KAWASAKI 650 W1SA

1971

"A INGLÊSA DE OLHOS PUXADOS"

 

A Kawasaki era uma gigante indústria do Japão, que, fundada no início do século passado, fabricava locomotivas, navios de carga, produzia aço, e até pequenos aviões.

Porém, não era conhecida mundialmente, e então, no início da década de 60, resolveu produzir motocicletas para tentar alcançar o mercado mundial.

Foi quando, em conjunto com a fábrica de motocicletas japonesa Meguro, lançou em 1961 a Kawasaki Meguro K1 500 cc, que era uma cópia da BSA Star Twin.


Kawasaki Meguro K1 500 1961 - A 1ª Kawasaki !

Porém essa moto não "emplacou", nem mesmo no mercado japonês ! 

Após vários outros lançamentos, com motores 2 tempos e 4 tempos, a Kawasaki "acerta a mão" com o lançamento da W1 650 em 1966.  Desta vez, a "inspiração" veio da Triumph TR6 1965 !!


W1 650 1966    

 
Triumph 1965

 Como a Inglaterra era o berço do motociclismo europeu, então o maior mercado, a W1 também seguia a tendência tanto do visual , como na parte mecânica, ou seja uma tradicional bicilíndrica 4 tempos .

No Brasil, essa moto chegou em 1971 (apenas 10 exemplares) quando o modelo era já a W1SA, uma evolução da W1.

 
W1SA 1971

Foram lançados também a W1SS ,  a W2 , e a W3 .


W1 SS 1969

 
W2 1973


        
W3 1974

Todas com mesma concepção de visual e técnica.

Sua maior rival na época foi a Yamaha XS / TX 650.


Yamaha XS 650

 
Yamaha TX 650 1974

 

O tempo passou... e nós,como bons amantes das "Clássicas" , estamos sempre atentos, e de repente, me deparei com uma Kawasaki W1SA 1971 , em perfeito estado de conservação, com apenas 17.000 km originais !!

Com certeza, logo depois ela já estava na oficina do Jacaré, para uma restauração leve !

Na realidade, a moto estava tão "inteira" que a restauração se limitou à troca dos cabos, das mangueiras, do pneu traseiro, e um banho geral !

Prontinha ! Vamos rodar um pouco :

Quando o motor está frio, aciona-se o enorme e estranho afogador que fica no lado direito do guidão, e dá-se uma vigorosa pedalada no pedal de partida ...

O resultado é imediato !  Seus dois cilindros gêmeos começam a funcionar, emitindo um ronco suave e típico das bicilíndricas ... e também a vibrar, ... e como !!

A embreagem é macia (muito mais do que a da TX 650 !) e o engate da 1ª marcha arranha de leve ! 

Seu painel é o tradicional, com velocimetro e tacômetro, hodômetro total e parcial, e com luzes de ponto morto, direcionais e de farol alto. No meio do guidão, há um dispositivo (ferma sterzo ou steering damper) , que serve para manter a frente mais firme em estradas. Conta ainda com um amortecedor de direção, item de série, já naquela época !


Notem o Fermasterzo ou Steering Damper (centro) e a alavanca do afogador (à dir.)  A luz vermelha colocada no farol , entre os instrumentos, começa a piscar  quando a velocidade chega a 80 km/h, respeitando a legislação japonesa.


amortecedor de direção "de série" !  

Seu motor de 624 cc , que desenvolve 53 hp, mostra seu torque logo nas mais baixas rotações. É muito divertido ir sentindo sua força, bem distribuída nas 4 marchas !  

Sua velocidade máxima é de 185 Km/h ! Muito boa !

Por ter o câmbio separado do motor, o ruído das engrenagens trabalhando fica um pouco mais evidente !

Como uma cópia fiel das inglesas, a alavanca de cambio ficava do lado direito.

O modelo W1SA de 1971 foi o primeiro a ter a alavanca de câmbio do lado esquerdo, contando para isso, com uma série de conexões que terminam por atravessar o motor ! 

As suspensões são muito boas, e os amortecedores traseiros deste exemplar, ainda são os originais !

Os freios são ambos a tambor, sendo que o dianteiro tem uma abertura  para refrigeração forçada, e o traseiro é acionado por cabo, e não por varão !


Freio ventilado !! Pode-se abrir ou manter fechada a entrada, conforme o uso da motocicleta !

Seu quadro oferece boa ciclística e rigidez nas curvas, porém balança um pouco quando se abusa da esportividade !!

O seu banco não é só de espuma, mas conta também com um conjunto de molas que ajuda no amortecimento e conforto !

    

Tem bom farol, lanterna traseira de bom porte, piscas grandes, e buzina "de respeito" !

          

(Veja a ficha técnica - clique aqui)

Suas linhas são simples, harmoniosas, bonitas e limpas !!


Muito charmosa e carismática !

É uma verdadeira Clássica, uma descendente direta das tradicionais britânicas !!

Das poucas W1SA que vieram ao Brasil, importadas pelo Latorre,  apenas algumas foram para particulares. As que não foram vendidas, foram para a Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo. 


A W1SA também andou disputando corridas !!

Atualmente, com a onda retrô, a própria Kawasaki lançou a W1 650 modelo 2000, que incorpora o visual saudosista com a tecnologia moderna !


W1 650 2000

Eu, que nunca havia visto uma dessas "ao vivo", agora tenho um imenso prazer de poder passear todos os dias (com sol, é claro !!) de casa ao trabalho, e fazer pequenas viagens aos finais de semana !!

Portanto só posso agradecer !!

Thank you , Sir ...  Kawasaki !!

Por Ricardo Pupo  


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Comentários:


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Comentários dos Internautas:

O tempo passa mas pelo jeito você continua o mesmo.
Marcelo Sumares
msumares@uol.com.br (Terça Feira, 13 de Agosto de 2002, às 12:37:02)

N.R. - Fora os cabelos brancos e mais ralos, o pique é o mesmo !
Abraços,
Ricardo Pupo


Need parts for a 1969 W1, can you help?
chevvvvvvv@yahoo.com (Sexta Feira, 27 de Setembro de 2002, às 12:57:15)


Adoro todos os seus comentarios, continue assim.
Lucas
(lucasalimiro@hotmail.com) Sábado, 8 de Abril de 2006, às 20:33:46


Tenho uma W1 1969...preciso de peças, se alguem puder me ajudar... ficarei grato...
obrigado
wagner
(vestphal@uol.com.br) Domingo, 13 de Agosto de 2006, às 20:06:53


Eu tive uma dessas que comprei no latorre em 1972, fiquei com ela até 1982, seua pistões haviam sido trocados, e houve também um conserto(soldagem) na caixa de embreagem no lado esquerdo.
Paulo Cunha
(pcunha@comgas.com.br) Quarta Feira, 8 de Novembro de 2006, às 07:53:41


Olá Ricardo. Foi muito bom ver a Kawasaki 650/1971 novamente. Aprendi a pilotar com uma dessas. Meu Pai ia na garupa me orientando. Parabens pela moto! Vc ainda tem a moto?? Ela era de B.H. depois mudamos p/S.P. e acabamos vendendo. Ela tbém passou pelo Jacaré. Abços
nome = Leonardo
email = Lcfaria@uol.com.br

Leonardo, essa moto eu comprei em Mocóca, interior de São Paulo. Infelizmente já vendi, mas ela está em boas mãos, com um grande colecionador, Antonio Carlos Lopes, que organiza o encontro anual de motos clásssicas no Páteo do Colégio. Todo ano ela a leva para ficar em exposição.
Ricardo Pupo


Pessoal, estou precisando de peças da WS1A 1972, alguém sabe onde posso encontrar?
nome = Agnaldo Silva
email = agnaldosilva01@hotmail.com


ricardinho, adorei esta moto gostaria de ter uma,muito boa a historia.
nome = jose casarini
email =
jose@casarinikawasaki.com.br


Desculpe, mas a 1ª Kawasaki é datada de 1954... A empresa foi fundada em 1878 com o nome de KAWASAKI Heavy Industries por Shozo Kawasaki como construtora de navios mas começou a produzir motocicletas em 1954, quando construiu uma moto 58cc de dois tempos para a empresa Meguro Company. Daí até aos anos 60, saíram vários modelos sempre com a potência a aumentar, chegando assim às preciosidades que apresenta (e bem, pois é um bom local para visitar).
nome = Hugo
email = reddevilhugo@gmail.com


Essa Kawa..W1 não estava em Mococa-SP ???
nome = José Gaspar
email = gaspar650@hotmail.com

Caro José Gaspar: Sim, essa moto eu fui buscar em Mocóca.
Ricardo Pupo


GOOD!
nome = Kazuo Takeda
email = zero1954@rocketmail.com                        19/09/2011


BOM DIA .VI UMA MOTO DESSA UMA UNICA VEZ EM TORNO DE 1975 EM UBERABA (MG).POSSUO UMA TX 650 ANO 1976.
nome = IVAN TRIDA BRANCO
email = ivantrida@gmail.com                            24/10/2011


eu tenho uma moto igual a essa
nome = Guilherme Daniel Domingues Minetto
email = guigui.minetto@hotmail.com                            03/02/2014