultados, Cohen fica em 3º no Paulista de Fórmula Honda.

Na prova válida pelo Brasileiro, a moto com problemas não andava e Cohen acabou forçando muito e caiu, chegando lá atrás !

Em 1980, a Fórmula Honda 125 já era um grande sucesso, numa época em que as corridas com motos importadas estavam se esvaziando. A categoria ficou muito mais disputada e as motos, e equipes, aprimoradas !

Assim, a disputa ficava acirrada e qualquer diferença de peso já influenciava no desempenho das pequenas 125! E Cohen não é um tipo "mignon" (1,74m, com físico em forma !), portanto mesmo com excelente técnica de pilotagem seu maior peso acabava tirando sua chances de vitória !

Disputando agora pela equipe Moto Jumbo (companheiro do Marcos Pasini), mesmo com ótimas apresentações, Cohen fica em 4º no campeonato paulista.

Sempre com muito estilo e técnica !!


Cohen e Marcos Pasini - Equipe Moto Jumbo - 1980

Em 1981, a Honda cria a categoria Fórmula 400, aproveitando o sucesso de vendas desse modelo. Nessa ocasião, Cohen começava a trabalhar (já como engenheiro), na própria Honda e ajudou a desenvolver a moto e as carenagens para a competição.

A categoria ficou disputada também, com a presença do então já experiente Tucano e novos bons pilotos como Birigui, Santo Feltrin e outros !

Logo na primeira corrida, Cohen,que se recuperava de um tombo na pista de prova da Honda, larga mal, mas em excelente recuperação, fica em 2º lugar !

Cohen (nº 20), Birigui (nº 23) seguidos pelo Tucano !

Foram poucas corridas disputadas entre Rio e São Paulo, com a Honda e os pilotos se adaptando ainda à nova categoria ! Cohen, na equipe Moto Chaplin, fica em 4º lugar no campeonato.

O ano de 1982 seria muito bom para Cohen no motociclismo !

Com sua capacidade em atrair a mídia, Cohen consegue uma boa estrutura e uma boa moto da equipe Projeto H. Disputa o campeonato Paulista,  Rio / São Paulo e Brasileiro de Fórmula 400, ficando com o 3º lugar nas três competições . Foi mais uma temporada de disputas com Tucano, Almir Donato e Birigui !

Cohen (nº 20) liderando, seguido de Tucano (nº 5), Almir Donato (nº 2) e mais um monte de gente !!

Mas o mais importante foram as provas internacionais que Cohen disputou !

A equipe Honda Comstar formou um time para disputar as famosas 24 Horas de Bol d´Or. A equipe inicial seria com os pilotos Tucano, Cláudio Girotto e Marco Grecco. Mas as boas atuações de Cohen, aliado a seu excelente preparo físico, fizeram com que o convite lhe fosse feito ... e foi aceito imediatamente !!

Em maio, disputaram as 24 Horas de Ímola, na Itália.  

Tucano fez a largada e a primeira hora. Girotto pegou a moto em seguida. Cohen pilotou a 3ª hora e entregou novamente ao Tucano ... mas após algumas voltas ...  quebra na corrente de comando de válvulas, e a equipe brasileira tem que abandonar !


Ímola - 1982

Da esq. para dir. - Osmar, Milton Benite, Wilson Paschoalin, Cláudio Girotto, José Cohen, Tucano, Arnoldo Bessa e Antonio Sequeira. Um time de peso !!

Em setembro, a disputa foi nas 24 Horas da França, em Paul Ricard. Eram mais de 80 motos competindo, com todas as grandes equipes participando. Cohen e seu companheiros fizeram um grande 10º lugar, mesmo pilotando uma Honda RCB 1000, já ultrapassada na época !

Cohen em ação em Paul Ricard

Cohen ainda achou tempo para disputar uma etapa do Enduro das Praias !

Cohen experimentando o gosto do Off-Road !!
Praia de Guaratuba - Bertioga - SP

Esse ano também marcou a sua participação em diversas reportagens e testes para revistas especializadas de motociclismo, como a 4 Rodas Moto e a Duas Rodas.

Cohen durante um teste comparativo entre a Honda CB 400 de rua e a Honda Fórmula 400 - 1982

Em 1983,  Cohen continua na Moto Chaplin para disputar a Fórmula 400. Seu plano é poder fazer uma boa temporada para tentar uma carreira na Europa no futuro.

Porém, seu ano é ruim, pois a moto não fica bem acertada. Os resultados não aparecem !

A moto não ajudou nesse ano !

Em 1984, aproveitando que seu amigo Birigui já está na Europa disputando corridas de 250 cc, Cohen consegue uma moto da mesma equipe, ficando na dependência de um patrocinador para viabilizar o negócio.

Como sempre cuidou muito bem de sua imagem dentro e fora das pistas, Cohen mantém contato com a U. S. Top, grande empresa de confecção. As negociações já estão bem adiantadas, quando o pior acontece !

Cohen sofre um sério acidente nas ruas de S. Paulo, tendo várias fraturas expostas, na perna direita, mão direita  e braço direito, e mais 2 costelas trincadas !

Isso o deixará em inatividade por longo período, o que inviabiliza definitivamente os planos para essa temporada !

Mas o tempo passou e Cohen, com muita força de vontade, vem se recuperando !

Em 1985, Cohen, em dupla com Antonio Bernardo Neto, vai disputar as 12 Horas de Interlagos com uma Honda 400. Com muita chuva !


Troca de pilotos nas 12 Horas de Interlagos 

A certa altura da prova, já à noite, Cohen vem tocando forte, quando ... uma mancha de óleo na pista, na curva do Lago, provoca a sua queda !

Cohen, com graves lesões (fratura no femur da mesma perna de antes e novamente o braço direito !), sem poder se mexer, no escuro, fica caído atrás do guard-rail, o que dificulta o seu socorro imediato !

( veja reportagem da época )

Essa foi a sua última prova no motociclismo de velocidade ! As lesões o afastariam das pistas !

Mas já em 1986 Cohen, recuperado, mantinha o contato com as motos, como piloto de testes da Revista Duas Rodas novamente !

Cohen no teste da recém lançada Yamaha RD 350 LC
Rvista Duas Rodas nº 135 - Setembro de 1986

E em 1987, montou sua própria loja, a J. Cohen com uma grande infra-estrutura, de compra, venda, acessórios e oficina mecânica, no bairro de Moema, São Paulo. 

Em 1989, a vontade de competir e sentir a adrenalina novamente era muito forte ... então Cohen começa a competir no Kart novamente, na categoria Senior, vencendo logo de cara o torneio desse ano !

Cohen a caminho da vitória !

Nesse mesmo ano, estava sendo criada uma nova categoria para competição, que era um híbrido de Kart e Moto. A Fórmula 200, com chassis de Kart, e mecânica das motos Agrale 200 cc, com câmbio de 6 marchas.

Logo na primeira corrida, noturna, em frente ao estádio do Pacaembú, na Praça Charles Miller, Cohen faz a pole, e vence a corrida !

Prova noturna - Vitória de Cohen !

Em 1990, Cohen é campeão na categoria Senior de Kart e na Fórmula 200 !

Campeão da categoria Senior - 1990

De 1991 a 1995, Cohen disputa a Fórmula 200, conquistando respectivamente 4º, 3º, 3º, vice e finalmente Campeão novamente !

Campeão F-200 - 1995 - seu último título

Com o fim da categoria, Cohen decide parar novamente !

Mas em 2000, Cohen, que na época tinha uma Concessionária Suzuki (J. Cohen), ajuda a criar e organizar o torneio Fórmula 4 Suzuki (tipo kart), com motor estacionário 400 cc e 20 HP ... e fica com o vice campeonato da categoria !


Cohen - Vice Campeão da Fórmula 4 Suzuki - 2000

Depois disso, chega a hora de parar definitivamente com o esporte a motor !

Cohen, continua com as motos, trabalhando atualmente como engenheiro da Sundown .

Sua carreira poderia ter sido melhor não fossem alguns acidentes e a falta de um patrocínio maior, que propiciasse sua profissionalização no  motociclismo !

Mas mesmo assim, pudemos assistir por muitos anos a técnica, arrojo e o desempenho de um piloto de muita classe e estilo !

Ele fazia da pilotagem uma verdadeira exibição plástica de integração piloto / moto / pista, sempre com suas motos com grafismos muito coloridos, e seus macacões e botas impecáveis !

Assim é  ...

JOSÉ COHEN

"Um piloto de muito estilo !!"


  Nossos agradecimentos ao piloto J. Cohen que nos recebeu com muita gentileza e cordialidade !


Ricardo Pupo e José Cohen - 2004

Por Ricardo Pupo
Abril / 2004


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



Caro Cohen,
Gostei muito das fotos e das matérias relativas as competições. De certa forma, revivi um pouco minhas peripécias nas motos.(também cheguei a participar de algumas provas). Não sei se já lhe falei mas ainda possuo uma "viúva negra" ano 73, em excelente estado de conservação (Gostei da sua empinada em uma igual)
 Parabéns !
Um grande abraço
Arlindo
arlindocaraujo@osite.com.br  (Terça Feira, 6 de Abril de 2004, às 14:22:51)


Caros colegas:
Parabéns por mais esta matéria... Conheci o José Cohen andando de kart e diga-se de passagem, no autódromo de Londrina, onde os fórmula 200 chegam a 212 Km/h no fim da reta... Apenas uma correção: A fórmula 200 foi criada no Paraná em 1987, sendo ela derivada dos fórmula 180 com motor Yamaha, esta por conseguinte, criada em 1984 por Pompeo Caliceti... Parabéns mais uma vez...
Um abraço aos amigos...
Marcelo Afornali...
afornali@bicicletasantigas.com.br  (Quarta Feira, 7 de Abril de 2004, às 13:50:06)


Parabéns pela força de vontade e garra, e o melhor de tudo é fazer o que a gente gosta. Valeu guerreiro!!!!!!
Anderson Pita
andersonpunhotrancado@bol.com.br  (Domingo, 11 de Abril de 2004, às 20:26:54)


Cohen, Parabens por seus feitos!!!  Desejo que retorne com toda garra profissional para o setor motociclistico.
Marcelo
marcelo@gilimoto.com.br  (Quinta Feira, 22 de Abril de 2004, às 18:37:00)


Parabens !!!!
Aldi
aldistar@hotmail.com  (Sábado, 5 de Junho de 2004, às 21:51:32)


Cohen, adorei sua matéria. Parabéns !
Kátia
katialemos@hotmail.com.br  (Segunda Feira, 28 de Junho de 2004, às 04:57:58)


Valeu Cohen !!!, você não mudou em nada... abraços.
Edson (Tchek-Tché)
(elusi76@yahoo.com.br) Segunda Feira, 8 de Novembro de 2004, às 18:38:01


Sou fãzão desse espetacular piloto, tenho muita admiração por ele. Valeu Zé !
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Sábado, 13 de Novembro de 2004, às 11:57:47


Foi para mim um grande prazer ler um pouco da história do "Mané", que foi como o conheci, durante o tempo que estudamos engenharia juntos na FEI. Ele sempre foi para mim um grande corredor. Lembro-me do dia em que saímos da FEI juntos, para ir até a Elmo, ele com uma RD 350 verde e eu com a minha RD 350 vermelha. Foi uma loucura acompanha-lo. Após a faculdade perdemos contato, mas em 1998 estive com ele na J.Cohen motos, onde comprei uma Marauder que tenho até hoje.
Também me encontrei com ele em um Shopping de SP logo após o acidente onde quebrou o Femur e achei inacreditável que tenha voltado a correr após tantas fraturas. Mas assim é ele. Incansável.
Um grande abraço.
Roberto Rezende
(roberto.rezende@dhl.com) Segunda Feira, 31 de Julho de 2006, às 10:32:44


Parabens!! pela excelente materia e por prestigiar os nossos pilotos e historia do motociclismo nacional.
Rodrigo Moutinho
(rodrigo.moutinho@harley-davidson.adm.br) Sexta Feira, 18 de Agosto de 2006, às 12:46:59


Meu amigo J.Cohen, sua história é muito bonita e gratificante como piloto, fico honrado em fazer parte dela no kart, parabens, abs Roda
RodaMotor´s
(rodamotor@uol.com.br) Quarta Feira, 25 de Outubro de 2006, às 10:51:16


Fala aí MAAAANNNNCO!!! Há Quanto tempo né Zé? Um forte abraço e um 2007 com muitas vítórias e realizações!!! Um abraço,
Ricardo "Cerejinha" Jacobi.
(ricardojacobi@hotmail.com) Sexta Feira, 29 de Dezembro de 2006, às 11:55:19


Zé!   É um prazer ver fotos e fatos sobre sua carreira no motociclismo, pois também vivi um pouco destas suas emoções, em 1979 te conheci na disputa da Fórmula Honda 125 em Interlagos, em 1980 fizemos juntos o curso de pilotagem da Honda, em São Paulo e depois voltamos a nos encontrar na disputa do Nacional da Fórmula Honda 125, no Rio e depois em Goiânia me acidentei nos treinos, fiquei oito anos em recuperação, mas graças a Deus ainda estou vivo para ver e rever os amigos.
Um grande abraço!
ótima matéria, bem montada e retratando a vida de um piloto e seus sucessos e fracassos. Gostaria muito de conseguir por vosso intermédio, se possível, o e-mail do José Cohen, pois fui parceiro de competições dele, mas as distâncias físicas nos afastam, mas a internet nos une novamente.
Parabéns!    Marcelo Maruri - Balneário Camboriú - SC
Marcelo Salles Maruri
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br) Quinta Feira, 8 de Fevereiro de 2007, às 16:48:03

N.R - o e-mail do Cohen é jcohen@ducatibrasil.com.br


Cara, estava conhecendo um pouco da sua tragetoria e me tornei um adimirador ! sou apaixonado por motovelocidade, já desputei alguns campeonatos, pena que no Brasil esta categoria não é tão valorizada , um abraço !!
Edinaldo ( Tinta )
(edinaldo.ribeiro@hotmail.com.br) Segunda Feira, 2 de Abril de 2007, às 19:29:52


MEU TIO É ORELHA!! O ZÉ NÃO SABE FAZER DRIFT!!
  ^  ^
 (.)(.)
    *
   UU

RODRIGO COHEN
Terça Feira, 26 de Junho de 2007, às 19:32:06


Caro José Cohen  fiquei feliz em achar vc faz muito tempo que ñ tinha noticias suas um abraço
vc lembra de mim???
pois me lembro de vc desde a epoca do projeto H no Itaim Bibi...
um grande abraço do seu amigo Polenga....
Paulo Flavio Del Franco Peçanha
(mpolenga@ig.com.br) Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, às 20:12:47


parabens por este trabalho e muito mais! guta. bh-mg
gustavo do valle filho
(gustavo@performacom.com.br) Sábado, 8 de Março de 2008, às 11:27:20


ola grandes amigos da motovelocidade estou a procura de algumas fotos de um grande amigo meu  que corria na categoria cb400 Joao luiz guazelli (negao) por favor se vcs tiverem algumas fotos me enviem .um grande abraço a todos vcs   ass:TESTA aguardo o seu e-mail

nome: Edurdo henrique nobre
(testaducati@hotmail.com) Sábado, 22 de Março de 2008, às 19:27:12


tive a sorte de ver este piloto andar de honda 125 e depois na 400  tamben fomos colegas na honda.A pilotagem deste rapaz era de muita fineza e empilhava as voltas uma atras de outra mostrando exelente regularidade parabens

nome: MARCIAL JOSE ESPINOZA
(marymarcer@hotmail.com) Domingo, 20 de Abril de 2008, às 22:18:18


tive o privilegio de acompanhar algumas corridas desta fera. era f******* pra c********!

nome: gerson vendramini
(gersonvendramini@gmail.com) Sexta Feira, 25 de Julho de 2008, às 22:35:00


Tive o grande prazer de conhecer o Cohen recentemente quando estava à frete da Ducati. Não o vi competindo mas, em contrapartida, fizemos algumas viagens e passeios nesta sua nova fase. É, sem dúvida, um grande "cara". Abraços e sucesso com a SBK!
Filipe Ragazzi
 filiperagazzi@terra.com.br


Amigo Cohen Faz bastante tento que não tenho notícias suas. Parabens pela trajetória e história de vida. Um grande abraço.
Elmo Toledo
 elmotoledo@yahoo.com.br


Parabens muito bom ....sem palavras
ricardo
 
ricardo@usara.com.br


Sé matei as saudades,abraços.
vanderlei capalbo
 
vandecoeng@hotmail.com


Gostaria de receber o endereço eletrônico do José Cohen para poder fazer contato com ele, pois faz muito tempo que não nos falamos. Se alguem tiver o e-mail dele favor me enviar Grato
 Marcos Koschar
 mkoschar@rontan.com.br


Caríssimo Jose Manuel Silva Cohen. Faz tempo hein???!!!! Perdí o ultimo contato que tinha contigo que era um celular, fica aí meu abraço.
Sandro Ciardi
 s.ciardi@terra.com.br


caro cohen gostei da reportagem aqui exibida e gostaria que me envia-se fotos dos tempos da f 200, pois na epoca eu trabalhava para o marinho da SQ1 efazia apoio para o otavio merquita e para o ciroe gostaria de ter algumas lembranças daquele tempo muito bom. desde já agradeço. lembra do seu apelido ??? Dick vigarista. aquela sua vitoria em cima do ciro na segunda bateria onde você combinou de deixa-lo ganhar mas...
nome = jose carlos amaral filho
email = jamaral1319@hotmail.com


O tempo passa, mas voces continuam o mesmos. Bonita foto do Sombra e do Cohen. Eu sou a Iracema irmã do "BARRA" (Jorginho) Turma dos Polentas. Seria interessante rever voces novamente.
nome = Iracema Guimaraes de Toledo Natali
email =
gumi@aon.at


estava de bobeira e resolvi procurar sobre almir donato,amigo que deixou saudades,quando pilotava sua moto 400 era garoto e adorava velocidade.tenho 42 anos e um sonho.comprar uma moto só pra mim,pra não ter que dividi-la com ninguem.um abraço almir donato do seu amigo " ratão "
nome = fábio antonio ramos
email =
fanramos@hotmail.com                                                                11/05/2011


amigo tomei muita puera, um fote abraço; piloto de motovelocidade.
nome = jose façanha neto
email =
facanhaneto1@hotmail.com                                                            19/07/2011


Além de meu grande amigo, é um mestre, aprendi muito com êle.
nome = Felipe Sertã
email =
felipeserta@uol.com.br                                                            24/08/2011


Excelente Piloto!!! Parabéns!!! pela sua carreira de sucesso. Abraço,
nome = Suzel Ziesemer
email =
suzel.castro@hotmail.com                                                        09/04/2012


O Cohen mandava muito!
nome = Roni Gotthilf
email =
roni@foxcomunicacao.com.br                                    27/06/2012


MARAVILHOSA, ACOMPANHEI ESTA ÉPOCA, E ATÉ TRABALHEI NA MOTO DE NÚMERO 2 DO ALMIR DONATO, LIXANDO A CARENAGEM DA MOTO, ERA MUITO GAROTO E ADORAVA FAZER AQUILO. ADORO MOTO VELOCIDADE ATÉ HOJE. NUNCA TIVE UMA MOTO, HOJE TENHO 43 ANOS E AINDA SONHO EM TER UMA. MAS AGORA FALTA CORAGEM. NESTE DOMINGO DIA 30/09/2012 PERDI UM ENTE MUITO QUERIDO EM UM ACIDENTE FATAL NA FERNÃO DIAS. INFELIZMEWNTE QUEBROU O PESOÇO, COM TRINTA E DOIS ANOS DE IDADE. ADOREI A MATÉRIA, E FICO FELIZ DE PODER VER ESTES FATOS MEMORÁVEIS. ABRAÇOS
nome = FÁBIO ANTONIO RAMOS
email =
FANRAMOS@HOTMAIL.COM                    03/10/2012


Parabéns pela linda matéria, é de emocionar, conheci José Cohen por volta de 1979, e sempre acompanhei a determinada dedicação desta pessoa maravilhosa, tem um outro e-mail do Cohen? o que está postado não é mais dele. agradeço e parabéns por esta linda matéria. abraços
nome = Cláudia
email =
claudiasimonep@hotmail.com                           10/10/2012


Valeu Zé , linda historia
nome = Mauricio Gasparini
email =
mjgasparini@bol.com.br                                26/10/2012


Parabens Zé, muito bom ver sua historia.
nome = Nivaldo Gomiero
email =
ngomiero@gmail.com                        11/12/2012


Hoje, não seria "Políticamente Correto", aliás nada hoje em dia é "Políticamente Correto", mas não se falou de quando, ainda antes dos dezoito, ele fazia a fuketa do Pai voar pelas ruas do bairro, em grande estilo. Um grande cara !!!!
nome = Brasil Maia
email =
brasil.maia@hotmail.com                            23/12/2015


Quanto tempo!!!!Adorei ler sua história de vida.....Parabéns!!!!!!! Realmente sempre foi um cara querido por todos. Abraço
nome = Cri                                                            28/12/2015


Aprendi a andar e pilotar moto no curso da Honda, ministrado pelo José Cohen e passei a admirá-lo muito. Hoje me dedico a instruir novos pilotos para repassar tudo o que aprendi com esse grande piloto, e excelente pessoa. Grande abraço, Cohen.
nome = GEORG HANS ROHDEWOHLD JUNIOR
email =
hansblackbullet@yahoo.com.br                            19/10/2016